sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Nuances da Sereníssima...





"Bela demais para ser pintada", declarou Monet diante do encanto de Veneza. No entanto, de Canaletto a Turner, de Monet a Moreau, passando por Redon, Whistler e Renoir, e muitos outros, nela nascidos ou vindos de vários lugares do mundo, em diferentes épocas, todos sucumbiram ao charme de Veneza e a imortalizaram com suas tintas, cada um no seu estilo. Nesta série, eu particularmente tenho uma preferência por Fragiacomo. Você, o que acha?

Leia mais :

Exposição «Venise, de Canaletto et Turner à Monet» (em francês)

Galeria de pinturas sobre Veneza

A Sereníssima




terça-feira, 25 de novembro de 2008

Performances...


Não entendo nada de R&B, nem de hip hop, nem de rap, mas isto não me impede de apreciar as danças e acrobacias que os jovens fazem na rua ao ritmo deles. E em relação a isto, as grandes cidades são bem servidas. Quando vou a Paris sempre me delicio pois em cada praça existe um grupo de "performers" de rua. Na última vez que fui lá, fiquei um bom tempo apreciando um grupo que se apresentava na esplanada do Trocadéro, diante da Torre Eiffel.

E não sou fã apenas do dançarinos acrobatas. Todos estes artistas Photobucketem geral amadores que saem às ruas para realizar seus números em contato direto com o público me encantam. Aqui em Nancy, de vez em quando tem pessoas que lêem contos nos ônibus. Quando isto acontece, me invento desculpas Photobucketpara pegar o ônibus e fico torcendo para que ele entre naquele.

No metrô de Paris também sempre tem alguém "performing". Algumas vezes passei direto na minha estação porque o espetáculo estava muito bom, como quando assisti um teatrinho de marionetes...ou como na minha mais recente ida até lá, que havia um saxofonista que tocava maravilhosamente "à la Armstrong" (pena que ele desceu antes de mim)...

E as estátuas humanas, então? Recentemente vi uma linda em Estrasburgo, toda prateada, inclusive o rosto...parada ali diante daquelas Photobucketvitrinas de sonho, parecia que fazia parte delas. Em Montmartre, uma vez fiquei impressionada, pois em pleno inverno, o rapaz simplesmente com uma malha sobre o corpo ficava imóvel, e cada um que passava podia fazê-lo mudar de posição. Ficou horas ali, fiquei até com pena. E na noite do patrimônio do ano passado aqui em Nancy, houve um espetáculo fascinante com um grupo montado sobre "permas de pau", vestidos com roupas cheias de luzes, um verdadeiro encanto. E nem vou falar nos realejos...

Muitos artistas renomados começaram assim, cantando nas ruas ou no metrô, como Edith Piaf, Keziah Jones. Afinal, a faísca que leva à celebridade é tênue, não depende só do talento e uma flor pode nascer no meio do asfalto, não é mesmo?


Photobucket





Fonte das fotos do diaporama :


A maioria das fotos são de Edouard Lagabrielle na exposição "Urban Movies" que ocorreu em Paris em outubro último.

Alto da Página

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

As Sedas da Imperatriz


Photobucket


Napoleão, como todos sabem, foi um guerreiro que espalhou o medo e o sangue por toda a Europa em sua ânsia de conquista. Mas ele tinha outras facetas também, surpreendentes em relação à sua reputação. De Photobucketuma delas já falei a respeito aqui no Jardin, com suas cartas para sua amada Josefina. Uma outra era a importância que ele atribuía à decoração de seus palácios e de suas roupas. E para cultivar esta última, ele equipou e fez grandes encomendas às indústrias de seda de Lyon, que andavam paradas devido à austeridade da Revolução Francesa...(e Photobuckettambém por razões políticas, ele queria banir a moda e as roupas importadas da Inglaterra).

Então ele lançou a moda da seda em tudo : nas roupas, nosPhotobucket tapetes, nos "papéis de parede", nos móveis, até os retratos (como o da Josefina acima) eram feitos de seda, tecidas ou bordadas com os próprios fios de seda.

Os desenhos eram variados : ele apreciava as abelhas, as flores, os motivos gregos, a águia que era seu símbolo. Graças ao incentivo recebido do soberano, as indústrias prosperaram e novas técnicas se desenvolveram o Photobucketque permitiu a introdução dos motivos "jacquard", que manteve o nome de seu inventor. Estas indústrias foram precursoras da Revolução Industrial e nelas nasceram os primeiros movimentos operários organizados franceses (os "canuts"). E nesta época Photobuckettambém, a seda, que antes destinada somente à nobreza se "popularizou", e passou a ser usada também pela burguesia.

