segunda-feira, 31 de março de 2008

Edição Extra!

Photobucket

Piões e Pregadores - Eduardo Lunardelli Cimitan (2007)

Caros amigos, a blogosfera é realmente uma caixinha de boas surpresas. Imaginem que ontem à noite, encontrei um comentário da Jugioli aqui no Jardin, me avisando que tinha um presente maravilhoso para mim lá no Varal de Idéias. Visito o Varal sempre de manhã para começar o dia com belas imagens e atualizada com o mundo artístico, mas não resisti e corri lá para ver. E encontrei este post, escrito com as cores da França bleu, blanc, rouge.


Photobucket



E o presente é esta magnífica tela que ilustra este post. Foi uma surpresa e tanto, pois já conhecia o prêmio do concurso anual dos mais belos varais que ele realiza, cujo troféu é lindíssimo. Já conhecia a brincadeira "Vítima da Quinta", na qual ele faz caricaturas tão geniais dos blogueiros amigos, que deveria se chamar "O Eleito da Quinta". Mas este prêmio de constância é completamente inesperado, fiquei realmente emocionada. O que dizer? Me faltam palavras, imaginem o gentleman que é o Eduardo, que além de nos oferecer seus maravilhosos posts diários, ainda presenteia seus visitantes com prêmios deste valor e qualidade. Muito obrigada de coração!



Alto da Página


quinta-feira, 27 de março de 2008

É Primavera?



Depois de um inverno seco e sem neve, o calendário diz que "é primavera"! Mas será? Olho pela janela e vejo a cidade branquinha de neve. Olho a televisão e vejo as estradas bloqueadas devido às borrascas. Será que é mesmo primavera?



Primavera aqui é sinônimo de caminhada na floresta, vendo os bichinhos correndo e brincando saudando os belos dias que chegam...mas no momento na floresta só tem o silêncio e a lama no chão! Cadê a primavera?




A vegetação também desabrocha e os crocus (florzinhas à direita) invadem a paisagem anunciando que a estação das flores chegou. Mas estes dias os que se atreveram a despontar foram cobertos pela neve ...Cadê a primavera?




No lugar dos crocus só se pode ver os "perce-neiges" (fura-neve). Cadê a primavera?



É a época que vemos nas feiras, nas praças e nas ruas, os vendedores de "jonquilles", estas florzinhas do campo amarelas (à direita)...mas cadê eles? Não tem "jonquilles" em lugar nenhum! Cadê a primavera?



Com o fim do inverno as "mimosas" se abrem e perfumam o ar...por enquanto ainda não pudemos "por o nariz lá fora" para sentir o odor, pois está fazendo muito frio. Cadê a primavera?




E a estação onde as tulipas aparecem, lindas, de todas as cores. Ainda não vi nenhuma, será que este ano não as veremos? Cadê a primavera?



Na primavera os passarinhos cantam e nos acordam de manhãzinha com seus gorjeios...mas no momento eles estão bem escondidos, certamente encolhidos em seus ninhos protegendo seus filhotinhos do frio. Cadê a primavera?


E como diz a música do Bambi "o sol brilhará o tempo todo"! Mas ele está bem pálido, escondido atrás das nuvens espessas sniff, sniff. Cadê a primavera?






Desculpem se este post está meio azedo, mas eu quero os passarinhos cantando e o sol brilhando e as flores desabrochando...quem acabou com a primavera?

Update (29/03/2008)

A Leonor nos presenteou com este jóia nos comentários :

Primavera

..."A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim.

Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira -Rio de Janeiro, 1998, pág. 366."...

Update (31/03/2008)

Festa Primaveril das Jonquilles na França (vídeo em francês com belas imagens)

Em Saint-Etienne-de-Montluc, A festa das "jonquilles" é uma tradição. Para a ocasião, os habitantes fazem carros alegóricos completamente cobertos de "jonquilles" selvagens. Passeio pelas ruas da cidade.



segunda-feira, 24 de março de 2008

Os Símbolos da Fertilidade


Espero que vocês tenham passado uma Boa Páscoa. Aqui na França ela é comemorada hoje, na segunda-feira. Não sei ao certo porquê, acredito que seja porque a Ressurreição de Cristo se deu três dias depois de sua morte. Com o movimento que houve aqui no Jardin devido ao aniversário e à blogagem coletiva do "Dia Mundial da Água", a Páscoa ia passando "batida". Logo, como aqui ela ainda não acabou, vou falar um pouco dos costumes ligados a esta data.

Ontem li no Pensieri e Parole a história da origem dos ovos de Páscoa, achei interessante e fui pesquisar. Certas fontes dizem que os persas já ofereciam ovos há 5000 anos, depois os gauleses e os romanos também adotavam esta tradição. Para todas estas culturas pagãs, o ovo parece ter sido o símbolo da fecundidade e da renascença. Esta tradição foi adotada pela cristandade e o ovo se tornou o símbolo da ressurreição, assim como do fim das privações da quaresma.

