sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Au Bal Masqué

Quando cheguei aqui na França estranhei muito o fato que não existe o feriado do Carnaval, apesar de que a terça-feira gorda está indicada no calendário. Pensei "Que país é este, que nem carnaval tem?" Mas estava enganada, aqui em Nancy não se vê o Carnaval, mas em outras cidades francesas tem sim e são bem animados.

Photobucket

Em Dunkerke, o Carnaval é uma festa com inspiração marítima, dura três meses começando em janeiro e tem seu pico na semana da terça-feira gorda. Além dos desfiles ao som das bandas e dos tambores, os foliões se fantasiam (as mulheres em homens e vice-versa) e carregam enormes guarda-chuvas coloridos. No final dos desfiles, a multidão leva um banho de harengs, o que é o ponto culminante da festa. Tem grande participação popular tanto do pessoal da cidade quanto das cidades vizinhas e dos turistas.

Photobucket

Parece Veneza, não é mesmo? Mas não é não, em Annecy eles usam estas máscaras e estes trajes para o Carnaval que é festejado no primeiro sábado depois da "terça-feira gorda". Não é à toa que a cidade é chamada de "Veneza da Savóia", não tem a "Ponte dos Suspiros, mas tem a "Ponte dos Amores". Outra cidade que comemora o Carnaval no estilo veneziano é Remiremont, aqui na Lorena.

Photobucket

Em Paris, o Carnaval é festejado com a "Passeata do Boi Gordo". A vaca Primpinelle puxa o cordão e é a rainha da festa onde os foliões se fantasiam ( a fantasia preferida é a de vaca com belos chifres) e percorrem as ruas da cidade ao ritmo dos tambores. O tema do desfile deste ano é "O Carnaval Cósmico, Astronautas e Extraterretres"...

continua...

11 comentários:

Anônimo disse...

é terça gorda por causa do boi gordo? E porque é usada uma vaca? Vai brincar, Maria Augusta? ;) Beijus

Anônimo disse...

Gostei de ver o seu Carnaval!

Allan Robert P. J. disse...

Sou carioca e vivi muitos anos em Salvador. Confesso não ter paciência para o Carnaval contemplativo, apesar da sua beleza.Adoro Veneza, mas me recuso a visitá-la neste período.

Curioso como o pouco que resta do carnaval europeu se parece tanto.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta em primeiro lugar parabéns pelos efeitos visuais, musicais. O Jardin Éphémère está pulando o carnaval e brincando com às imagens.

FAN-TÁS-TI-CO!

Ontem alguém na escolinha da Vivi me perguntou se eu nao ia para o carnaval. Expliquei que até no Brasil nao ia, nao gosto de tumulto. Mas confesso que gosto de assistir ao desfile da segunda-feira o Rosenmontag, a segunda-feira de Rosas. Onde exatamente eles desfilam jogando flores, balas e bombons para as pessoas.

Bom dia!!!

Um beijo querida e tem algo para você lá na Saia, rs.

Anônimo disse...

Que legal!
Aqui tambem tem carnavais, cada regiao de uma maneira..mas os mais famosos sao os de Vanezia e de Viareggio.

Bjs

Maria Augusta disse...

Luma, acho que o boi gordo por causa da terça feira gorda...não vou brincar, aqui em nancy não tem carnaval, e mesmo quando estava no Brasil só gostava do Carnaval para aproveitar o feriado e viajar.
Beijos.

Eduardo, o carnaval francês é diferente, mas dizem que ele é animado.
Abraços.

Allan, o Carnaval de Veneza deve ser muito bonito, mas deve ser uma coisa para se ver uma só vez na vida...a menos que se queira se fantasiar e participar, pois só contemplar não é a mesma coisa.
Abraços.

Georgia, este desfile que joga rosas e bombons deve ser uma delícia. O Jardin está pulando carnaval mas eu estou aqui quieta no quentinho rs.
Beijos.

Meire, ainda não tinha ouvido falar do carnaval de Viareggio...
Um beijão.

João Menéres disse...

MARIA AUGUSTA
O que continuo a aprender aqui neste teu JARDIM, que de efémero não tem nada!... Porque tudo fica registado.
E é um maravilhoso post, tanto em imagens , como na sonoridade.
Dá vontade de saltar para aí (para esses sítios todos) e pular, divertir e dançar.

Parabéns e obrigado.

Um beijo.

sonia a. mascaro disse...

Adorei este post sobre o Carnaval. Lindas as imagens e os efeitos do slide show. E você sempre escolhe a música apropriada. Parabéns pelo belo trabalho!

Pessoalmente não gosto de participar das festas carnavalescas, mesmo jovem eu já não gostava de tumulto, multidões... Vejo pela TV os desfiles do Rio de Janeiro, que estão tão repetitivos... uma mesmice... Imagino que se fizessem um teste com o telespectador, ou seja, mostrassem o Carnaval do ano passado ou de outros anos, acho que pouca gente ia perceber a "pegadinha". (risos)
Beijos.

Celia disse...

Que legal M.Augusta. Gostei de ver a alegria da festa. Aqui na Suecia nem se ouve falar. rsrs Bjoka.

Ví Leardi disse...

Maria Augusta...que ótimo não sabia nasa disto, um aula deliciosa ...Bom carnaval querida!!

Maria Augusta disse...

João, aqui não existe um clima de carnaval generalizado nestes dias como ocorre no Brasil, mas nestas cidades as comemorações são animadas.
Um grande abraço e uma boa semana para você.

Sonia, eu também não brincava o Carnaval mesmo aí no Brasil, gostava de aproveitar para viajar nesta época. O Carnaval do Rio acho que é um grande espetáculo para ver uma vez na vida (ainda não o vi) mas ver todos os anos mesmo na televisão deve ser repetitivo mesmo.
Um beijão.

Célia, sera que não tem mesmo? Aqui na França também pensei que não tivesse e descobri há pouco tempo que todas estas cidades o festejavam embora nem todas ao mesmo tempo.
Um grande beijo.

Vi, eu também descobri há pouco tempo, aqui em Nancy nem sinal de Carnaval (rs).
Um beijão e boa semana.