Depois da queda de Napoleão, a indústria da seda ainda se manteve no auge até por volta de 1850, quando a concorrência estrangeira e o surgimento dos tecidos sintéticos a levaram ao declínio. Atualmente, os grandes clientes da indústria da seda de Lyon são os fabricantes de móveis de luxo e os criadores da alta costura.

Roupas, objetos e móveis em seda pertencentes a Napoleão e Josefina


Este post estava previsto para sair na "Rota da Seda". Mas como a caravana estava com pressa pois queria chegar à China antes do começo dos JO, passou direto em Lyon e seguiu para Veneza (rs)...

Fonte :
Catálogo da exposição "Soies tissées, soies brodées chez l'impératrice Joséphine"
Réunion des musées nacionaux Paris 2007

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Caldeirão do Druida

Photobucket


Photobucket

Imaginem um ovo feito com mangas e iogurte. Ou um chantilly de foie gras ou de chocolate...um marshmellow de parmesão ou ainda um tagliatelle de iogurte como na foto abaixo. Tudo apresentado em formas fumegantes geladas ou espumas coloridas. Pois isto é a cozinha molecular, que alia a ciência à arte a serviço do paladar...

Photobucket

Ela foi criada por Hervé This (foto abaixo), um cientista francês que percebeu que embora se conheça a temperatura no interior de uma estrela longínqua não se conhece o que se passa no interior de um ovo que está sendo frito. Então dedicou-se ao estudo das receitas e truques culinários (como, por exemplo, porque as panelas de cobre favorecem o "ponto" das geléias), que passam de geração em geração sem que ninguém tenha se preocupado em saber porque funcionam assim, com os instrumentos da química e da física atuais . E nasceu assim, a gastronomia molecular que deu origem à cozinha molecular, cujo representante mais conhecido é o catalão Ferran Adrià. Para se sentar numa mesa no seu restaurante "El Bulli" é necessário reservar com anos de antecedência.

Photobucket

E como funciona? Na verdade os ingredientes de base são os produtos naturais, mas às caçarolas, frigideiras e caldeirões são adicionadas as provetas, seringas e outros apetrechos dum laboratório de química, além da utilização de técnicas e produtos tais como o azoto líquido na preparação dos pratos...Pode-se então fazer um caviar de maracujá, uva ou manga, que fica semi-sólido, quando se corta não sai nenhum líquido, por exemplo.

Photobucket

Mas como? Vejam por exemplo a receita abaixo, para preparar "Pérolas de Cenoura". Claro que este é um exemplo simples, existem outras preparações bem mais espetaculares, como as espumas de várias cores e sabores.

PÉROLAS DE CENOURA
(combinam com salada verde)

Photobucket INGREDIENTES

700 gramas de cenoura
24 gramas de gelatina
500 ml de óleo de girassol

MODO DE PREPARO

Lave e descasque as cenouras. Passe por um liquidificador ou centriíuga para extrair o suco. O rendimento aproximado é de 500 ml. Junte a gelatina com o suco de cenoura. Ferva mexendo sempre. Quando levantar a fervura, desligue o fogo. Enquanto a mistura esfria, coloque o óleo numa tigela. Coloque o suco ainda morno em uma seringa. Em conta gotas, pingue o suco no óleo. Em dois minutos as perolas estão formadas. Retire cuidadosamente com uma colher, passe por água morna e sirva. As pérolas ficam saborosas até 24 horas depois, se conservadas em geladeira (fonte aqui)

Photobucket

Se a moda da cozinha molecular pegou aqui na França? Dizem que a venda dos kits com os apetrechos que permitem de realizar os pratos em casa está aumentando a cada dia e pode-se encontrar muitos restaurantes que oferecem em seus cardápios pratos da "cozinha molecular". Mas os grandes "chefs" hesitam em aderir, dizendo que seus clientes desconfiam deste tipo de cozinha e desejam ter "algo de sólido entre os dentes"...Sem dúvida, o mais importante é o sabor dos pratos. Os que tiveram a oportunidade de degustar os pratos no "El Bulli" de Adrià (vídeo abaixo) saem dizendo "que eles são interessantes e surpreendentes". Será que o inusitado da apresentação eclipsa o sabor? Você já experimentou ou experimentaria?




