segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Fractal Verde e Amarelo


Photobucket

Carnaval no Rio - Gilberto Santa Rosa

As ilustrações deste post representam todas estruturas fractais. Elas são belas e harmoniosas, no entanto se originam do caos e se caracterizam por possuir sempre a mesma estrutura, seja se consideradas como um todo, seja se examinadas em cada uma de suas partes, sejam elas grandes ou minúsculas. Muitos domínios da natureza podem ser modelizados pelos fractais : a dimensão do litoral de um país, por exemplo, ou vegetais como a alface e o interior da beterraba como no diaporama abaixo, a geada sobre as plantas, mesmo partes da anatomia humana... E também ocorrências econômicas e culturais, entre outras.

Photobucket

Alface Fractal - Gilberto Santa Rosa

E o que tem o Brasil a ver com isto? A meu ver muito, pois o considero um país fractal! Porque? Em primeiro lugar, no quesito beleza, acho que ele é aprovado sem problemas, né? No quesito "caos", não se pode negar que em muitos setores seu desenvolvimento foi (ou ainda é?) caótico, então, por enquanto, 2 a 0! E passemos então ao terceiro quesito, a estrutura.

Photobucket

Geada - Ebone

Considerando aqui de longe o Brasil como um todo, o que sabemos? Ele é um país multiracial, multicultural, nele são praticadas uma variedade de religiões, além da enorme diferença econômica que apresentam seus habitantes. Descendo à escala de um estado, será que esse quadro se mantem? Claro que sim, cada um tem toda uma gama de culturas, religiões, raças e classes sociais diferentes. Numa cidade ocorre o mesmo, passeando em suas ruas vemos desfilar todas as cores, todas as classes sociais...E num bairro, então? Quantos condomínios de luxo não se encontram frente a frente com as favelas, por exemplo? E mesmo no interior das casas, podemos encontrar pessoas duma mesma família com credos religiosos diferentes. E até no sangue de cada um, se encontra esta mistura, pois a mestiçagem brasileira data de séculos...

Photobucket

Lucik - Doktor J

Isto acontece no mundo todo? Não! Este tipo de cultura não pode ser assimilada ao "melting point " americano ou à "saladeira" européia (comunidades que vivem lado a lado sem misturar suas culturas e religiões). Ela é particular, ela é fractal, pois "uma cultura fractal é aquela que contem no seu âmago as sementes de sua própria construção". E respeitado este terceiro quesito, podemos dizer que o Brasil é um belo e imenso fractal...meu magnífico fractal verde e amarelo!


Este post faz parte da Tertúlia Virtual organizada pelo Varal de Idéias e pelo Expresso da Linha.

Queridos amigos, quando vocês estiverem lendo estas mal traçadas linhas já estarei com o pé na estrada para as minhas férias anuais, porisso não estranhem se não estiver presente nas caixas de comentários nas próximas semanas. Mas o Jardin sob os cuidados do piloto automático estará aberto até o final de dezembro. Não percam o próximo post com um panorama sobre os artistas do século XX, e também as mensagens de Natal e de Ano Novo, além de uma volta ao mundo seguindo os passos de Júlio Verne. Por enquanto deixo meus votos de Boas Festas com um grande abraço e digo "Até a volta!"


16 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

as cores da bandeira do brasil parecem duas flores

Amarelo e verde --> ilustra um país vivo e com pessoas bem dispostas

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia!!!

Sensacional!!!

Nao sabia dessa palavra "Fractal", e desconhecia o seu significado.

Boa viagem e pode deixar que vamos cuidar bem do seu jardim que é também nosso.

Beijos

Anônimo disse...

Maria Augusta,

sua TESE esta aprovada com LOUVOR: O BRASIL É UM PAÍS FRACTAL VERDE AMARELO.
Linda e importante postagem!
Desejo a melhor viagem de férias, e que volte com muitas novas idéias e novo ânimo para seu jardim. Parabéns por ter deixado o AUTOMÁTICO blogando em seu lugar!

Forte abraço e obrigado por ter participado

Ruvasa disse...

Viva, Maria Augusta!

A sua participação é extraordinariamente feliz. Em poucas palavras disse tudo.

Mas, que outra coisa seria de esperar de um caldo de culturas como é o Brasil, o tal melting pot de que fala?

Mas que outra coisa seria de esperar provindo da matriz que provém?

Abraço

Ruben

sonia a. mascaro disse...

Excelente participação Maria Augusta! Um criativo e pertinente olhar sobre o Brasil! Ótima a escolha da música! Parabéns!

Desejo a você ótimas férias e também meus votos de Boas Festas!
Beijos.

Anônimo disse...

Olá Maria Augusta
Magnífica participação. Eu disse noutro blog que o bandolim "mexe e remexe". Verdade. Ele exprime bem o sentimento brasileiro.
Abraço
Jorge

Anônimo disse...

Maria Augusta, a exemplo da Georgia, nunca entendi bem o significado de "fractal", mas o seu exemplo foi claro. O Brasil é um país fractal. Muitas culturas e costumes totalmente diferentes, mas a unidade permanece intocável.
Meus parabéns peloa sua postagem, como sempre brilhante.
Boa viagem, feliz retorno. FELIZ NATAL.

Serena Flor disse...

Nada mais brasileiro que o Brasileirinho tocado por este bandolin maravilhoso! Parabéns pela escolha e pelo texto...muito bons!
Beijos e ótima viagem!

Jorge Pinheiro disse...

Grande fractal, sem dúvida. Muito interessante a abordagem e a forma escolhida. Inteiramente de acordo com a unidade dentro da multiplicidade, fenómeno quase único no mundo e que os portugueses não conseguiram replicar noutras ex-colónias, infelizmente.
Boas férias e um 2009 sem crise.

Anônimo disse...

Querid, como sempre uma linda participaçao.
Desejo a voces boa viagem, boas ferias, Feliz Natal e um 2009 de prosperidade.

roserouge disse...

Estou sem palavras! Sensacional e feliz como já alguém escreveu aí em cima! Muito bonito! Bjs.

Anônimo disse...

Bela idéia, otimamente desenvolvida. E melhor: com idéia convincente. Parabéns Maria Augusta e boas férias, com um Feliz Natal e um generoso Ano Novo.

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta, um dos meus temas prediletos são os fractais, e o Brasil é esse verde amarelo com essa linda música vibrante.
Boas festas para você e aproveite as férias.

bjs.


JU Gioli

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Passando para um abraco.

Claire-Françoise Fressynet disse...

Genial a tua abordagem,matemática, e porque é matemática penso que é discutível. 1 fractal de 1 beijo para ti. BOAS FÈRIAS

João Menéres disse...

MARIA AUGUSTA
Sempre se superando, sempre nos apresentando temas belíssimos e de uma forma espantosamente original, mantendo aquele bom gosto que já todos lhe reconhecem e apreciam.
Boas Férias. Bom Natal e Feliz Ano Novo.
Bj.