sexta-feira, 16 de maio de 2008

Debatendo pelo Futuro

Photobucket

Amigos, dia 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente. Para comemorá-lo o "Faça a Sua Parte" está organizando uma blogagem coletiva para a data. Mas não é tudo, precisamos de uma reflexão profunda sobre a realidade atual em termos de nossa relação com o planeta e sobre as mudanças urgentes que devem ser realizadas para não comprometermos a sobrevivência dele e das gerações futuras. Isto será realizado através dos "Debates Ambientais do Faça a Sua Parte", que se estenderão de 23 de março a 14 de junho e para os quais todos estão convidados a participar. Vejam o edital escrito pelo Afonso :


"Não dá para ficar parado. Você vai ficar?

Enquanto nós ficamos parados, outros planejam, sorrateiramente como sempre fazem, mais uma onda de destruição das nossas florestas. Está em votação o Projeto de Lei 6424/2005, de autoria do Deputado Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que autoriza um dos maiores crimes ambientais a ser cometido na história do Brasil.

Você vai ficar parado?

Enquanto nós ficamos parados, outros colocam no mercado produtos contendo transgênicos sem aviso no rótulo, em total desacordo com as leis. Ferem mortalmente nosso direito a um consumo consciente.Você vai ficar parado?Enquanto nós ficamos parados, outros tantos sequer aceitam que o aquecimento global é uma realidade. Alegam que os estudos não são conclusivos, que "não é bem assim", e seguem, em prol do crescimento das suas economias, produzindo GEE. Afinal, o que vale é o "aqui e agora". O futuro que se dane!

Você vai ficar parado?

Quer mais exemplos? Crescimento populacional descontrolado? Roubo da nossa flora e fauna? Há uma lista interminável de exemplos...Nós, do Faça a sua parte, não ficaremos parados. E queremos que você se mexa. Que mexa os dedos e participe da 1º edição da série "Debates Ambientais do Faça a sua parte". Todo ano, no período de 22 de maio a 14 de junho, o Faça a sua parte promoverá debates sobre as questões do meio ambiente. E, no dia 5 de junho, acontece a blogagem coletiva para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Uma blogagem coletiva inédita. Serão duas semanas para preparar, com debates, a blogagem coletiva para comemorar o Dia do Meio Ambiente. Participe com seus comentários ou posts em seu blog sobre algum dos temas propostos. Debata, converse, troque idéias. Participe.

Mas lembre-se: no dia 5 de junho não deixe de participar da blogagem coletiva do Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas não pára por aí. Do dia 6 até o dia 14 continuaremos debatendo, agora com as diversas contribuições realizadas no dia 5.

Veja a programação para 2008:

MAIO22 e 23: Biodiversidade: sem flora e sem fauna?

24 e 25: Cerrados: bioma ou necroma?

26 e 27: Florestas, até quando haverá uma?

28 e 29: Educação Ambiental: a quem educar?

30 e 31: Aquecimento Global: mito ou realidade?

JUNHO

01 e 02: De quem é a culpa: do Legislativo, do Executivo, ou nossa?

03 e 04: Meio Ambiente Humano: somos parte da natureza?

05 e 06: Blogagem coletiva sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

07 e 08: Mar: Origem da vida?

09 a 12: Tecnologia e Meio Ambiente: há futuro na ciência?

13 e 14: Consumo sustentável: o que e como fazer?

Participe conosco. Traga suas idéias e conhecimentos. Faça a sua parte ou...

Você vai ficar parado??? "


Também no domínio do meio ambiente, o Jorge do "Faça a Sua Parte" nos trouxe a possibilidade de participar de uma ação para a criação de um santuário de baleias. Leia o texto dele e assine a carta de petição, estes animais tão inteligentes merecem ser preservados :


"Para que as cenas chocantes desse pequeno
vídeo não aconteçam mais nos oceanos do planeta, é preciso manter a moratória à caça comercial de baleias, instituída em 1987 na Comissão Internacional de Baleias (CIB) e criar santuários de baleias, como os já existentes no Oceano Índico (criado em 1970) e na Antártica (1994). Esses santuários protegem diversas espécies que estão ameaçadas de extinção, como as jubartes, segundo a lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES).

Muita gente pergunta por que temos que proteger as baleias, pra que elas servem, que mal tem caçá-las? Basicamente, as baleias são ícones da biodiversidade dos oceanos, são seres vivos mágicos, com complexa organização social e não fazem parte da cadeia alimentar humana - com exceção de povos tradicionais como os esquimós e alguns vilarejos mais afastados no Japão, Islândia e quetais. Mais interessante apostar no turismo de observação, atividade que vem crescendo e já movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano no mundo.

Em 1998, o Brasil propôs na CIB a criação do Santuário do Atlântico Sul, mas nunca se empenhou de verdade por sua criação. Por outro lado, países baleeiros como Japão e Noruega fazem lobby pesado para evitar a criação de santuários e derrubar a moratória à caça comercial. Agora em junho, haverá uma decisiva reunião da CIB em Santiago do Chile. O santuário do Atlântico Sul pode enfim sair do papel, mas para isso o Brasil tem que jogar todo seu peso político nesse sentido.