Update 19/11/2008

A querida Lunna, a quem agradecemos, teve a oportunidade de conhecer um restaurante que faz a cozinha molecular em São Paulo e teve a gentileza de nos enviar as seguintes informações :

"...o nome do restaurante e D.O.M - o chef de lá é o Alex Atala. Ele é um excelente chefe e o restaurante dele possui equipamentos como o termo-circulador – que controla a temperatura da água – e também utiliza nitrogênio líquido para os sorvetes e segundo dizem por enquanto é o único a praticar a gastronomia molecular.

Segue o link do restaurante: http://www.domrestaurante.com.br/flash.html"



Photobucket



Alto da Página

sábado, 15 de novembro de 2008

A Tiete

Quando vi o título desta tertúlia pensei com os meus botões : Zut, já escrevi aqui sobre meu ídolo, quer dizer, minha ídola, Marie Curie. Aliás escrevi com tanta empolgação que entre os quase duzentos posts que já fiz foi o que fez o maior sucesso, o que mais repercutiu na blogosfera . Resultado : acho que quase todos os amigos que me visitam já o leram, não posso reapresentá-lo para a Tertúlia (se ainda não viu ele está aqui)...

Então me veio à mente um episódio que vivi aqui em Nancy há algum tempo, uma verdadeira crise de tietagem. Na época, fazia um cursinho de tratamento de imagens por computador, numa MJC aqui pertinho de casa. Eis que um dia chegando ao curso o professor me disse :

- Marriá, não temos aula hoje. Fomos todos convocados à prefeitura pois tem um ministro de passagem na cidade que deseja encontrar pessoas dos vários setores de atividades. Gostaríamos que você viesse conosco para representar nossos usuários.

- Eeeuuu??? Porque eu, os outros não quiseram ir? (ai, ai, ai, que programa de índio, tinha que sobrar pra mim...)

- Pensamos em você porque é de sua área, trata-se da Ministra da Pesquisa e das Novas Tecnologias, Claudie Haignéré.

Neste momento "caíu a ficha" :

-Claudie Haignéré, a ministra_médica-cientista_espaçonauta??!!!!! Porque não disse antes, ela é minha ídola??!!

E lá fomos nós. Esperamos um pouco, a comitiva estava atrasada...aí eles chegaram. Ela alta, magra, elegantíssima, dava a volta na sala parando em cada mesa e ouvia com atenção todos as reivindicações e queixas de cada uma das universidades e associações (que "muro das lamentações", pensei, acho que ela prefereria estar no espaço)...

Enfim chegou à nossa mesa. Como combinado, a diretora falou em nome da MJC e nos apresentou, ela apertou a mão de todos (ai, meu Deus, imagine, apertei aquela mão que já esteve no espaço sideral) Eu, lá de boca aberta como uma tonta, queixo caído, só não pedi um autógrafo porque fiquei com vergonha...e então ela me olhou e disse : "E você, o que tem para nos contar?" Acho que levei alguns segundos para responder, não esperava e não havia preparado nada...Mas falei da minha empresa e do impacto do que aprendia da MJC no meu trabalho. Quando acabei ela me disse "C'est formidable!" (Gente, ela falou comigo e disse que o que faço é formidável...ai, meu Deus, eu é que vou entrar em órbita).

E ela continuou seu caminho e foi então que reconheci o conjuntinho que ela estava usando...tinha comprado um igualzinho há alguns dias atrás numa loja do shopping em Nancy (é o que ela está usando nesta foto à direita). Daí que fiquei mais tonta ainda : minha ídola e eu temos o mesmo gosto vestimentar!

Pisando nas nuvens, cheguei em casa e disse a meu marido : Não lavo a mão durante 3 dias, apertei a mão de Claudie Haigneré!!! Parece criança, está no mundo da lua, ele disse rindo.

E é mesmo, quanto a gente pode parecer boba diante das pessoas que admiramos!



Claudie ANDRE-DESHAYS é médica reumatóloga, tendo trabalhado nesta área dirante vários anos no hospital Cochin em Paris. Especailizada em medicina espacial, coordenou as pesquisas franco-russas no domínio da fisiologia humana realizadas a estação espacial Mir. Seu primeiro vôo espacial que durou 16 dias foi realizado no contexto da missão franco-russa Cassiopée em direção da estação MIR, onde realizou experiências na area médica. O segundo realizado em 2001 com duração de 8 dias teve como destino a ISS, sendo que ela foi a primeira européia a habitar esta estação espacial internacional. Foi Ministra da Pesquisa e Novas Tecnologias e Ministra dos Assuntos Europeus no governo de Jacques Chirac. É casada com o espaçonauta Jean-Pierre Haignéré e tem uma filha.(Saiba mais sobre ela aqui).



