quinta-feira, 29 de novembro de 2007

França : Sinal Verde ?


Segundo seu presidente, a França deseja ocupar no mundo a liderança na luta contra o aquecimento global e pelo desenvolvimento sustentável. Para isto, durante três meses o poderoso Ministério do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Energia e Transportes promoveu a "Grenelle* do Meio Ambiente" reunindo representantes de ONGs, sindicatos, coletividades locais, empresas e políticos visando propor e discutir as medidas necessárias para atingir este objetivo. O público também foi consultado via Internet, respondendo a um questionário sobre quais medidas estaria disposto a aceitar.

O programa resultante é ambicioso e foi apresentado dia 25 de outubro último pelo presidente Nicolas Sarkozy em um discurso, na presença de Al Gore. Segundo ele, toda decisão governamental deverá ser analisada em relação ao impacto causado sobre o meio ambiente e a biodiversidade. Prevê também um investimento de 1 bilhão de euros em 4 anos na pesquisa e formação, sem aumento de impostos e sem sacrificar o crescimento do país. Considerando irreal que as pessoas aceitem se sacrificar nos nossos dias para assegurar as condições de vida das gerações futuras, estabelece que para cada mudança efetuada neste sentido, uma alternativa deve ser proposta, visando manter o conforto atual. Pois o programa toca em hábitos arraigados, como os modos de transporte, diminuindo o investimento nos transportes rodoviários e aéreos, e aumentando no ferroviário, fluvial e marítimo.


Um dos pontos críticos da discussão foi a questão energética. O governo fez pé firme para conservar a energia nuclear, responsável atualmente por 80% da energia elétrica produzida na França, logo o novo reator EPR será mantido...mas informou que não haverá construção de outros parques nucleares. E as medidas prevêem o investimento paralelo nas energias renováveis : para cada euro investido na energia nuclear, um euro será investido nas energias alternativas.

Algumas das propostas dizem respeito aos outros países, como por exemplo, "os produtos oriundos dos países que não respeitam o protocolo de Kyoto devem sofrer sobretaxas no mercado francês", ou "nas etiquetas dos produtos devem ser escrito quanto CO2 foi produzido para sua produção e seu transporte até o consumidor".

A França deseja difundir estas idéias na Europa e no mundo, e nisto tem o apoio de Al Gore que declarou que seria necessário um "Grenelle mundial".


Todas estas propostas passarão pelo Parlamento para serem votadas. Apesar do aval do mais eminente defensor francês do meio ambiente Nicolas Hulot, alguns temem que certos "lobbies" bloqueiem a aprovação das medidas. Mas se passarem, será a primeira vez que um país orienta suas decisões em função do impacto sobre o meio ambiente. Será que desta vez vai? A caixa de Pandora verde teria sido aberta? Saberemos em breve.



Foto acima : Al Gore com Jean-Louis Borloo (minsitro do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, energia e transportes da França)


Discurso de Nicolas Sarkozy com as conclusões do Grenelle - texto (francês, inglês, espanhol, alemão) e vídeo
Video da televisão francesa sobre o discurso acima
Site "Grenelle do Meio Ambiente"




*A palavra Grenelle faz referência aos acordos sociais de Grenelle que puseram fim às greves de 1968.


segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Terra de Todas as Cores


Clique na imagem para ver em diaporama
Dizem que " O baiano não nasce, estréia", ou que "todo baiano é um artista". Parece exagero, mas vendo esta galeria acima, acredito que estas afirmações não estão muito longe da verdade.
Pois, amigos, fico até envergonhada de dizer isto, mas apesar de conhecer vários países do mundo, não conheço ainda o Nordeste brasileiro. Quero dizer, não conhecia, pois nestas últimas férias procurei remediar um pouco esta grave lacuna e fui à Bahia, entrando pela sua capital, Salvador.




