segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Blogosfera : O Sétimo Céu Mas...


Como prometido, vou comentar aqui o resultado do quiz do post anterior. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos que participaram da brincadeira, deixando seus votos e comentários*. Calculo que 37 pessoas votaram (resultado de domingo dia 24 à meia-noite), com um total de 178 votos, a quantidade não permite uma validação estatística do resultado, mas nos dá as tendências dos sentimentos e comportamentos dos blogueiros que nos dão o prazer de sua visita.


Agradeço especialmente à Jugioli e ao Eduardo pelas chamadas colocadas no Só Poesias e Outros Itens e no Varal de Idéias convidando para participar do questionário. Este gesto é um dos aspectos positivos da blogosfera, esta rede de apoio e solidariedade mútua, que entra em cena em situações como esta ou em blogagens coletivas. E por falar nelas, vamos aos resultados, vou falar das 2 opções mais votadas de cada questão..


Na pergunta sobre a participação em blogagens coletivas, 53% responderam que participam se o tema é motivante, e 33% não participam. Nos comentários, não houve referências a este assunto.


Sobre as razões para blogar :


41% respondeu que bloga porque gosta de escrever e 30% porque gosta de compartilhar seu trabalho com outras pessoas. A opção fazer amigos foi menos votada, acredito que é porque isto é mais uma conseqüência que um objetivo para o ato de blogar. Esta pergunta foi a que trouxe mais reações nos comentários, mostrando algumas tendências diferentes :


"...Gosto é de compartilhar com os outros o que penso e sinto..."


"...Porque quero dividir com os outros o que sei e aprender muito mais..."


"...As minhas pesquisas me encantam e me enriquecem..."


"...As novas 'amizades' são gratificantes..."


"...No começo era uma brincadeira...depois se tornou um hábito gostoso e hoje é praticamente um trabalho (rs)..."


Nestes exemplos deu para sentir 3 tipos de blogs : os que falam do cotidiano do blogueiro, os que resultam de pesquisas e os que são um veículo de trabalho para o autor. Acho que o "Jardin" se situaria entre o primeiro e o segundo tipos.


As questões sobre a freqüência de postagem (onde a inspiração com 39% e o tempo com 29% foram os mais votados) e sobre as visitas aos outros blogs (50% visita de 0 a 10 blogs por dia e 33% de 11 a 20) foram às mais ligadas nos comentários às angústias do blogueiro e à palavra prioridades :


"As prioridades se confundem um pouco...precisa de muuiitaaa disciplina..."


"Já me angustiei também quando não podia blogar com regularidade...devo estabelecer prioridades...


"...Eu gosto de postar mas às vezes o tempo não dá..."


"...E também tem vezes que não visito ninguém por ter outras prioridades..."



A questão sobre os memes tipo "award" indicaram que 29% gostam de recebê-los apesar dos problemas na escolha das pessoas a quem oferecer e à integração no template e 25% não gostam de receber. A pergunta sobre os memes tipo "desafio", acho que foi mal formulada, pois houve uma grande concentração (68%) na resposta "Aceito se o assunto é interessante", e na verdade era a única resposta viável neste caso.


Houve também comentários surpreendentes :


"...Existe uma porção de gente estúpida, maldosa, vil...". Talvez, mas até hoje tive sorte e encontrei pessoas geniais, e não digo isto para agradar, é verdade.


E a conclusão, levando em conta tudo isto? Vale a pena? Nos comentários, algumas pistas :


" E todo dia recebo 5 novas visitas...Blogar faz parte da minha vida..."


"...mas o saldo é positivo...estimula a mente, intriga, te faz pensar, tentar descobrir o outro, um puzzle..."


"Minha vida está nos blogs que tenho, já que minha vida são palavras e literatura..."


"Tenho muitos amigos..."


"Adoro ser blogueira".



Pessoalmente também acho que vale a pena, que os posts são como uma produção que oferecemos, mas concordo também com a opinião geral que é preciso estabelecer prioridades, senão blogar por ser tão estimulante acaba por viciar.


Existem muitos outros aspectos que não foram abordados neste questionário como a monetização dos blogs, a troca de links, ou ainda a privacidade na blogosfera. A idéia está lançada para alguém que quiser continuar o debate, de vez em quando é bom se deter para fazer uma auto-análise, não é mesmo?




*Importante : Certamente vocês reconhecerão os trechos dos comentários de sua autoria. Se acharem que o contexto no qual estes trechos foram usados neste post não estão coerentes com o que queriam dizer, é só avisar que corrigimos, tá?

22 comentários:

Cris disse...