Este post faz parte da Tertúlia Virtual organizada pelo Varal de Idéias e pelo Expresso da Linha.




Alto da Página

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os Círculos Misteriosos


Estas figuras perfeitamente geométricas, chamadas "crop circles" medindo de dezenas a centenas de metros, realizadas nos campos de cereais em uma noite sem deixar nenhum vestígio do instrumento usado para realizá-las nem da passagem de pessoas pelas redondezas, se encontram em vários países do mundo, com uma concentração maior na Inglaterra.

Nos campos onde elas se encontram verifica-se que os cereais são dobrados num ângulo de 90° perto do solo, e ficam desidratados. Observa-se também um campo magnético elevado e a presença de isótopos radioativos raros. Os habitantes destas regiões afirmam ter visto bolas de luz no céu e dizem então que são obras de extraterrestres. Outros dizem que se trata de testes militares secretos dum canhão de microondas, e até agora nenhuma explicação científica plausível foi dada para explicar as origens dos "verdadeiros" crop circles...(veja update)

Enquanto o mistério perdura, elas continuam estimulando a imaginação (pelo menos um filme e séries da televisão já foram feitas sobre elas) e nós vamos nos deliciando com as fotos tiradas do céu destas magníficas figuras geométricas...

Update (14/11/2008)

Nesta maravilhosa interatividade da blogosfera, algumas horas depois que publiquei este post, a discussão a respeito dos crop circles jí evoluíu...vejam que interessantes os elementos trazidos pela Vi :

"Acho que todos gostaríamos de acreditar que são exclusivamente obra de algum tipo de inteligência extraterrestre...mas cada vez mais os estudos dizem ao contrário e que embora sem dúvida, os primeiros círculos descobertos na Inglaterra no século 18,ainda continuem um mistério científico...depois que JOHN LUNDBERG artista e documentarista inglês fundou em 1990 o grupo artístico inglês "Circle Makers" criadores dos maiores,mais elaborados e criativos "círculos" feitos até hoje,muitas, ou melhor 80% destas belezas geométricas que se encontram, se devem a eles ou a outros grupos de artístas que já incluiram esta "modalidade de expessaõ"no que é considerado arte.John Lundberg criou um site que já ganhou vários prêmios e que vale a pena ser visitado,com mais de 250 páginas é fantástico...http://circlemakers.org/Muitas das imagens que lindamente vc coloca aqui se devem a John ..."

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Os Caminhos do Amor


Photobucket


Já havia preparado o post sobre a adoção para a coletiva organizada pela Georgia e pelo Dacio, quando vi domingo na televisão Johnny Halliday, o mais popular cantor francês com sua esposa e sua filhinha adotiva Jade, que nasceu no Vietnã. Ele cantou uma música transbordante de amor que fez para ela (letra abaixo), achei tão emocionante, aquelas imagens e aquela canção diziam tudo, precisava trazê-las aqui para esta blogagem. Eles conseguiram adotar a pequena Jade graças à interferência pessoal do então presidente Chirac e sua esposa, pois Letícia não pode ter filhos (ele já tinha dois filhos adultos de casamentos precedentes) e aqui na França também, o caminho para a adoção é uma verdadeira "via sacra".



