sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Gênese ou Apocalipse?

Photobucket

Já há algum tempo na blogosfera e nestes dias em toda a imprensa fala-se muito no novo e gigantesco acelerador de partículas do CERN (Organização Européia para a Pesquisa Nuclear), que começou a funcionar nesta semana, visando descobrir os segredos da criação do mundo, inclusive a "partícula divina", que é o que falta nos modelos atuais de descrição da matéria e do universo para validar as teorias existentes sobre esta.

Houve muito barulho em torno desta máquina, pois seus detratores apontaram o risco de que ela poderia provocar um mini "buraco negro", que engoliria a Terra provocando assim o "fim do mundo", se um erro de calculo ou de manipulação fosse cometido, o que foi formalmente desmentido pelos cientistas do CERN. Em todo caso, é um projeto gigantesco envolvendo cientistas de centenas de nacionalidades diferentes.

Encontrei um diaporama explicando em linguagem normal no que consiste este projeto, e o traduzi para que possamos entrar na intimidade deste gigante (clique nas setas para ver as outras páginas e me avisem se encontrarem problemas, é a primeira vez que faço um diaporama "caseiro") :




O que vocês acham, será que querendo descobrir os segredos da gênese, os homens vão encontrar o apocalipse? Esperemos que não...

Fonte dos dados do diaporama : CERN

Leia mais :

Parceria brasileira com o CERN
Leia o que foi publicado sobre o LHC na Folha de São Paulo
Sobre o bóson de Higgs

A Marialynce, do Polia'Blog também escreveu sobre o assunto :

LHC : Em busca da partícula final



Alto da Página

26 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Primeira!!!

Volto depois, pois estou indo buscar a Vivi no Jardim.

Beijao, bom dia!!!

Anônimo disse...

Como a Georgia AMARELOU com PERUCA AZUL!!!vou fazer o meu comentário, arriscando criar uma polêmica num assunto por si só complicado. Nada irá acontecer de mal com esse experimento. A ciência deve sempre estar evoluindo no sentido do conhecimento humano, das coisa que nos cercam, e tão pouco sabemos delas! Claro esta que o conhecimento, é uma ARMA de vários aspectos!Tem o positivo, se for bem manejada, tem o negativo se for mal usada! Mas essa é a vida! Tudo tem risco. Acordar de manhã pode ser uma fatalidade para quem vai sofrer um ataque cardiaco. Mas nem por isso vamos deixar de acordar e levantar todas as manhãs!
O buraco NEGRO é mais embaixo, como diz o malandro carioca!

Abçs Maria Augusta, e parabéns por sair à frente com este assunto que dominará os debates nos próximos meses!

Vamos ouvir outras opiniões!

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta,
sempre pesquisando e dos fornecendo assuntos tão importantes.
Adorei ler aqui, este é um tema que têm e deve ser ser muito discutido.
Ficou ótima a forma como voce expõs nas páginas, o diaporama, adorei a inovação.


bjs.

JU Gioli

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta, o diaporama abriu direitinho, sem problemas.

Penso que problemático é mesmo o homem que está sempre insatisfeito com o que ele tem. Há tantas coisas para ser feita em nosso redor e ele querendo conquista o saber do passado. Posso ser meio tonta nestes assuntos, mas a terra em que vivemos atualmente já têm problemas de sobra, fome de sobra, desempregos de sobra. Todo esse dinheiro deveria ser investido no mundo em que vivemos agora com melhorias para o futuro. Talvez eu pense assim porque nao tenho nenhuma curiosidade sobre o passado. Acho legal quando se descobre alguma coisa que aperfeicoe o presente e o futuro, quando leio um romance baseado no que aconteceu nos tempos medievais, mas dai a querer projetar tudo isso para o agora ou um futuro próximo, é querer brincar de Deus.

Grande beijo e que ótimo assunto para ser discutido.

Anônimo disse...

Maria Augusta, eu acho que cientistas existem para isso, temos que evoluir e para isso é preciso ir adiante.

Bjs

Anônimo disse...

Maria Augusta, é uma pena que o Homem se preocupe com isso, enquanto não consegue resolver problemas relativamente bem mais simples que afligem a Humanidade, por exemplo, inúmeras doenças.

Não creio que seja o maior projeto científico da década, mas sim o maior desde a existência do ser humano.
Beijos. Ótimo final de semana.

