sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os Círculos Misteriosos


Estas figuras perfeitamente geométricas, chamadas "crop circles" medindo de dezenas a centenas de metros, realizadas nos campos de cereais em uma noite sem deixar nenhum vestígio do instrumento usado para realizá-las nem da passagem de pessoas pelas redondezas, se encontram em vários países do mundo, com uma concentração maior na Inglaterra.

Nos campos onde elas se encontram verifica-se que os cereais são dobrados num ângulo de 90° perto do solo, e ficam desidratados. Observa-se também um campo magnético elevado e a presença de isótopos radioativos raros. Os habitantes destas regiões afirmam ter visto bolas de luz no céu e dizem então que são obras de extraterrestres. Outros dizem que se trata de testes militares secretos dum canhão de microondas, e até agora nenhuma explicação científica plausível foi dada para explicar as origens dos "verdadeiros" crop circles...(veja update)

Enquanto o mistério perdura, elas continuam estimulando a imaginação (pelo menos um filme e séries da televisão já foram feitas sobre elas) e nós vamos nos deliciando com as fotos tiradas do céu destas magníficas figuras geométricas...

Update (14/11/2008)

Nesta maravilhosa interatividade da blogosfera, algumas horas depois que publiquei este post, a discussão a respeito dos crop circles jí evoluíu...vejam que interessantes os elementos trazidos pela Vi :

"Acho que todos gostaríamos de acreditar que são exclusivamente obra de algum tipo de inteligência extraterrestre...mas cada vez mais os estudos dizem ao contrário e que embora sem dúvida, os primeiros círculos descobertos na Inglaterra no século 18,ainda continuem um mistério científico...depois que JOHN LUNDBERG artista e documentarista inglês fundou em 1990 o grupo artístico inglês "Circle Makers" criadores dos maiores,mais elaborados e criativos "círculos" feitos até hoje,muitas, ou melhor 80% destas belezas geométricas que se encontram, se devem a eles ou a outros grupos de artístas que já incluiram esta "modalidade de expessaõ"no que é considerado arte.John Lundberg criou um site que já ganhou vários prêmios e que vale a pena ser visitado,com mais de 250 páginas é fantástico...http://circlemakers.org/Muitas das imagens que lindamente vc coloca aqui se devem a John ..."

11 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Guta!

Incrivel, parecem terem sido projetadas por algum arquiteto jardineiro.
Tmabem me fez recordar daquels desenhos de Machu Picchu.

Beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta que desenhos lindos! Uma obra de artista.

"Há muito mais coisa entre o céu e a terra que a nossa va filosofia, nao é mesmo?"

Um abraco e obrigada pelo apoio e carinho lá na Saia Justa.

Bom fim de semana

Ví Leardi disse...

Maria Augusta,fenômenos paranormais ou relacionados a OVNIS sempre me foram um fascínio.Há muito que acho os crop circles das coisas mais intrigantes e muito tenho lido sobre eles.Acho que todos gostaríamos de acreditar que são exclusivamente obra de algum tipo de inteligência extraterrestre...mas cada vez mais os estudos dizem ao contrário e que embora sem dúvida, os primeiros círculos descobertos na Inglaterra no século 18,ainda continuem um mistério científico...depois que JOHN LUNDBERG artista e documentarista inglês fundou em 1990 o grupo artístico inglês "Circle Makers" criadores dos maiores,mais elaborados e criativos "círculos" feitos até hoje,muitas, ou melhor 80% destas belezas geométricas que se encontram, se devem a eles ou a outros grupos de artístas que já incluiram esta "modalidade de expessaõ"no que é considerado arte.John Lundberg criou um site que já ganhou vários prêmios e que vale a pena ser visitado,com mais de 250 páginas é fantástico...http://circlemakers.org/
Muitas das imagens que lindamente vc coloca aqui se devem a John ...mas que o nosso imaginário prefere o mistério que persiste, é fato...Já chegam as realidades do nosso dia a dia..não é mesmo?
Como sempre assunto maravilhoso e original...Mil beijos e ótimo fim de semana.