Mon plus beau Nöel
Meu Natal mais belo
Johnny Halliday

J'avais oublié
Eu tinha esquecido
A quel point on se sent petit
O quanto nos sentimos pequeninos
Dans les yeux d'un enfant
Nos olhos de uma criança
Plus rien ne compte,
Nada mais conta
Juste sa vie
Somente sua vida
J'avais mis de côté
Eu tinha colocado de lado
Tous ces instants
Todos estes instantes
Qu'on croit acquis
que acreditava ter adquirido
Ces instincts qu'on découvre
Estes instintos que a gente descobre
Avec toi je grandis moi aussi...
Com você eu cresço também...
Et voilà qu'à nouveau
E eis que de novo
Je fais des projets dans me vie
Eu faço projetos na minha vida
Pour te laisser du beau,
Para te deixar algo de belo,
Rien que de l'amour mais aussi
Apenas o amor mas também
Je me prends à rêver
Eu começo a sonhar
Qu'un jour, tu voudras partager
Que um dia, você vai querer compartilhar
Ce qui de près ou de loin
Isto que de perto ou de longe
Dans ma vie a compté
Contou na minha vida
Tu es mon plus beau Noël
Você é o meu Natal mais lindo
Celui que je n'ai jamais eu
Aquele que eu nunca tive
Tu es l'amour, la vie, et le soleil
Você é o amor, a vida, o sol
Ce à quoi je ne croyais plus
Isto no quel eu não mais acreditava
Tu es mon plus beau Noël
Você é o meu Natal mais lindo
Celui que ne n'attendais pas
Aquele que eu não esperava mais
Ce merveilleux cadeau tombé du ciel
Este presente maravilhoso caído do céu
Celui dont rêvent tous les papas
Aquele com o qual todos os pais sonham
Il y a tellement de choses
Existem tantas coisas
Que j'aimerais te raconter
Que eu gostaria de te contar
Pour te donner la force,
Para te dar a força
Le courage de tout affronter
A coragem de tudo enfrentar
Si je peux te transmettre
Se eu puder te transmitir
Ce formidable goût d'aimer
Este enorme prazer de amar
De tous les hommes je serai,
De todos os homens eu serei
Le plus heureux,
O mais feliz,
Le plus comblé
O mais realizado
Tu es mon plus beau Noël
Você é o meu mais belo Natal
Celui que je n'ai jamais eu
Aquele que nunca tive
Tu es l'amour, la vie, et le soleil
Você é o amor, a vida, e o sol
Ce à quoi je ne croyais plus
Isto no qual eu não mais acreditava
Tu es mon plus beau Noël
Você é meu Natal mais lindo
Celui que je n'attendais pas
Aquele que eu não esperava
Ce merveilleux cadeau tombé du ciel
Este maravilhoso presente caído do céu
Celui dont rêvent tous les papas
aquele com o qual todos os pais sonham
Je serai pour toi le père
Eu serei para você o pai
Celui sur qui tu peux compter
Aquele com o qual você poderá sempre contar
Tout ce que tu espères
Tudo aquilo que você espera
Je promets de te le donner
Eu prometo de te dar
Tu es mon plus beau Noël
Você é o meu mais belo Natal
Celui que ne n'ai jamais eu
Aquele que nunca tive
Tu es l'amour, la vie, et le soleil
você é o amor, a vida, e o sol
Ce à quoi je ne croyais plus
Aquilo no qual eu não mais acreditava
Tu es mon plus beau Noël
Você é meu Natal mais lindo
Celui que je n'attendais pas
Aquele que eu não esperava mais
Ce merveilleux cadeau tombé du ciel
Este maravilhoso presente caído do céu
Celui dont rêvent tous les papas
Aquele com o qual todos os pais sonham
Toi mon amour, ma vie
Você meu amor, minha vida
Mon étincelle
Minha luz
Je suis le plus heureux
Eu sou o mais feliz dos homens
Tu vois...
Você está vendo



Photobucket

Não diria que adotar uma criança deva ser visto como um ato de nobreza, mas sim de humanidade. Existe uma diferença sutil, um ato de nobreza é um ato filantrópico, que subentende o amor à humanidade inteira. Adotar um filho é algo muito pessoal, uma troca humana maravilhosa, um dom que se oferece e uma dádiva que se recebe, como diz a canção.

A adoção internacional

Todos os caminhos são bons para aproximar as carências e transformá-las em felicidade? Não sei não, pessoalmente acho que a adoção internacional deve ser feita somente quando a criança ainda é bebê (uma mudança completa de língua e de cultura pode ser traumatizante). Mas é só minha opinião...

A França "receptor" e o Brasil "doador"

A França é um país "receptor" de adoções, o segundo depois dos Estados Unidos, e o Brasil é considerado um país "doador". No entanto como pode ser visto no gráfico abaixo, as adoções de crianças brasileiras pelos franceses, tem diminuído de ano para ano (veja mais aqui), certamente devido às novas leis brasileiras que dão preferência à adoção nacional. Mas não é somente em relação ao Brasil que as adoções internacionais tem diminuído aqui, mas em geral e não é por falta de interesse das famílias.

Photobucket


As dificuldades para a adoção

Os critérios para a adoção aqui passam pelo limite inferior de idade para os pais que deve ser de 28 anos. Em seguida, pela situação familiar, no caso dos casais não oficiais somente um dos dois terá o poder parental em relação à criança e sem dúvida também pela stuação financeira. O processo de credenciamento para a adoção é longo e complicado, e muitos pais potenciais desistem pelo caminho.

