sábado, 30 de agosto de 2008

Da Selva às Telas

Ela foi liberada há apenas poucas semanas, mas já existem vários projetos para a realização de filmes e documentários sobre sua vida e seus anos de cativeiro e ela mesma deseja escrever uma peça de teatro a este respeito. Uma pesquisa foi realizada aqui na França para escolher a artista que poderia desempenhar o papel de Ingrid Betancourt e os nomes abaixo foram citados. Você, qual delas escolheria para este papel?




Esta é nossa pequena pesquisa para o fim de semana. Como as férias de verão terminaram por aqui na semana que vem falaremos de coisas sérias, com duas blogagens coletivas sobre o meio ambiente (veja na sidebar). Bom fim de semana para todos!



Update 01/09/2008

Obrigada pela participação na nossa pequena pesquisa do fim de semana. A Georgia me perguntou em quem eu votaria. Pois meu voto vai para a Cristiana Reali, um pouco por chauvinismo (ela é brasileira, filha do jornalista Reali Jr.), mas principalmente porque é uma grande atriz e tem aquele jeitinho afetuoso das sul-americanas, que se percebeu também nas declarações da Ingrid Betancourt.

Então os resultados foram :


Juliette Binoche - 6
Isabelle Adjani - 3
Sylvie Testud - 1
Clotilde Courau - 1
Carole Bouquet - 1
Kristin Scott Thomas - 1
Cristiana Reali - 1
Ingrid Betancourt - 1


Logo, para os amigos do Jardin, Ingrid Betancourt seria representada na tela pela excelente Juliette Binoche.


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A (Primeira) Dama das Mil Facetas

Photobucket

Ela tem sido observada atentamente e a cada dia se descobre (ou se inventa) uma nova faceta no seu comportamento ou na sua personalidade.

Photobucket

A Faceta Brigite Bardot ...Sabe-se que ela tem dois gatos siameses e um cachorrinho chihuahua. Mas apesar de ja ter posada com casacos de pele no passado (foto acima), atualmente ele se engajou na luta pela reintrodução e proteção dos ursos dos Pireneus. Estes estão em fase de extinção devido principalmente aos ataques aos rebanhos da região, o que provoca a ira dos criadores. Ela foi a madrinha da ursa eslovaca que foi trazida para repovoar as montanhas, e luta pela coexistência pacífica entre os ursos e os humanos.

Photobucket

A faceta Jackie Kennedy...Representando a França junto à rainha da Inglaterra e sua corte, seu enorme sucesso fez lembrar o de Jackie Kennedy na Europa em viagem oficial ao lado de seu marido. A tal ponto que John Kennedy declarou : "Sou o homem que acompanha Jackie a Paris"...

Photobucket

A faceta Madame Pompadour...Muitas mulheres tiveram uma influência política marcante, como foi o caso de Madame Pompadour, e na época os membros da corte para estar bem com o rei precisavam agradá-la. Hoje em dia se sabe que a ministra da justiça, por ser muito amiga da ex, Cecilia, não é vista com bons olhos por Carla e tem sido colocado no ostracismo no meio do governo. Pergunta-se até que ponto ela influencia as decisões do marido...

Photobucket

A faceta Lady Di...Como Lady Di ela é bela e elegante e deseja se ocupar de obras caritativas. Na foto acima, ela visita um orfanato durante a visita oficial na qual acompanhou seu marido à Tunísia.

Photobucket

A faceta Marie Laforêt...O presidente declarou : "As mulheres devem ter uma profissão e trabalhar...inclusive a minha. Se antes ela era cantora, ela continuará cantando". E como ela além de cantora é também compositora e poeta (além de ex-top model), foi o que ela fez...e seu disco que saíu no em julhose colocou entre os 5 maiores sucessos, com 300000 exemplares vendidos em um mês, a metade no estrangeiro. Por motivos de segurança ela não pode fazer tournées, mas com o final das férias de verão ela aparecerá nas emissoras de televisão para fazer a promoção. Toda a renda da venda dos discos será doada a obras caritativas.