Ah, Salvador...como levei muito tempo para conhecê-la, eu a criei na minha imaginação : uma cidade com casario baixo, coqueirais a perder de vista, mulheres vestidas de baianas vendendo acarajés e jovens praticando a capoeira em cada esquina. Claro que chegando lá não foi bem isto que encontrei. Vi uma cidade grande brasileira típica, com seus arranha-céus e favelas lado a lado, centros comerciais enormes e modernos, e um trânsito pesado. No quesito paisagem havia menos coqueiros do que eu imaginava, mas por outro lado vislumbrei paisagens deslumbrantes principalmente na orla marítima. Mas o mais interessante foi o contato com o povo baiano, tranqüilo e acolhedor.

Aliás, andando nas ruas me dei conta mais que nunca da diversidade de cores dos brasileiros. As estatísticas dizem que 80% dos soteropolitanos são negros. E é verdade que mais que no sudeste e sul do Brasil vemos pessoas negras, de todos os nuances. Observei isto e pensei : "Somos todos brasileiros!" Verdade, fico orgulhosa de vir de um país mestiço, não importa a cor da pele, somos todos brasileiros.


Claro que se remontarmos na história, nossa parte índia sofreu uma aculturação e um extermínio, nossa parte negra veio como escrava, nossa parte portuguesa começou com os degredados. Mas e daí? Com a mestiçagem que temos, cada um de nós é ao mesmo tempo vítima e algoz. Não podemos mudar o passado, o que podemos fazer agora no presente é corrigir as distorções que este criou, para que o futuro seja melhor para todos os brasileiros. Para que gastar energia salientando as diferenças?


Mas depois deste parêntese que foi uma reação ao que li na semana passada relativo a este novo feriado, voltemos a Salvador, seus artistas, suas paisagens, seus monumentos históricos... que vão dar muito assunto, mas para os próximos posts.






Alto da Página




quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Guerra pela Paz



Blogagem coletiva organizada pela Meiroca, do Pensieri e Parole

Muitos acham que dengue é coisa do Terceiro Mundo e que só acontece nos países pobres. Pois não é não, domingo último o jornal televisivo francês falava da epidemia de dengue na Martinica (que faz parte da França), e já matou 4 pessoas e apresenta até 2000 novos casos por semana. Na segunda-feira voltaram ao assunto, para explicar que as casas dos doentes de dengue e des seus vizinhos recebem a visita de uma equipe da “brigada sanitária” para verificar a possível presença de mosquitos infectados e focos de proliferação e borrifar o inseticida. Disseram que esta desinfecção não é sistemática para impedir que estes insetos desenvolvam resistência contra o produto.

Claro que saber que esta epidemia está ocorrendo em várias regiões tropicais do mundo não é um consolo, mas vamos olhar o problema sem complexos e colocar "mãos à obra". Pois desta vez não é só um problema "do governo", nem "dos pobres", nem "do vizinho". O mosquito pode picar todo mundo, e todos e cada um tem a obrigação de entrar nesta guerra.

O retrato falado do inimigo, cujo nome é Aedes aegypti é :
  • Preto rajado de branco
  • Menor que um pernilongo comum
  • Pica durante o dia
  • Nasce e cresce em águas limpas e paradas

Portanto, a melhor forma de exterminá-lo é impedi-lo de nascer ou crescer, destruindo os possíveis ninhos de larvas. As armas a serem usadas para isto não requerem despesas, simplesmente atenção e responsabilidade, e certos cuidados como :


  • Não deixar a água acumular no coletor dos vasos de planta

  • Desobstruir as calhas do telhado, para não permitir o acúmulo de água

  • Não deixar pneus ou recipientes expostos à água da chuva

  • Manter sempre fechadas as tampas das caixas d'água, cisternas, barris ou filtros

  • Acondicionar o lixo em sacos fechados ou latões com tampa.

A infecção causada pelos vírus da dengue (pois eles são quatro) apresenta manifestações como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, muita dor no corpo, tonturas, cansaço, às vezes sangramentos, vômitos e manchas vermelhas na pele. Alguns dizem que são os sintomas da gripe, sarampo ou rubéola, mas muito fortes. Se alguém apresentar estes sintomas, não deve se auto-medicar (principalmente não tomar remédios à base de ácido acetilsalicílico, como aspirinas, Melhoral e outros), mas se dirigir imediatamente ao Serviço de Saúde mais próximo. Em 95% dos casos a dengue é benigna, mas quando ela ocorre na sua forma hemorrágica pode ser fatal. Quem já foi tratado para este problema e sentir os sintomas reaparecerem, deve ir rapidamente procurar tratamento médico, pois pode ser a forma hemorrágica da doença.