O escândalo da "Arca de Zoé"

A dificuldade para encontrar crianças potencialmente adotáveis leva ao desespero muitos casais que se lançam por caminhos tortuosos para chegar à adoção. Há um ano aproximadamente estourou o escândalo da ONG "Arca de Zoé". Trata-se dum avião que foi detido no Chade quando se preparava para decolar levando nele 103 crianças "orfãs que fugiam da guerra e que deveriam ser entregues como exilados políticos às famílias francesas com intuito duma posterior adoção" segundo os organizadores da operação. Segundo as autoridades locais tratava-se simplesmente de um seqüestro e as crianças nem eram orfãs. Os participantes da operação foram presos, julgados e condenados no Chade, depois transferidos para prisões francesas e finalmente anistiados por razões políticas. Os grandes perdedores de tudo isto foram as famílias que haviam financiado a operação de boa fé, acreditando que estavam realizando além de tudo um gesto humanitário... Este escândalo foi considerado como um gesto neocolonialista pelos africanos e complicou ainda mais a situação das adoções internacionais pelas famílias francesas, mesmo as que já estavam em andamento (veja mais aqui).

Leilão de crianças?

Um outro fator que complica a adoção de crianças estrangeiras é a concorrência entre os diferentes países "receptores". Atualmente muitos dos países "doadores" exigem em troca das crianças um investimento dos "receptores" nos orfanatos e outras obras relacionadas à adoção. A França tem tradição na construção de hospitais e outras obras humanitárias mas não em investimentos diretos, o que a coloca em desvantagem em relação aos Estados Unidos e outros países...(gente, tudo isto é bem regulamentado mas não deixa de parecer um leilão de crianças do tipo "quem dá mais", não?) que são habituados a esta prática.

A ação do governo francês

O governo francês está lançando uma grande ofensiva para aumentar o número de adoções, tanto as internacionais quanto as internas. Sim, porque aqui também existem crianças orfãs ou que são deixadas em instituições pelos pais e em geral colocadas pelas autoridades em famílias que as acolhem (estas foram em número de 23000 em 2006). No entanto, os pais biológicos só perdem o "pátrio poder" 6 anos depois do abandono. A idéia é abreviar este prazo para 1 ano para que e a criança possa assim ser adotada.

Conclusão

Mas independentemente de todas as dificuldades o encontro entre seres humanos que uma adoção acarreta é algo muito belo. Neste mundo de tantas solidões unir destinos para a lida da vida é algo de maravilhoso. Basta ver o olhar de Letícia e Johnny Halliday quando fitam a pequena Jade neste clip...







Algumas estatísticas sobre a adoção na França

As solicitações

· Mais de 10 000 pedidos de adoção são depositados por ano, o que é quase o dobro de há quinze anos atrás
· 8 000 autorizações são atribuídas por ano, os outros desistem ou são recusados.
· Em média, são necessários 9 meses para obter uma autorização.
· A validade da autorização sendo de 5 anos, 25 000 candidatos credenciados estavam à espera de uma criança em 2006.
· Dois terços dos candidatos que possuem uma autorização conseguem adotar. O outro terço desiste, tem um filho biológico e vê seu prazo de validação expirar.
· Para 9 casos em 10, as candidaturas à adoção são depositadas por um casal. No caso de solteiros, é quase sempre uma mulher, com nîvel superior. As solicitações vindo de homens sozinhos são raríssimas.
· Para 12% é uma escolha, pois eles poderiam ter filhos naturalmente.
· 12% dos pais adotivos se tornaram estéreis depois de ter tido pelo menos uma criança.
· Para 7 entre 10 casais candidatos, a adoção é a única solução, tendo tido que renuncar à assistência médica à procriação, inoperante ou restritiva demais.
· A futura mãe adotiva tem em média 38,5 ans.

As crianças adotadas

· Em 2005, entre as 5 000 crianças adotadas na França, cerca de 4 000 nasceram no Exterior.
· 57% das crianças nascidas na França e que são adotadas são colocadas com menos de um ano e 9% depois do 7° aniversário.
· Somente 800 das 2500 crianças abandonadas na França foram adotadas em 2005.
· A França é o segundo país no mundo em termos de número de crianças estrangeiras adotadas, atrás dos Estados Unidos (mais de 20000 por ano).
· Quando adotadas, as crianças tem ém média de 2 anos e 10 meses. Mas o intervalo se estende de 6 meses na Coréia do Sul até 7 anos no Brasil.
· As crianças são tanto meninos quanto meninas, mas com disparidades enormes : as crianças originárias da China são praticamente sempre meninas enquanto as provenientes da Rússia e da Tailândia são em geral meninos.
· Há 25 anos atrás, 4 entre 5 crianças estrangeiras adotadas vinham da Ásia, principalmente da Coréia do Sul.
· Atualmente : 27% nasceram na Ásia, 20% na África, 26% na América e 20% na Europa.

