As cascas das árvores revestem o tronco, os ramos, as raízes... Permitem a identificação de uma árvore, e apresentam uma grande diversidade. Elas dependem da situação geográfica do vegetal, de sua idade ou ainda de sua exposição em relação ao sol. A casca de uma árvore possui uma camada interna e uma camada externa. Esta última, chamada rhyidone, é constituída por tecidos mortos, enquanto a casca interna, viva, é chamada liber. No mundo, várias culturas usaram e usam ainda as cascas para finalidades múltiplas. O ocotillo (espécie de cacto) é por exemplo utilizado pelos índios por suas virtudes medicinais, enquanto a araucária de Cunningham era antigamente usada também pelos índios como cimento. A casca do caneleiro é usada como tempero e de um tipo de carvalho (cortiça) serve como rolha ou isolante térmico. A aspirina, quanto a ela, é originária da casca do salgueiro. Mas você conhecia a beleza encerrada na casca das árvores? Pois folheie o diaporama abaixo e descubra! Este post faz parte da blogagem coletiva "Ecological Day" promovida pela Sonia do "Leaves of Grass" que ocorre no segundo dia de cada mês. Participe! Fotos do diaporama : Cédric Pollet Para ver mais : |
▲ Alto da Página ▲
20 comentários:
Sensacional esta postagem. Tanto o texto, quanto a imagem e o vídeo!!!
Até breve, M.A.
Bjs.
Que postagem maravilhosa, Maria Augusta! Que bela árvore esta da abertura! Além do texto informativo você enriqueceu o post com uma beleza de diaporama! Nunca havia visto tantas árvores, troncos e cascas tão belas, tão coloridas e com tal variedade de texturas. Sua participação no Ecological Day me encantou! Muito obrigada por este primor de post!
Beijos!
Very nice and interesting post!
Happy Ecological Day!
Bom dia Maria Augusta!!!
Passando com muita pressa. Vi essa postagem linda. Vou voltar mais tarde, pois agora tenho reuniao na escolnha da Vivi e acordei atrasada, hoje;(
Volto depois.
Um beijo
Linda participação na COLETIVA da Sonia! Essas coletivas nos mostram como podemos aprender, enchendo os olhos com lindas imagens!
Parabéns, mais uma vez!
Maria Augusta,
como sempre um post com tantas informacoes. A natureza é linda. Tem tanta sabedoria, tanta beleza, tudo útil o que ela nos fornece. Pena que somos tao agressivos com ela.
Linda as imagens por aqui.
Um grande beijo
Publicação sensacional porque ficou na casca que é algo que por tantas vezes passa distante da nossa percepção e cuja beleza está patente aqui, em fotos.
Cadinho RoCo
Maria Augusta, é incrível mas neste fim de semana fui dar uma voltinha até ao sul de Portugal, ao Algarve, e precisamente chamou-me a atenção o verde da paisagem devido ao revestimento da casca das árvores, como se estivessem vestidas com "casaquinhos de lã" pois estava mesmo muito frio!... E realmente a cor dos "casacos" era de um verde fantástico, tal como as cores das cascas de árvore que nos mostrou. Um post lindíssimo ! Beijos!
Maria Augusta você sempre encontra uma forma nova de nos surpreender! A JU Gioli bem que poderia adotar uma dessas fotos de cascas de árvores nas séries "PALETAS DE CORES" que ela publica, pois apresentam combinações muito originais de cores (e texturas).
Maria Augusta, maravilhosas paletas, fiquei encantada, como sempre com a diversidade do seu post. Que simpático o Kovacs, e concordo com as combinações e variações que a natureza nos oferece.
Amei!!!
bjs.
JU Gioli
Sempre didáctico. Muito bom. As imagens e o texto. A éspecie de carvalho (quercus) donde se extrai a cortiça é o sobreiro e Portugal é primeiro produtor mundial. Não temos petróleo, mas rolhas não faltam e sem elas não havia bom vinho!
João, obrigada e boas férias!
Um abraço.
Sonia, parabéns pela organização e pelo sucesso do Ecological Day. E também pelo esforço de recolocar os participantes, com esta pane do Mister Linky's.
Um grande beijo.
Pietro, Happy Ecological Day for you too.
Georgia, a natureza é linda mesmo, precisamos conservá-la, é uma questão de sobrevivência para nós também.
Grande beijo.
Eduardo, sempre se aprende muito com esta super-interação das coletivas, tanto escrevendo os posts quanto visitando os outros blogs.
Abraços.
Cadinho, sempre ouvi falar das propriedades medicinais das cascas das árvores, mas que elas eram tão belas descobri recentemente.
Um abraço.
Marialynce, espero que esta tua viagem ao Algarve dê um post com as fotos, deve ser magnífico...
Beijos.
Kovacs, tem razão, a Ju que tem tanta sensibilidade para captar as paletas, estas que nos são dadas pelas cascas das árvores combinariam bem com sua coleção.
Abraços.
Ju, concordo com ele, sabia que você gostaria destas paletas da natureza.
Um beijo.
Jorge, obrigada pela informação sobre o sobreiro, tive dificuldade para traduzir os nomes das árvores.
Realmente as rolhas são uma parte importante na indústria do vinho.
Abraços.
Bom dia Maria Augusta, que delícia de post, fiquei um bom tempo a observar aquela imagem primeira. Essas cores de outono me fascinam.
No outono...
Folhas perdem seus tons
para muito em breve
Numa singular forma de ilusão
...ganharem asas
E alçar vôo até o chão!
Abraços meus
eu achei lindo este post!
Maria Augusta, parabéns pelo belíssimo post... Lindo e de conteúdo!
Beijos!
Que coisa maravilhosa!
Maria Augusta, muito obrigada pela
oportunidade de apreciar e conhecer
estas maravilhas!
Grande beijo. lili
Lunna, também gosto muito das cores de outono, pena que elas duram tão pouco...muito obrigada pelo lindo poema, adorei!
Beijos.
Teresa, obrigada pela visita, a natureza sempre nos surpreende, né?
Um grande beijo.
Flor, é tão bom quando podemos falar sobre a beleza da natureza, né?
Beijos.
Lili, as cascas das árvores além de úteis são tão belas...
Obrigada pela visita.
Beijos.
Maria Augusta, masi uma vez parabéns pelo post.
Você enriquece os assuntos.
Consegue trazer coisas interessantes e bonitas ao mesmo tempo.
Nossa, fiquei fascinada com a diversidade das árvores.
Um beijo
Tá lindo mesmo este post !
Parabéns. Liniane
Maria Augusta, que show!.
Sem mais palavras. Meus parabéns.
Não participei desta vez, mas já expliquei o motivo "técnico" para a Sonia...
Um abraço. Feliz final de semana.
Postar um comentário