sábado, 9 de agosto de 2008

Pela Beleza do Gesto



Photobucket


Les J. O., c'est parti! Assisti à cerimônia de abertura e achei lindíssma, gostei muito daqueles quadros sobre a história milenar da China, principalmente aquele sobre a Rota da Seda...reconheci muita coisa que descobri escrevendo esta série como por exemplo a lenda chinesa da criação do mundo, quando eles mostraram o dragão e a fênix :



Photobucket



"Um ovo se quebra para formar o céu e a terra. Do seu interior saiu Pangu, um gigante qua não vai cessar de crescer durante 18000 anos. O céu redondo, é cada vez mais vasto, a terra, quadrada, cada vez mais ampla, enquanto Pangu modela vales e montanhas com a ajuda de um dragão, uma fênix, uma licorne e uma tartaruga negrq. Quando ele morreu, seu sangue formou os rios e os oceanos. De seus olhos surgiram o sol e a lua. De seu sopro, os quatro ventos e de sua voz, o trovão. Os parasitas de seu corpo são os ancestrais da raça humana..."



Photobucket



Também gostei do quadro das dinastias...nomes como Xia, Shang, Zhou, a época das "Primaveras e Outonos", ou dos "Reinos Combatentes", Qin (a do primeiro imperador que fez os "Guerreiros da "Eternidade"), Han (que deu o nome à etnia mais numerosa do pais e que abriu a "Rota da Seda") me vieram à mente quando o vi. Mas como minhas pesquisas sobre o país pararam na época da abertura da "Rota da Seda", não sei muito sobre as épocas seguintes...Para os que se interessarem à história chinesa, uma visão geral em português pode ser vista aqui.



Photobucket



E o quadro sobre Confucius, então...ele viveu na época dos "Reinos Combatentes" e forneceu aos chineses fundamentos de moral para guiar a conduta dos "homens de bem", pois segundo ele, se houver ordem em cada um, a sociedade toda estará em ordem e o país também. Não conheço bem sua filosofia nem poderia resumi-la aqui em poucas linhas, mas com o taoísmo e o budismo são as doutrinas mais seguidas na China. A cada governo tirânico, seus ensinamentos eram banidos, como foi o caso durante o Primeiro Império quando os livros que os continham foram queimados e da "Revolução Popular" de 1949, mas sempre voltam a ser valorizados, a prova está neste quadro da abertura dos J.O.



Photobucket



E em relação aos J. O., não sei quanto a vocês, mas eu os adoro...Pois é, sei que hoje em dia eles estão contaminados pelos interesses políticos e financeiros, que os atletas se dopam para alcançar os records, que existem falcatruas por trás das competições. Mas na minha visão de simples expectadora eles exprimem o ideal de Pierre de Cobertin, que é a fraternidade das nações em torno das competições. Porisso o "Jardin", que chegou à China pela "Rota da Seda" vai segui-los de perto em uma série eventual intitulada "Pela Beleza do Gesto", que é uma homenagem aos atletas que se sacrificam e treinam com afinco para disputar as medalhas e honrar seu país. E "Força Brasil"!







Alto da Página

11 comentários:

Anônimo disse...

Maria Augusta. Lembrei-me o tempo todo de você, enquanto assistia encantada à Abertura magnífica das Olímpiadas!
E, também como você, sei que existem muitas reflexões que teremos que fazer sobre os interesses ocultos, sobre os bastidores, sobre os demais conflitos em jogo nesses eventos colossais.
Mas, como me apraz ver os atletas, tentando se superar, tentando levar medalhas aos seus países! Enfim...Quero acreditar qua existe um verdadeiro congraçamento das nações, através do Esporte. Torço para cada esportista, em qualquer modalidade, de qualquer país.
Gosto muito de esporte e adoro ver os Jogos Olímpicos...O resto, depois a gente conversa sobre, em outros momentos...rs
Beijos!
Dora

Luiz Santilli Jr disse...

Foi festa de ET!!!!

Sempre achei que os chineses são extra-terrestres, agora estou certo disso!

Mudando um pouco de foco, queria convidá-la a postar uma flor, no fim do domingo!Veja o porquê!
Desde já declaro que ficaria muito honrado com sua participação.

Estou tentando fazer uma blogagem de flores!
Não há quem não goste de flores!
Será do tipo do blog americano SKY WATCH FRIDAY, apenas que o objetivo deste meu blog é mostrar as flores de cada um!
Até já tem uma linda flor postada, de nossa amiga Denise!!
Veja se topas brincar junto, vendo as instruções em:

TODAY'S FLOWERS.

Abraço

Luiz Santilli Jr disse...