Alto da Página

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Bon Appétit na Savóia

Photobucket

PhotobucketA Savóia e a Alta Savóia se situam no coração da cadeia montanhosa dos Alpes, na fronteira da França com a Suíça e a Itália. Esta região, que pertenceu à Itália até 1860, tem belos lagos, pinheiros, famosas estações de esportes de inverno como Chambery, Chamonix, Courchevel e Albertville, que foi sede dos Jogos Olímpicos de inverno em 1992 . E quem fala de montanha, fala de frio, de chalés, de lareiras, e também de fondues, de raclettes...como sei que o inverno aí ainda não acabou, resolvi falar da gastronomia desta região agora, talvez os inspire uma comidinha diferente para enfrentar o frio. Mas nos Alpes também tem flores...

Photobucket

Estes miosótis crescem nos Alpes entre 1500 e 2800 m de altitude. Quando em botão são de avermelhados a violetas e se tornam de um azul intenso quando desabrocham. . Na linguagem das flores significam "não me esqueça". É minha contribuiçao para o Today's Flowers de hoje.


PhotobucketOs produtos regionais savoyards mais conhecidos e reconhecidos são os derivados do leite das vaquinhas gordas que povoam as montanhas, como os queijos. Os mais famosos são o Beaufort, o Tomme de Savoie, o Emmental de Savoie, o Tomme des Bauges e o Reblochon.E por falar em vacas, uma tradiçao da Savoie é a transhumance. Nela, as vacas sobem 0s montanhas seguindo o pasto que vai crescendo depois que a neve derrete. Em junho, chega o dia da partida da transuhumance, que é comemorado com uma grande festa. O retorno acontece 4 meses depois, com a chegada do frio. Mas é uma tradição que se perde, cada vez menos os rebanhos sobem as montanhas durante o verão...

Photobucket

"As vacas conduzem a festa. As mais velhas, que já conhecem as altas pastagens, vão na frente. Os sinos, maiores e com som mais grave que os das mais novas...Cada sino tem um som diferente, grave ou agudo, ele indica ao pastor onde se encontra uma vaca ou o rebanho. O ritmo indica se as vacas estão calmas ou nervosas. Os pastores tentam obter uma bela harmonia de sons..."


A Savóia tem também seus frios, como por exemplo os diots, que são pequenas lingüiças de porco em geral preparadas com vinho tinto ou branco. Ou os pormonniers, que são linguiças frescas com ervas e miúdos de porco, além dos salsichões de cabra ou de asno (!).

PhotobucketQuanto aos pratos, os mais famosos são naturalmente aqueles à base de queijo. A tartiflette é feita com batatas às quais se juntam pedacinhos do queijo Reblochon, e leva-se ao forno para Photobucketpermitir que ele derreta. A fondue savoyarde é feita com 3 queijos, o Emmental (ou tomme de Savoie), o Beaufort e o Comté , que são derretidos em um recipiente cujas paredes foram "untadas" com alho e na qual foi adicionado vinho branco seco. No final se coloca o kirsch. É um prato convivial, que reúne vários amigos em torno do aparelho de "fondue", onde cada um mergulha os cubinhos de pão no queijo derretido. A raclette também obedece ao mesmo princípio, mas no caso desta o queijo é derretido em pazinhas colocadas em um aparelho aquecido por resistências elétricas. Como a Savóia pertenceu à Itália até o século XIX, a influência deste país é percebida pela presença da polenta no cardápio das famílias da região.

O doce mais tradicional é sem duvida o "bolo da Savóia", que é um bolo preparado com fécula de batatas. A "tarte tatin", que é uma torta de maçãs também tem lugar de honra na mesa savoyarde.

A Savóia também tem seus vinhedos...os vinhos típicos da região são o Apremont, que acompanha bem os pratos como a tartiflette, já o Abyme é mais apropriado para ser degustado com a fondue savoyarde. Quanto aos vinhos tintos como o Gamay, o Pinot e a Mondeuse combinam bem com os frios locais.

A grole é conhecida como a bebida da amizade para os savoyards. Trata-se de café, msiturado com um álcool de frutas, raspas de cascas de laranja ou limão e açúcar, tudo colocado em um recipiente especial (parece um bornal) cuja abertura é recoberta com açúcar cristalizado (à direita) e flambado.

Photobucket

E para que vocês apreciem a cozinha savoyarde vou colocar aqui a receita da fondue savoyarde e da omelette savoyarde. Espero que gostem!
ERRATA: Na receita do omelette savoyarde onde estava escrito aipo leia-se "alho porró". Desculpem a nossa falha!