Oi Maria,

eu votei mas não comentei, eu sou uma coisa mesmo! huauhahu

Estava curiosa para ver o resultado oficial! Foi bem de acordo com o que eu respondi. Foi um trabalho muito legal esse, parabens!

Tenho uma pergunta.. o que é um meme? Todo mundo esta usando essa palavra nos blogs...

beijao e otima semana

Anônimo disse...

Maria Augusta,

muito bom! Gostei do resumo e conclusões tiradas das respostas e comentários. Valeu.
Como disse ainda tem material para ser explorado.

Abçs e boa semana!

Anônimo disse...

Guta, gostei da pesquisa, com ela entendi que nao sou "anormal" ou "viciada". Percebi que sou igual a maioria dos blogueiros.

Bjs

Ví Leardi disse...

Maria Augusta...
inteligente e oportuno o teu resumo da ótima pesquisa...mesmo com este número relativamente pequeno de votos deu bem para sentir a tendência destes blogueiros...
Um grande beijo e ótima semana.

Luma Rosa disse...

Quando se bloga por que gosta não tem que impor regras, mas se faz disso uma necessidade, passa a entrar nos hábitos cotidianos. Muita gente bloga achando que está falando com as paredes, porque não recebe comentários, mal sabe que aqui na blogosfera existe uma espécie de voyerismo. Os blogs permitem uma espécie de big-brother, de uma camada social variada de pessoas comuns, existe queira ou não uma troca de informações, mesmo que visuais.
Alguns divertem, outros escrevem sobre assuntos sérios, sobre histórias reais ou imaginárias, sobre vivências comuns ou completamente distintas. Por vezes, você comenta e noutras vezes, é apenas um silencioso.
Não importa os motivos por que bloga, se por descrever situações passa por momentos de reflexão ou porque automaticamente descreve situações, emoçoes e revela estados de espírito, sendo transparente ou não. Decerto que ao reler o que escreveu, se fez entender, muito mais que pelas palavras escritas mais pela mensagem que decifrou e recebeu em troca cumplicidade e semelhança. Há emoçoes que só se escrevem no papel.
Boa semana! Beijus

Aninha Pontes disse...

Genial.
Gostei da pesquisa e do resultado.
É muito bom, a gente parar e pensar no que está fazendo, porque e como está fazendo.
Você nos deu esta oportunidade.
Um beijo querida.

sonia a. mascaro disse...

Ótimo os seus comentários e resumo do resultado da pesquisa! Concordo que é preciso estabelecer prioridades. Importante é também não ter OBSESSÃO pelo número de comentários que se recebe, pois senão blogar passa a virar uma competição, o que na minha opinião desvirtua e prejudica o sentido da comunicação. Muitas vezes na vida, menos é mais!
Beijos!

sonia a. mascaro disse...

Voltei porque me esqueci de dizer que gostei da sua sugestão para a nova pesquisa, ou seja, a privacidade na blogosfera. Sugiro também o tema tão discutido hoje em dia, sobre os "direitos autorais". Bjs.

... disse...

Bom trabalho.
Tenho visto muitos blogs regularmente, alguns de alta qualidade outros fracos.
Sempre os fracos, mostram uma falta de orientação no objetivo a que se propunham. Eles misturam emoções e vira uma bagunça.
Essa sua idéia da pesquisa, como diz o Grande Chapa,Mesmo(E.P.L.)pode levar a boas descobertas.
bj.

Cris disse...

Pois é... é xml, cometi um errinho! =)

O problema é que raramente eu acho um template que me agrade, isso pq eu sempre quero algo bem diferente e original. O que me obriga a fazer mudanças drasticas nos layouts, mas com o tal xml, ando errando a mão! =) Adoro o layout que coloquei, mas esta dando muitos errinhos. Vou ter que catar outro... mas isso não é tarefa facil! Vou dar uma olhadinha no site que vc recomendou.

Beijao e otima semana!

Anônimo disse...

Muito interessante a pesaquisa e o seu resultado. O blogar já se integrou à vida de muitos, por diversão, acho eu, na maioria das vezes.

Anônimo disse...

Maria Augusta, muito inteligente a sua enquete. Gosto muito de estatística, e estou analisando com tranquilidade os resultados que apurou. São bastante significativos. Volto depois.
Grande abraço

Maria Augusta disse...

Cris, meme são correntes nas quais você oferece um prêmio ou um desafio (tema para desenvolver) a 5 ou 7 pessoas e estas por sua vez devem passá-lo adiante também para o mesmo número de pessoas. Beijo e obrigada pela visita.

