sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Lendo e Escrevendo



Hoje, o post é dedicado à blogosfera! Primeiro, gostaria de agradecer todo o carinho que este blog tem recebido nestes 6 meses de existência, com tantas pessoas maravilhosas que nos visitam e que nos enriquecem com seus comentários.

Em seguida, falar em interação com a blogosfera é também falar de mêmes. E hoje aqui, vou responder ao que me foi proposto pela querida Meire : Como escrevo.

Como escrevo : Gosto de escrever primeiro sobre o papel, em seguida passo para o computador, acho que assim as idéias fluem mais naturalmente. Depois faço correções e enxugo um pouco o texto, tenho tendência a escrever demais. Um outro problema são os acentos, como o teclado francês só tem acento agudo para o e, para as outras vogais, tenho de passar para o teclado brasileiro no Windows, e acentuá-la. Uma ginástica!

Porque escrevo : Primeiro acho que é porque preciso...falo pouco, então minha forma de expressão preferida é a escrita. Em seguida, é para exercitar meu português, pois como falo uma outra língua 24 horas, tenho medo de perder a capacidade de escrever no meu idioma. ...Mas depois que comecei a blogar, escrevo principalmente para me comunicar com as visitas que recebo aqui, o que me traz uma satisfação imensa.

Sobre o que escrevo : Sobre tudo e sobre nada, o que vejo, o que sinto, o que vivo. Mas aqui no "Jardin" só deixo entrar as coisas boas (na medida do possível), é o meu jardim encantado.

Onde escrevo : em qualquer lugar, vejo muitas pessoas lendo nos trens por exemplo...eu escrevo, preencho páginas e páginas nem sempre aproveitáveis.

Como sempre, não solicito nominalmente a alguém sua continuação, mas para aqueles que desejarem escrever sobre este assunto, me avisem que colocarei um link aqui com o maior prazer.



Um outro même que me foi passado pelo Mário foi "Os 5 últimos livros que li". Já havia respondido a este même aqui, mas como li outros livros recentemente, vou atualizá-lo. Aí vão :

- A Nuvem Mensageira - Kalidasa - um clássico da literatura sânscrita, descreve o percurso poético de uma nuvem que leva uma mensagem de um apaixonado afastado de sua amada (post aqui)

- Enfim juntos - Anna Gavalda - quatro pessoas completamente diferentes unidas pelas circunstâncias, se ajudam mutuamente numa linda história de amor e de amizade (post aqui)

- A Peste e a Orgia - Giuliano da Empoli - o mundo inteiro estaria adotando um comportamento "brasileiro" onde o medo e o "carnaval" caminham juntos. Reflete a imagem do Brasil sob o ponto de vista europeu. Toca nos pontos sensíveis de nossa sociedade, onde os fatos são reais, mas as causas que ele apresenta são discutíveis (post aqui).

- A Probabilidade de uma Ilha - Michel Houllebecq - os males da vida moderna como as seitas, o racismo, a clonagem e seus resultados sobre as futuras gerações. Cínico e polêmico, não leia se estiver deprimido.

- A Viagem de Théo - Cathérine Clément - um garoto doente percorre o mundo buscando se curar em contato com as diferentes religiões, traçando um paralelo singelo entre elas. Terno e instrutivo.

Quem quiser escrever sobre este outro même, fique à vontade e me avise para que eu coloque um link.

Continuando com nossa jornada pela blogosfera, vamos falar dos awards que os amigos me fizeram a gentileza de oferecer.


A Sandra, do magnífico blog cultural "Isso é Bossa Nova" e o Oscar, do "By Oscar Luiz", cuja simpatia e convivialidade na blogosfera dispensam comentários, nos presentearam com o award "Bons Momentos Virtuais". Agradeço de coração, e indico os blogs seguintes para este prêmio :


O amigo Eduardo, do blog artístico que já é uma referência na blogosfera "Varal de Idéias" nos presenteou com o award "Schmooze" que incentiva a interação entre blogs. Muito obrigada por mais esta lembrança, e entre tantos outros merecedores deste prêmio, indico os seguintes :

A Vida como a Vida Quer
Alvarenga Sempre
Flavia Sereia
Lino Resende
O Meu Jeito de Ser

Claro que recomendo fortemente todos os indicados, assim como todos os blogs que se encontram na sidebar, os quais sempre visito com grande prazer e que gostaria de lê-los todos os dias, o que nem sempre é possível.

Mais uma vez agradeço a todos que me ofereceram os awards e aos que me dão o prêmio de passar neste "Jardin Ephémère" para fazer uma visita.

26 comentários:

Lunna Guedes disse...

Oi moça...
Estou em fase de silencio, tenho vindo e apreciado seus posts, mas tenho apenas apreciado sem nada dizer. Há momentos em que palavras não dizem grandes coisas (risos).
Estou de malas prontas e volto em breve (creio eu) vou me aventurar pela alma...

Ps. Adoro escrever em trens, a sensação é de que a paisagem serve de moldura para a fantasia que fica no papel.

Ps2. Que seu outono seja pleno.

Beijos meus e desejos de um lindo fim de semana para os pés (que podem caminhar) para os olhos (que podem se surpreender) e para a alma (que pode levitar).