Que boa lembrança me fêz!
Sou tão desligado que nem me lembrava disso, apesar de minha filha Dani ter me avisado que fará uma almoço para mim!
É que agora sou mais avô do que pai!
Mas me esforço para não ser avô bobo!
Meu neto é lindo, vou te mandar por e-mail uma foto dele!
Então você ma fala!

Abraço e obrigado pela lembrança!

Celia disse...

Eu tambem fiquei encantada com as varias apresentacoes da abertura dos jogos. Estou acompanhando tudo na medida que posso. Adoro esporte, dai... Bom domingo querida. Bj

Ruvasa disse...

Viva, Maria Augusta!

Os seus posts são sempre... os seus posts. Inconfundíveis.

Bem, como sabe, o budismo não será propriamente uma religião, mas sim uma filosofia de vida. Tal como o confucionismo (não supor que se trata do "confusionismo", que isso é uma história em que cada vez mais nos querem meter...) e o taoísmo. Filosofia de vida pela qual me sinto muito atraído, mesmo sabendo que todas as filosofias são muito dignas e procuram o Bem Supremo do Homem, embora as veredas do caminho para lá chegar sejam, na maior parte do percurso, de tal modo estreitas, escuras e cheias de escolhos, que um "pobre de Cristo" nelas se perde de forma irremediável.

Quanto aos J.O. e sua abertura só não me surpreenderam, porque surpreendido - chocado mesmo! - o fui em 2006, quando lá estive. A sensação é indiscritível.

A respeito deles e do que fazem e farão, a minha verdade é que não vão precuisar de disparar um só tiro para dominarem o mundo. A médio/curto prazo.

Pela sua extraordinária capacidade de realização, fico descansado, porque, na verdade, ela é inultrapassável. Pela organização política que os mantém dentro de baias que ninguém quer para si, aí já me inquieto muito. E a minha inquietação fortelece-se ao constatar - pela experiência que a vida nos vai dando - que dificilmente uma tal sociedade tão desmesurada, possa ser razoavelmente contida em limites aceitáveis de outra forma.

Tenho, desde que lá estive, quanto à China, ao conjunto do seu povo e das respectivas "performances", uma relação que talvez possa sintetizar no binómio atracção/repulsa, amor/ódio.

Contraditório? Talvez. Aquela massa humana permite tudo.

Abraço

Ruben

Luiz Carlos disse...

Grande achado o seu blog!!!!

ainda bem que o achei a tempo de poder apreciar as beleza das suas palavras...

parabéns, fuça lah no meu cantinho tbm e tente me descobrir um pouco...

http://silogismojuridico.blogspot.com/

Anônimo disse...

Maria Augusta, se eu não lesse também os comentários dos seus leitores, eu acabaria por repetir exatamente o que disse a DORA: lembrei-me de você quando da abertura das Olimpíadas.
Na minha opinião foi uma das, se não a mais bonita cerimônica de abertura de uma competição esportiva, incluindo Copas do Mundo.
Beijos, ótimo domingo. FELIZ DIA DE TODOS OS PAIS.

Maria Augusta disse...

Dora, concordo com você, hoje em dia tudo está "contaminado" pelos interesses financeiros, temos que procurar o lado bom das coisas e nos focalizar nele, senão não teremos nada para curtir.
Um grande beijo.

Luiz, vou postar uma flor para o Today's Flower. Quanto ao seu neto, ele é realmente uma fofurinha, parabéns e obrigada por me ter enviado a foto. Espero que tenha passado um bom Dia dos Pais.
Abraços.

Célia, sei que você gosta de esportes e incentiva a Lívia em suas atividades esportivas, acho muito legal.
Um beijo grande.

Maria Augusta disse...

Ruben, eu também sempre fui fascinada por estas filosofias orientais, li muito a respeito, pratiquei tai chi chuan e yoga. Quanto à demesura chinesa, concordo plenamente que é assustadora...Um abraço.

Luiz Carlos, seja benvindo e volte sempre. Um abraço.

Adelino, foi realmente uma cerimônia lindíssima, né?
Espero que tenha passado um bom Dia dos Pais.
Um abraço.

Isabel Filipe disse...

Como sempre um post cheio de ´História e ensinamentos.

Não cheguei a ver o espectáculo de abertura, mas pelo que todos dizem e pelos bocadinhos transmitidos aqui e ali ... sei que foi fenomenal.


beijinhos e boa semana

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

E nós perdemos a abertura, nao estávamos em casa;(
Mas estamos de olho para uma reprise.

O nosso atleta Daniel está de olho em tudo por aqui com muito interesse.

Eu também estou com você em aplaudir os atletas. Há tantas histórias...mas também há aqueles que nao se deixam levar e nem contaminar.

Boa semana grande abraco