Claro que certamente você já ouviu falar sobre tudo isto, mas acredito que uma voz a mais pode significar um minuto complementar de atenção sobre ele, e este pode ser decisivo para conduzir alguém a praticar uma ação no sentido de ajudar a combater este problema. Pois desta vez a ação de cada um adianta, e de toda forma não temos escolha se quisermos proteger nossos entes queridos. Vamos mostrar que a população brasileira é capaz de vencer esta guerra?


Mais informações :
Portal da Saúde
O que você pode fazer a respeito da dengue
Slides descrevendo a dengue
Medicamentos que devem ser evitados em caso de suspeita de dengue


UPDATE :

Entre os blogs já visitados desta blogagem coletiva, entre outras observei as seguintes informações complementares ao conteúdo deste post :

Georgia nos conta uma tragédia familiar ligada à dengue.
Karina nos fala da pesquisa dos possíveis viveiros nos condicionadores de ar.
Oscar descreve uma metodologia para a procura de possíveis focos dos mosquitos.
Oscar relata a utilização de borra de café para exterminar as larvas.
Lucia Freitas aconselha que se facilite o acesso das equipes do Centro de Controle de Zoonoses.



sábado, 17 de novembro de 2007

Art Nouveau em Sampa


O Centro Cultural do Banco do Brasil em Noite de Gala Foto Eli Hayasaki

Antes de viajar para o Brasil havia feito uma listinha de lugares a visitar em São Paulo, como por exemplo o MuBE, o Mercado Central, o Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo para ver um concerto, e também a exposição do Aleijadinho. Esta, quando cheguei lá ela estava quase acabando, fui correndo vê-la, e foi a sorte, pois de todo o resto da minha listinha não vi nem um décimo.

E foi uma dupla satisfação visitá-la pois além da exposição por ela mesma, havia também o prédio onde ela foi apresentada, o Centro Cultural do Banco do Brasil, na esquina da rua da Quitanda com a José Bonifácio, no centro velho de São Paulo. Já o conhecia, apesar de ter passado muitas vezes diante dele sem perceber a beleza que ele encerrava.

Este imóvel, que data de 1901, plena "Belle Epoque" paulistana , foi construído nos estilos neoclássico e art-nouveau, sendo que o tema natureza da art-nouveau pode ser percebido nos ramos de café, abacaxi e folhas de fumo, marcas da aristocracia pré-industrial no Brasil. E os desenhos da cúpula de cobre são pétalas de rosa.

O Banco do Brasil o comprou em 1923, e o adaptou para as funções bancárias com obras do renomado engenheiro Hyppólito Pujol Jr., se constituindo na primeira agência própria deste banco no Estado de São Paulo em 1927. Foi reciclado novamente e se tornou o Centro Cultural do Banco do Brasil em 2001.

O prédio tem 5 andares (mais subsolo e mezzanino) distribuídos em torno de um vão central, e o que chama a atenção logo na entrada é o piso do saguão, todo em mosaico veneziano e também, olhando para o alto, a clarabóia com seu magnífico vitral com florais em tons dourados. As arandelas, os elementos em ferro forjado que constituem os balcões e os corrimões com suas linhas sinuosas em torno do vão central formam um conjunto muito bonito. No subsolo ainda pode-se ver o cofre que veio da França especialmente para o banco. Apesar de não ser muito grande, tem também um café muito charmoso, salas de exposição, auditório, cinema, teatro e salas de vídeo.

Falarei sobre a exposição do Aleijadinho em outro post. Por enquanto, encham os olhos com as imagens deste belo prédio, que vale a pena.



CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O DIAPORAMA

Mudando de assunto :

Vocês se lembram do post o sobre as feiras livres "Cores, Odores e Sabores" ? Ele foi reproduzido no "Conversas (virtuais) de Cozinha", onde a Sam e a Lina também escreveram sobre o assunto (na época a Célia inda não tinha entrado no blog). Pois a Lívia Lisboa, jornalista da revista "Vida Simples" da Editora Abril, leu nossas "conversas virtuais" sobre as feiras no Brasil, no Japão e na França, e as citou no seu excelente artigo sobre este assunto, na edição deste mês de novembro desta revista. Legal, né? A versão na Internet pode ser vista aqui.