Anônimo disse...

Maria Augusta, adorei as indicações de livros, principalmente porque não li nenhum deles e já estou anotando aqui. Esse é o objetivo dos memes de literatura. É muito bom ter essas dicas de livros. Obrigado pela sua participação neste meme.

Também gostei de saber sobre o seu método de escrever e como escolhe a temática dos seus posts.

Qto ao certificado e o Shomooze, os blogues que conheço merecem mesmo. E aqueles que não conheço vou conhecer oportunamente, mas tenho certeza de que igualmente merecem.

E te desejo um ótimo final de semana.

Osc@r Luiz disse...

Eis que está revelado o segredo...
Agora sabemos como essa "Artesã das Palavras" escreve.
Percebe agora, por que o "Jardin" é um dos meus melhores momentos virtuais?
É por essas e outras...
Maria Augusta, amiga querida, é sem dúvida uma satisfação vir aqui e encontrar um novo post seu.
É uma pena, que como eu já havia dito, e você acaba de concordar, nem sempre é possível visitar a todos, todos os dias.
Ainda mais o seu blog, que como o Varal, não dá pra dar "só uma passadinha"... São templos mágicos de cultura e sabedoria, onde cada momento deve ser degustado.
Parabéns, Maria Augusta. Continue sempre sendo essa amiga maravilhosa que você é e essa competente blogueira, que faz do seu hobby, uma obra de arte.
Um beijo e um bom final de semana.
E, claro, muito obrigado pelas suas palavras incomentáveis.

Anônimo disse...

Bom dia minha querida!
Sabe que tb gosto de escrever? Ou melhor rabiscar, eqto rabisco eu viajo em minha por um mundo que é soh meu,
bjs e bom sabado,
Meire

Luma Rosa disse...

Maria Augusta, não sei porque me passou uma imagem solitária! Até me inspirei e desenhei você no trem - uma hora eu mostro - inspiro escrever desenhando, pode? ou trabalhando de alguma forma com as mãos - mas não me bata! Muitas vezes me inspiro jogando video game - Ah! Já falei sobre isso!
Parabéns pelos prêmios! Caiu em lugar comum eu dizer que você os merece, mas é o que penso.
Dos livros não li nenhum. Tenho aqui A Viagem de Théo na fila.
Bom fim de semana! Beijus

O Meu Jeito de Ser disse...

Maria Augusta minha amiga já querida, obrigada pelo carinho em me dar o prêmio.
Estou colocando lá agora, embora já tenha postado sobre o mesmo e feito as indicações. Portanto não vou indicar, mas vou colocar seu mimo para que os outros meus amigos saibam.
Os livros, não li nenhum de suas indicações, mas por isso mesmo, vaçe coloca-los na lista, e assim que possível ler.
Escrever no papel, já perdi quase que totalmente o hábito, mas enquanto tivermos amigos escrevendo nos blogues, teremos oportunidade de encontrar pessoas especiais como você.
Um beijo e um lindo domingo prá vc.

Anônimo disse...

Eu quase não tenho escrito a mão, falta de tempo mesmo, e quando faço é um rascunho, que as vezes nem eu entendo hehehe

bjs

Anônimo disse...

Lunna, obrigada por teu lindo comentário, como sempre tão poético. Te desejo uma boa viagem e até breve, espero. Um beijo.

Mario, obrigada pela visita e pelo gentil comentário. Você tem razão, é sempre bom conhecer livros recomendados por pessoas que lêem o que escrevemos, com as quais possivelmente temos afinidades literárias. Um abração.

Oscar, como sempre você é extremamente gentil, um amigão. Conhecendo teus blogs, fico muito honrada que você goste tanto deste "Jardin". Se não puder vir sempre, paciência, sei que nem sempre é possível, o tempo é curto e a blogosfera muito rica de coisas boas. Um abração.

Anônimo disse...

Meire, é tão bom escrever sem compromisso, né? Para os que gostam de desenhar ou pintar, deve ser o mesmo prazer. Um beijo.

Luma, não sou solitária, acho que porisso tento aproveitar ao máximo quando estou sozinha, como quando viajo de trem a trabalho, para escrever bastante. Pois ler e escrever são ações solitárias. Estou curiosíssima para ver o desenho!
Um beijão.

Anônimo disse...

Aninha, que bom que você gostou do prêmio e nem precisa escolher para as indicações. Pois adoro ganhar awards, mas acho chato ter que indicar SÓ alguns blogs, quando gosto de tantos. Fico contente que agora nos visitamos, gosto do teu jeitinho inteligente e carinhoso de escrever.
Um beijo.

Flavia, verdade que escrever a mão não é mais um hábito atualmente, para ir rápido todos escrevem diretamente no computador, mas eu não consigo, fica sem pé nem cabeça (rs)...Um beijo.

Anônimo disse...

Boa tarde querida, hoje estou atrasada com as visitas, tive hospedes para o almoço e soemnte agora consegui chegar aqui.
Na foto que ilustra teu post, a escrita é tua?
bjs

Celia disse...