Os primeiros ovos pintados apareceram no século XIII na Europa. Eles eram geralmente vermelhos, lembrando o sangue de Cristo e decorados com desenhos e divisas. Na Renascença, nas cortes reais, os ovos de galinha foram substituídos por ovos de ouro. Decorados de metais preciosos, de pedrarias e de pinturas de artistas célebres, eles atingiram seu apogeu na corte da Rússia, com, principalmente, os ovos do joalheiro Peter Carl Fabergé (1846-1920). O ovo de chocolate é mais recente, apareceu no final do século XIX, graças aos progressos na afinagem da massa de cacau aquecida a 50 °C e à elaboração das primeiras formas de prata, cobre ou ferro estanhado.

No século VII, a Igreja proibiu os sinos de tocar entre a quinta-feira santa e o domingo de Páscoa, em sinal de luto, para respeitar o tempo entre a morte de Cristo e sua ressurreição. Assim nasceu a lenda de que os sinos iam a Roma pelos ares para voltar somente no dia da Páscoa, carregados de ovos que iam distribuindo pelo caminho. Nos paises germânicos e anglo-saxões são os coelhinhos que trazem os ovos, logo, esta é a origem da tradição que adotamos no Brasil.

Comemoro a Páscoa à moda brasileira, no domingo, logo já ganhei e já comecei a comer meu belo ovo de chocolate. Mas os ovos que estão ilustrando este post são os famosos ovos Fabergé, que são verdadeiras preciosidades, tão bonitos que não resisti à tentação de mostrá-los aqui.







Curiosidades :

Os valiosos ovos Fabergé já foram objeto de filmes como "007 contra Octopussy" e "12 Homens e Outro Segredo", este último com George Clooney e Brad Pitt, entre outros.

O ovo Rothschild Fabergé foi vendido em um leilão em Londres em novembro último por 9 milhões de libras esterlinas...e levado de volta para a Rússia.

Update (25/03/2008):

Complementos trazidos pelo comentário da , a quem agradecemos :

"... das mais lindas e significativas é justamente a da foto acima dos slides,em esmalte rosa e decorado de Muguets foi oferecido pelo Czar Alexandre a Czarina por ocasião do nascimento de um de seus filhos...Fascinante também é a ligação da história destes ovos com o trágico destino da família Romannoff..."

Veja mais sobre a história dos ovos Fabergé aqui.

Update (26/03/2008)

Sobre a Páscoa, a Luma disse, nos comentários :

..."A Páscoa não foi celebrada ou mencionada na Bíblia, porém ela é celebrada sem interrupções desde a época do Novo Testamento. As datas de todas as festividades móveis da igreja são calculadas em torno da data de Páscoa. Antigamente a data da páscoa era confusa. os cristãos ocidentais celebravam a Páscoa depois da lua cheia do equinócio de inverno, em 21 de março, ou no domingo seguinte, que era calculada por um sistema de números áureos e epactas a não coincidir com a lua cheia e poderia cair entre 22 março e 25 de abril.

Durante os tempos do Novo Testamento, a igreja cristã celebrou a Páscoa ao mesmo tempo que os judeus celebravam o Pessach.

Na metade do segundo século, a Páscoa foi celebrada no domingo depois da Páscoa dos judeus." ...




sábado, 22 de março de 2008

Digestão da Poluição


Fonte da imagem

Usar a água é aceitar de poluí-la! Se a poluição da água de origem doméstica apresenta um espectro relativamente constante, a poluição das águas de origem industrial é bastante diversificada, dependendo do processo industrial. Nestes, ela é usada como dissolvente ou reagente químico, para a lavagem, para o resfriamento, e finalmente é descartada. Poluída por estes processos, ela contem geralmente elevada carga de contaminantes orgânicos e químicos, muitas vezes tóxicos, ela é lançada direta ou indiretamente nos rios, lagos e oceanos, com as conseqüências nefastas para a fauna e para a flora que tão bem conhecemos. Entre as indústrias poluidoras se encontram as indústrias agro-alimentares, as químicas, as que fabricam o papel, as que tratam o couro, para citar somente algumas.

Análises recentes realizadas em famílias vivendo em áreas poluídas revelaram que o organismo é contaminado por compostos tóxicos e por pesticidas. Como remediar este problema? A indústria química, que foi em grande parte responsável por ele, está fazendo sua "mea culpa" e se mobilizando em várias frentes para corrigi-lo. E surgiu assim a Química Verde (veja os 12 mandamentos da Química Verde aqui). Nela, novos processos e novas práticas de prevenção da poluição ou de produção mais "limpa" são implementados, além da destruição dos poluentes gerados pela química tradicional.

Em relação a este último tópico, a destruição dos poluentes, um grupo do Instituto para a Química Verde de Pittsburgh (EUA) recentemente apresentou o resultado de seus trabalhos trazendo uma nova esperança neste sentido. Eles desenvolveram um tipo de molécula que destrói poluentes persistentes contidos em efluentes industriais.


Poluição "azul" no rio Cerou (França)

Para desenvolvê-las, eles se inspiraram nas reações naturais do corpo humano, no qual as enzimas funcionam como catalizadores, isto é, aceleram a digestão (por exemplo, na saliva a enzima chamada ptyalina permite a digestão rápida dos alimentos). Eles criaram então resinas sintéticas, que combinadas com a água oxigenada, vão "digerir" os contaminantes seguindo o mesmo mecanismo pelo qual os alimentos são digeridos no corpo humano. Estas enzimas são chamadas de TAML (tetra-amido macrocyclic ligands).