Update :

A Teresa salientou nos comentários deste post a grande semelhança entre as arquitetura brasileira e francesa dos séculos XIX e XX. Ela tem razão, vejam a semelhança entre a foto noturna do CCBB que ilustra este post e a foto que tirei na Noite do Patrimônio deste imóvel de Nancy, que data de 1909, com o torreão e tudo.

SNVB (Nancy) e CCBB (São Paulo)

A Lunna acrescentou um detalhe também nos comentários : ..."A área onde ele foi construída era de solo argiloso e não se preocuparam com este fato quando ergueram o prédio. Resultado: o solo engoliu o prédio repentinamente. Engenheiros ingleses foram chamados e fizeram uma análise detalhada do solo antes de reerguer o prédio. Não sei exatamente quantos caminhos de terra foram necessários, mas foi a primeira estruturação de solo ocorrida em São Paulo e o prédio foi reerguido de acordo com fotografias feitas, mas o que se sabe é que muitos detalhes do prédio anterior perdeu-se e o que passou a existir foi o cenário (que é deslumbrante) atual.Aliás, o centro velho paulistano tem muitos detalhes da velha França, porque o arquiteto responsável na época estudo na França e trouxe para o Brasil o mesmo estilo"....Como não existem muitas informações datando da época da construção deste prédio, é um detalhe preciosíssimo. Falou e disse, Lunna!

Confira a Programação do CCBB São Paulo, inclusive com visitas monitoradas. A exposição atual é "Yoko Ono - Uma Retrospectiva".


quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Presentes na Ausência


Jardim Monet visto do balcão - Claudia Meyer

Muita coisa aconteceu aqui na blogosfera durante as semanas que fiquei ausente, como por exemplo o aniversário do "Varal de Idéias" do Eduardo, que aliás continua sendo comemorado durante todo o mês de novembro. Claro que o "Jardin" não poderia passar em branco este acontecimento, este blog é um verdadeiro tesouro de beleza e de arte, e o Eduardo uma pessoa sempre presente e disponível para os amigos da blogosfera, deu um apoio enorme ao "Jardin Ephémère" desde seu início. Parabéns, Eduardo, que este aniversário se repita muitas e muitas vezes.




Algumas blogagens coletivas importantes, como a "Blog Action Day" (para a qual deixei o post pronto mas não pude visitar os outros participantes),"Pela Paz no Mundo" organizada pelo Lino, pela liberdade da moça presa em Portugal promovida pela Luma. Mas pretendo participar da importante blogagem coletiva contra a dengue, promovida pela Meire, que acontecerá no dia 22 de novembro próximo.

Durante estas semanas de férias este jardim foi regado pelas visitas e pelos presentes que aqui foram deixados. A Meire e a Luma me incluiram na corrente da amizade. As minhas indicações para a continuação desta corrente virão em breve.


A Meire me ofereceu o Prêmio Visitante, que é acompanhado pelos seguintes dizeres : "A amizade e a solidariedade na blogosfera são algo de muito profundo e de muito construtivo que temos que desenvolver. Criam-se representações de pessoas que não conhecemos mas que nos deixam o melhor do seu sentir enriquecendo um espaço de debate com as suas visões e as suas críticas. Nada tem valor se não for lido e partilhado.” Muito obrigada, amiga, visitar os blogs amigos é uma das coisas mais enriquecedoras que existe. Como sempre disse, todos meus vistantes são especiais, desta vez ofereço este selo a : Oscar, Lina, Jugioli, Vi, Gilrang.


A Vi também me deixou um mimo durante estas férias, o selinho "Este blog vale a pena conferir". Agradeço e digo que seu blog, que também o recebeu, vale a pena mesmo ir conferir, pois é lindíssimo. Confira também que vale a pena : Acqua, O Meu Jeito de Ser, Vivenda, Caminhar, Nossa Via.