Alto da Página



sábado, 23 de agosto de 2008

O Danúbio Azul

Photobucket

Visitei a fonte do Danúbio há alguns anos (foto acima), e a vendo assim tão singela e simples é difícil imaginar que é a origem de um dos rios mais importantes da Europa, que atravessa 10 países, 4 capitais e foi testemunha de muitos acontecimentos marcantes na história da Europa central e oriental, como guerras, aparição e desaparecimento de impérios e nações. Mas ele tem também seu lado romântico, como nos lembra Strauss com seu Danúbio Azul.

Para este fim de semana proponho a vocês este passeio seguindo o Danúbio de sua fonte na Floresta Negra na Alemanha até seu delta no mar Negro, entre a Ucrânia e a Romênia. Dos lugares em que o vi, eu o achei mais belo em Budapeste. E vocês, o que acham?



Alto da Página

Pela Beleza do Gesto III








"Pela Beleza do Gesto" homenageia as medalhas obtidas pelos atletas brasileiros nestes J.O. que acabam de se encerrar. E também para amigos portugueses que nos visitam, a medalha de ouro de Nelson Évora no salto triplo.

Fonte das fotos : Globo Esporte



Photobucket



"Pela Beleza do Gesto" homenageia também a França. Eles se propuseram a chegar entre as dez primeiras nações destes J.O. Voilà, eles conseguiram in extremis. Hoje o galo (símbolo da França) cantou e a última medalha de ouro destes JO foi para o handball masculino francês! Parabéns!



Photobucket







quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Jardins no Cristal



Esta foto acima mostra a Abadia dos Premontrés às margens do rio Moselle, numa cidade chamada Pont-à-Mousson, que fica a 50 km aqui de Nancy e onde no ano passado houve uma das exposições mais lindas que já vi na minha vida, o Jardim de Cristal.

Este ano eles prepararam uma outra exposição, também tendo como tema o cristal. Ela não tinha o esplendor da anterior, mas fiquei maravilhada vendo a riqueza de detalhes e a delicadeza daquelas pecinhas transparentes.

Eram como pequenos jardins embutidos no cristal imaculado...dálias, muguets, miosótis, moranguinhos, balas, tudo aprisionado naqueles blocos de cristal, pois como vocês vêem aí ao lado o tema eram os pesos para papel neste material.

Estavam representadas nesta exposição as cristalerias de Baccarat, Clichy, Pantin, Saint Louis, Saint Mandé, Val Saint-Lambert. Pois este estilo de inclusões no vidro foi inventada em Veneza, mas copiado pelas cristalerias francesas, e esteve muito em voga no século XIX. Hoje em dia as peças estão quase todas entre as mãos de colecionadores, e esta exposição foi uma oportunidade única para vê-las.

Para mim, foi um verdadeiro régal para os olhos. Espero que vocês também gostem. Enjoy, como diria a !




Update 21/08/2008

E por falar na e em coisas bonitas, vejam que beleza estes perfumes que ela me ofereceu :

Photobucket





Alto da Página

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Das Rosas...


Esta rosa que foi fotografada no Parque do Charmois aqui perto de casa e que estou postando para o "Today's Flowers" me faz lembrar a canção "Das Rosas", na qual Caymmi diz :


"Um amigo meu disse que em samba
Canta-se melhor flor e mulher
E eu que tenho rosas como tema
canto no compasso que quiser"


Mas ele não cantou somente estes temas, no seu magnífico repertório, a flor e a mulher deram largamente lugar ao mar, que quando quebra na praia, é bonito, é bonito..., seus pescadores, suas divindades e tristezas :


canoeiro
bota rede,
bota rede no mar
ô canoeiro
bota rede no mar.

Cerca o peixe,
bate o remo,
puxa corda,
colhe a rede,
ô canoeiro
puxa rede do mar."

"O marinheiro bonito
Sereia do mar levou
É doce morrer no mar...
Nas ondas verdes do mar meu bem
Ele se foi afogar
Fez sua cama de noivo
No colo de Iemanjá..."

Mas sem dúvida o que ele cantou com mais força foi seu amor à Bahia e sua bela Salvador, com suas praias, sua religiosidade e seus quitutes, e a saudade que ele sentia quando estava longe dela :

"São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor
São Salvador, Bahia de São Salvador "

"No tabuleiro da Baiana tem
Vatapá, Carurú, Mungunza tem Ungu pra io io
Se eu pedir você me dá
o seu coração,seu amor de ia ia
No coração da Baiana também tem
Sedução, cangerê, ilusão, candomblé"

"Bota castanha de caju
Um bocadinho mais
Pimenta malagueta
Um bocadinho mais"

"Coqueiro de Itapoã, coqueiro
Areia de Itapoã, areia
Morena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa
"

E o inesquecível convite :

"Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!"

