quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Blogosfera : O Sétimo Céu ?

O "Jardin Éphémère" vai completar um ano dentro de um mês. E como todo aniversário, traz consigo uma lista de balanços e questionamentos. E eles começam pelo próprio ato de blogar em si e o que ele traz à nossa vida. No meu caso, um lado positivo é que blogar me permite de manter o contato com meu país e seu povo diariamente. O outro lado da moeda é que muitas vezes não tenho tempo para preparar um post para respeitar a freqüência de atualização que me impus, ou para visitar os outros blogs, e isto me angustia.

Mas como são os outros blogueiros? Será que eles tem as mesmas interrogações, as mesmas razões para blogar, o que eles procuram quando visitam outro blog? O conteúdo, ou o diálogo com a pessoa atrás do texto? Será que eles se revelam totalmente ou criam um personagem para blogar?

Diante de todas estas perguntas, hoje vocês tem a palavra, pois vamos fazer uma brincadeira. Respondam ao questionário abaixo, escolham quantas opções quiser para cada pergunta, as respostas são anônimas. Claro que o resultado não tem valor estatístico pois é limitado aos visitantes deste blog, mas nos permitirá de ter uma idéia se somos um blogueiros típicos ou diferentes dos outros.












Teria várias outras questões, mas fica para uma outra vez. Obrigada por ter participado da brincadeira, olhem de novo daqui a alguns dias para ver como os resultados evoluíram, e para saber se você é ou não um blogueiro típico...



Alto da Página

30 comentários:

Lunna Guedes disse...

Boa noite caríssima...
A noite está linda por aqui - o assunto é curioso e engraçado ao mesmo tempo. Tenho blogs faz muito tempo - o Acqua é o último até então, dentro os vários que inventei. No começo era uma brincadeira realmente. Apenas para treinar a língua portuguêsa que por não ser o meu idioma, corria um sério risco de ser esquecida. Depois foi se tornando um hábito gostoso e hoje é praticamente um trabalho (rs).
Minha vida está nos blogs que tenho, já que minha vida basicamente são palavras e literatura.
Mas ando sentindo saudades do tempo em que as pessoas "blogavam" sem ver nos blogs um meio de ganhar dinheiro - como se fosse um diário virtual ou algo assim.
Beijos aí...

Luiz Santilli Jr disse...

Maria Augusta

Antes tinha no máximo cinco comentários por post!
De repente, e você foi uma das que divulgou meu blog, comecei a ter um aumento brutal de visitas.
Hoje tenho sempre uma média de comentários superior a 20 por post!
E todo dia recebo cerca de 5 novos visitas.
Tive até que me organizar para não me perder! O Virus no meu computador me atrapalhou um bocado, pois fiquei quese dez dias sem força total, usando o notebook de minha filha.
Hoje blogar é parte de minha vida. como trabalho no computador, fica fácil tirar umas horas por dia e blogar.
Por exemplo: blog comigo agora:
OS GORDOS TAMBÉM MENTEM.
Beijo

Anônimo disse...

Maria Augusta,

ótima idéia. Essas questões de saber quem, ou como é, o outro blogueiro? o que pensam? e como agem? são perguntas que me faço.
Os seus questionários estão estimulantes e são totalmente pertinentes!
Vamos aguardar o resultado.
Parabéns pela iniciativa, e pelo "quase" um ano de vida.

Ví Leardi disse...

Maria Augusta,muito oportuno este quetionário...tenho me perguntado muito do quanto "blogar" vale apena e porque..no meu caso as minhas pesquisas me encantam e enriquecem... ver o post pronto e escolher as cores , uma terapia...as novas "amizades" são gratificantes...mas...traz junto uma certa angústia, que não acho saudável...as prioridades se confundem um pouco...os exercícios tão necessários diminuem...as horas de sono também em fim acho que como com tudo ..precisa de muitaaaa... disciplina....mas o saldo é positivo...estimula a mente,intriga te faz pensar,tentar descobrir o outro... um puzzle.
É bom...por isto aqui estamos...continuemos...