Anônimo disse...

Enquanto não se descobre os verdadeiros autores dessas OBRAS vamos nos divertindo com as várias possibilidades levantadas!Poderá ser mais uma do Banksi????
A você Maria Augusta devo uma explicação pessoal, depois de dois anos com postagens diárias e ininterruptas no Varal, vou me permitir tirar uma semana completamente longe do monitor e do teclado. Se vou conseguir? Tenho lá minhas dúvidas, mas esse é o propósito.Eu saio de férias e a Paulinha a trabalho! Muito justo, póis alguém deve trabalhar nesta casa!

Abçs e parabéns por mais esta oportuna postagem.

Allan Robert P. J. disse...

Assisti a um documentário que mostrava como duas pessoas com uma tábua se divertiam fazendo os tais desenhos. Parece que estão formando uma confraria.

Há mais mistérios na mente das pessoas do que supõe a vã psicologia.

Anônimo disse...

Bom dia...
Eu já li vários artigos sobre o assunto, mas não tenho uma opinião formada a respeito. Acredito em muitas coisas, mas também duvido de muitas outras.
Acho que tudo aquilo em que acreditamos é possível, então depende do que cada um pensa a respeito.
Abraços meus e bom fim de semana com mistérios além da imaginação (uma das mais famosas frases de seriados de ficção cientifica que eu assistia quando criança) rs.

Maria Augusta disse...

Meire, eles são bonitos mesmo, realmente existem formações muito antigas na América do Sul que só podem ser visualizadas do alto.
Beijos.

Georgia, os mistérios que envolvem estas formações são fascinantes, embora muitas delas tenham autores conhecidos declarados.
Beijos.

Vi, obrigada pelos preciosos esclarecimentos sobre os "circle makers". Apesar de que muitos foram feitos por artistas, alguns ainda guardam sua origem "misteriosa"...ou, como você disse, é tão mais interessante acreditar nisto.
Um grande beijo.

Eduardo, talvez seja mesmo mais uma do genial Bansky...quanto às tuas férias, espero que consiga realmente se desligar desta telinha durante elas. Isto é importante, senão blogar se torna um vício. Boas férias para vocês.
Abraços.

Allan, você tem razão quando diz "Há mais mistérios na mente das pessoas do que supõe a vã psicologia"...as pessoas precisam criar fantasias em suas vidas.
Abraços.

Lunna, como você disse, tudo depende da mente de cada um, ele acredita naquilo que ele mais precisa acreditar, a realidade às vezes não satisfaz.
Um grande beijo.

Celia disse...

Muito interessante esses desenhos. Gostei de ver. Querida tenha um bom fim de semana. Tem post novo. Bj

Anônimo disse...

Estes desenhos são uma tentação ao nosso desejo de estar perante o desconhecido, o misterioso...Mas realmente já existem várias explicações para a sua construção, pelo menos para alguns, que normalmente é da autoria de grupos organizados que tentam reforçar a ideia de uma autoria desconhecida, eventualmente extraterrestre. Mas não interessa, são maravilhosos, é a verdadeira arte na natureza.
Beijos.

Anônimo disse...

A imagem dos "crop circles" não apareceram para mim, mas sei do que se trata. Apareceram no último dia 11 aqui no Brasil, em Sta. Catarina.

http://www.x-cosmos.it/cropcircles/

A revista UFO em seu site destaca o fenômeno formado nesta terça feira dia 11.11.2008 :
http://www.ufo.com.br

Galeria de fotos do crop circles:

http://www.kornkreise-forschung.de/textBrazil2008.html

http://www.ufo.com.br/materiaespecial/circulosIpuacu

Bom fim de semana! Beijus

Anônimo disse...

Célia, mais uma vez você deu um lindo depoimento sobre tua família "adotada", parabéns!
Um grande beijo.

Marialynce, também acho que a origem não é tão importante, eles são lindíssimos (adoro figuras geométricas) e o mistério acrescenta um charme especial.
Beijos.

Luma, obrigada pelas informações, não sabia que eles haviam aparecido no Brasil também.
Um grande beijo.