É para tal que o Greenpeace está com uma campanha online para o envio de uma carta pedindo que o presidente Lula convide outros países em desenvolvimento a apoiarem a idéia durante a reunião da CIB. O objetivo é chegar a 10 mil cartas. Até o momento, já foram enviadas 3.500 - e a data limite é 26 de maio, uma semana antes da reunião no Chile.

Peço 10 minutos do seu tempo para assinar a carta. É só clicar aqui, preencher o pequeno formulário e pronto.
Quem tiver blog e quiser ajudar, participe da blogagem coletiva que o
blog Meu Veneno está articulando. A blogagem já tem até selinho de divulgação, esse aí debaixo. Bela iniciativa!


Continue reading Desencalhando um santuário de baleias."



Alto da Página

24 comentários:

Ví Leardi disse...

Maria Augusta vc sempre dando a sua colaboração preciosa para este nosso planeta ...até, agora azul!
Impressionante o quanto fazem para destruir e o quanto é difícil impedir.Como sempre se todos fizerem sua parte algum bem há de advir de uma força conjunta.
Conte comigo ...um grande beijo.

Anônimo disse...

Maria Augusta. Eu li nos jornais sobre esses temas, sobretudo a divulgação do GREENPEACE, sobre a criação do santuário para as baleias. Li na Luma, também. Eu gosto de participar desses debates e tomar parte nessas questões que tratam do futuro de nosso planeta.
Pretendo colocar no meu blog assuntos que sirvam às discussões e aprofundamento de alguns temas que me interessam muito, como a reciclagem de produtos.
Obrigada por estar atenta e colaborar, nesse seu espaço, com a conscientização das pessoas para a preservação desse planeta que é seu, que é meu, que é de todos!!!
Beijo grande.
Dora

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta,
sempre e sempre sensível nos debates. Vou colaborar lá no meu blog.

Ops: Fiquei sabendo de um grande encontro entre você e a Vi, um grande privilégio conhecê-la, vou querer saber detalhes. Sucesso para ambas.

bjs.

JU Gioli

Anônimo disse...

Maria Augusta
Que bom ler o seu post, muito obrigado por entrar também na blogagem coletiva!
Grande beijo!

Lunna Guedes disse...

Bom dia caríssima, que bom que há pessoas como você que seguem fazendo a sua parte, com certeza vai valer a pena pelo amanhã. Estarei participando com toda certeza, na segunda divulgo lá no Acqua.
Hei, deixei um meme pra ti lá no Acqua, espero que este ainda não tenha respondido (rs). Beijos com sorrisos de orelhas...

Anônimo disse...

Importantíssimo que todos se envolvam nessa discussão!

Celia disse...

Esse é um assunto que diz respeito a todos. Muito importante seu post. Bom fim de semana. Bj

sonia a. mascaro disse...

Muito importante esse post, Maria Augusta. Não conhecia o site "Faça a sua Parte", achei do maior interessante. Você está de parabéns por privilegiar no seu blog temas tão significativos!
Beijos!

Maria Augusta disse...

Vi, vamos batendo nesta tecla, porque algo tem que ser feito urgentemente. Que bom que você vai participar. Beijos.

Dora, que otimo que você gosta destes debates. La no Faça a Sua Parte serão varias semanas de debate sobre o meio ambiente, ficariamos muito contentes com tua presença. Beijos.

Ju, obrigada por divulgar. Verdade que vou conhecer a Ví em breve, estou ansiosa, certamente vai ser um grande momento. Um grande beijo.

Maria Augusta disse...

Carol, obrigada pela visita. Cada um fazendo um pouquinho chegaremos lá, não é mesmo? Um abraço.

Lunna, que bom que você vai divulgar e participar. Passarei lá no Acqua para ver a "lição de casa".
Beijos.

Anna Clara, você tem razão, a participação de cada um é importante, não se pode mais achar "que é coisa para o governo" somente. Um abraço.

Maria Augusta disse...

Célia, obrigada pela visita, sei que aí na Suécia a causa do meio ambiente é muito importante.
Beijos.

Sonia, o "Faça a Sua Parte" é um blog muito útil, que mostra como nos gestos cotidianos podemos colaborar para a preservação do planeta, além de comentar o que acontece de importante na área ambiental. Para mim é uma honra fazer parte do grupo do "Faça".
Beijos.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, bom dia!!!

Já estive lendo o post ontem, mas estava tao cansada o meu dia de ontem que fui dormir.

Mas é um tema que me toca, sempre. Nós assinamos uma ajuda para o Greenpace há anos. Esse meu lado natureza e luta, estao sempre em conflito. Já tinha visto tudo pela TV. As Tvs por aqui falaram muito a respeito.

