segunda-feira, 8 de setembro de 2008

No tempo dos cavaleiros...

Photobucket

Vianden com seu belo castelo é uma cidade simbólica para nós, pois foi o primeiro passeio que fizemos juntos. De vez em quando voltamos lá, não é muito longe de Nancy, pois como estamos no nordeste da França, a fronteira com Luxemburgo onde esta cidade se situa fica próxima. Há algumas semanas a visitamos para ver o "Festival Medieval" e descrevo aqui nosso passeio.

O País...Luxemburgo é um pequeno país apertado entre a Bélgica, a França e a Alemanha, que possui menos de 500000 habitantes e no entanto fala 3 línguas (francês, alemão e luxemburguês) . É um grande-ducado constitucional (como curiosidade, a grande-duquesa .é latino-americana, de Cuba e se chama Maria Tereza). É um dos países mais ricos da Europa, grande centro financeiro, muitos franceses vão trabalhar lá porque os salários são mais altos que na França...

Photobucket

A Cidade...Vianden é uma cidade turística, cujas atrações principais são seu castelo no alto do rochedo que domina a paisagem, um lago artificial que regula a produção de eletricidade, o rio Our que a atravessa e a casa de Victor Hugo. Pois é, o escritor dos "Miseráveis" morou apenas durante alguns meses mas sua casa é uma atração local. Possui também o "Museu de Arte Rústica" e o pequeno "Museu da Boneca e do Brinquedo". Neste, uma vez comprei uma boneca antiga que é uma graça, a cara da minha irmã quando criança...

Photobucket

O Castelo...ele é magnîfico, quando nos aproximamos da cidade, fazemos uma curva na estrada e ele aparece diante dos nossos olhos no alto do rochedo...é um verdadeiro espetáculo, principalmente quando chegamos la à noite. Começou a ser construído pelos romanos, e a maior parte de suas edificações data da Idade Média. Há 30 anos era um ruína, e graças a uma associação foi completamente restaurado. Ele pertencia à família do grã-duque, e agora pertence ao paiís. Descobri durante uma visita que o Maurício de Nassau que comandou os holandeses quando invadiram o Brasil fazia parte desta família...

Photobucket

O Festival Medieval...ele acontece durante o mês de agosto e reúne a população local e os turistas no castelo. Nele ocorrem combates de cavaleiros medievais, apresentação de trovadores e menestréis, jogos e atrações medievais além de uma feira onde se encontra roupas, objetos e artesãos trabalhando como na Idade Média. Os participantes se vestem a caráter e se vê de tudo, desde "mendigos", mágicos, cavaleiros, enfim tudo que possa evocar a Idade Média.

Foi um belo passeio, o dia estava ensolarado, a cidade e o castelo fervilhavam de turistas e de animação...se quiser segui-lo conosco clique no painel abaixo para ver o diaporama no Picasa.

Photobucket

Veja também :

Vídeo sobre a cidade de Vianden

Alto da Página

22 comentários:

Georgia disse...

Oi Maria Augusta, estivemos este fim de semana ali pertinho. Ontem passamos por ele mas nao chegamos a visitar o castelo, pois choveu muito.
Uma vez quando o Daniel ainda nao havia nascido fomos no mês de outubro para a festa das nozes, castanhas, coquinhos e frutas secas ali nas redondezas desse castelo. foi um dia maravilhoso comer castanhas assadas, beber o Glühwein, o vinho quente.

Boa semana, beijao

expressodalinha disse...

Bela postagem. No Luxemburgo cerca de 30% da população é portuguesa. O português é a quarta língua. Aqui em Portugal estas festas medievais entraram na moda. Não há terra com castelo que não tenha. Mas são diferentes de certeza. Johan Maurits Nassau... Por coincidência ando a ler umas coisas sobre ele e sobre o seu governo precário no Nordeste Brasileiro.

Eduardo P L disse...

Este JARDIM é uma VIAGEM!

Seus comentários, uma distração durante a viagem! Tudo de bom!

Abçs e boa semana!

Lino disse...

Sempre tive curiosidade sobre estes pequenos países, como Luxemburgo. Parte dela foi satisfeita com as informações que deu.

disse...

Minha querida..
que pena morarmos tão longe...Viagem como esta seria uma delícia de compartilhar com vcs...adoro o tema...Estive me Siena há tempos para o Pàlio e me apaixonei...Que lindo deve ter sido.
que bom que pelo menos vc nos dá o prazer de compartilhar por aqui....beijos muitos e saudades.

Maria Augusta disse...

Georgia, estes lados tem muitos lugares bonitos e festas, mesmo no inverno, né? Que pena que choveu neste fim de semana.
Um beijo.

Jorge, sabia que há muitos portugueses em Luxemburgo, mas não imaginava que chegasse a 30 por cento da população. Obrigada pelo complemento de informação.
Abraços.

Eduardo, obrigada pelas gentis palavras. Abraços.

Lino, que bom que este post saciou um pouco tua curiosidade sobre estes países. Um abraço.

Vi, é verdade, que pena que vocês não estavam aqui para fazer este passeio conosco. Também estou com saudades.
Um beijo.

Georgia disse...

Oi Maria Augusta, é verdade o que o Jorge escreveu sobre os portugueses em Luxemburgo.
Na cidade de Luxemburgo vivem 84 mil pessoas das quais 12 mil sao portugueses.

No ano passado postei sobre isso quando estivemos em Nittel.

Aqui o link caso queira lê-lo e escrevi sobre Luxemburgo ser uma verdradeira potência.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/2007_07_29_archive.html


Bom dia!!!

Beijao

Liniane disse...