Depois de mais de 15 anos de pesquisas, eles apresentaram toda uma gama de TAML, cada um com características específicas para destruir um tipo de poluente. Estes podem ser os pesticidas perigosos, colorantes e outros contaminantes. No caso da indústria de papel, o branqueamento requer o uso do cloro que é altamente cancerígeno, pois libera dioxinas, clorofenóis, que vão acabar poluindo as águas dos rios. Estas moléculas verdes poderiam erradicar este problema.

No entanto, os mecanismos destas moléculas são alvo de estudos aprofundados, pois estas, depois de destruir a poluição, devem se autodegradar em algumas horas somente para que não se tornem, elas mesmas, uma nova fonte de poluição. No estágio atual, mas de 90 brevês sobre elas já foram depositados, mas a exploração comercial ainda não começou.

De qualquer forma, as pesquisas visando a resolução dos problemas de poluição causados pela química industrial tem sido levadas muito a sério, e o problema da descontaminação dos cursos d'agua é um de seus aspectos prioritários, o que não deixa de trazer uma esperança neste "Dia Mundial da Água". E nos permite ter esperança de que estas imagens apocalípticas de poluição mostradas acima desaparecerão e que teremos somente que apreciar as paisagens abaixo, com águas limpas e sadias.




Fontes :

Little Green Molecules - Terrence J. Collins and Chip Walters

Des Molécules Vertes Mangeuses de Pollution

Este post faz parte da blogagem coletiva comemorativa do "Dia Mundial da Água" promovida pelo "Faça a Sua Parte".


Alto da Página

quinta-feira, 20 de março de 2008

Um Ano de Primavera!



Bolo gentilmente oferecido pela Georgia


Este Jardin abriu suas portas com a primavera do hemisfério Norte, no ano passado. Depois veio o calor do verão, a melancolia do outono, o vento frio do inverno, mas ele esteve sempre florido pela presença dos amigos que aqui trouxeram seu carinho, seu intelecto e suas idéias para iluminar este ambiente.

A festa é no jardim, ao ar livre. Entre e fique à vontade!


Aqui falei das coisas que compõem meu universo, como o fato de morar fora do Brasil, minha paixão pelas artes plásticas e decorativas, minhas causas favoritas como o meio ambiente, a independência da mulher e a educação para todos.Vocês trouxeram seus universos, da criação artística, da literatura e poesia, da paixão pelas causas que defendem, de suas famílias e aventuras. Esta interação foi muito enriquecedora, me permitiu de conhecer pessoas maravilhosas, de exercitar meu idioma e de "viver" a realidade do meu país mesmo estando longe dele.

Pegue um copo e sirva-se, as bebidas estão ali na mesa à esquerda. Cadê a cerveja? Vou buscar, ela está na geladeira.


Se quantificarmos, a "contabilidade" registra mais de 100 posts (o centésimo foi a biografia de Marie Curie), um número de visitas em torno de 50 visitantes únicos por dia, com um total em torno de 11700 (a contagem começou aproximadamente um mês depois do início do blog). Sei que são relativamente modestos mas estou muito contente com a qualidade, e além disto se o número de leitores aumentar muito não poderei dedicar a atenção que cada um merece.

Sirva-se dos petiscos ali à direita, eles estão muito gostosos.


Meu post favorito? Foi sem dúvida o de Marie Curie, e acho que meu entusiasmo por sua vida e sua obra foi contagiante, este post repercutiu enormemente na blogosfera. O mais emocionante foi o "Casinha Pequenina", que fiz para o aniversario da minha irmã. Gostei muito dos posts polêmicos também, como aquele sobre a conquista espacial e sobre as energias renováveis. Aliás, gostaria de agradecer a todos que divulgaram este "Jardin" e seus posts em seus blogs respectivos e que o ajudaram a abrir seu caminho na blogosfera.


Se você gosta de grelhados pegue ali na mesa à esquerda. Senão previmos outros pratos para os vegetarianos.


Meus planos para o futuro? Estou pensando em introduzir algumas seções novas no "Jardin", talvez torná-lo mais interativo, as idéias ainda não estão bem definidas, será uma surpresa. Também estou cogitando começar um blog sobre o desenvolvimento sustentável em francês.

Olha, o bolo já vai ser servido. Ele é primaveril e foi oferecido pela Georgia. Experimente, está delicioso!

Então, gostou da festa? Muito obrigada por ter vindo, fiquei muito feliz com a tua presença. Aproveito para te dar os parabéns pelo "Dia do Blogueiro" e te desejar uma "Feliz Páscoa". Agora, venha comigo dar uma volta para ver como são belos meus caminhos na blogosfera. E vamos levar flores para distribuir, pois é primavera! Vamos lá?






Update :

Que bom que vocês vieram e trouxeram teus amigos. Mas a festa continua, se você está de volta ou chegando agora, não saia sem experimentar estes bolos maravilhosos que ganhamos.