{:jOs

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta:

Adorei essa iniciativa,
há questões muito pertinentes para os blogs, questões de reflexão que merecem serem feitas.

Vou acompanhar a votação.

bjs.

Ju gioli

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta,
fiz referência da sua postagem no blog.

bjs.

Ju gioli

... disse...

Ola, Maria Augusta.
A pesquisa é boa para todos que participam.Boa idéia.
ab.

sonia a. mascaro disse...

Leio sempre os seus comentários no Varal de Idéias mas nunca havia comentando em seu blog, embora já tenha visitado você algumas vezes. Seu blog é muito interessante e do maior bom gosto! Parabéns também adiantado pelo aniversário do seu blog!

Gostei do questionário, pois é muito interessante saber o que os outros blogueiros pensam. Se tiver tempo, dê uma passada no Leaves of Grass. (Meu blog é escrito em inglês porque cerca de 90% dos meus visitantes é de língua inglesa. Explico: comecei a blogar visitando blogs do exterior e só escrevendo em inglês é que eles iriam me entender). Abraços!

Flavia disse...

Eu só consegui responder uma questão, mas pode ser problema da minha conexão então tento outro dia.

Eu blog já a uns 4 anos, comecei em 2003 e não parei mais, o que gosto é de compartilhar com outras pessoas a minha vida, o que penso e o que sinto, do mesmo modo procuro blogs que me passem isso, onde sinto que posso interagir com a pessoa.

Estou de volta em novo endereço

bjs

Anônimo disse...

Lunna, uma das razões pela qual comecei a blogar também foi para não perder a capacidade de escrever em português. Realmente, como você é escritora e poeta, o blog é um veículo importante para tua atividade. Um beijo.

Santilli, teus blogs estão em fase de crescimento, é muito bom. Mas acho que não se deve crescer demais se quisermos dedicar uma atenção individualizada a cada um dos nossos visitantes. Mas que blogar é muito bom, lá isto é.
Um abraço.

Eduardo, estava curiosa para saber as razões para blogar de cada um. Vou fazer um post especial para o aniversário dia 20 de março. Abraço.

Maria Augusta disse...

Ví, você tem razão, as amizades que fazemos são gratificantes e intelectualmente é maravilhoso blogar. Mas é tão bom que precisamos ter disciplina e não negligenciar outras ações de nossa vida para fazê-lo.
Um beijo.

Ju, acredito que estas questões de reflexão são comuns a todos os blogueiros, porisso acredito que o resultado do questionario deve ser interessante. Muito obrigada por tê-lo divulgado com tanto destaque no teu blog. Um beijo.

Fernando, obrigada, apesar da amostragem ser pequena em relação à blogosfera em geral, o resultado deve ser interessante. Um abraço.

Maria Augusta disse...

Sonia, fico contente por receber tua visita, eu também te conhecia do Varal. É uma boa idéia blogar em inglês, assim você pode receber visitas do mundo todo. Vou visitá-la em breve, espero que volte sempre ao "Jardin". Um beijo.

Flávia, você está de volta, que bom. Quanto às questões, sei que são "pesadas" para carregar, tentei diminuir o "peso" da página deixando só dois posts nela, mas talvez ainda não seja suficiente dependendo da conexão. Um beijo.

Aninha Pontes disse...

Uia, que boa idéia essa do questionário.
Maria Augusta, já me angustiei tambem quando não podia postar com regularidade. Agora, penso que apesar do prazer que é blogar, tenho outras coisa importantes, e, portanto, devo estabelecer prioridades.
De nada me adianta ficar aqui, visitando, passeando, comentando, quando preciso trabalhar e sobreviver.
Já visitei muita gente interessante, que chego clicando em comentários também interessantes, só que basta me sentir falando sózinha, que deixo prá lá.
Tenho muitos amigos, e preciso dar atenção à eles que me dão prazer, logo não vou perder tempo, com quem também não me visita e me deixa falando sózinha.
Muito interessante seu post.
Valeu até como reflexão.
Um beijo

Anônimo disse...

