sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Nuances da Sereníssima...





"Bela demais para ser pintada", declarou Monet diante do encanto de Veneza. No entanto, de Canaletto a Turner, de Monet a Moreau, passando por Redon, Whistler e Renoir, e muitos outros, nela nascidos ou vindos de vários lugares do mundo, em diferentes épocas, todos sucumbiram ao charme de Veneza e a imortalizaram com suas tintas, cada um no seu estilo. Nesta série, eu particularmente tenho uma preferência por Fragiacomo. Você, o que acha?

Leia mais :

Exposição «Venise, de Canaletto et Turner à Monet» (em francês)

Galeria de pinturas sobre Veneza

A Sereníssima




20 comentários:

João Menéres disse...

MARIA AUGUSTA

Eu não lhe dizia há bocado?...
Esta sua postagem é maravilhosa!
Oferece-nos a Veneza dos grandes Mestres de mão beijada!
E, ainda nos permite, umas dicas que vão ser muito úteis para o princípio do ano.
Obrigado e os meus renovados parabéns.
Aqui fica, também, o meu agradecimento público por me ter linkado em tão prestigiado JARDIN ÉPHÉMÈRE!

Laura_Diz disse...

Menina, vc está arrasando. Lindo demais- tudo.
Merci, bjs Laura
PS: visitei juarez machado em Paris, pintu Veneza tb, morou lá. Disse que existem 3 cidades p se viver no mundo: Paris, Rio e Veneza- ele pode dizer isto :) é um esteta.

Anônimo disse...

João, obrigada, Veneza é sempre um deslumbramento, acho que nenhum artista pode resistir a ela.
Abraços.

Laura, vejo que você aproveitou bem tua estada em Paris, que bom! Quanto à seleção de Juarez Machado (vou ver se encontro na Internet o(s) quadro(s) dele para colocar nesta galeria), vi um documentário sobre as pessoas que vivem em Veneza, não é facil pois a água ataca a estrutura das construções e a vida é caríssima, pois tudo vem de fora...
Um grande beijo.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia!!!

Lindas pinturas por aqui.

Nao gosto de Redon quando ele pinta pessoas, nao gosto da característica que ele dá. Mas gosto das paisagens que ele pinta.

Nesse caso, prefiro Whistler. As pessoas que ele pintou sao suaves, leves e meigas.

Gosto de Monet, mas ele me passa solidao, sombras...

Gosto de Paul Signac, ele usa cores pastéis em sua pintura e isso trás claridade, luz, sol e vida aos quadros que ele pintou.

Ele é o meu preferido.

Um grande beijo e que aula hoje sobre pintura. Faz uma rota sobre cada um, rs.

*Depois te respondo ao email.


Bom fim de semana

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta, eu estou... sei lá, extasiada, maravilhada.
Meu deus!!! essa exposição está por ai!!!!
Que lindo presente para nós.
Obrigado de coração.

bjs.

JU Gioli

Só- Poesias e outros itens disse...

Esqueci de fazer a minha escola.
Eu adoro Gustave Moreau, porque Veneza é mulher: femina, água, dócil, impetuosa, cheia de humores...

bjs.

JU Gioli

Anônimo disse...

Maria Augusta,

TUDO já foi dito pelos que comentaram antes de mim. Endosso TUDO! Lindas, e difícil achar a melhor! Veneza agradece!

Bjs

Gaspar de Jesus disse...

Olá Maria Augusta.
Confesso que me sinto "envergonhado" por só hoje ter entrado neste seu Blog Maravilhoso...!!!
Estou extasiado com este diaporama de grandes Pintores que tão bem retrataram a lindissima Veneza.
Um verdadeiro mimo esta sua Postagem.
Muitos Parabéns pelo bom gosto.
Cumprimentos.
Bom fim de semana.
Gaspar de Jesus

Maria Augusta disse...

Georgia, também gosto muito de Signac. Mas o Monet, já percebi que nas fotos as telas dele perdem muito, de perto são bem mais luminosas e cheias de vida.
Um grande beijo.

Ju, a exposição está na Suíça, numa cidade próxima da fronteira com a França. Que bela descrição de Veneza você deu!
Beijos.

Eduardo, e você, não pintou Veneza, para que eu possa colocar nesta galeria?
Abraços.

Meire, Veneza rima com beleza, é uma convite para os artistas, né?
Um grande beijo.

Gaspar, obrigada pelas gentis palavras. Seja benvindo e volte sempre.
Um abraço.

Maria Augusta disse...

Meire, querendo tirar um comentário excluído apaguei sem querer teu comentário, desculpe. Ele era assim :
"Veneza é lindíssima e continua a atrair os artistas."
Beijos.

sonia a. mascaro disse...

Que beleza de post, Maria Augusta! Um real prazer, obrigada! Adoraria conhecer Veneza.
Bjs.

Allan Robert P. J. disse...

Veneza realmente é linda. Só desaconselho visitá-la no verão, quando o calor e o mau cheiro a tornam insuportáveis.

Se você ainda não a visitou, faça-o logo. Assim como as Maldivas, Veneza não deve durar muito. Pecado.

Aninha Pontes disse...

Maria Augusta são mesmo lindas as pinturas.
Um bom domingo prá vc.

Jorge Pinheiro disse...

É difícil escolher, mas gosto muito das pinturas de Paul Signac. Pena a Sereníssima estar carregada de turistas que impedem uma visita normal. Prefiro esta Veneza dos quadros, aos clchées das visitas guiadas. Nunca fui a Veneza senão através das pinturas e dos filmes.

Anônimo disse...

Sonia, é uma cidade que vale a pena conhecer...
Beijos.

Allan, já estive em Veneza mas nunca no verão...um passeio de gôndola se os canais tem mau cheiro não tem graça. Espero que os projetos que existem para protegê-la dêem certo e que ela não acabe nunca. Seria uma pena!
Abraços.

Aninha, as pinturas são belas à altura do modelo.
Beijos.

Jorge, é melhor sair dos clichês turíticos e andar sem rumo pelas ruelas e pontes de Veneza...são as melhores lembranças que tenho de la.
Abraços.

Celia disse...

Sao realmente muito lindas as pinturas. Amiga, tenha uma boa semana. Bj

Anônimo disse...

Se é para escolher um trabalho da galeria, vou puxar sardinha para um brazuca, lógico!! Até porque quando ele definiu Veneza em uma entrevista disse (mais ou menos, não sei as palavras exatas) "O carnaval em Veneza como no resto do mundo é uma festa da carne. Indo além, o carnaval de Veneza é uma orgia da alma" e ele retrata bem isto na reprodução que postou. Boa semana! Beijus

Anônimo disse...

A beleza, acho, deve ser mostrada. E neste caso, nada melhor do que os mestres da pintura para o fazer.
É uma exposição imperdível. Pena que esteja tão longe.

Anônimo disse...

Célia, uma boa semana para você também.
Beijos.

Luma, nesta tela ele retratou Veneza num ângulo inusitado, gostei muito. Realmente o Carnaval de Veneza é uma orgia da alma.
Beijos.

Lino, nem todas as imagens do diaporama são telas da exposição. Me baseei nela e inclui outras pinturas de Veneza...
Um abraço.

Anônimo disse...

quantos estilos diferentes!!! e acredito que novos pintores ainda vão aparecer para trazer uma visão nova sobre essa cidade tão mágica.