Jorge Pinheiro disse...

Estou de acordo com o comentário anterior. E, embora eu seja um curioso nato, acho que não vai acontecer rigorosamente nada.

Anônimo disse...

Maria Augusta,
Acredito que a Ciência deve se multiplicar e aumentar o conhecimento para o bem da humanidade, mas, é um desperdício de dinheiro em um mundo tão necessitado de tantas coisas. Ainda não entendo que beneficios estas pesquisas possam trazer, por isto, preciso me informar mais antes de ter uma opinião a respeito.
um ótimo fim de semana
beijo,menina

Anônimo disse...

Não sei. Adoro ficção, mas as vezes acho que os limites nos impedem de ir muito além de alguma coisa. Então, lá está a máquina e o homem. NO que isso vai dar? Acho que em nada.
A ciência sempre causou controvérsias várias. Não seria diferente agora. Abraços meus e bom fim de semana...

Celia disse...

Concordo com a Georgia. Tenha um bom findi. Bj

Anônimo disse...

Maria Augusta,

obrigado pela CHAMADA às DUAS coletivas do dia 15 próximo! TERTÚLIA SOLIDARIA!

Abçs

Silvares disse...

Este tipo de experiências têm como objectivo compreender o universo. Todo o dinheiro que foi investido poderá um dia ser rentabilizado graças a eventuais descobertas de coisas até agora ignoradas. Ou poderá não dar em nada. Mas parece-me que algo de enorme e interessante irá acontecer.. Este é um projecto para nos aproximar um pouco mais do nosso futuro.

Maria Augusta disse...

Georgia, neste caso a motivação deste experimento não vem da curiosidade, mas do poder que terá aquele que detiver os segredos da criação da matéria, imagine as possíveis utilizações, para o bem ou para o mal...
Um grande beijo.

Eduardo, a Georgia tem fotos de perfil geniais, um espetáculo à parte. Eu também acho que é impossível impedir o homem de pensar e de querer ir cada vez mais longe, com os riscos que isto acarreta. Só o que podemos fazer é ficar vigilantes para que a maior parte da humanidade seja beneficiada dom as descobertas.
Abraços.

Ju, aqui durante esta semana se falou muito neste tema, depois de guardarem segredo, agora eles tentam esclarecer o público para diminuir o temor suscitado pelo experimento.
Quanto ao diaporama, eu o fiz no Flash, pois queria acompanhá-los de um texto explicativo e os diaporamas prontos só permitem uma legenda não muito longa.
Beijos.

Maria Augusta disse...

Meire, concordo com você (apesar de ser suspeita para falar, é a minha profissão). Mas acho válido o questionamento do público sobre o que está sendo feito e suas conseqüências.
Beijos.

Adelino, é verdade que a prioridade deve ser a pesquisa sobre as curas das doenças. Mas a física nuclear já trouxe vários subsídios nesta área, com os equipamentos para diagnóstico em uso atualmente. Esperemos que este experimento também traga "efeitos colaterais" positivos.
Abraços.

Jorge, espero que eles achem as respostas que procuram (e que as publiquem), mas na pesquisa às vezes se procura uma coisa e se acha outra...ou nada.
Abraços.

Denise, à primeira vista parece
um desperdício de dinheiro mas acho que só o tempo dirá se é o caso ou não.
Beijos.

Maria Augusta disse...

Lunna, realmente a ciência pode ser usada para o bem ou para o mal, porisso causa tanta controvérsia. Esta é mais uma delas, legal porque nos permite este papo animado aqui no Jardin.
Beijos.

Célia, as opiniões estão equilibradas sobre o assunto, entre os que são contra e os que são a favor e para um debate, isto é muito bom.
Beijos.

Eduardo, é muito normal, não precisa agradecer.
Abraços.

Silvares, esperemos que esta busca do futuro possa ajudar na resolução dos problemas presentes, né?
Abraços.

Ví Leardi disse...

Querida...Todos aqui já disseram tudo...Vi estarrecida pela GNT as imagens da construção deste gigante tão misterioso para mim quanto tantos outros assuntos ligados a ciência..por mais que me esforce (e veja,o seu diaporama está ótimo)naõ consigo entender muito bem COMO se recria uma coisa que deu origem ao UNIVERSO em um laborátorio...Acredito mas não entendo....Concordo porém com o Adelino..tantos os problemas vitais para serem resolvidos...espero que estas experiências por mais válidas que sejam e visando novos conhecimentos naõ prejudiquem o que tanto precisamos em tanta áreas...!
Mais uma vez um post fantástico..
beijos e um ótimo domingo.

