sexta-feira, 25 de abril de 2008

Amenidades...

Photobucket

Para começar, gostaria de mostrar a vocês o presente que recebi por ter sido a visitante número 67000 do "Varal de Idéias" do nosso caro amigo Eduardo. Além de oferecer o prêmio, uma linda tela de sua autoria, ele teve o trabalhão de colocar no Correio e enviar aqui para a França. Na época o Correio brasileiro estava em greve, então houve um certo suspense...mas depois de 16 dias ela chegou direitinho, nem foi aberta pela alfândega. Fiquei encantada, de perto ela é ainda mais bonita que na foto. Engraçado, a olhando ali na parede ao lado do computador, tenho a impressão de que ela saíu do PC e se materializou na parede. Olha na foto acima como ficou legal ao lado do meu laptop, no cantinho onde blogo.

E por falar em blogar, temos andado meio sérios por aqui, não? Causas importantes como o meio ambiente, a luta contra o analfabetismo, este mês de abril tem sido denso no que diz respeito a movimentos importantes na blogosfera. Porisso, para equilibrar, desta vez vou falar de amenidades e coisas divertidas...quer dizer, espero que vocês achem divertida, pois alguns chamam o que eu considero com um passatempo agradável de tortura chinesa...

PhotobucketNos anos 80, apareceu a grande moda do famoso cubo mágico. Vocês a conhecem, não é mesmo, foi um húngaro chamado Erno Rubik que a inventou, trata-se de um cubo com 9 peças por face de cores diferentes, sendo 8 móveis e devemos colocar todas as peças da mesma cor na mesma face. Ai, mesmo explicar o que é é complicado..

Pois na época eu lidei, virei, revirei, e resolvi o cubo mágico. Lá em casa eu era a única que o fazia, fiquei toda boba. Mas não tinha um método muito preciso, somente alguns movimentos básicos com os quais eu ia jogando até organizar as faces, sem contar o tempo. As vezes ele ficava pronto rapidinho, às vezes levava quase uma hora.

Agora, pelo menos aqui na França o cubo mágico voltou à moda, graças à Internet. Várias comunidades apareceram e publicaram métodos detalhados para a resolução, de tal forma que dizem que até as crianças de 5 anos podem fazê-lo. Achei na Internet mil dicas para resolvê-lo com a solução passo a passo, como esta proposta pelo "Rico" Boni, ilustrada por uma seqüência na figura abaixo.


Photobucket


Vendo tudo isto, me deu uma cócega na mão de resolvê-lo de novo, mas não tenho um aqui em casa, o que tinha deixei no Brasil. Daí descobri que a gente pode jogar diretamente na Internet. Verdade que com o mouse fica bem menos cômodo de mover as peças, mas dá para se divertir bastante.



Pessoal, joguem (aqui) e depois me contem se acharam uma delícia ou uma tortura chinesa. Neste último caso, não me xinguem por favor. Mas se gostarem...tomem cuidado pois isto vicia mais que blogar!


Alto da Página

15 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, parabéns pelo prêmio, esse Edu é mesmo uma pessoa que está sempre surpreendendo e eu que sou nova no Varal estou conhecendo-o mais.

O meu esposo já fez muitas vezes esse dado mágico. Aliás ele já perdeu até algumas cores, pois ele o tem desde menino. Eu, nunca consegui, a nao ser arrumar umas poucas cores. Para mim, é mesmo uma tortura. Mas nosso filho o Daniel, o que gosta de jogar o Carcassone já chegou bem pertinho. Faltou pouco. Vou mostrar prá ele os links aqui que vc colocou. Tenho certeza que ele vai gostar de treinar.

Bom fim de semana

Lunna Guedes disse...

Bom dia caríssima, do lado de cá do oceano ainda é madrugada e ouço os sons de um cd budista, nada como relaxar depois de horas de escrita.
E esse cubo mágico era um dos meus exercícios favoritos para relaxar depois das sessões de terapia, no tempo em que eu era psicóloga. Tinha um sempre em minha gaveta.
Acho que eu ainda tenho lá em casa (em Gênova)mas faz algum tempo que não brinco com ele. Agora ando viciada em pega varetas. Não sei se conheceu esse jogo, mas acho que sim, afinal somos todos jovens para esses brinquedos, não é mesmo?

Obrigada pelo abraço amigo, deixou-me com um sorriso gostoso.

Eu tenho dois Patricks - o italiano é um rottweiler também lindo, meigo, encantador. Quando estiver na Itália no próximo semestre mostrarei as fotos daquela carinha fofa.
Beijos e um abraço de urso em ti.

Anônimo disse...

Maria Augusta,

gostei de REVER a telinha. E ela ficou ótima onde esta. Esta com cara de estar adorando a França e o novo lar!
Obrigado pela imagem e link!
Bom fim de semana com o CUBO, que nunca consegui!

Abçs

... disse...

