terça-feira, 17 de março de 2009

Viajando com Galileu...


Photobucket

Este é o ano da Astronomia e dos 400 anos do nascimento de Galileu e para comemorar estes dois eventos a editora suiça FIAMI publicou uma história em quadrinhos que visita as grandes descobertas da humanidade tendo Galileu como guia. Achei super-interessante o conceito, pois numa linguagem leve e divertida, Galileu vai dialogando com os sábios de cada época e as explicações sobre as descobertas que marcaram a história do homem e da astronomia vão fluindo de modo simples e lúdico.

Photobucket

Ele começa seu passeio pelos séculos na Babilônia, onde ele fala sobre a invenção da escrita, e das eclipses, pois os povos da Mesopotâmia já eram capazes de prever as eclipses lunares. Depois, ele parte em direção da Biblioteca de Alexandria, no Egito, e mostra que na época (~200 aC) eles já avaliaram a circunferência da Terra com bastante precisão (eles a estimaram em 39375 Km e hoje se sabe que é de 40074 Km).

Photobucket

Na Índia, ele conhece um intocável que tinha idéias avançadas para sua época, pois foi o primeiro a afirmar que a Terra girava sobre ela mesma. Depois ele faz um encontro consigo mesmo em dua, para falar de sua invenção, a luneta astronômica, que aumentava 30 vezes e que permitiu que ele observasse a Lua, os satélites de Júpiter, a via Láctea, as manchas solares (veja no quadrinho abaixo que engraçadinha a observação de sua mulher sobre a luneta)...Não falta também a referência ao episódio no qual ele quase foi enviado à fogueira por dizer que a Terra girava em torno do Sol, o que contrariava as afirmações da Igreja que afirmava que a Terra era o centro do Universo.

Photobucket

Ele segue sua viagem pela história da astronomia indo a Londres, onde conversa com Halley, que descobriu a periodicidade do cometa que recebeu seu nome. Ele conta que Halley repertoriou 341 estrelas do hemisfério norte e que deu uma grande contribuição para a elaboração da teoria da gravitação, proposta por seu amigo Newton.

Photobucket

Finalmente ele chega a uma sala de aula de nossos dias para acompanhar a explicação da astronomia tal qual ela é vista atualmente, com o Big Bang, a teoria da expansão do universo, etc. E a conclusão é sobre a importância da astronomia e as implicações filosóficas de sua compreensão, que envolvem as origens da própria humanidade.

Photobucket

Os "gibis" existem em inglês e francês, vejam mais no site da editora (aqui), onde há também sugestões de como associar estes conceitos de astronomia com a geografia, a história, a matemática, a filosofia...é muito interessante principalmente para quem tem crianças ou é professor.


16 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esses "gibis" e muito importante o papel instrutivo deles! Da mesma forma seu post!

Abçs

Anônimo disse...

Bom dia Maria Augusta...
Muito interessante. A criança aprende brincando.
Bjs

Ví Leardi disse...

...quinta feira meus sobrinhos dormem aqui...já tenho diversão certa ...Adorei... beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, super interessante, informativo. Eu acredito que tenha em alemao também pelo que observei no link que você colocou.

Um abraco

João Menéres disse...

Uma vez mais, a MARIA AUGUSTA dá uma aula interessantíssima e não cobra propina!!!

Belíssimo trabalho e muito obrigado por nos presentear assim.

Beijo.

Anônimo disse...

Muito gostoso aprender assim...principalmente tendo esse grande estudioso,Galileu Galilei, como guia.
Sou fã dessas novidades que facilitam a aprendizagem e desarmam os obstáculos que muitos possuem ante a leitura e o estudo.
E sou fã mesmo é de Galileu! E da sua lendária rebeldia, diante do Santo Ofício...rs
Adoro suas postagens!( já disse, né?...rs).
Beijos, menina linda!
Dora

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Boa tarde querida!!!

Tem um solzinho gostoso hoje por aqui e ai?

Beijos

myra disse...

gostaria de agradecer a Kovacs pelo seu comentario, mas nao sei aonde!!!_:)
myra

Celia disse...

Realmente é muito interessante, pois a crianca aprende rápido e brincando. As fotos ajudam tambem a mais facil assimilacao. Bjoka.

Jorge Pinheiro disse...

NÃO SEI PORQUE CARGA DE ÁGUA NUNCA GOSTEI MUITO DE GALILEU. TALVEZ POR NÃO TER ASSUMIDO A ESFERICIDADE DA TERRA... O POST ESTÁ ÓPTIMO E A IDEIA DA EDITORA TB.

Anônimo disse...

Foram os gibis que despertaram meu gosto pela leitura. Acredito que podem ser usado, com ótimos resultados, como meio de aprendizado.

Anônimo disse...

Estimulando o lúdico, o aprendizado é mais fácil e assimilado. As crianças agradecem! (rs*) Beijus

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia querida!!!

Beijos

jugioli disse...

Maria Augusta, sempre muito boa uas postagens. adorei as sugestões.

JU

Anônimo disse...

Muito engraçada esta história. Realmente este ano comemora-se o Ano Internacional de Astronomia e os 400 anos da descoberta do telescópio de Galileu, e são muitas as actividades propostas às escolas. Por isso esta sua sugestão é mesmo a propósito!

Anônimo disse...

Nossa, seria perfeito para a minha filha mais velha se fosse em português! Adorei.