Mas quando soa o momento do Acalanto:

"Lá no céu
Deixam de cantar

Os anjinhos
Foram se deitar "

"E assim adormece este homem
Que nunca precisa dormir pra sonhar
"

Certamente lá onde estiver ele vai encontrar seu gantoise :

"A estrela mais linda, hein
Tá no gantoise
E o sol mais brilhante, hein
Tá no gantoise
A beleza do mundo, hein
Tá no gantoise
E a mão da doçura, hein
Tá no gantoise
O consolo da gente, ai
Tá no gantoise
E a Oxum mais bonita hein
Tá no gantoise"

Valeu, Dorival Caymmi!





Alto da Página



domingo, 17 de agosto de 2008

Pela Beleza do Gesto II








"Pela Beleza do Gesto" homenageia hoje o grande feito de César Cielo que ofereceu a primeira medalha de ouro ao Brasil e as meninas da equipe brasileira de ginástica artística, que é minha disciplina preferida nos Jogos Olímpicos.

Fonte das fotos : Globo Esporte










sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Espelhos d'Água






 


 




REFLEXOS


Nas poças de chuva que a rua enfeitam
há um milhão de coisas:
um alto edifício com um velho à janela,
um ramo frondoso com suas mil folhas,
dois pombos cinzentos em encontro amoroso,
um vaso de flores que a senhora observa,
as nuvens bojudas, percorrendo o céu
e a folha dourada que o plátano larga,
que vem a voar, flutua e poisa
serena, confusa, no mar...

E, então, se te chegas mais perto,
estendendo a mão para o barco alcançar,
é o mundo que eu vejo na poça de água,
magnífico, fascinante, reflexo vibrante
do teu puro olhar.


Ilona Bastos

Publicado no Recanto das Letras em 22/11/2006






A água, que nos dá vida e faz parte de nós, também reflete a beleza. Afinal, não foi ela o primeiro espelho?



Este post faz parte da Tertúlia Virtual organizada pelo Varal de Idéias e pelo Expresso da Linha.




Poema : "Reflexos" de Ilona Bastos (Publicado no Recanto das Letras em 22/11/2006)

Música : "Reflexos na Água" de Debussy

Foto : Cascata de São Luiz de Paraitinga SP

Veja também :



Alto da Página

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

De Olho nas Estrelas...


Photobucket

Foto da constelação da Tarântula comemorativa da órbita 100000 do telescópio Hubble em torno da Terra

Aqui na França o final de semana passada foi dedicado à observação do céu, guiados por astrônomos os amadores desta disciplina saíram com suas máquinas fotográficas, lunetas e telescópios à procura de lugares ao abrigo das luzes das cidades para observar as estrelas...pena que o tempo permaneceu nublado durante todo este período.


Photobucket

O céu estrelado...Que fascínio ele sempre exerceu sobre a humanidade. Lembro-me que quando era criança, e morávamos no campo, das noites de inverno em torno da fogueira quando ficávamos observando o céu estrelado e ouvindo meu avô contar histórias. Atualmente gosto de ver as estrelas quando viajo à noite de avião...as luzes do céu, as luzes da terra e as luzes do mar, acho tão poético.


Photobucket

Mas devo admitir que não sei identificar os corpos celestes, distinguir entre os planetas, as estrelas, as estrelas cadentes, os satélites artificiais... (alguns vêem também discos voadores mas isto ja é uma outra história), só o nosso satélite natural, a Lua, é inconfundível. Sei que a "estrela Dalva" não é uma estrela, mas o planeta Vênus, que aquela "estrela" brilhante e avermelhada na verdade é o planeta Marte, que os planetas não piscam como as estrelas. Que Júpiter pode ser visto a olho nu, assim como Saturno...Mas e as constelações? Bom o céu do hemisfério Sul é diferente daquele do hemisfério norte, no sul temos o "Cruzeiro do Sul" e o "Centauro", por exemplo. E que isto vai mudando com o passar dos séculos, por exemplo o Cruzeiro do Sul apareceria no horizonte do hemisfério norte na época do nascimento de Cristo e que agora somente pode ser visto no hemisfério sul. E em ambos, dependendo da estação do ano, aparece a mítica constelação de Orion.