Maria Augusta, gostei da postagem desse cubo, pois tenho uma variedade grande de quebra-cabeças tridimensionais, todos resolvidos, mesmo o cubo. Esse danado tenho com certeza hà 30 anos, nunca consegui fazer mais do que 2 faces simultâneas.Está lá no meu criado- mudo, fico impressionado de ver minha incapacidade para ele.
Tenho com inveja(boa) de sua capacidade para faze-lo.
bjs.

Ví Leardi disse...

Maria Augusta
gostei de mais de ver o teu cantinho "blogueiro" muito bom conhecer um pouquinho mais de vc.Linda a tela do Eduardo ficou perfeito...Quanto aos cubos post genial ...mas tenho uma enorme dificuldade com matemática e derivados ...morro de inveja de quem consegue resolver estes quebra cabeças..grandes passa tempos.Um ótimo fim de semana e obrigada por todas as queridas visitas.Bj

Anônimo disse...

Não vou nem tentar porque já sei de antemão que é uma tortura chinesa (tenho recordações da década de 80). rsrsrs.
Haja paciência. (Parabéns pela sua).
Liniane

Maria Augusta disse...

Georgia, tua caricatura feita pelo Eduardo estava genial, seu blog é super dinâmico e ele muito atencioso com seus visitantes.
Espero que os links ajudem teu menino com o cubo mágico.
Grande beijo.

Lunna, interessante saber que o cubo mágico te faz relaxar, pois muitos dizem que ele enerva, acho que depende da paciência de cada um. Não conheço a brincadeira das varetas, ou seria o Mikado?
Estou curiosa para ver a foto do teu Patrick italiano rothweiler.
Beijos.

Eduardo, eu é que te agradeço pelo presentão. Ela ficou realmente muito bonita no meu cantinho de blogueira. Quanto ao cubo, realmente é melhor blogar do que quebrar a cabeça para fazê-lo, é mais interativo.
Abraços.

Maria Augusta disse...

Fernando, deixei meu cubo em São Paulo, cada vez que chego lá alguém o desfez, então eu o reorganizo, é bom porque assim não esqueço os movimentos (rs). Mas acho que resolvê-lo é uma questão de paciência.
Abraços e obrigada pela visita.

Vi, a tela ficou bonita mesmo na parede, né? Em relação ao cubo, creio que resolvê-lo ou não não é tão importante, acho um passatempo relaxante porque concentra a atenção. Quanto às visitas a teus blogs, são momentos de puro prazer.
Beijos.

Liniane, que bom vê-la passeando na blogosfera. Obrigada pela visita e um grande beijo.

Aninha Pontes disse...

Ficou linda a tela, já disse isso lá no Eduardo.
E o lugar especial que você arrumou prá ela.
Adorei seu cantinho.
Gostoso demais ganhar um presente né?
O Eduardo é um grande amigo.
Parabéns pelo presente.
Agora, o cubo? Não dá, Falta tempo.
Um beijo.

Isabel Filipe disse...

eu engarçado ter voltado a moda ...

eu jogar não vou ... pois não gosto de jogos ... enervam-me e não tenho paciência ...

lembro-me que quando esteve na moda o cubo mágico ... eu bem que tentei algumas vezes mas ... nunca consegui fazer ...rsss...

bjs

... disse...

Um pouquinho mais que paciência, amiga.
bj.

Maria Augusta disse...

Aninha, realmente um presente assim é muito bom receber, tanto pela amizade quanto pelo valor artístico. O cubo é um passatempo, se não temos tempo...
Beijos.

Isabel, na televisão eles trouxeram pessoas para falar dele, e mostraram um menino de 5 anos que o fazia, porisso me lembrei e fiz este post. Mas não acredito que vai haver aquela febre dos anos 80.
Beijos.

Fernando, além da paciência é preciso também bastante concentração, enquanto o fazemos não podemos pensar em outras coisas.
Abraços.

sonia a. mascaro disse...

Muito linda a tela do Eduardo! E ela ficou muito bem ao lado do seu espaço... foi também uma boa oportunidade para conhecer o cantinho no qual você se comunica com a gente!

Cubos mágicos, quebra-cabeças... não tenho nenhum talento para esses desafios...

Um ótimo domingo para você.
Beijos.

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta,
vim falar sobre o seu prêmio. Já o tinha visto no varal e fiz questão de fazê-lo aqui. Como a semana foi muito corrida para mim, só agora tive tempo.

Ficou lindo!!!! e você o mereceu.
Quero agradecer as suas palavras sempre bem-vindas ao meu blog. Gosto imenso quando você amplia e estimula o meu trabalho. Seu olhar sempre sensível e engrandecedor, paro todos os comentários que você assina, não apenas para mim mas para todos os blogueiros.

bjs.


JU Gioli

Maria Augusta disse...

Sonia, gosto de blogar no meu laptop, ele já está velhinho, para ir a alguns blogs tenho que trocar de computador, mas este é meu canto favorito, porisso pus nele meu presente. Beijos.

Ju, gosto muito do teu trabalho principalmente quando letras e números se cruzam com formas e cores. É um estilo bem marcante e muito bonito. Obrigada por suas palavras. Beijos.