sábado, 9 de fevereiro de 2008

E as Noites de Luar?



Quinta feira última o francês Léopold Eyharts decolou na nave espacial Atlantis em direção à estação espacial internacional para nela instalar o laboratório europeu Columbus.

Pois é, a conquista espacial volta às manchetes. Nada mais natural pois os Estados Unidos resolveram enviar novamente homens à Lua antes do horizonte 2020. Desta vez a corrida não acontece mais somente entre os astronautas dos EUA e os cosmonautas da URSS, mas os novos concorrentes são a China (com seus taikonautas), o Japão, a Índia, além da Europa (com os espaçonautas).



Esboço do novo módulo de exploração a ser colocado na órbita lunar. Há lugar para quatro astronautas


Diante das reticências do povo e da oposição temendo o alto custo do empreendimento, ele será estendido por vários anos e outros projetos da NASA serão suspensos para investir na volta à Lua. O conceito proposto tem por base o bem sucedido projeto Apollo, acrescido da experiência adquirida nos últimos anos com as navetes espaciais, mas com diferenças de escala : a tripulação poderia ficar até 7 dias na Lua e seria composta de 4 a 5 pessoas, instalando uma base a ser habitada. Outra diferença é que a nave com o material pesado para a missão seria lançada antes, e o módulo com os astronautas partiria depois, o acoplamento sendo feito na órbita lunar. Deste conjunto sairia o Lander, o módulo que pousará na Lua com os integrantes da missão.


Esboço da base lunar a ser construída a partir de módulos autônomos enviados da Terra

O objetivo oficial é fazer testes para uma futura expedição ao planeta Marte, por volta de 2030, e também realizar experiências de física, astrobiologia e outras visando o desenvolvimento da ciência fundamental...mas oficiosamente se sabe que a finalidade é política, os EUA desejam reafirmar sua posição de líder mundial e não podem permitir que outros países o driblem, se instalando na Lua nos lugares mais interessantes antes deles.

Acho tudo isto fascinante e assustador. Fascinante pois apesar de que partir na direção das estrelas, é um desafio para o homem (quando encontrei a espaçonauta francesa Claudine Haigneré fiquei de boca aberta como uma tiete). O lado assustador vem da minha consciência "ecológica". Tendo em vista que os recursos da mãe Terra estão se exaurindo, o ser humano vai querer abrir outras fronteiras de exploração. Já imaginaram se eles começarem a esburacar a Lua na busca de algum minério precioso? Só nos restará as palavras da canção Lunik 9 de Gilberto Gil (vídeo abaixo):

Poetas, seresteiros, namorados, correi...
É chegada a hora de escrever e cantar
Talvez as derradeiras noites de luar.



Veja também :
Vídeo dos primeiros passos do homem na Lua



Curiosidades :

20% da população americana não acredita que o homem foi à Lua
Vídeo contestando a chegada do homem na Lua

Quer fazer turismo no espaço? Uma firma americana já propõe por 200000 dólares uma viagem em um avião-foguete com direito a 15 minutos em gravidade zero...

Fonte das fotos

Música : Assim falou Zarathustra de Richard Strauss



Powered by mp3skull.com





Alto da Página

25 comentários:

Anônimo disse...

maria,

se o seu blog fosse abrigado no wordpress, saberia que o cara da foto que aparece logo depois da nebulosa verde... sou eu!!!...

Lunna Guedes disse...

Oi Maria Augusta, boa noite...
Olha, eu confesso que nunca acreditei no fato do homem ter chegado a lua e quero acreditar que nunca o fará. Se já destroem o planeta com seu atos - fico preocupada em imaginar o que não fará com o universo.
Outro fator que me incomoda é no lixo espacial que existe na atmosfera, mais precisamente na ionosfera (creio eu) com benditos satélites que deixaram de funcionar, entre outras coisas.
Adoro a lua e acho que ela não precisa de nós por lá, ela já nos alcança ao seu melhor estilo.