Photobucket


E por falar na constelação de Orion, ela inspira a humanidade há milênios. Orion, o Caçador, para os judeus era o Sansão da Biblia, para os árabes o gigante Al-Jabbar. Para os egípcios, ela era associada a Osíris, o deus da morte. Os estudiosos da arqueo-astronomia demonstraram que as pirâmides de Gizé obedecem ao alinhamento destas constelação, como uma representação do céu sobre a Terra, no qual as pirâmides representam as estrelas de Orion e o Nilo simularia a Via Láctea (imagem acima). E que as "chaminés" da pirâmide de Quéops apontam uma para a constelação de Orion e a outra para a Estrela Polar da época. Isto significaria que estas aberturas tinham a função de permitir que a alma do faraó partisse para o céu. Encontram-se mitos relativos a Orion também na mitologia maia, chinesa, e os alinhamentos "sagrados" em relação ao nascer ou ao por do sol, aos solestícios de inverno ou verão, ou visando a receber os raios do sol em um determinado dia do ano existem em vários lugares do mundo. Tudo isto mostra a fascinação que o céu sempre teve sobre os homens e suas tentativas de se aproximar dele.


Photobucket

E a suposta ligação entre o céu e os fenômenos da Terra não para aí. O que dizer das constelações de, Áries, Touro, Cancer,Gêmeos, Libra, Leão, Virgem, Escorpião (foto acima), Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes? Francamente, é mais fácil encontrá-las nas páginas dos jornais que reconhecê-las no céu, não é mesmo? Mas se você quiser tentar reconhecer as constelações no céu, poderá encontrar dicas preciosas neste link aqui.

E mudando de astronomia para astrologia, você acredita em horóscopo?

Fotos da via Láctea (fonte : NASA)



Alto da Página

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Edição Especial

Esta bela dália é minha contribuição para o "Today's Flowers" promovida pelo Luiz Santilli que nos propõe de postar flores nas segundas-feiras. Esta eu a fotografei no Jardim Botânico aqui de Nancy, e para mim é muito especial pois me lembra que havia uma igualzinha no jardim lá de casa quando eu era criança.

Aproveito a ocasião para oferecê-la à nossa querida Aninha, que me indicou para o concurso Best Blogspot Brasil, com todo meu carinho e agradecimento, fiquei muito feliz por ter sido indicada pela Ternurinha da blogosfera. Como é a segunda indicação não preciso "passar para a frente", ainda bem, pois é sempre difícil escolher entre tantos blogs que a merecem.

Também agradeço ao Oscar Luiz por ter indicado o Jardin para a promoção do Dicas Blogger que oferece um template e um domínio personalizado ao vencedor. Muito obrigada, Oscar, você sabe que é um amigo muito especial aqui neste Jardin. Meus indicados para esta promoção são : Jugioli, , Sonia e Laura. As condições para a participação são as seguintes :



INSCRIÇÃO: de 29 de julho a 29 de agosto

1. Faça um post no seu blog anunciando a promoção. Neste post deve
conter o link para esta postagem, o banner da promoção e um convite para
mais 04 blogs amigos participarem.

2. Envie um
email escrito "promoção" no campo "assunto", confirmando sua inscrição,
com o link do seu post.

3. Ficam excluídos da promoção blogs que:

  • façam apologia à violência;

  • promovam qualquer tipo de preconceito;

  • não respeitem Direitos Autorais;

  • contenham pornografia;

Maiores informações aqui.


E tem mais presentes...nosso amigo Ruben, do blog "O Sítio do Ruvasa" nos enviou uma série de fotos que ele tirou dos "Guerreiros da Eternidade" e da cidade onde eles foram descobertos, Xi'an, na China, ponto final da "Rota da Seda". Para permitir uma melhor visibilidade com um grande formato, eu as coloquei no Picasa, vocês podem vê-las aqui (ou clique na imagem acima), vale a pena.

Falando na série "Rota da Seda", gostaria de reiterar como fiquei feliz por ter sido acompanhada por vocês nesta "caravana". Grazie à Lunna que a divulgou no seu Acqua e danke à Georgia, que de volta das férias leu um a um os posts que foram editados na sua ausência. E merci a todos que a acompanharam!

