quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Olimpíada do Sabor

Photobucket
Os tempos são bicudos, fala-se muito de crise, mas the show must go on...e, como tem acontecido há 20 anos foi realizada na cidade de Lyon na França nos dias 28 e 29 de janeiro últimos o concurso "Bocuse d'Or" (Bocuse de ouro) reunindo os melhores cozinheiros do mundo todo, para disputar este troféu prestigioso, que é equivalente à uma medalha dos Jogos Olímpicos no mundo da gastronomia.
Photobucket
Para participar deste concurso existem as eliminatórias, como nos JO, e neste ano os 24 finalistas enviaram dois pratos, um de peixe e outro de carne. O cozinheiro japonês (foto abaixo) foi classificado por ter vencido o "Bocuse d'Or" da Ásia.
Photobucket
Na final que ocorreu em Lyon em janeiro último, os chefs receberam como ingredientes um filé, uma cauda, duas "bochechas" e três costelas de boi escocês para a preparação do prato de carne. Para o prato de peixe eles usaram bacalhau fresco, camarões e "coquilles Saint-Jacques", tudo da Noruega.
Photobucket
Eles tiveram 5h30 para preparar os pratos. Os quesitos julgados foram o sabor do prato, a apresentação e a higiene durante a preparação.
Photobucket
Em seguida os pratos foram apresentados aos 24 membros do jury. Estes, divididos em dois grupos, um para julgar os pratos de carne, outro para os pratos à base de peixe, era composto por reputados cozinheiros de todos os continentes.
Photobucket
Tchan, tchan, tchan, tchan...E o vencedor foi : o cozinheiro norueguês Geir Skeie (do restaurante Mathused em Sandefjord, na Noruega), seguido pelo cozinheiro sueco Jonas Lundgren e pelo francês Philippe Mille. O cozinheiro brasileiro ficou no 21° lugar, mas o Brasil ganhou o prêmio do melhor poster para a promoção do evento...
Photobucket
E vejam agora os pratos preparados pelo vencedor...e se quiser encher os olhos com o capricho da apresentação e encher a boca de saliva, clique na imagem abaixo e veja no Picasa em tamanho grande os pratos dos 3 vencedores.
Photobucket


Site do evento Bocuse d'Or 2009

18 comentários:

Anônimo disse...

Isso que chamo de post saboroso!
De comer com os olhos.

Bjs

Meire

Ví Leardi disse...

Maria Augusta que maravilha é para passar mal de tanta água na boca!
Post literalmente delicioso.Grandes novos talentos!

jugioli disse...

Maria Augusta, grandes obras de artes!!!!


lindo post.

JU

Maria Augusta disse...

Meire, dá até "pena" dos membros do jury, né? rs.
Beijos.

Vi, realmente só a apresentação já dá para tirar o fôlego. Esta nova geração parece mesmo muito talentosa.
Um grande beijo.

Ju, é verdade, são obras de arte cujo sentido visado é o nosso paladar.
Um grande beijo.

Jorge Pinheiro disse...

Uma bofetada na crise. Pena ser só para alguns...

Anônimo disse...

Maria Augusta. Desculpe-me a ausência. Penso que o mês de janeiro não "conta" para minha vida blogueira...rs
Inicio, visitando os amigos, agora, com fevereiro chegando.
Fico sempre impressionada com o ponto a que chega a sofisticação do ato de comer e de preparar alimentos! É uma arte mesmo o exercício da gastronomia, pois os pratos assemelham-se a obras artísticas",que podem ser depois "degustadas".
E o sabor deve ser delicioso, claro! Então, duplo prazer: o da emoção estética e o do gosto sensorial.
Pena que o Brasil fique tão mal colocado,na hora da premiação!
Saudades de suas novidades lindas, finas e chiques...Maria Augusta!
Deixo-lhe um beijo enorme!
Dora

João Menéres disse...

MARIA AUGUSTA

Só agora consegui chegar aqui a este Jardim que de efémero não tem nada.

Uma maravilha é a forma como apresentas, a técnica que usas, o bom gosto sempre permanente, tanto nos temas, como na forma e modo de apresentar todas as maravilhas que sempre guardas para os teus amigos.