Ps. O tal vaso quebrado e colado era cópia ou algo assim. Foi adquirido num daqueles leilões de mudança, em que a família mudou-se e vendeu tudo.
O valor dele era sentimental, como quase tudo que temos e são esses os valores mais importantes.
Bom fim de semana para sua alma.

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta

que beleza de post!!!!

o homem deve ser e sonhar sempre.

O mundo sem sonhos seria muito pálido.


bjs.

Ju gioli

Maria Augusta disse...

Gilrang, esta foto é genial, parece que o astronauta está solto, flutuando no espaço...
Um abraço.

Lunna, minha mãe também dizia que era um filme, que os americanos nunca chegaram na Lua. Mesmo alguns antigos integrantes da própria Nasa defendem esta teoria. Pois é, esta história do lixo espacial é lamentável, mas acredito que a mente humana nunca vai aceitar limites, vai sempre querer ir mais longe.
Um beijo.

Jugioli, o espaço sem fronteiras faz sonhar realmente.
Beijo.

Anônimo disse...

Maria Augusta,

fora a beleza do seu post ( imagens, som e texto), fico boqueaberto com o que leio nos comentários. 20% da população americana não acredita. Eu não acredito em pesquisas de opinião. Mas não posso por em dúvida uma declaração como essa aí da Lunna...
Não posso acreditar....
Fico por aqui......


(;-(

Ví Leardi disse...

Que sensacional....e a música de

Odisséia no Espaço...Que maravilha ...parabéns...

Estou com o Eduardo parace mentira que as pessoas desta geração possam achar que é tudo armação...Dificil crer na veracidade das pequisas...Bom mas nada disto invalida o teu lindo post...

P.S Que bom que gosta de surrealismo também sou apaixonada ..achei mais dois um verdadeiro... SONHO...
Mil beijos

Anônimo disse...

essa música será por toda a eternidade ligada à conquista do espaço. bom, do jeito que os ecologistas dizem que o nosso planeta será destruído pelo super-aquecimento, fico a imaginar um número reduzido de privilegiados que poderão um dia pegar uma nave espacial e se mudar para outro planeta, para recomeçar a destruição.

Aninha Pontes disse...

Maria Augusta, como sempre seu post é muito interessante.
Eu ainda fico as vezes surpresa em saber que as pessoas não acreditam na chegada do homem à lua.
Agora, sinceramente, acho que o homem deveria sossegar o facho por aqui mesmo, e tentar corrigir tudo que já destruiu por aqui, ao invés de querer estragar outros lugares.
Acho importante a conquista, mas o homem não dá nem do que tem.
Um ótima semana prá vc.
Um beijo

Maria Augusta disse...

Eduardo, obrigada. A Lunna falou de sua opinião pessoal, achei a porcentagem de 20% dos que não acreditam durante minhas pesquisas. Também achei muito elevada, mas há um documentário que saíu em 2001 dizendo que as imagens mostradas sobre a chegada do homem na Lua são falsas e isto pode ter influenciado muita gente. Um abraço.

Vi, aqui na Europa muitas pessoas também duvidam, mas dá para entender, eles mesmos gostariam de ter chegado na Lua primeiro. Pessoalmente eu acredito piamente que eles foram à Lua, mas a única maneira de comprovar é que alguém chegue lá e veja o que eles deixaram.
Teus posts sobre os surrealistas estão MARAVILHOSOS. Beijo.

Teresa, no momento teu cenario é o que se pode imaginar para o futuro. Mas precisamos ser otimistas, e pensar que aconteça o que acontecer, "o progresso so e válido quando todos podem aproveitar dele", como dizia a SNCF. Um beijo.

Ceci disse...

Maria Augusta, compartilho de seu susto perante o movimento do homem, que vai destruindo tudo em busca das riquezas aparentes, e tornando a vida na terra infernal. Cantemos com Gil, e continuemos cuidar de nosso equilíbrio interior, que este depende de nós. Beijos, amiga!