E para os que se interessarem em saber um pouco mais sobre os países da Ásia Central (posts sobre Samarcanda e sobre os cavaleiros nômades), durante as pesquisas descobri um livro sobre contos populares da região. Traduzi alguns sobre um personagem ao mesmo tempo ingênuo e malandro chamado Apendi, e como fiquei com preguiça de escrever, gravei oralmente. Eles estão aqui, são bem curtinhos, duram apenas alguns segundos, e não estranhem, a voz não é nada profissional, é a minha mesmo...

Bom, e como o assunto hoje é a blogosfera, não se esqueçam que esta semana (sexta, dia 15) tem as Tertúlias Virtuais, promovidas pelo Varal de Idéias e pelo Expresso da Linha, tendo como tema a "Água" (imagem obtida na Ju). E no próximo dia 15 de setembro haverá uma blogagem coletiva sobre o problema da Flávia, que está em coma há 10 anos (veja sua história aqui) e para a qual a talentosa Isabel Filipe preparou um selo magnífico:

Blogagem Colectiva para Flávia em 9/Set/2008

E voilà, desejo uma ótima semana a todos, com muitas medalhas nos J.O. para o Brasil e para Portugal também!

Alto da Página




sábado, 9 de agosto de 2008

Pela Beleza do Gesto



Photobucket


Les J. O., c'est parti! Assisti à cerimônia de abertura e achei lindíssma, gostei muito daqueles quadros sobre a história milenar da China, principalmente aquele sobre a Rota da Seda...reconheci muita coisa que descobri escrevendo esta série como por exemplo a lenda chinesa da criação do mundo, quando eles mostraram o dragão e a fênix :



Photobucket



"Um ovo se quebra para formar o céu e a terra. Do seu interior saiu Pangu, um gigante qua não vai cessar de crescer durante 18000 anos. O céu redondo, é cada vez mais vasto, a terra, quadrada, cada vez mais ampla, enquanto Pangu modela vales e montanhas com a ajuda de um dragão, uma fênix, uma licorne e uma tartaruga negrq. Quando ele morreu, seu sangue formou os rios e os oceanos. De seus olhos surgiram o sol e a lua. De seu sopro, os quatro ventos e de sua voz, o trovão. Os parasitas de seu corpo são os ancestrais da raça humana..."



Photobucket



Também gostei do quadro das dinastias...nomes como Xia, Shang, Zhou, a época das "Primaveras e Outonos", ou dos "Reinos Combatentes", Qin (a do primeiro imperador que fez os "Guerreiros da "Eternidade"), Han (que deu o nome à etnia mais numerosa do pais e que abriu a "Rota da Seda") me vieram à mente quando o vi. Mas como minhas pesquisas sobre o país pararam na época da abertura da "Rota da Seda", não sei muito sobre as épocas seguintes...Para os que se interessarem à história chinesa, uma visão geral em português pode ser vista aqui.



Photobucket



E o quadro sobre Confucius, então...ele viveu na época dos "Reinos Combatentes" e forneceu aos chineses fundamentos de moral para guiar a conduta dos "homens de bem", pois segundo ele, se houver ordem em cada um, a sociedade toda estará em ordem e o país também. Não conheço bem sua filosofia nem poderia resumi-la aqui em poucas linhas, mas com o taoísmo e o budismo são as doutrinas mais seguidas na China. A cada governo tirânico, seus ensinamentos eram banidos, como foi o caso durante o Primeiro Império quando os livros que os continham foram queimados e da "Revolução Popular" de 1949, mas sempre voltam a ser valorizados, a prova está neste quadro da abertura dos J.O.



Photobucket



E em relação aos J. O., não sei quanto a vocês, mas eu os adoro...Pois é, sei que hoje em dia eles estão contaminados pelos interesses políticos e financeiros, que os atletas se dopam para alcançar os records, que existem falcatruas por trás das competições. Mas na minha visão de simples expectadora eles exprimem o ideal de Pierre de Cobertin, que é a fraternidade das nações em torno das competições. Porisso o "Jardin", que chegou à China pela "Rota da Seda" vai segui-los de perto em uma série eventual intitulada "Pela Beleza do Gesto", que é uma homenagem aos atletas que se sacrificam e treinam com afinco para disputar as medalhas e honrar seu país. E "Força Brasil"!