Além destes, o Oscar Luiz, que nunca deixa de me surpreender, e a Meire, sempre amiga e carinhosa me ofereceram o award "Escritores da Liberdade". São duas palavras que admiro por elas mesmas, imaginem combinadas...é muita honra, agradeço de coração. Veja a descrição deste prêmio : "Todos temos blogs pelo fato de gostarmos de escrever. Por prazer, profissionalismo, ou qualquer motivo pessoal. E a maioria gosta de escrever para liberar algum sentimento profundo, seja ele bom ou ruim. Escreve para se encontrar, para analisar a situação depois de algum tempo, ou naquela mesma hora, e também por essa paixão de por tudo no papel. E estou chamando esses blogueiros de Escritores da propria liberdade. Escritores sim, mesmo que amadores, que escrevem suas emoções, que não guardam tudo para si. Que compartilham tudo com pessoas muitas vezes estranhas (entre as conhecidas)... Escritores que admiro muito, por vários motivos, que se destacam de um jeito único, para cada uma das pessoas que os conhecem. Blogueiros que publicam a sua liberdade de expressão." Como tenho duas indicações, posso indicar dez entre todos aqueles que acredito merecer este selo: Lino, Eduardo, Mário, Luma, Flavia Sereia, Marília, Samantha, Lunna, Karina.


Certamente aconteceram muitas outras coisas, mas vou pondo a conversa em dia aos poucos.


sábado, 10 de novembro de 2007

No Caminho das Estrelas


Céu Estrelado - Vincent van Gogh
Estou de volta das férias. Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que passaram aqui para "regar as plantas" deste jardim, deixando mensagens de saudade e carinho durante minha ausência. As férias foram excelentes, mas confesso que senti falta dos nossos papos aqui na blogosfera e que vocês estiveram presentes em muitos dos meus caminhos neste período. Não acreditam? Pois vejam só!

Durante a viagem de ida, quando o avião deixava os céus da velha Europa (ciao, Meire, au revoir, Teresa, hej då, Célia) e começava a cruzar o Atlântico, as luzes da cabine se apagaram. Olhei pela janela, como naquele guache que a Luma fez, e comecei a blogar mentalmente. O momento era mágico, lá embaixo eu via o desenho das costas iluminadas de Portugal e pensei nas rendas deste país reproduzidas nas colagens da Jugioli. Olhando para cima via o céu estrelado e embaixo as luzes das embarcações no mar. As luzes do céu, da terra e do mar, e a luzinha vermelha da asa do avião piscando, piscando, piscando...talvez embalada pelo vinho do jantar, fiquei imaginando se aquela composição não seria uma obra de arte, uma discussão que corria animada no blog do Eduardo naqueles dias. Fiquei com vontade de tirar uma foto, mas achei que não daria certo, naquele momento precisaria do conselho da fotógrafa Flávia Sereia! A Lunna certamente escreveria um lindo poema e o Oscar Luiz encontraria os adjetivos certos para descrever um momento como este, mas eu calei minha mente e só saboreei a paisagem.

Dormi e quando acordei olhando para fora vi um lindo cruzeiro de estrelas...deve ser o Cruzeiro do Sul me dando as boas vindas, pensei. O mapinha do avião indicava que eu já havia deixado para trás a cidade onde mora a Laura e que talvez estivesse passando sobre a toca da d. Minhoca. Logo, logo, sobrevoaria as terras da Marília com suas lindas pedras coloridas...o que me levou a pensar nas criações maravilhosas da Vi, trabalhando pedras e cores. E o Lino, não muito longe dali, já estaria acordado a esta hora?

Lá no Japão, a Lina devia estar preparando o jantar quando o avião aterrissou e eu, do outro lado do mundo, mergulhei no trânsito caótico da manhãzinha de véspera de feriado desta cidade grande que adoro. Talvez nele tenha cruzado a Sam, ou a Karina, ou a Liniane, ou o Mário e também a Aninha, se ela subiu a serra. Adivinhem onde desembarquei!

Precisarei de vários posts para colocar a conversa em dia, pois tenho muita história para contar e sei que muita coisa importante aconteceu na blogosfera e também aqui na França nestas quatro semanas. Me aguardem, devagarinho vou chegar lá...