Eduardo, tem muitos lados da blogosfera que merecem ser analisados, é um mundo relativamente novo, acho que mesmos nos blogueiros ainda não temos a dimensão de sua ação sobre nossas vidas. Abraço.

Meire, que bom, ficar viciado em blogar pode trazer problemas "colaterais" sérios para a vida real, eu acho. Beijo.

Maria Augusta disse...

Vi, obrigada, para uma estatística realmente estes resultados não são significativos, mas para indicar uma tendência sim, como você disse.
Um beijo.

Luma, também acho que os blogs são meios de comunicação completos, com a passagem de informação e o retorno de que como ela foi recebida, e é isto que os torna mais interessantes que outros veículos de comunicação, na minha opinião. Beijo.

Aninha, tenho pensado bastante nisto, como blogar, porque blogar, acho que é devido à proximidade do aniversário do blog (rs). Mas é certo que isto me traz muita satisfação. Um beijo.

Maria Augusta disse...

Sonia, você tem razão, o que vale é a qualidade e não a quantidade (talvez ela seja importante quando se monetiza o blog), de modo que se possa dar uma atenção personalizada a cada visitante.
A privacidade na blogosfera e os direitos autorais são realmente pontos espinhosos na Internet, você tem razão. Beijo.

Fernando, acho que a proposta de cada blog depende do objetivo do blogueiro a cada momento, e porisso muda com o tempo. Verdade que isto pode confundir os visitantes, que tem uma expectativa sobre o que gostam de encontrar, e de repente o tema mudou. Muitas vezes também a personalidade do blogueiro faz a diferença, visitamos para saber o que ele tem para dizer independentemente do assunto.
Um abraço para você.

Cris, mas é muito gostoso "fuçar" no template, né? Eu também estou levando um baile com o tal do XML, mas ainda vou "pegá-lo na unha" quando tiver tempo. Um beijo.

Maria Augusta disse...

Lino, também acho que a maioria bloga para se divertir se comunicando com os outros. Um abraço.

Adelino, estou curiosa para ver o resultado de sua análise!
Um abraço.

Anônimo disse...

Guta! Primeiro parabéns pela iniciativa...Segundo, vc conseguiu traçar um perfíl dos blogueiros (mesmo que não intencional), foi a conclusão que cheguei. Ao que sua pesquisa indica, uma boa parte quer partilhar e isso é o "espírito" da coisa! Tenha um bom dia...abçs

Karina disse...

Ah, q pena, perdi essa. Mas pelos resultados, creio que estou entre os blogueiros típicos. :o)
O blog, pra mim, começou como uma forma de resgate. Aos poucos fui incluindo coisas q me agradam, como arte, músicas e poesia e até me aventuro a participar das coletivas, qdo acho q posso dar alguma contribuição. Acho q sempre foi um tanto pessoal, mas é muito gratificante ver q outras pessoas o visitam e gostam das coisinhas que garimpo e coloco ali.
Bjks carinhosas.

Só- Poesias e outros itens disse...

Sonia,
Como sempre, a sua generosidade e afetividade está em pauta. É sempre interessante conhecer a personalidade de quem faz e fornece opiniões como a sua. Este lado dos blog, para mim também é uma novidade. Fazer essa trama de relacionamentos foi um dos fatores gratificante, e conhecer pessoas como você, um grande presente.
A qualidade aqui é inconfundível.

bjs.

Ju gioli

Lunna Guedes disse...

Gostei do resultado e da possibilidade de saber mais a cerca dos blogueiros e sempre é bom saber que as pessoas tem seus diferentes lados.
Abraços meus

Ps. Estou me dando uns dias de férias em Campos do Jordão, mas já deixei tudo programado para uma sequencia de capítulos nos próximos dias. Até a volta...

Maria Augusta disse...

Betho, não deu para traçar o perfil dos blogueiros, mas foi uma oportunidade de trocarmos as alegrias e as angústias que os blogs nos trazem. Abraço.

Karina, acho que transmitimos muito de nossa personalidade com os blogs, registrando as coisas que gostamos e que encontramos aqui e ali, como você disse. Um beijo.

Ju, você é muito gentil, obrigada por ter ajudado a divulgar este questionário, fiquei muito emocionada com este gesto. Concordo com você sobre a Sônia, ela alia gentileza e inteligência em seus posts e comentários.
Um beijo.

Lunna, boas férias, curte bem Campos do Jordão. Beijo.

Anny disse...

Oi Maria Augusta, só agora pude ver o resultado da pesquisa. Gostei. Foi bom participar.
Bjos.