Fonte : Ined 2007 obtido aqui


domingo, 9 de novembro de 2008

Observando...

Será que quando olhamos para alguma coisa vemos todas suas facetas ou vemos apenas o que queremos ver? Será que somos capazes de reconhecer imediatamente uma ilusão de ótica? Se quiser brincar um pouco, faça o teste abaixo e verifique sua capacidade de encontrar o que esconde cada imagem. Preste atenção, cada questão pode ter várias respostas (pode clicar à vontade, as participações são anônimas e os pontos não são contados)...



E então, encontrou tudo, ou mesmo até mais do que as respostas propuseram? Senão, não faz mal, o senso de observação pode ser educado, e além disso ser distraído também tem seu charme, não é mesmo?








sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Poder da Palavra


PhotobucketTimidez

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...

- mas só esse eu não farei.

Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes...

- palavra que não direi.

Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,

- que amargamente inventei.

E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando...

e um dia me acabarei.

Cecília Meireles


PhotobucketRespondendo ao convite da Leonor Cordeiro, participo do "Hoje é dia de Cecília", com este poema no qual esta grande poetisa fala de forma tão acurada do poder da palavra...ou de sua ausência, tão característica da timidez. Pessoalmente já enfrentei (e venci, acho, para provar até declamei este poema para vocês, é a minha voz em off...) este problema da timidez. E você, já sentiu aquele friozinho no estômago, ou as mãos trêmulas diante de certas situações? Alguns dizem que é bom ser tímido, pois se tem um freio natural diante do perigo. O que você acha?


Teste para verificar o quanto você é tímido




Update (09/11/2008)

A Helô, a quem agradeço, nos presenteou com mais um poema de Cecília Meireles nos comentários :


O Amor

É difícil para os indecisos.
É assustador para os medrosos.
Avassalador para os apaixonados!
Mas, os vencedores no amor
são os fortes.
Os que sabem o que querem
e querem o que têm!
Sonhar um sonho a dois,
e nunca desistir da busca de ser feliz,
é para poucos!!!

© Cecília Meireles



E a querida Leonor, que organizou esta blogagem coletiva sobre Cecília Meirelles nos trouxe esta ilustração sobre ela nos comentários :

Sobre o poder da palavra, me lembrei de um poema de Murilo Mendes que Cecília poderia dizer melhor do que ninguém:


A palavra nasce-me
fere-me
mata-me
coisa-me
ressuscita-me

Assim vejo a presença da palavra na vida e na obra de Cecília.Desde criança as palavras ajudavam a organizar a sua vida interior. Chegavam pelas mãos de Pedrina através das suas histórias ou em meio aos abraços de sua avó, pelas lendas e cantigas de terras distantes. Depois brotavam dos livros, quebrando o silêncio e a solidão :“.

(...)
Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde foi nessa área que os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano.

"Com o passar dos anos, Cecília agora mulher, professora, jornalista, escritora, poeta, mãe, continuava recebendo a presença da palavra para dar cor e forma a sua vida . Algumas se tornaram célebres através dos seus versos:“LIBERDADE é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.

”Entre esse poema TIMIDEZ que faz parte do seu primeiro livro e os últimos de SOLOMBRA, a palavra foi costurando todos os seus momentos . E Cecília começa SOLOMBRA dizendo:

“Levantei os olhos para ver quem falava. Mas apenas ouvi as vozes combaterem. E vi que era no Céu e na Terra. E disseram-me: Solombra!”







quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Efêmero e... Japonês


Photobucket

Dos eventos que acontecem aqui em Nancy todos os anos, tenho um carinho especial pelo "Jardin Ephémère" que acontece na magnífica Praça Stanislas no começo do outono (afinal, foi o que me inspirou o título deste blog). Neste são instalados canteiros de flores e plantas segundo um tema que muda anualmente, no ano passado foi "O Labirinto" e neste ano foi a comemoração dos 150 anos da amizade entre a França e o Japão.