Maria Augusta, gostei dessa sua pesquisa. Quanto à sua angústia, saiba que é igualmente a minha. Nem sempre conseguimos postar com freqüencia e menos ainda visitar tanto quanto gostaríamos. Bom, digo aqui o que venho dizendo sempre: quem gosta dos nossos blogues visita independente de receber visitas, pois gosta do conteúdo do blogue. Muitas vezes visito um blogue e na pressa não comento. Claro que sempre procuro comentar, mas as vezes a caixa de comentário demora demais para abrir e desisto de comentar. E também tem vezes que não visito ninguém por ter outras prioridades. Vida de blogueiro não profissional é assim mesmo...rs. Bom final de semana, querida.

Anônimo disse...

Guta...Comecei com o Blog, por idéia de um amigo que gosta de carros como eu. Só que não fico restrito a informações únicas de veículos, tem literatura, humor, vídeos e cinema, além de outros assuntos, mas a base é autos e motos, levando a quem gosta as últimas informações da área. Abçs e vamos esperar a festra de aniversário.bjs

Anônimo disse...

Guta,
Olha eu aqui...estava super desanimadinha, por isso entrei dentro do casulo por uns 2 dias rs.
Gostei dos testes e pelo q vi sou normal igual a todos rs.
Amore eu entendi sim, vc tinha visto soh a gif preta nao é mesmo? Mas pra te dizer a verdade, a primeira q fiz foi a rosa, qyadrada, e depois a preta pq reclamaram do rosinha...rs

Uma beijoca

Meire

Anny disse...

Oi Maria Augusta:
Sempre vejo seus comentários no Varal. Hoje com o incentivo do Eduardo, vim para uma visita. Gostei do seu blog. Lindas fotos.
Quanto a blogar, comecei porque passava muitas horas na internet. Achei melhor fazer alguma coisa mais produtiva, conhecer pessoas e idéias. Dividir um pouco do que sei e aprender muito mais. Adoro ser blogueira. Gosto de pesquisar assuntos novos. Visitar novos blogs também é muito bom. Então até mais.

Unknown disse...

Maria Augusta, parabéns pelo aniversário do blog e pela excelente idéia desse quiz pros blogueiros. Muitos anos pela frente pra vc! :)

Anônimo disse...

Mario, eu também não associo visitar, ser visitado e comentar. Mas considero a caixa de comentários a sala de visitas do blog, e a troca de idéias que nela ocorre é uma das coisas mais gratificantes do ato de blogar. Um abraço.

Betho, teu blog é muito interessante, vou te linkar. O aniversário do "Jardin" é dia 20 de março. Um abraço.

Meire, que bom que você melhorou e "saíu do casulo". Então vou deixar a gif preta mesmo na chamada para a coletiva. Beijo.

Anônimo disse...

Anny, obrigada pela visita, o Eduardo sempre nos ajudando, é um amigão. Também acho blogar produtivo, não deixa de ser uma criação ou um testemunho, né?
Um abraço.

Lucia, que bom receber tua visita. O aniversário é dia 20 de março, mas as reflexões devido à sua chegada já começaram. Um beijo.

Anônimo disse...

Bom dia querida, vim dar uma olhadinha na votaçao.

Bjs

Aninha Pontes disse...

Também voltei para ver a votação.
Beijos

Anny disse...

Oi Maria Augusta:
Pois é. Muito bom ter uma resposta sua. "Blogs são conversações". Nada mais gratificante do que ver seu comentário ser respondido, certo? Tem gente que não pensa assim. Então...
Bjos.

Unknown disse...

Maria Augusta, muito boa sua idéia, com certeza vai tirar dúvida de muita gente. Ao final, dará um post super interessante, vou acompanhar..

Um beijão querida...