Eu nao fico parada e nao estou parada. Estou dentro. Conte comigo.

Bom fim de semana

Anônimo disse...

maria augusta, eu já subscrevi a carta ao PR sobre o santuário das baleias. mas, sinceramente, não creio que isso vá mudar grande coisa. tenho a tendência a acreditar que os ricos deste planeta vão comprar sua passagem em naves espaciais para outro planeta virgem, como provavelmente nossos antepassados fizeram quando chegaram à Terra. é uma viagem muito louca, mas é nisso que eu acredito.

Anônimo disse...

Maria Augusta. Passei um tempão lendo o site "Faça a sua parte"(aliás é um blog, né?...).Fiquei pensando no problema que se tornou a "fralda descartável"!!! E ainda ampliei a reflexão sobre todas as formas de "descartáveis" como os absorventes higiênicos, por exemplo...rs Menina! Quanto há para se fazer e se "mudar" em nossos hábitos cotidianos!
Vou voltar lá no blog e continuar...a leitura.
Desculpe-me vir fazer minha "repotrtagem" aqui...Mas, sei que vc se interessa também pela "ecologia".Vim conversar só...
Beijos.
Dora

Anônimo disse...

Eu já assinei a petição sobre o santuario de baleias, me parece que tem também uma blogaem coletiva sobre esse assunto também.
Essa do meio ambiente vou anotar e participar.
A gente tem que fazer nossa parte, não só em palavras, mas em ações tb.

bjs

Maria Augusta disse...

Georgia, tenho certeza que você esta sempre na luta, como no caso do catálogo Otto que você recusou devido ao desperdício de papel que representava.
Um beijão.

Teresa, o que conta é que mesmo não acreditando você não cruza os braços e age. Tomara que você esteja errada e que este planeta ainda tenha uma chance. Beijos.

Dora, fiquei super-contente porque este post te deu vontade de ir conhecer o "Faça". É um blog mantido por um grupo de pessoas "dos quatro cantos do mundo" do qual faço parte e que tentam divulgar o que achamos que pode ser feito pelo meio ambiente. Este problema dos descartáveis é um caso sério, um ponto para reflexão sobre nossos habitos cotidianos. Um beijão.

Flávia, que bom que você vai participar destas coletivas. Você tem razão, não bastam palavras, as ações também são necessárias.
Beijos.

O Meu Jeito de Ser disse...

E muitas vezes pequenas ações, que juntas fazem uma grande diferença.
A expressão "Faça sua parte", é a melhor expressão que poderia ser criada para a proteção do meio ambiente.
E que não fiquemos só na expressão, mas na ação.
Um beijo menina

Anônimo disse...

Maria Augusta,

parabens pela postagem. Gostaria de ter perticipado. Fica para a proxima.

Bjs

Habat, Marrocos.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia!!!

Passando para um abraco!!!

Maria Augusta disse...

Ju, você tem razão, a ação individual é muito importante nesta luta, cada um em seus gestos cotidianos pode agir.
Grande beijo.

Eduardo, obrigada por ter passado mesmo aí do Marrocos. Grande abraço e boa continuação da viagem.

Georgia, um bom dia e uma boa semana para você. Beijos.

Anônimo disse...

Infelizmente desta vez nao parciparei, esatrei recem chegada nas terras dos tupisguaranis.
bjs

Anônimo disse...

Maria augusta, sobre o assunto, li hoje no jornal O Globo a seguinte notícia, num cantinho de pagina:
----------
´DE QUEM É A AMAZÔNIA´, PERGUNTA O NYT
Reportagem publicada ontem no "The New York Times" relata que a preservação da Amazônia envolve uma disputa internacional. "De quem é esta Floresta Amazônica, afinal?", pergunta a reportagem do correspondente do jornal no Rio, Alexei Barrionuevo. O "NYT" afirma que "um coro de líderes internacionais declara mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio maior do que apenas das nações que ddividem seu território". O jornal lembra que o ex-vice-presidente americano Al Gore, em 1989, disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, pertence a todos nós". "Esses comentários não são bem aceitos no Brasil e reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos", diz o jornal. O NYT afirma que o governo Lula tenta aprovar lei para restringir o acesso à floresta, exigindo licenças para estrangeiros e brasileiros.
-------------
Preocupante.
Abraços

Anônimo disse...

Maria Augusta:
Pode me alistar entre os participantes. Acho que neste momento critico em que vivemos o mínimo que podemos fazer é chamar a atenção para os problemas do meio ambiente.

Maria Augusta disse...

Meire, não faz mal, aproveite bem tuas tão merecidas férias nas terras tupiniquins. Um beijo.

Adelino, também li esta reportagem, é preocupante mesmo. O Brasil precisa dar sinais fortes de que está protegendo a Amazônia, senão vai acabar por perdê-la. Porisso é importante a mobilização como no caso destas coletivas. Um abraço.

Lino, que bom que você vai participar. Você tem razão, vivemos um momento crítico.
Abraço.