domingo, 22 de fevereiro de 2009

Au Bal Masqué II

Continuamos o passeio pela França em ritmo de Carnaval com as cidades de Nice, Cholet e Mulhouse. Em cada região o carnaval é diferente, resultado do contexto histórico no qual ele surgiu, e também nas lendas e tradições locais. Mas como no Brasil ele tem (ou teve) essa característica de igualar todas as classes sociais, que atrás de uma máscara podem se exprimir e "se soltar" sem receio das consequências...

Photobucket

O carnaval de Nice é o maior da Côte d'Azur. Um de seus pontos altos são as batalhas de flores onde os carros alegóricos jogam rosas, cravos, mimosas sobre a multidão (é um modo de atrair a atenção para as plantações de flores da região). Um outro tema são as caricaturas dos políticos geralmente satirizando um fato da atualidade. A festa se encerra com a incineração do rei do carnaval e uma grande queima de fogos.

Photobucket

O carnaval de Cholet acontece no mês de abril, dura uma semana e é assistido por cerca de 100000 pessoas que vem para ver o desfile dos carros alegóricos apresentando personagens com cabeças gigantescas representando cow-boys, figuras egípcias, arlequins e outros. A "parada luminosa" (com carros ornamentados com milhares de luzes) ocorre no final das festividades e nesta ocasião a tradição manda que se queime um carro alegórico especialmente designado, simbolizando o encerramento do Carnaval daquele ano.

Photobucket

O carnaval de Mulhouse, que é comemorado no fim de fevereiro tem a participação não só dos habitantes locais, como também de foliões vindos da Alemanha e da Suiça (ela fica na fronteira com estes paises). Nos carros alegóricos se vêem figuras feitas de papier maché geralmente satíricas representando personalidades políticas. Na ocasião são feitas duas noitadas "para que as mulheres se vinguem dos homens", chamada "Noite das Frangas", pode?

Muitas outras cidades tais como Menton, Lille, Albi, Manthelan, Granville, Bailleul, Limoux, Nantes, também tem seus carnavais que são comemorados com muita animação. Pois o frio não deve impedir a alegria, não é mesmo?

13 comentários:

Ví Leardi disse...

fantástico e inesperado!
Bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta esses carnavais por aqui também sao assim.

Jogam flores, balas e chocolates.

Fazendo uma pequena pausa para vir te ver.

um grande beijo

Ester disse...

Olá!!

€stou passando nos blogues amigos para convidá-los a participar da Blogagem Coletiva sobre “INCLUSÃO SOCIAL” que acontecerá no próximo dia 09/03/2009.

Ficarei muito feliz de poder contar com sua participação!
Se for participar, por gentileza, deixe um recado no blog Esterança.

Desde já, muito grata!

€ster

Alexandre Kovacs disse...

Um carnaval bem diferente, talvez um pouco mais comportado ou civilizado quem sabe. Bela postagem!

Maria Augusta disse...

Vi, para mim também foi inesperado descobrir esses carnavais aqui, que não tem a grandiosidade do brasileiro mas o espírito é o mesmo.
Um grande beijo.

Georgia, este carnaval de Nice, assim como os da Alemanha onde eles jogam flores deve ser belíssimo. Obrigada pela visita bem no meio do teu descanso.
Um beijão.

Ester, inclusão social é um assunto muito sério, aqui também se fala muito nisso. Vou pensar como poderia abordar o assunto e se resolver participar te aviso, tá?
Obrigada pelo convite e um abraço.

Kovacs, na verdade a idéia também é se fantasiar e "soltar os demônios" de cada um. Talvez seja mais comportado pois como é no inverno as pessoas não podem se despir tanto quanto aí, apesar que no Carnaval de Nice as moças dos carros alegóricos tem trajes bem leves.
Um abração e bom carnaval.

Anônimo disse...

Esse carnaval lembra mais os carnavais do passado, não a coisa que hoje em dia temos no Brsil.

bjs

Anônimo disse...

Estou gostando dessas suas postagens sobre CARNAVAL.

A propósito de uma olhada na postagem do Trem Azul, do Thomaz Magalhães:

http://www.tremazul.blog.br/

Sobre a censura e a mania dos Franceses por publicidade!

Abçs

Anônimo disse...

Boa noite Maria Augusta, tudo bem com vc? Espero que sim...
Olha, eu não consigo gostar de carnaval, nem mesmo quando a poesia parece flutuar pela paisagem carnavalesca. Não há meios de acordo entre essa festividade e eu.
Estava lendo o seu post e imaginando o quanto minha mente ficaria conturbada e olha que foi apenas imaginação. Não sei. Muitas pessoas, muitas cores, isso sempre me atordoa. rs
Mas é sempre interessante ler a respeito das tradições de outros países e lugares. Há pouco estava lendo sobre a escola Mocidade Independente de Padre Miguel que esse ano levou para a avenida (ou vai levar, não sei dizer) Machado de Assis e Guimarães Rosa. Mas nem assim despertou meu interesse, mas foi agradável ler a respeito.
Abraços meus...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Passando para um bom dia!!!

Um beijao

Anônimo disse...

Maria Augusta,

estou há dias para te perguntar: o que aconteceu com o blog do Oscar?

Maria Augusta disse...

Flavia, realmente não tem nada a ver nem com o estilo nem com a grandiosidade do carnaval brasileiro atual.
Um grande beijo.

Eduardo, olhei o "Trem Azul", me lembrou o episódio daquela escritora judia que foi entregue aos nazistas...quanto aos comerciais, os franceses não apreciam muito, mas estes antigos fazem lembrar os sonhos de consumo de outras épocas, porisso eles acham interessantes.
Quanto ao Oscar Luiz, também percebi que os dois blogs dele desapareceram, mas não sei porquê, espero que ele tenha simplesmente mudado de endereço.
Abraços.

Lunna, o Carnaval também não me empolga, fiz esta série sobre ele porque achei interessante a diferença que existe entre os carnavais daqui entre eles e também em relação ao brasileiro. Aqui em Nancy, não existe nenhuma manifestação carnavalesca, sinto falta...mas do feriado para poder passear rs.
Um grande beijo.

Georgia, um bom dia para você também.
Beijos.

Celia disse...

Que legal que tem carnaval ai. Parece bem animado. Aqui nem se ouve falar. É uma pena. Bj

sonia a. mascaro disse...

Um belo carnaval, Maria Augusta, e bem diferente do brasileiro...lembra mesmo os carnavais de antigamente, como falou a Flávia.

Deve ter dado bastante trabalho fazer esses posts, com pesquisa, fotos e slides show! Parabéns mais uma vez!
Beijos.

PS: Obrigada por seus comentários no Leituras!