O Oscar trouxe um bolo de chocolate, olha que delicioso :



E a Vi trouxe este bolo com uma fadinha, olha que lindo :






Alto da Página

segunda-feira, 17 de março de 2008

O Verdadeiro Código da Vinci


Dá para falar de Leonardo da Vinci sem falar na Santa Ceia, com seus supostos códigos misteriosos tão falados no filme "O Código Da Vinci"? Dá para falar em Leonardo da Vinci sem citar o quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa? Dá sim, pois ele não foi apenas um pintor de talento, que soube tão bem captar o olhar e o sorriso, ele foi um gênio. E sua obra ultrapassou largamente o domínio artístico, ele se interessou também pela anatomia, pela botânica, pela física e foi também um inventor arrojado e visionário, e o que ele projetou muitas vezes so foi possível colocar em funcionamento séculos depois, e foi a base para muitos dos equipamentos que circulam no mundo moderno.



Na física, por exemplo, ele descreveu o efeito Doppler, que só foi descoberto em 1840. Explicou também porque o céu é azul três séculos antes de Lord Raleygh que demonstrou a mesma teoria. Em 1486, escrevia em suas anotações : "Tanta pressão é exercida pelo objeto sobre o ar quanto o ar sobre o objeto". E 200 anos mais tarde Newton formalizava uma das leis mais importantes da mecânica : "Para cada ação corresponde uma reação, de igual intensidade e na direção oposta". (imagem à direita : protótipo do "parafuso aéreo", ancestral do helicóptero)



Quanto a suas invenções elas foram repertoriadas em vários compêndios, que são estudados até hoje e não cessam de surpreender. Como é o caso do automóvel, cujo esboço de seu ancestral projetado por Da Vinci deu origem a um protótipo de madeira que funciona perfeitamente, construído por engenheiros italianos em 2006. Dizem que ele desenvolveu este projeto como uma brincadeira para apresentá-lo em uma festa. (imagem à esquerda : engenheiros italianos apresentam o protótipo do "automóvel")

A bicicleta também fez parte de suas invenções, em seus escritos encontra-se o esboço de um "velocípede" com pedais e transmissão com uma correia...e as primeiras bicicletas séculos depois não tinham pedais, estes só apareceram em 1817.



Como na época ainda não existiam os combustíveis atuais, suas máquinas eram previstas para funcionar com força hidráulica ou humana.O vôo dos pássaros (e dos morcegos) também o fascinou e ele propôs "máquinas" para permitir o vôo dos homens: o helicóptero, o para-quedas e a asa delta. (imagem à direita : detalhe do protótipo de um planador baseado no vôo dos morcegos)


No campo da ótica, suas invenções foram também fascinantes e os indícios de que ele teria inventado o telescópio vem de sua frase : "Construir óculos para ver a lua". Ele projetou também uma "câmara de espelhos", onde as imagens sãp reproduzidas infinitamente, demonstrando um conhecimento das leis da reflexão luminosa. Para realizar os efeitos de luz e sombra nos espetáculos teatrais ele propôs seu "refletor", no qual uma vela acesa era introduzida em uma caixa com uma lente em uma das faces. (imagem à esquerda : detalhe do protótipo de um refletor para os espetáculos teatrais)




Para permitir ao homem de andar sobre a água, ele propôs um sistema com "esquis" como para a neve atualmente. As bóias para permitir de flutuar e o escafandro para explorar os mares também fizeram parte de suas invenções. (imagem à direita : detalhe do protótipo de um equipamento para andar sobre a água)

As máquinas de guerra foram solicitadas pelos poderosos da época. Em seus desenhos encontram-se os ancestrais dos tanques de guerra, da metralhadora, dos navios com câmaras estanques (que ele projetou como navios com duplo casco).



Ele se interessou também pelo urbanismo,apresentando o projeto de uma cidade de 10000 casas à beira do mar ou do rio, para descongestionar as cidades principais, com latrinas públicas e com um sistema especial de chaminés que eliminariam as fumaças. Pois é, ele já se preocupava com o problema da poluição há 500 anos (esquema abaixo).



Photobucket


E estes são apenas alguns dos assuntos pelos quais ele se interessou. Para uma pessoa que não teve direito de estudar nas escolas formais por ser filho ilegítimo é nada mau, não é mesmo? Tudo isto se encontra compilado em varios compêndios, espalhados pelo mundo. Alguns protótipos foram construídos a partir destes esboços de Leonardo da Vinci e exposições são realizadas (vi uma recentemente aqui perto de casa, daí a idéia deste post), inclusive elas já estiveram no Brasil há algum tempo. Em geral, estes protótipos são feitos a partir de materiais que existiam na época de da Vinci, e alguns deles podem ser manipulados, o que nos permite de avaliar melhor o gênio deste mestre. (imagem à esquerda : detalhe do protótipo de um tanque de guerra)



Alguns Desenhos de Leonard da Vinci e os protótipos correspondentes




Update (18/03/2008)

Complementos trazidos pelos comentários do Gilrang a quem agradecemos:

"...eu acrescentaria mais uma invenção de da vinci à sua coleção: as eclusas. o problema que lhe foi posto era transportar os enormes blocos de pedra que eram usados na construção da catedral del duomo, em milão, desde a região do sul da lombardia, em terreno bem abaixo do nível da construção, até um local próximo a ela. levar os blocos contra a correnteza do rio pó era uma tarefa extremamente difícil. da vinci, então, projetou um canal paralelo ao rio. como o terreno era em aclive, isto é, subia quando se ía no sentido de milão, ele dividiu o canal transversalmente por paredes que eram abertas ou fechadas de acordo com a necessidade. a balsa com os blocos era colocada em um desses compartimentos, as eclusas, e o nível da água era aumentado até ficar no mesmo nível do compartimento seguinte. assim, a balsa podia deslizar até lá. então, a eclusa anterior era fechada e o processo se repetia na eclusa à frente, até que o bloco era desembarcado na margem mais próxima da catedral. há poucos anos atrás ainda existiam, nas margens do rio pó, alguns desses blocos que lá foram deixados em virtude de algum acidente que possa ter acontecido com uma das balsas. o resultado desse trabalho é a catedral construída. é a mesma técnica das eclusas usada para transportar os navios no canal do panamá, no canal de suez e em qualquer outro tipo de transporte marítimo ou fluvial em que se tem que transpôr uma diferença de nível nas águas."...




Observações :


Uma parte dos manuscritos de Leonardo Da Vinci podem ser vistos na Internet aqui. Ele escrevia da direita para a esquerda, dando uma imagem a ser lida "no espelho".

Na cidade de Clos Luce, na qual ele viveu na França, apresenta uma exposição permanente de máquinas construídas a partir dos manuscritos de Leonardo da Vinci.




Vídeos :


Funcionamento do "Automóvel" de Leonardo da Vinci
Exposição de protótipos baseados nos manuscritos
Descrição dos manuscritos


Alto da Página

sexta-feira, 14 de março de 2008

Paris by Night



Na próxima semana o Jardin Ephémère estará movimentado. Haverá o post de aniversário dia 20, a blogagem coletiva do "Dia Mundial da Água" dia 22 e um post sobre o Leonardo da Vinci. Mas neste fim de semana, depois da ornamentação parisiense de Natal e do romantismo do "Dia dos Namorados", vamos voltar à Cidade Luz para fazer un tour "Paris by Night". Ao som da canção do musical "Notre Dame de Paris" e na companhia de seus personagens, deixe-se levar pelas imagens do diaporama acima e como diz a nossa amiga Vi, ENJOY!


Fotos : Franck Lechenet

Música : Belle (do musical "Notre-Dame de Paris" baseada no livro de Victor Hugo) por Garou, Daniel Lavoie e Patrick Fiori





terça-feira, 11 de março de 2008

Asterix, o Gaulês

Photobucket

Asterix e Obelix


Domingo passado fomos assistir ao filme "Asterix nos Jogos Olímpicos". Estávamos curiosos, pois lançado há algum tempo com muita publicidade, ele traz no elenco entre outros simplesmente Alain Delon, Gérard Depardieu, Zidane, Michael Schumacker, Jean Todt, Amélie Mauresmo! Que miscelânea, né? Mas finalmente, apesar de que Alain Delon está ótimo no papel de Júlio César (dizem que na vida real ele se sente "o umbigo do mundo") e Clovis Corvillac está muito bem como Asterix, o filme não achou o tom certo, deveria ser cômico mas não faz rir. Valeu pelos personagens, que adoro. Vocês conhecem Asterix e Obelix?

Photobucket


Asterix tem todas as características do francês médio : mal humorado e resmungão, sempre "do contra", mas inflexível em seus princípios. Já Obelix, enorme e bonachão, é apreciador da comida farta e tem um coração tão grande quanto a barriga, está sempre ajudando os outros. Eles foram criados pelos desenhistas Goscinny e Uderzo em 1959 e vivem na Gália, que é o nome da França na época da invasão dos romanos. O vilarejo onde eles habitam é cercado por acampamentos romanos, mas eles resistem e não se entregam. Como com seu punhado de habitantes eles conseguem resistir ao poderoso exército de Júlio César? E que eles tem uma poção mágica preparada pelo druida que os torna fortes e invencíveis (todos a tomam, menos Obelix que como caíu no caldeirão da poção mágica quando criança, é forte o tempo todo).


Photobucket

Obelix, Ideiafix (o cachorrinho), Asterix, Abracurcix (o chefe da aldeia) e Panoramix (o druida)


Além de Asterix , de Obelix e do druida Panoramix, os outros habitantes do vilarejo são o chefe Abracurcix, que passeia sempre sobre um escudo transportado por seus "súditos", o vendedor de peixes Ordemalfabetix, o bardo (cantor) Cacofonix, que todos desejam fazer calar e o cachorrinho de Obelix, chamado Ideiafix, que sempre desempenha um papel importante nas aventuras. Entre os romanos, um personagem importante é o centurião Caius Bonus, que sempre é batido pelos gauleses.


Photobucket

Ambiente no vilarejo

Inúmeros livros de Asterix foram editados (33 no total), nos quais ele "passeia" pelo mundo. Por exemplo, em "Asterix e Cleópatra", esta pede a ajuda do druida Panoramix para construir um lindo palácio para impressionar Júlio César, e Asterix e Obelix partem para o Egito junto com o druida( neste, uma frase que volta sempre é "Que belo nariz!" pronunciada pelos dois encantados diante do nariz de Cleópatra). Uma outra aventura acontece na Inglaterra, onde também existiria um vilarejo que resiste aos romanos ao qual nossos heróis decidem ajudar levando um caldeirão de poção mágica. Este é pleno de alusões aos "estranhos costumes" gastronômicos dos ingleses (na história, é Asterix que inventa o chá), traduzindo a eterna rivalidade entre ingleses e franceses. Aliás, este toque de "chauvinismo" é encontrado também no "Asterix na Suíça" ou no "Asterix na Espanha". Uma frase que sempre está presente nestes livros é "Eles são loucos estes (habitantes do país)."

