sábado, 28 de fevereiro de 2009

Os Invasores

Vocês devem estar pensando "Que jardim é este que tem moscas, aranhas, pulgas, piolhos, cupins...?" Pois é, a repulsão que sentimos pelos insetos é visceral, eles nos invadem, poluem nosso ambiente e tudo o que desejamos é nos livrar deles, não é mesmo? Mas quando vi estas imagens reproduzindo as entranhas deles não resisti, são tão bonitas...e é só assim que eles podem entrar aqui no Jardin! Bom fim de semana!

15 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha de imagens e de post! Bom fim de semana, também!

Alexandre Kovacs disse...

Maria Augusta, até que nesta perspectiva algumas imagens ficaram até mesmo simpáticas, no entanto a aranha ficou com uma aparência terrível. Só mesmo você para criar uma postagem tão original!

Bassáltamo disse...

adorei seu blog, muito coisas em comum. :)

Jorge Pinheiro disse...

Parecem pinturas abstractas. Sendo certo que os insectos estão ligeiramente longe da nossa linha evolutiva, por isso nos fazendo repulsa, eles são, em muitos casos nossos amigos e criaturas repeitáveis. Adoro aranhas, por exemplo, e tb. me dou bem com gafanhotas desde que não virem praga.

Anônimo disse...

maria,

as imagens são de um MEV?

Celia disse...

Muito bonito mesmo as imagens do post.
Tenha um bom domingo. Nao, a lagoa nao derreteu com o churrasco.rsrsrs
Bj

Maria Augusta disse...

Eduardo, achei estas imagens surpreendentes, encontra-se a arte lá onde ela não é esperada, né?
Abraços.

Kovacs, eles ficaram com uma aparência meio extraterrestre, alguns estão assustadores mesmo rs.
Um grande abraço.

Bassáltamo, obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre.
Bom fim de semana.

Jorge, até que os gafanhotos são simpáticos, mas as aranhas me dão arrepios...estes dias vi na televisão pratos preparados à base de insetos, parece que eles tem muita proteina.
Um abração.

Gilrang, há quanto tempo, que prazer te ver de novo aqui no Jardin. Olha, segundo a autora das fotos (http://www5.pbrc.hawaii.edu/microangela/methods.htm), elas foram feitas com SEM (scanning electron microscope) e TEM (transmission electron microscope). E as imagens, obtidas em P&B, foram "colorizadas" depois.
Um grande abraço.

Célia, ainda bem, estava preocupada rs.
Um beijão.

sonia a. mascaro disse...

Que imagens incríveis, Maria Augusta! A gente até esquece que eles podem ser perigosos e desagradáveis.
Um bom final de semana também!
Bjs.

Anônimo disse...

maria,

eu SEMPRE estou por aqui... muitas vezes, invisível, ou bem pequeno, minúsculo como seus insetos... seu jardim é um dos meus lugares preferidos para passear, saiba.

Aninha Pontes disse...

Maria Augusta, embora as fotos estejam tão bem feitas, realmente um trabalho de mestre, e então por breves momentos nos esquecemos do mal que eles podem causar né?
Só de ver um ácaro, me dá arrepios, estamos todos doentes aqui em casa.
Um vai passando o vírus para outro, e eu desesperada, tentando me livrar ao máxio de ácaros, pois o Érickinho tem problemas respiratórios, e o ácaro é o maior causador das crises.
Sem contar, os pernilongos, que aqui no litoral, pela proximidade da mata, temos aos quilos.
De qualquer forma, um lindo final de semana prá vc, sem nenhum inseto.
Um beijo

João Menéres disse...

Fabulosa postagem esta de OS INVASORES.
Beleza a rodos. Mundos revelados que nos surpreendem.
Uma técnica fantástica pelo que li acima.

Bravo, MARIA AUGUSTA.

Um beijo.

Anônimo disse...

Boa tarde Maria Augusta, olha, vou ser sincera com você. Não tenho repulsa por insetos. Gosto de apreciar o trabalho das formigas e dos cupins. Não gosto de pernilongos (não teria nada contra se eles não me picassem - rs). Tenho um formigueiro lindo no jardim e as vezes fico lá, durante horas espiando o fantástico trabalho que elas fazem. Encantador.
Tenho várias aranhas também, de todos os formatos e tamanhos na jabuticabeira principalmente. Acho que nós invadimos o espaço deles e acabamos pensando que eles invadem o nosso espaço.
Enfim a natureza é algo incrível.
Excelente domingo pra ti...
Beijos daqui

Anônimo disse...

Maria Augusta, tive duas sensações algo contraditórias quando vi as fotos: achei-as espectaculares, parecem seres realmente extraterrestres, mas simultâneamente senti uns arrepios... Bom final de domingo... e uma boa semana!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia Maria Augusta,

estes bichinhos sao mesmo feios demais!
Mas qual é o jardim que nao tem muitos desses?

Apesar de nao gostarmos deles, uns sao nocivos ao homens, outros ajudam o ciclo da natureza .

Mas a arte dessas imagens está maravilhosa!

parabéns!

Um grande beijo e boa semana

Maria Augusta disse...

Sonia, é mesmo, alguns podem ser perigosos como o mosquito que transmite a dengue.
Um beijão.

Gilrang, fique à vontade, apareça quando desejar, é sempre uma satisfação, como um vaga-lume que traz sua luz ao Jardin de tempos em tempos.
Um abração.

Aninha, os ácaros são realmente desagradáveis, minha cunhada teve que tirar todos os carpetes da casa porque meu sobrinho era alérgico a eles. Pernilongo também é muito chato...enfim os insetos não são as criaturas da natureza mais simpáticas que existem rs.
Um grande beijo.

João, é surpreendente mesmo, e esta mistura da biologia com a arte da resultados muito interessante, utilizando as imagens dos microscópios.
Um grande abraço.

Lunna, o trabalho das abelhas e das formigas é realmente impressionante. E verdade que tudo é relativo, serão eles que nos invadem ou nos que os invadimos?...
Um beijão.

Marialynce, eles são bem estranhos mesmo, acho estas imagens interessantes principalmente pelo seu modo de obtenção, a partir de imagens microscópicas.
Um grande beijo.

Georgia, temos uma repulsa natural por eles, mas a criatividade humana não tem limites e foi buscar suas entranhas para nos ajudar a conhecê-los.
Beijos.