Alto da Página

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Ilusões

Photobucket

Hoje minha mente esta meio fugidia, como "o menino passarinho com vontade de voar", e então me lembrei de Fernão Capelo Gaivota e de um outro livro do mesmo autor Richard Bach, chamado "Ilusões - As aventuras de um messias indeciso", que li anos atrás. Nele, o "messias" pretendia ensinar como funcionava o mundo e como controlá-lo...Dizia coisas do tipo basta pensarmos fixamente sobre algo que desejamos e isto se concretizará...ou então que não existe uma realidade única, mas várias possibilidades, e que nós é que escolhemos qual será a verdadeira para nós. Em todo caso, é uma visão do mundo pontuada de frases que nos levam a refletir :

"Os seus amigos o conhecerão melhor no primeiro minuto em que o conhecerem do que os seus conhecidos o conhecerão em mil anos."

"Você ensina melhor o que mais precisa aprender."

"Não existe um problema que não ofereça uma dádiva para você. Você procura os problemas porque precisa das dádivas por eles oferecida."

"Valorize suas limitações e por certo não se livrará delas."

"Nunca lhe dão um desejo sem também lhe darem o poder de realizá-lo. Você pode ter de trabalhar por ele, porém."

"O pecado original é limitar o ser. Não o faça!"

"Eis aqui um teste para verificar se sua missão na Terra está cumprida. Se você está vivo, não está!"

"A marca de sua ignorância é a profundidade de sua crença na injustiça e na tragédia. O que a lagarta chama de fim do mundo, o mestre chama de borboleta."

Será que conseguimos ser tão sábios e encarar com tanta filosofia cada situação do dia a dia? Não sei, vou seguir o conselho da filosofia oriental, parar o pensamento para deixar a mente entrar em sintonia com o universo...psiu...om, om, om...









Update 08/08/2008

A Leonor nos deixou este brinde nos comentários :

..."Essa sua postagem me fez lembrar Caeiro :

"Há metafísica bastante em não pensar em nada.

O que penso eu do mundo?
Sei lá o que penso do mundo!
Se eu adoecesse pensaria nisso.

Que idéia tenho eu das cousas?
Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?
Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma
E sobre a criação do Mundo?

Não sei.
Para mim pensar nisso é fechar os olhos
E não pensar. É correr as cortinas
Da minha janela (mas ela não tem cortinas).

O mistério das cousas?
Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério.
Quem está ao sol e fecha os olhos,
Começa a não saber o que é o sol
E a pensar muitas cousas cheias de calor.
Mas abre os olhos e vê o sol,
E já não pode pensar em nada,
Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos
De todos os filósofos e de todos os poetas.
A luz do sol não sabe o que faz
E por isso não erra e é comum e boa. " ...

Lindo, né? Obrigada, Leonor.



Update II 08/08/2008

Vejam o que nosso amigo Eduardo nos trouxe e me digam se não é ótimo :

O "messias" estava sentado em posição meditatica no topo de uma montanha muito alta. Um peregrino andou a pé milhares de quilómetros, escalando o monte e quando finalmente conseguiu chegar, se ajoelhou respeitosamente diante do monje e perguntou:Qual é o grande segredo do mundo?

O messias respondeu:

- Se eu soubesse, você acha que eu estaria aqui?


E a querida nos presenteou com mais um poema de Alberto Caeiro :

"O meu olhar é nítido como um girassol
Tenho costume de andar pelas estradas
Olhando para adireita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momentoè aquilo que nunca eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo comigo
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deverás...
Sinto-me nascido a cada momento
para a eterna novidade do mundo

...Fernando Pessoa

Estrofe da poesia completa de Alberto Caeiro"





segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Os Guerreiros da Eternidade

Photobucket

Depois desta longa viagem, nossa caravana chega enfim a seu destino, a cidade chinesa de Xi'an, de 7 milhões de habitantes e bastante dinâmica, onde foi construído o primeiro satélite espacial chinês assim como seu foguete de lançamento. Foi a capital da China na época da dinastia Qin, que deu o nome ao país e também da dinastia Han, época na qual partiu o general Zhang Qian, que "abriu" a Rota da Seda no século II aC.
Photobucket