Photobucket

Foto : cortesia de Monique Colin

Então cada canteiro do jardim era uma "ilha" japonesa : a "Ilha da Amizade" com sua ponte, a "Ilha Positivo-Negativo", a "Ilha dos Arrozais", a "Ilha dos Crisântemos" (que é uma flor sagrada no Japão), a Ilha das Cores de Outono (homenagem à floresta de Hokkaido), a "Ilha das Árvores Anãs" cheia de bonsais, a "Ilha dos Bambus", a "Ilha Vitrificada" (evocando a natureza vulcânica do Japão), a Ilha dos Cristais, para a qual a Cristaleria Daum de Nancy criou vasos com a forma de flores de cerejeira...Havia também canteiros formando um relógio solar cuja haste central era a estátua do rei Stanislas que existe na praça.

Photobucket

As fotos noturnas são minhas e as fotos diurnas são da autoria de Monique Colin. Vamos passear no jardim?







Para ver as fotos noturnas em tamanho grande no Picasa, clique aqui
Para ver todas as fotos de Monique Colin, clique aqui.
Para saber mais sobre o "Jardin Ephémère 2008" clique
aqui.



Alto da Página




domingo, 2 de novembro de 2008

O Ouro Azul

Photobucket

A água está se tornando cada vez mais escassa e se prevê para daqui a 20 anos uma crise na relação entre sua disponibilidade e as necessidades da humanidade. E como ela é um recurso absolutamente indispensável para a vida na Terra, ela está se tornando um produto estratégico, dizem até que deve ser criado um cartel da água como existe a OPEP para o petróleo e que esta será cotada nas Bolsas de Valores. Parece um cenário catastrófico em um filme de ficção? Não é não, neste post tentei recensear alguns dos malabarismos que alguns países já fazem para ter acesso ao "ouro azul", como ela é chamada.


Photobucket

É verdade que a Terra é constituída principalmente de água. O problema é que da água existente sobre a Terra, 97,5% é salgada e dos 2,5% restantes, uma boa parte é inacessível sob a forma de geleiras e lençois freáticos muito profundos, e somente 1% é disponível para o consumo, que é a água dos rios e das fontes, que é renovada com a chuva e com a neve...E no final, se falarmos de agua potável, ela se constitui em apenas 0,0001% da água existente sobre o planeta.

Photobucket

Logo realmente ela vale ouro! Pois ela não é distribuída igualmente pelo mundo. Os países que não a possuem em quantidade suficiente tentam por todos os meios obtê-la e os que a possuem em abundância procuram "vendê-la", em troca de vantagens econômicas ou políticas. Na Austrália, por exemplo, onde as vazões dos rios são altamente irregulares (variando com um fator de 1/4700) de um ano a outro), a paisagem é semeada de barragens e reservatórios, para capturar o precioso líquido e guardá-lo para a época das vacas magras. Em Singapura, a penúria obriga o país a comprar uma parte de sua água na Tailândia...imagine o que acontecerá se um dia este país fecha as torneiras ou se cobra muito caro! Nos países do Saara (Argélia, Tunisia, Libia), eles vão procurar a agua no lenço freático profundo por meio de perfurações e este está se esgotando, pois a retirada é superior à sua capacidade de renovação. Em regiões do Chile e do Equador, eles recuperam água até da neblina...na Arábia Saudita, Israel e outros países eles retiram o sal da água do mar, em processos que consomem enormemente de energia. Aliás, Israel e os outros países do "triângulo da sede" (Israel, Palestina e Jordânia), que estão em conflito no plano político são obrigadas a cooperar no dominio hídrico, dividindo as águas do rio Jordão, que abastece a todos.

Photobucket


Estes exemplos mostram que as necessidades de água tem respostas diferentes para cada país, mas que elas estão presentes em todos. Logo os países que dispõem dela em abundância devem respeitá-la e guardá-la como o tesouro que ela é...e fazer disto uma alavanca para seu progresso e desenvolvimento.

E como esta coletiva é voltada para a ecologia, o diaporama mostra como funcionam alguns dos meios que foram encontrados para paliar a falta de água e utilizá-la do modo mais econômico possível.







Este post faz parte da blogagem coletiva "Ecological Day" promovida pela Sonia do "Leaves of Grass" que ocorre no segundo dia de cada mês. Participe!



Photobucket


Fontes :

*O diaporama é baseado no artigo "Pas question d'en perdre une goutte" da autoria de Sylvie Rouat para a revista "Challenges".
Extratos do livro "L'Avenir de L'eau" de Erik Orsenna publicados na revista "Challenges" .
Artigo "La guerre de l'eau n'aura pas lieu" de Eliyahou Rosenthal publicado
aqui.


Alto da Página