Photobucket

Asterix na Espanha

Além 300 milhões de albuns vendidos no mundo todo, dos filmes de animação e dos filmes com atores que já foram feitos baseados nestes, o primeiro satélite francês lançado no espaço se chamava Asterix e um parque de atrações foi criado perto de Paris com o nome de Parque Asterix, que é uma resposta gaulesa ao Eurodisney. Realmente, o homenzinho enfezado se tornou um fenômeno mundial.



Trecho do desenho animado "Asterix e os Índios"


Trailer do filme"Asterix nos Jogos Olímpicos"
Extrato do filme "Asterix nos Jogos Olímpicos"

Detalhes e Lista Completa dos Livros e Filmes

*Os romanos se instalaram na Gália em 52 A.C. e provocaram uma mudança profunda da população gaulesa : a cultura romana e gaulesa se misturaram dando origem à uma cultura galo-romana, que viveu 3 séculos de relativa paz.



Alto da Página

sábado, 8 de março de 2008

Revalorizando o Talento

Photobucket

Fonte das fotos*

Entre os muitos aspectos nos quais a mulher brasileira precisa ser considerada pelo seu justo valor está sem dúvida sua imagem no Exterior, que aliás foi a origem desta blogagem coletiva. Como isto faz parte da minha vivência aqui na França, vou falar um pouco da minha experiência e talvez dar algumas pistas para lidar com este problema, pois para resolvê-lo é necessário mudar a própria imagem do Brasil.

França, há muitos anos, a rentrée (início anual das atividades) em um laboratório onde uma pesquisadora havia sido enviada pelo seu empregador brasileiro para fazer um curso de especialização. Ela é convocada ao escritório do diretor das pesquisas.

- Bom dia, Professor. O senhor me chamou?

- Bom dia, Mademoiselle. Chamei sim, para falar do congresso em Toulouse onde a senhorita foi em setembro. Como foi até lá? De carro ou de trem? Ficou hospedada na Cidade Universitária? Quantos dias permaneceu fora de Nancy?

- Professor, fui a Toulouse de trem.

Ele toma notas, e pergunta :

- Segunda classe, suponho.

- Não, fui de primeira classe e com couchette (leito), afinal é uma longa viagem. Em Toulouse, não havia lugares na Cidade Universitária, me hospedei no Hotel Victoria.

- Aquele belo hotel na frente da estação? perguntou ele com os olhos arregalados.

- Sim, senhor. E permaneci lá também durante o fim de semana depois do congresso para conhecer a região, e depois fui até Barcelona.

Ele se levantou e muito sério disse :

- Mademoiselle, este laboratório costuma cobrir as despesas de viagem de seus membros, mas a senhorita exagerou. Não podemos pagar viagens de primeira classe ou de turismo!

Calmamente, no seu francês ainda claudicante que tinha na época, ela respondeu:

- Está havendo um mal entendido, Professor. Não tenho a intenção de pedir ao laboratório para cobrir estas despesas. Fui a este congresso por sua recomendação, mas como ainda não havia começado meus trabalhos com sua equipe, meu interesse nele era em relação ao trabalho que faço no Brasil. Além disto, aproveitei para passear.

- Então temos aqui uma rica herdeira, disse ele aliviado, com uma certa ironia.

- Não, Professor, trabalho e vivo de meu salário, mas o que é justo é justo.

Pois isso aconteceu comigo. Acho que ganhei alguns pontos neste episódio, pois alguns meses depois quando ele enviou um relatório ao laboratório onde eu trabalhava no Brasil, ele acrescentou a frase :

..."Ela é junto a nós uma excelente embaixadora do seu país".

Moral da história : cada um de nós é um embaixador do Brasil fora dele, certamente nossos atos afetarão os(as) brasileiros(as) que virão depois de nós. E às vezes, não querer "levar vantagem em tudo", é uma vantagem.

Tive sorte, pois este professor era um gentleman. Pois minha colega que foi para outro laboratório recebeu junto com as chaves da sua sala a seguinte recomendação :

- A senhora está proibida de ter relações "privilegiadas" com seus colegas da minha equipe, não quero confusões aqui. Diante de seu espanto, ele acrescentou : "Conheço a fama das mulheres sul-americanas".

Pessoalmente todas estas insinuações e piadinhas sobre as brasileiras que fazem parte dos nosso cotidiano quando moramos no Exterior não me atingem pessoalmente, mas reajo sempre em nome das brasileiras que conheço e conheci, pois estas às quais estas piadas fazem alusão, eu só ouvi falar, mas me parecem tão diferentes das pessoas que conheço. Nem penso nas brasileiras célebres e conhecidas, pois estas estão consagradas, mas em todas aquelas que em nosso país lutam muitas vezes pela própria sobrevivência, com a cabeça erguida, buscando uma vida melhor para elas e suas famílias.