Nela viveu Shihuang, o primeiro imperador, aquele que unificou a China com mão de ferro (ou de bronze, que era o material usado para fazer as armas na época...), que construíu a Grande Muralha (unindo as muralhas já existentes que protegiam o país dos nômades do post anterior) e também aquele que queimou todos os livros religiosos e filosóficos... e que, apesar de buscar desesperadamente a imortalidade, criou a oitava maravilha do mundo, "Os Guerreiros da Eternidade".
Photobucket
"No começo de seu reino, Shihuang mandou cavar e preparar a montanha Li. Depois, quando ele teve em suas mãos todo um império, os trabalhadores que para ela foram enviados foram em número de mais de 700000 ; cavou-se o solo até encontrar água ; nela se fez escorrer o bronze e se preparou um sarcófago : palácios, todas as administrações, utensílios maravilhosos, jóias e objetos raros foram para lá transportados e empilhados e preencheram a jazigo. Os artesões receberam a ordem de fabricar arbaletes e flechas automáticas; se alguém quisesse nela entrar seria imediatamente alvejado. Com mercúrio se fez os cem cursos d'água, le Liang, le He, e a vastidão do mar ; máquinas os fizeram escoar e se transmitirem uns aos outros. No alto estavam todos os sinais do céu ; embaixo toda a disposição geográfica...Plantaram-se arbustos e plantas para que o túmulo tenha o aspecto de uma montanha."
Photobucket

O texto acima é um escrito antigo que se referia ao primeiro imperador da China, no entanto nenhuma evidência existia para comprovar sua veracidade...até 1974, quando um fazendeiro da cidade de Xi'an, cavando um poço encontrou cabeças e corpos em tamanho natural de soldados em terracota. A continuação das escavações trouxe à luz a maior descoberta arqueológica do século XX, a reprodução de um exército inteiro armado e em posição de combate, espalhadas em 3 fossos contendo 7000 soldados, cavalos que puxavam carroças de combate, cavaleiros e estátuas de terracota.

Photobucket

Segundo os historiadores a finalidade deste exército seria a de proteger o imperador do lado de lá, pois segundo as crenças da época existiam 2 almas, uma celeste e uma terrestre, e esta precisava de tudo que a pessoa possuía na Terra para poder continuar após a morte. Estes guerreiros teriam sido montados um a um a partir de módulos que eram combinados de modo a formar soldados, oficiais, generais, todos com os apetrechos dos verdadeiros soldados. E apesar de terem sido constituídos a partir de módulos padronizados todos tem um rosto diferente (eu vi alguns na exposição da Pinacoteca de Paris e realmente eles são muito expressivos, parece que estão vivos).

Photobucket

A continuação das escavações se aproximando do túmulo do imperador revelou a presença de outros fossos, no primeiro foram encontrados pedaços de armaduras de pedra (numerados, o que permitiu sua reconstituição), na seguinte 11 estátuas de acrobatas mostrando que o soberano levava também os espetáculos que apreciava, um outro fosso com funcionários que foram identificados graças às suas ferramentas de trabalho como escribas e cocheiros. E a descoberta mais espetacular foi um fosso contendo pássaros de bronze - cisnes, gansos, pousados sobre o que seria um curso d'água fictício e também 15 estátuas representanto músicos tocando seus instrumentos.


Photobucket

Atualmente as escavações avançam com muito cuidado, pois as peças que foram desenterradas reagiram com o ar e começaram a rachar. O sarcófago do imperador também não foi aberto, pois as autoridades acreditam que ainda não existe uma tecnologia disponível para fazê-lo com segurança.

E é aqui em Xi'an, diante da oitava maravilha do mundo, que encerramos esta série "Rota da Seda" e nossa caravana se desfaz. Claro que o assunto não está esgotado, muito pelo contrário, de vez em quando voltarei a ele. Muito obrigada a todos que nos acompanharam nesta aventura virtual por épocas, paisagens e culturas tão diferentes...e bom retorno !



Update 05/08/2008

O nosso amigo Ruben do blog "O Sítio do Ruvasa", visitou em Xi'an o lugar onde os "Guerreiros da Eternidade" estão enterrados e os descreve em seu post "O Arqueiro do Imperador Qin".

Veja um vídeo sobre o assunto aqui.

Update 08/08/2008

Veja aqui um diaporama em tamanho grande com as fotos de Xi'an tiradas pelo Ruben do blog "O Sítio do Ruvasa", que ele teve a gentileza de nos enviar.




Alto da Página