Anônimo disse...

meu filho, Dan, não acredita que pisaram na lua, eu não sei... hihihi
e aquela música que a Clara Nunes cantava? esqueci, ando com a memória um horror. foi ao espaço tb, lembra?
esta é linda.
bja querida, Laura

Maria Augusta disse...

Aninha, o ser humano é meio predador, faz parte de sua natureza, mas é inteligente também, espero que corrija seus erros aqui e não os repita pelo universo afora. Porque mais cedo ou mais tarde, eles partirão para conquistar outros mundos, isto é certo.
Um beijo e boa semana para você também.

Ceci, estou assustada mas ao mesmo tempo fascinada, gostaria que o homem fosse em direção às estrelas, mas de modo responsável. Será que sonho demais? Mas como você disse, se cuidarmos de nosso equilíbrio interior, tudo será melhor. Um beijo.

Laura, procurei na Internet as letras das músicas da Clara Nunes, ela fala muito na Lua, mas não achei no sentido do espaço ou da ida do homem até lá. Então teu filho também não acredita? Interessante, acho que é porque depois que ele nasceu isto não se repetiu. Um beijo.

Luma Rosa disse...

Eu acredito que o homem não pisou na lua naquela data, posteriormente sim.
Dá uma olhadinha neste link

http://www.afraudedoseculo.com.br/

Anteriormente ao fato, John F. Kennedy mobilizou a nação num discurso simples, surpreendente, concreto, credível, emocional e histórico.

«Acredito que esta Nação se deverá empenhar em alcançar o objetivo, antes do final da década, de colocar um homem na Lua e trazê-lo de volta à terra são e salvo»

Assim que se perduram as idéias que são para sempre. hehehe esse foi um pensamento que li no livro “Made to Stick’ (”Ideias que Vencem”) escrito por Chip e Dan Heath.

Eu diria que demonstrar muito conhecimento sobre algo, diante de uma platéia, você acaba caindo na "Maldição do conhecimento" (veja o nosso presidente - ele consegue alcançar as massas). Se Kennedy tivesse pedido para um cientista comunicar o fato, o discurso seria longo, diria do tempo, do peso, das condições atmosféricas, do gasto em combustível...

E na época quem tinha mais credibilidade para dar veracidade a um fato?

Fiquei embasbacada com as fotos!
Quanto as corridas espaciais, nada mais natural depois da descoberta da explosão atômica. Que isso não acabe com o nosso nióbio e que não fiquem enlouquecidos atrás de construção de usinas atómicas.

Beijus

Anônimo disse...

Pra mim, o homem pisou na lua. Quando eu não sei...rs. Caramba, já destruiram tudo aqui e agora talvez comecem a destruir o resto do universo. Dá arrepio só de pensar. Excelente post, minha amiga.

Anônimo disse...

Para mim o homem pisou si na Lua...Alais eu assisti em diera e preto e branco...
Bjs

Maria Augusta disse...

Luma, no contexto político de guerra fria da época o discurso de Kennedy realmente marcou, e mesmo não tendo visto a concretização de suas palavras, Nixon cumpriu a promessa de colocar um americano na Lua antes de 1970. E eles não tinham direito ao erro, com o mundo inteiro assistindo. E é isto que está pegando atualmente, se as imagens mostradas eram reais ou não...Um beijo.

Mario, também acho que eles chegaram lá. Quanto à destruição, precisamos ser otimistas e acreditar que aprendemos com os erros cometidos aqui. Um abraço.

Meire, o mundo inteiro viu estas imagens na época, e elas foram a prova do sucesso do empreendimento.
Um beijo.

Lina disse...

Humm...
Eu acho as imagens tão artificias, tão extraordinárias para época em que a tecnologia era tão primitiva.