Eu acho que no Algarve, no Villa Joya, houve idêntico concurso (gourmet) , também com mestres seleccionados entre os melhores do mundo.
E a data do concurso cá não terá sido muito diferente também...
Mas não registei senão isto que refiro.

Beijo.

Anônimo disse...

Jorge, acho que este concurso traz muita promoção para os participantes, em época de crise isto é um atout considerável. Realmente o talento culinário deles está ao alcance de poucos...mas percebi que o prato de carne do concurso foi preparado com partes "não nobres" do boi, como as costelas, o rabo, o que pode dar ideias às pessoas para sofisticar suas preparações em casa com estes ingredientes. Quanto ao peixe, não gostei da utilização do "bacalhau fresco", pois é uma espécie em extinção (desculpe lembrar disso, sei que você adora bacalhoada rs...).
Abraços.

Dora, que bom tê-la de volta, não se preocupe fiquei "fora do ar" durante quase todo o mês de janeiro, estava de férias.
Você tem razão, a cozinha destes chefs é uma arte tripla, para sensibilizar nossos olhos, nosso nariz e nosso paladar. Pena que só podemos olhar pela Internet rs...
Um grande beijo.

João, quando penso nestes concursos fico imaginando a "dificuldade" dos membros do jury. Deve ser uma delícia julgar um concurso destes rs.
Um grande abraço.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Isso é uma maldade com quem está de dieta como eu, hahahahhaahha!!!

Lindo e deliciosamente bem postado.

Um beijo grande

Anônimo disse...

Bom dia flor do dia!

Jorge Pinheiro disse...

Também tenho pena do bacalhau. São hábitos que ficaram dos Descobrimentos...

Anônimo disse...

Passando para pegar um docinho.

Celia disse...

Que trabalho dificil e sacal esse dos juris nao???rsrsrs.
Que pratos mais deliciosos. Deu agua na boca mesmo. Que bom que a Skandinavia teve 2 vencedores.
Querida, tenha um bom fim de semana. Bj

Aninha Pontes disse...

Menina, que coisa bonita é essa?
Bem, bonita e tentadora né?
Mas acho que participar de um evento assim, é muito enriquecedor. Mesmo sem premiação, o fato de participar já é um prêmio.
Um beijo e boa semana

Anônimo disse...

Georgia, ao contrario, aqui a gente pode comer so com os olhos, não engorda. Mas você notou como as porções são pequenas rs?
Beijos.

Meire, um lindo dia para você também.
Um beijão.

Jorge, eu também como bacalhau e gosto muito, embora com consciência pesada...
Um abração.

Célia, é verdade, um sueco e um norueguês entre os primeiros. Ai vocês devem comer super-bem. Principalmente você que é casada com um chef...
Um grande beijo.

Aninha, chegar à final e participar ja deve ser muito prestigioso para estes cozinheiros, que estão entre os melhores do mundo.
Beijos.

Anônimo disse...

Assim que comecei a ler a parte dos ingredientes fiquei com aquela sensação de desconforto (meu lado vegetariano sempre berra nessas horas). Sabe que eu não consigo preprarar nenhum prato com carne na cozinha? Me revira o estomago e olha que mio amore era um carnivoro e tanto. Todo final de semana ía para um churrasco. E outro dia até me diverti com a cena de um evangélico tentando me convencer de que eu estava indo contra a minha natureza não comendo carne. Argh.
As imagens dos pratos preparados pelo vencedor lembrou0me docinhos que minha nona fazia pra gente nas férias (rs).
Seu post me deu uma ótima idéia pra o almoço de hoje: macarrão penne com legumes, queijos e alho poró. Vai ficar bem colorido.
Bom domingo pra ti caríssima...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia, querida!!!

Anônimo disse...

Lunna, os vegetais são ótimos para a saúde, aqui eles recomendam comer pelo menos 5 por dia e cada prato no restaurante mesmo de carne deve ser acompanhado por eles. Não sou fanática por carne principalmente vermelha, mas acho que sentiria falta se parasse de comê-la.
Um grande beijo.

Georgia, um bom dia e uma linda semana para você.
Beijos.