Anônimo disse...

Maria Augusta gosto de seus temas inteligentes e atuais.
Prefiro saber mais sobre esse assunto tão complexo e como a ciência não para, algum dia teremos pelo menos uma parte das respostas dessas buscas, e espero que sejam para oferecer maior compreensão e melhores benefícios para nós, habitantes vivos deste planeta.
Por enquanto acompanho o senso de humor do Eduardo :))
Você disse tudo no comentário do Varal quanto ao que eu escrevi sobre o sentido da arte, que “aliás” não são conclusões pessoais minhas, mas da própria história.

Foi literalmente correta no entendimento de minhas observações.
Bjs

Aninha Pontes disse...

Maria Augusta, como disse a Meire, a ciência existe para isso.
Apesar de tantas especulações e tudo que provoca, é uma coisa necessária essa evolução.
O que vai acontecer, o que vai provocar, eu sinceramente não sei, mas acho que é válido, pois todas as grandes conquistas só vieram através de pesquisas, de horas debruçadas sobre determinado assunto.
Dependemos em muito dos grandes e sérios cientistas.
Portanto, avante!
Um beijo

Anônimo disse...

Maria Augusta,
creio que ciência e tecnologias vão não mais retroceder. Daqui para sempre só grandes descobertas e a cada dia mais velozes.
E que tragam benefícios em todas as esferas do Universo, é o que desejo.
Beijos e bom fim de semana!

elsha3er disse...

السلام عليكم ورحمة الله وبركاته اسعدنى زيارة المدونة

hello iam hapyy to visit you i ahmed from egypt and i hope to visit me

ahmed

احمد الشاعر

i love france

Anônimo disse...

Maria Augusta. Eu fiquei fascinada com a leitura das pesquisas!
Depois que meu filho nasceu, com síndrome de Down, eu, que era completamente ignorante dessa anomalia, passei a ler tudo o que a Medicina havia descoberto sobre o assunto.
E de tanto pesquisar, interessei-me por outras matérias, como o Projeto Genoma, o uso das células-tronco, etc.
E quantos esclarecimentos sobre a síndrome de Down eu ganhei!
Então, quando vejo a ciência se esforçando em buscas, de forma até egoísta(acho), fico super interessada! Sempre julgo que a Medicina evoluirá junto com as pesquisas sobre doenças até então pouco conhecidas, como o Mal de Alzheimer(por ex.).E o progresso, em todos os sentidos, só terá avanços se os cientistas se "arriscarem"...não?
Não penso no Apocalipse. Penso num novo Gênese, sempre!
Beijos, beijos.
Dora

Luma Rosa disse...

E o mundo não acabou!! As pessoas ficaram com medo do ligamento da máquina, mas se esquecem que ela está ligada 'em experiência'.
Acho que a ciência desenvolveu demais e por falta de experimentos como este tenderia a estagnar, para progredir deve-se arriscar.
Maria Augusta, eu quero ainda estar aqui na terra para poder andar naqueles carrinhos dos desenhos dos Jetsons. Dou maior apoio as pesquisas.
Bom Domingo!! Beijus

Anônimo disse...

Exactamente, neste momento está a meio gás. Além de não ser à velocidade máxima, também ainda não ocorreram colisões. Elas, apenas irão começar daqui a umas semanas. Entretanto, vamos vendo o que acontece.

Rui.

Luiz Santilli Jr disse...

Maria Augusta

Muito oportuno ter tocado nesse assunto!
Para o cidadão comum isso parece algo distante, maluquice dos "doutores Silvanas" do século XXI.
Mas não vale a pena discutir isso, vale mais saber que o homem nunca desiste de encontrar, nas suas pesquisas, a causa primeira de todas as coisas.

Abraço

Anônimo disse...

Olá! Aqui estou de volta, eu e o LHC...
Então a Maria Augusta também não resistiu ao apelo da "Grande Máquina"?...E fez muito bem pois o seu diaporama resume com clareza a informação essencial!agora é aguardar pelos próximos capítulos desta novela da ciência, e desejar que o final seja feliz!
Beijos.

Anônimo disse...

E obrigada pelo link!...