Tantas coisas para se descobrir sobre nosso planeta, tantas pessoas morrendo de fome e eles gastando dinheiro.

Os americanos manipulam tantos fatos, que não me surpreenderia nada, se isso também foi mentira e se daqui 30 anos for mentira novamente.

Beijos Querida.

Anônimo disse...

Acho que o sonho de voar, de ver mundos novos é que move os humanos. A corrida espacial foi impulsionada por isto. E é bom que esteja voltando e despertando novos sonhos.

Anônimo disse...

Ótimo e oportuno o debate. E li com atenção o site sobre as possibilidades de fraude! São tão grosseiras as "falhas" encontradas, que seria um absurdo os Russos na época não terem denunciado... Acho total falta do que fazer, e "espírito anti-americano" querer provar isso. Tem gente que acredita em DISCO VOADOR...e viu!!!

Que continuem com suas crenças!Não muda nada!

Abçs

Maria Augusta disse...

Lina, verdade que há muita coisa para se ver e fazer aqui mesmo na Terra, mas faz parte da natureza humana querer sempre ir mais longe. A maioria das fotos mostradas aqui são mais recentes, são das missões com as navetes espaciais, desculpe, não coloquei as legendas.
Um beijo.

Lino, é verdade que partir para as estrelas faz sonhar...Um abraço.

Eduardo, também apreciei a polêmica e o debate que este post causou com opiniões acaloradas e discordantes. Também acho que os russos teriam denunciado se tivesse havido uma fraude, mesmo que tecnicamente pode ter sido mostrado um filme feito em estúdio, isto não quer dizer que eles não estiveram lá. Abraços.

Celia disse...

Maria Augusta muito bom seu post. Que diria que um dia o homem iria a lua, e agora esta ai sim, a realidade. Um beijo

Luiz Santilli Jr disse...

A conquista do espaço está inserido no DNA da raça humana.
Pode haver mil razões contra esses gastos, ou as vantagens políticas da vanguarda nos domínios do universo!
A verdade é que o "homo sapiens" sabe que sua vivenda vai se exaurir, que é tudo uma questão de tempo, mais dia menos dia a terra ficará inabitável e nada se pode fazer contra isso, pois o aumento da entropia é uma lei pétrea da natureza!
Não há reversão para isso!
Dai essa busca frenética pelo escape, que será a única forma de preservar a raça humana!
Será a Arca de Noé antes do colapso final!

Santilli

Luiz Santilli Jr disse...

Só me esquecí de um comentário:
não me espanta que 20% dos americanos não acreditem na ida do homem à lua, pois, 90% dos americanos acham que a terra tem menos de seis mil anos!!!!
Que ela começou realmente em Gênesis!!!

Luiz

Karina disse...

Toda grande descoberta ou grande experiência nos deixa de certa forma desconfiados, temendo suas consequências. Estamos aqui pra evoluir, mas confesso que fico impressionada com a quantidade de recursos destinadas para esses e outros projetos, enquanto muitos ainda morrem de fome pelo mundo afora.
Mesmo assim, não deixa de ser fascinante. :)
Bjks

Maria Augusta disse...

Célia, obrigada pela visita, no domínio tecnológico é realmente uma grande façanha. Um beijo.

Luiz, gostei da definição " A Nova Arca de Noé"...o único problema é a escolha dos que serão eleitos para embarcar nela, e qual o critério para selecioná-los, no mundo atual não seriam baseados em valores morais, mas na conta no banco. Concordo que esta ânsia de ir mais longe a qualquer preço faz parte da natureza humana. Um abraço.

Karina, você tem razão, cada grande avanço da humanidade é feito em detrimento de outras necessidades mais humanitárias. Mas sempre foi assim e sempre será, e o homem vai continuar seu progresso em direção às estrelas sem ter resolvido este problema aqui. Nos resta apreciar o lado fascinante, que é fantástico.
Um beijo.