OI Maria AUgusta ,
Estive neste país em 1992 e nunca havia compreendido muito bem a sua formação. Agora você me explicou. Abraços.
Liniane

Meire disse...

Maria Augusta, vc fala de uma maneira tao gostosa que deu vontade de conhecer.
Bjs

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta, que bela viagem esta por aqui, com sempre.
Adorei saber que Vitor Hugo, morou neste lugar encantador.

bjs.

JU Gioli

Maria Augusta disse...

Georgia, fui ler teu post, legal que você fala também de Trier e da cidade de Luxemburgo. Gosto muito também desta, é austera e tranqüila, com seus castelos.
Um grande beijo.

Liniane, há quanto tempo, estava com saudades...que bom que você gostou deste post sobre Luxemburgo.
Beijão.

Meire, é um pequeno país mas merece ser visitado, sem dúvida.
Beijos.

Ju, Victor Hugo morou lá somente durante alguns meses, mas sua passagem foi marcante, e sua casa virou atração turística.
Um grande beijo.

Lunna Montez'zinny disse...

Olá caríssima, toda vez que venho aqui e você fala de suas paisagens, fico com vontade de pegar uma mochila por nas costas e sair por aí... Ir conferir com os outros sentidos aquilo que dizes, mas no momento não posso. Estou de molho, mas há o depois. Então quem sabe amanhã?
Bem, preciso ir, estou meio lenta hoje. Beijos pra ti...

luzdeluma disse...

Então, foi aí que comprou a boneca? lembro que falou sobre ela. As fotos estão lindas e certamente o passeio é mais lindo ainda. Boas recordações!
O engolidor de fogos sempre me surpreendeu, mas em circos! Álias, essas festas lembram muito os espetáculos de circo, não?
Bom dia!! Beijus

Georgia disse...

Bom dia!!!Hoje é aniversário da Saia e adoraria te ver por lá.

Abracos

Aninha Pontes disse...

MAria Augusta minha querida, como isso tudo é bonito.
Eu tenho visitado muitos países e ficado encantada com tanta beleza, sempre através de seus posts.
Você nos presenteia com lugares maravilhosos.
Parabéns.
Um beijo grande.

Dora disse...

Querida Maria Augusta. Estive com muitos problemas com meu filhinho. E fiquei afastada dos amigos da blogosfera.
Com mais calma, agora, a visito, para alegrar meu coração e meu olhar.
Já viajei muito, antes do meu menino nascer e apresentar tantos distúrbios...
Agora, talvez eu viaje mais nos livros, filmes, enfim, na contemplação da Arte(sem sair do lugar), já que hoje temos tantas facilidades para chegar a esses prazeres.
Veja o caso do seu blog: visitei Luxemburgo, soube dele, pela sua "visão" encantadora e didática.
Você pode entender o quanto lhe sou grata!
Não conhecia Luxemburgo. Nem sei se vou conhecê-lo, pessoalmente.Mas, "sei dele", por você...
Li os demais posts. Outras viagens.
Obrigada, querida.
Seu blog, além do seu bom-gosto, sua "finesse", possui qualidades outras, para mim, portanto.
Abraço saudoso.
Meu carinho e admiração, sempre.
Dora

expressodalinha disse...

Maria Augusta: a emigração para o Luxemburgo é uma alucunação. Em qq restaurante ou hotel o pessoal é quase todo português. Ganha-se quase 6 vezes mais do que em Portugal.

sonia a. mascaro disse...

Que bela reportagem, Maria Augusta! Ótimas as fotos e gostei de ver o diaporama. Estou sempre aprendendo quando venho aqui e da forma mais prazerosa possível!
Beijos.

PS: Você me deu um alerta com o seu comentário no Vítima da Quinta e agradeço! Para não repetir aqui o que escrevi, dê uma olhada lá nos comentários.

sonia a. mascaro disse...

Obrigada pela nova visita! Foi ótima a sua observação, caso contrário eu dificilmente iria descobrir que o link para o blog Entretantos, da Gená, não estava nos meus Preferidos.

Sabe que muitas vezes eu e meu marido vamos tirando fotos e no final a gente não sabe mais quem é que clicou o quê! (risos)
Beijos!

Maria Augusta disse...

Lunna, espero que já esteja melhor, pronta para por uma mochila nas costas e sair "por aí".
Um beijo.

Luma, tem razão, a maioria dos espetáculos são de circo, acho que ele já existia na Idade Média.
Beijo.

Georgia, desejos muitos e muitos aniversários à tua "Saia Justa", para nosso prazer.
Um beijo.

Aninha, Luxemburgo é um pequeno país, mas tem lugares bonitos e interessantes, que bom que gostou.
Beijo.


Dora, espero que teu filhinho melhore logo, conheço bem estes problemas de doença na família, atualmente também temos um. Por exemplo, fomos a Luxemburgo porque a ida e a volta são no mesmo dia, senão não teria sido possível. Que bom que este post te permitiu fazer uma viagem pelo menos virtual.
Beijo.

Jorge, aqui da França também, muitos vão trabalhar em Luxemburgo porque os salários são elevados.
Abraço.

Sonia, achei teu blogroll muito bem feito, com os nomes do blog, do autor e do lugar e para mim é uma honra fazer parte dele. Tuas fotos são geniais, o casal é realmente talentoso.
Beijo.

sonia a. mascaro disse...

Muito obrigada Maria Augusta, pelos elogios! O Carlos me pediu para agradecer a você!
Beijos.

Saia Curta disse...

olá maria augusta adorei a sua matéria sobre Luxemburgo, embora eu esteja tão longe.. mais valeu deu para viajar um pouco só imaginando
toda essa maravilha..
com carinho
n@n@