Tem o caso da Lucilene, vinda de um bairro modesto, que trabalhava de dia e estudava à noite, ajudava seus pais nas despesas da casa e pagava faculdade. Se formou, fez estágio, batalhou emprego e conseguiu. Hoje é uma química de primeira. Esta brasileira eu conheci!

Tem a caso da d. Zefa. Viúva, mão de um rapazinho, morava na favela ali atrás da USP onde trabalhava. Na hora do almoço, corria em casa para ver o que seu filho estava fazendo, para evitar que andasse em más companhias. O rapaz começou a trabalhar, e ela, com mais tempo, começou a se alfabetizar, com quase 50 anos, pois considerava que era sua vez de melhorar de vida. Esta brasileira eu conheci!

Tem o caso da Creuza, faxineira la de casa, mãe de quatro filhos, que foi abandonada pelo marido alcoólatra. Morava na periferia e levava pelo menos 2 horas para chegar até o trabalho. Comprou um "terreninho", como ela dizia, e com as próprias mãos e ajudada por suas crianças, levantou uma casa, pois como o marido era pedreiro, ela havia aprendido a profissão. Esta brasileira eu conheci!

E quantas brasileiras como as Lucilenes, d. Zefas e Creuzas cada um de nós conhece? E todas as outras, mães de família que se batem para educar os filhos? Ou as que fazem carreira nas artes, nas ciências, na economia brasileira, com tanto brilho? Estas precisam ser mais respeitadas dentro do Brasil e fora dele. E é por todas elas que eu reajo quando alguém faz insinuações maldosas sobre as brasileiras.

Moral da história : o lado da mulher brasileira que sempre foi valorizado contrariamente à sua inteligência e sua fibra, foi o seu físico e sua sensualidade (vocês já entraram nas Imagens do Google e digitaram "mulher brasileira"?). A própria mulher brasileira precisa se valorizar mais e mostrar que seus méritos vão muito além destes. Os homens também, precisam enxergar além da imagem exterior e valorizar as outras qualidades da mulher que está a seu lado, seja na vida pessoal ou profissional. E principalmente o governo brasileiro deve mudar de postura, e destacar outros aspectos do Brasil para atrair os turistas estrangeiros, pois tratar suas habitantes como iscas sexuais não é valorizante para país nenhum.


*Fonte das fotos : todas as fotos foram encontradas na Internet usando as palavras-chave "Família" e "Mulheres Profissionais". Não conheço pessoalmente nenhuma das retratadas e elas não estão relacionadas com os fatos relatados no texto. Se você considerar que sua foto foi usada indevidamente me avise nos comentários, que ela será removida imediatamente.




Este post faz parte da blogagem coletiva "Pela Valorização da Mulher Brasileira", organizada pela Meire e pela Lys.




Veja também neste blog :

Irradiando a Liberdade (sobre a vida da grande cientista Marie Curie)

quarta-feira, 5 de março de 2008

Tendências...


Semana da Mulher...momento de balanços, de reivindicações, de batalhas...e de glamour, porque ninguém é de ferro, não é mesmo? Pois aí vai uma seleção dos modelos apresentados em Paris na semana passada nos desfiles de prêt-à-porter dos grandes costureiros para o outono-inverno 2008-2009. Como o inverno no Brasil vai começar em breve, vocês podem aproveitar das tendências antes das francesas...e por em tendências, Karl Lagerfeld propõe um look baseado no guarda-roupa masculino, Balmain no rock chic, Givenchy no hábito das religiosas, Chanel no romantismo vitoriano, Christian Lacroix com suas cores vivas que são sua marca registrada. Mas vejam no diaporama, as imagens falam mais do que as palavras...





Porque gosto de olhar estes desfiles como assisto a um espetáculo ou vejo uma obra de arte, apreciando a criatividade e a beleza do evento. No mais, vejo as tendências...sim, porque não gosto da palavra moda, que sugere ditadura. Mas continuem vendo os desfiles, aqui embaixo é o desfile do Yves Saint-Laurent :












E para ver os vídeos dos outros desfiles como se estivesse em Paris, Roma, Nova York ou Milão vá ao site da revista ELLE aqui (clique na opção défilés de mode).


Observações :


Aqui na França a lei que impede as modelos magérrimas no limite da anorexia de desfilar não foi aprovada devido à pressão da indústria da moda. No entanto, um grupo de trabalho do governo está realizando o estudo no sentido de induzir os publicitários e costureiros a veicular modelos mais "encorpadas", para divulgar uma imagem mais sadia da mulher.

Vocês repararam que a imagem que ilustra o post é uma rosa. Eu a coloquei como uma homenagem à campanha da revista Marie Claire, que é apoiada por todas as jornalistas "âncoras" da televisão francesa, visando angariar fundos para a construção de escolas nos países onde as meninas não tem acesso a elas. O símbolo da campanha é uma rosa, que é vendida em várias lojas durante este semana.

E como o tema da semana é a mulher, não podemos deixar de pensar em Ingrid Betancourt, prisioneira há seis anos, que foi lembrada pela Liniane, na sua Vivenda.