É bom escrever mesmo o que vem do coracao nao é? Sem planejar muito. Gosto da forma e do que vc escreve.
Tenha uma boa semana. Um beijo

marilia disse...

maria augusta1 obrigada pela lembrança, e já já, estarei colocando no meu blog!!!
quanto aos livros, adorei as indicações dos eus melhores, e nunca li nenhum dos seus melhores... com certeza já tenho o que pesquisar e ler nos proximos finsde semana!
parabéns mais uma vez, pelo premio do melhor momento virtual, realmente muito bem dado, aqui é um lugar meio encanto, discreto, chic, simples e cheio de cutura!
imagino que seja parecido com a dona!!!
bos nesse outono frances, e aqui,que a primavera nos traga flores do bem...
boa semana.

Anônimo disse...

Queirda!
Bom inicio de semana!

Anônimo disse...

Meire, bom dia e boa semana para você também. Olha, a escritura na foto não é minha, encontrei a foto na Internet, a minha é muito pior (rs). Um beijão.

Célia, é verdade, quanto mais espontânea for a escrita, melhor ela é. Um beijo grande e bom começo de outono.

Marilia, que bom que você gostou do award e obrigada pelos elogios a este blog, espero corresponder à descriçéao que você fez. Boa semana e uma radiosa primavera para você. Um beijo.

Lina disse...

Olá Maria Augusta Querida,

Primeiro fiquei surpresa por você citar no seu post que fala pouco. Tenho uma imagem de uma pessoa bastante comunicativa ao seu respeito.
Muito interessante como você faz para escrever e você tem razão em dizer que as idéias fluem melhor no papel ou mesmo quando estamos em algum lugar sem acesso ao PC.
Comigo acontece muito quando estou lavando louça ou dirigindo.
Eu passo pela mesma coisa que você, tenho um teclado japonês sem acentos. Já o idioma, eu convivo bastante com brasileiros em todo canto aqui, no trabalho, na rua, no prédio, os amigos, a família quase toda aqui, mas misturo muito os dois idiomas e já tenho um pouco de sotaque.

Quanto a indicação, só tenho a agradecer! Ando um pouco anti social com meu blog, mas sua visita me deixa sempre muito contente.

Você merece todos prêmios e elogios que recebe aqui.

Tenha uma linda semana.
Beijos

Anônimo disse...

Maria Augusta:
Muito obrigado pelo Power of Schmooze. Fico feliz e envaidecido com a escolha que os blogueiros fazem e com os prêmios recebidos. E isso faz ainda mais responsável por manter o nível do blog e como ele é.
Muito obrigado, mesmo.

Unknown disse...

Maria Augusta, mesmo não podendo vir sempre, reforço aquilo que disse. Seus textos são montados na inspiração que vem do fundo de sua alma. Viu quantos te veneram?? Ótima semana à você querida.

Unknown disse...

Maria Augusta, mesmo não podendo vir sempre, reforço aquilo que disse. Seus textos são montados na inspiração que vem do fundo de sua alma. Viu quantos te veneram?? Ótima semana à você querida.

Anônimo disse...

Bom dia Guta!

marilia disse...

MARIA AUGUSTA!!!!
Estava tentando colocar seu selinho e o que a Aninha me deu quando recebi seus emails..
Caramba!
já coloquei o crédito lá..
as fotos são do seu blog, que pedi para copiar e depois, vc aindame mandou uma linda rosa AMARELA!!!!
rs
Essa sua amiga aqui é pra lá de distraida, mas já creditei....
por que as flores são lindas!!!
bjos!

Anônimo disse...

Lina, que sorte você tem de conviver com brasileiros e treinar o português sempre. Aqui é muito raro aparecer um, porisso a Internet os blogs permitem que eu fique em contato com minha família e amigos no Brasil e no mundo.
Um grande beijo.

Lino, teu blog é genial, de alto nível e interativo, você merece todos os prêmios que recebe.
Um grande abraço.

Ronald, obrigada pela visita e pelo gentil comentário, você é muito amável. Um abração.

Marília, claro que você pediu para copiar as flores e mesmo se não tivesse pedido, é uma grande honra ver minhas fotos exibidas no teu blog que gosto tanto. Um beijo grande.

jugioli disse...

Maria Augusta, obrigado pela indicação, e que bom encontrar alguem que faz da escrita um caminho.


bjs

Jugioli

samegui disse...

Que honra imensa ser indicada por você. E que delicia a surpresa!
Obrigado e farei meu "dever de casa".
Sam

Anônimo disse...

Jugioli, nada mais natural que um pr�mio de bons momentos virtuais para o teu blog, ele � um verdadeiro templo de beleza e arte.
Um beijo.

Sam, voc� que sempre linka os amigos, � um verdadeiro exemplo de intera�o na blogosfera, logo o Schmooze te cai com uma luva. Um beijo.

Karina disse...

Q delícia vir aqui e encontrar um prêmio tão carinhoso. Obrigada querida.
Presente maior é encontrar posts que proporcionam uma leitura tão gostosa, é sempre um encanto vir ao seu cantinho.
Parabéns pelos merecidos prêmios e obrigada mais uma vez.
Bjks carinhosas.