Anônimo disse...

maria,

a blogsfera é assimzinha, mesmo... para cada santa maria augusta que encontramos, existe uma porção de gente estúpida, maldosa, vil. para sorte de nós, seus leitores, podemos visitar este seu jardim que é um oásis de água fresca e boa sombra no escaldante deserto de idéias que arriscamos atravessar cada vez que nos aventuramos pela blogsfera.

o meu blog, que começou no blogger e migrou para o wordpress, também tem pouco mais de um ano. ele começou em jul/06 como um teste, mas só em dez/06 é que dei realmente a partida. ele se tornou quase diário e, hoje, a frequência das postagens não é das melhores, embora eu procure selecionar o nível do que publico. no início, a intenção era falar de política, música, literatura, comidas, enfim, coisas amenas. com o tempo, as circunstâncias e afazeres outros (nem todos os blogueiros são pessoas desocupadas, não é?) me fizeram chegar onde cheguei. publico, essencialmente, poesia que eu chamaria de circunstancial, pois sempre tem a ver com o momento que estou vivendo, ou que o país está vivendo. portanto, ele não deixa de falar de política.

existem vários outros aspectos da blogsfera que podem ser abordados em pesquisas e discussões. um deles é a dualidade do real-virtual que acaba se estabelecendo nos posts e nas relações com os visitantes. um outro é a exposição, à qual nem todos estão acostumados, e as consequências dela na vida real de cada um de nós. com a blogsfera, privacidade se torna algo relativo.

onde podemos achar um lugar para discutir tudo isso? só mesmo na própria blogsfera, não é mesmo?... e o seu post contribui para esta discussão. pena que eu não consegui, ainda, ver os resultados da sua enquete. só na hora em que respondi é que eu tive acesso a eles. pelo que percebi, fui o primeiro a respondê-lo.

Celia disse...

Gostei da pesquisa. Eu gosto de postar, mas as vezes o tempo nao da pra fazer com frequencia, e faco o que posso. Um bj

Anônimo disse...

Meire e Aninha, obrigada pelo interesse. Acho que a maioria dos nossos visitantes habituais assim como os que vieram dos blogs amigos já votaram, mas deixarei o questionário até hoje de noite(domingo) e postarei sobre os resultados amanhã. Beijos para vocês e um bom domingo.

Anny, também acho muito gostoso este diálogo com os visitantes, procuro sempre responder aos comentários. Um beijo e bom domingo para você.

Ronald, o resultado apesar de ser limitado(na quantidade mas não na qualidade) aos nossos visitantes nos dará uma indicação se nesses itens somos blogueiros como os outros ou somos atípicos, deve ser interessante. Um abraço e bom domingo.

Anônimo disse...

Gilrang, se na blogosfera existem pessoas vis e mesquinhas como você disse, eu até hoje tive sorte e não as encontrei. Pelo contrário, conheci pessoas geniais.
Também não acho que o blogueiro seja um desocupado, geralmente bloga quem tem alguma coisa para dizer e quer compartilhar com outras pessoas, e encontrar tempo para fazê-lo parece ser uma preocupação geral dos blogueiros.
Existem muitos outros aspectos que poderiam ser abordados pela pesquisa, mas não queria fazer um questionário muito longo, e além disto tecnicamente ainda não domino muito bem o widget das pesquisas. E por falar nele, é normal que os resultados só aparecem depois do voto, parece que todos os outros questionários da Web também funcionam assim. Normalmente, agora que você já votou, ele deverá aparecer sempre.
Abraço e um bom domingo para você.

Célia, encontrar o tempo para blogar parece ser um problema comum a todos os blogueiros, né? Um beijo e bom domingo.

Anônimo disse...

Eu blogo bastante (mais visito que escrevo), mas sem deixar minhas tarefas de lado, consigo conciliá-las. Não largo mão principalmente de atividades físicas. Abraços....

Carlos Medeiros....http://grandeonda.blogspot.com

Anônimo disse...

legal, só fiz agora :(
bjs laura
ah! eu adoro blogar, dividir o que leio por ai, o que me incomoda, minhas músicas preferidas... além de ter quem leia meus contos. Adoro. E me faz um bem enorme, saio um pouco da minha solidão diária.