Música de fundo : Jean-Michel Jarre (Equinoxe parte 4)


sábado, 1 de março de 2008

Irradiando a Liberdade

Photobucket

Em 1997, vivi uma das maiores emoções da minha vida profissional. Apesar de estar trabalhando no Brasil na época, encontrava-me aqui na França na ocasião do congresso da SFP que comemorava o primeiro centenário da descoberta da radioatividade. Neste, que foi realizado na mítica Sorbonne, tive a oportunidade de assistir a uma conferência do prêmio Nobel de Física Gilles de Gennes e, principalmente, de visitar os laboratórios onde trabalhou Marie Curie, que descobriu juntamente com seu marido Pierre Curie e com Becquerel, a radioatividade natural.

Quando a Lunna propôs esta blogagem coletiva para falar das realizações de mulheres que marcaram sua época ou a história, pensei imediatamente nela. Pois ela foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, e é a única mulher a ter ganhado dois, um de Física e um de Química. Foi também a primeira mulher a obter uma cátedra de ensino superior na França, sem falar nas suas realizações científicas e em seus esforços para construir o Instituto do Rádio, para tratar os doentes de câncer. E é também a única mulher que jaz no Panthéon, o mausoléu dos homens ilustres franceses.

E no entanto sua vida não foi fácil. Nascida na Polônia, filha de pais professores, que sofreram problemas financeiros decorrentes da perseguição sofrida devido ao patriotismo, numa época em que a Polônia era ocupada pelo Império Russo, ela perdeu sua mãe quando tinha apenas 10 anos de idade. Mas sempre perseverou nos estudos e com brilho, chegando mesmo a freqüentar uma faculdade itinerante clandestina, pois os estudos superiores eram proibidos às mulheres. Fez uma pausa de 5 anos nestes, para trabalhar e pagar as despesas de sua irmã, que havia partido a Paris estudar medicina. Quando esta se formou, a chamou para vir para a França, onde Marie se licenciou em Matemática e Física, começando sua carreira como pesquisadora .

Foi então que ela conheceu Pierre Curie que se tornou seu marido. Após o nascimento de sua primeira filha, ela começou um doutorado sobre os materiais urânicos, que a conduziram à descoberta da radioatividade natural. Ela realizava estas pesquisas primeiro em um depósito, em seguida em um galpão de madeira, sem o menor conforto, com equipamentos rudimentares para a época.

Marie perdeu seu marido em 1906, atropelado por um carro puxado por cavalos. Nesta ocasião, o governo francês propôs à Marie e às suas 2 filhas uma pensão alimentar. Marie a recusou, dizendo que preferia trabalhar para sustentar sua família. Mais tarde foi designada para o posto de professor na cátedra que fora ocupada por seu marido se tornando assim a primeira mulher a obter um cargo semelhante na França.

Em 1911 foi condecorada com seu segundo prêmio Nobel, desta vez de Química, por ter isolado o rádio, determinando assim seu peso atômico.

Durante a guerra ela não hesitou a partir ao "front" com seu equipamento e tendo sua filha como ajudante para tirar radiografias dos soldados feridos. Na volta, seu nome estava consagrado principalmente fora da França, e então ela partiu para os Estados Unidos para angariar fundos para a construção do Instituto do Rádio.


Marie morreu em 1934 de leucemia, resultante da exposição à radioatividade. Sua filha e seu genro continuaram suas pesquisas, e também receberam prêmios Nobel por seus trabalhos.


Eu a considero um exemplo de desprendimento, de perseverança e de coragem. Pois ela não hesitou a se sacrificar para ajudar a irmã a fazer seus estudos, nem a partir para a Guerra com sua filha. Não se deteve diante das proibições do Império Russo proibindo as mulheres de estudar, nem das condições precárias que encontrou quando começou suas pesquisas. Não se acomodou diante da pensão oferecida pelo governo.. E sempre superou o preconceito por ser pobre (na Polônia, na sua juventude), por ser estrangeira e por ser mulher, que teve de enfrentar tanto para a nominação do Prêmio Nobel quanto na ocasião de sua nominação na Sorbonne.


Graças a mulheres assim que hoje podemos trabalhar e nos realizar profissionalmente, pois elas elas provaram sua capacidade, abrindo caminho para as conquistas femininas, não contra os homens, mas ao lado deles.





Observações :


A radioatividade, assim como todas as descobertas humanas, foi usada para fins bélicos, como as terríveis bombas atômicas, ou inadequados, como o seu uso nos cosméticos. Mas ela possui também uma ampla utilização na produção de energia elétrica, na medicina, e em vários processos industriais.

Outras mulheres marcaram a história da radioatividade : Irène Joliot-Curie, filha de Marie Curie, que descobriu a radioatividade artificial. E Lise Meitner, que foi a primeira a explicar teoricamente a fissão, que permite a produção de eletricidade nas usinas nucleares...mas que ficou tristemente conhecida como "a mãe da bomba atômica".

Na época que Marie Curie viveu a mulher não tinha direito ao voto na França, isto só aconteceu em 1949...e até 1970 as mulheres casadas que quisessem trabalhar precisavam fornecer uma autorização assinada pelo marido!

Veja também :

Biografia detalhada de Marie Curie (em inglês)
Manuscrito de Marie Curie
Institut Curie

Música : Chopin (Polonaise in Flat)


Este post faz parte da blogagem coletiva proposta pela Lunna "Eu Gosto de Ser Mulher".