segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Delicadezas



Não tenho saído muito para passear neste inverno, primeiro por causa do frio que desencoraja as caminhadas, e segundo porque não há uma grande variedade de atividades disponíveis nesta época do ano. Mas numa de minhas escapadas encontrei um livrinho* que é uma verdadeira preciosidade para quem aprecia o design, a transparência e a delicadeza. Ele mostra 400 frascos de perfume desde a antiguidade até nossos dias...voltarei a falar dele porque vale a pena, mas por enquanto gostaria de mostrar alguns exemplos do que existe em seu interior (acima), para que vocês encham os olhos de beleza para começar a semana.


Um presente de aniversário que recebi na semana passada tambem é de uma grande delicadeza. Trata-se de um pequeno carnê contendo caderninhos no interior que vem diretamente do Nepal e em cuja capa possui uma fita de "kira", a arte milenar das mulheres do Butão. A lenda diz que as mulheres tecem a kira com as próprias mãos e as utilizam no dia do casamento. Quanto mais cuidadosas elas forem ao tecê-las, mais férteis elas serão...O Butão, também chamado "País do Dragão", é um pequeno reino que fica entre a Índia e o Tibet, incrustrado no coração do Himalaia...tudo isto me faz sonhar, me faz pensar em Sangrilá...



Uma outra delicadeza em um outro estilo me foi ofertada pelo Santilli, dos blogs "Boa Leitura" e "Crônicas". Ele criou um selo chamado "Blog Amigo", cujo design achei muito bonito e o "Jardin" teve a honra de estar entre os 7 primeiros a recebê-lo. Agradeço muito pelo mimo e vou passá-lo a outros sete blogs, embora haja muitos outros que considero como amigos


Acqua
Caminhar
Ju Gioli
Lino Resende
Luz de Luma
Pensieri e Parole



E delicadamente desejo uma boa semana a todos...


Update :


Encaminhada pelo Eduardo e pelo Santilli, a quem agradeço, recebi a linda colagem feita pela Jugioli, com os seguintes dizeres:

"A Ju criou essa composição muito bonita e sugestiva de algo de Alto Astral.

Sugeriu que coloquem no side bar os que acharem:

1 - que seu blog é alto astral
2 - que acharem a gravura bonita
3 - que quiserem!!!!! "



Eu vou fazê-lo principalmente porque adoro o trabalho dela. E o aconselho a todos vocês que passarem por aqui que o adotem, pois bom astral e arte ao mesmo tempo é um achado, não é mesmo?




*Livro :
Flacons de Parfum - L'Oeil du Chineur
Judith Miller
Ed. Gründ

Posts deste blog relacionados com este assunto :
O Mundo Mágico do Perfume




19 comentários:

Ví Leardi disse...

Minha querida que lindo...tenho loucura por frascos...e a história do Butão...incríveis estas tradições...Tudo nos faz sonhar...

Muito obrigada por este prêmio que levo com toda carinho...Estou esperando a minha professôra,na quarta para aprender como colocar os meus "Mimos" em uma janela igual a sua e a do Varal....
Assim que souber o seu precioso mimo lá estará... meus beijos e uma ótima semana...

Luma Rosa disse...

Maria Augusta, hoje está a falar de coisas belas; o selinho é realmente bem apanhado! Parabéns e obrigada!!
Sempre me atrai as embalagens, antes do produto, assim como uma moldura bonita valoriza uma obra.
A indústria "da fumaça" pensa nos colecionadores dessas embalagens que garimpam por feiras e antiquários. Deve ser mais luxo ainda encontrar uma embalagem contendo a essência original.
Boa semana! Beijus

Celia disse...

Que frascos mais lindos!!!! Amei. Bj

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta, você sempre trazendo novidades, e adorei o "blog amigo".

bjs.

JU gioli

Anônimo disse...

Maria Augusta:
Para mim, uma das coisas mais importantes da vida é a amizade e ser chamado de blog amigo é muito bom. Fico envaidecido e agradecido. Muito obrigado.

Meiroca disse...

Guta bom dia!
Adoro vidrinhos, e tenho alguns de uma pequna coleçao de mini perfumes...amo..e fiquei imaginando este seu presente vindo do Butao, cheio de historia..lindo lindo e mais lindo ainda foi chegar aqui e receber este premio.

Grazie Mille!

Beijos

Meire

Maria Augusta disse...

Vi, sei que você aprecia os frasquinhos de perfume, este livrinho é um verdadeiro achado. E teu blog é realmente "Um Blog Amigo", muito natural que receba o selo. Um beijo.

Luma, o selinho é bonito, né? Imaginei que como foi criado recentemente, o Luz não o tinha ainda. Tens razão, a embalagem valoriza o produto. Beijo.

Célia, eles são muito bonitos mesmo, ainda vou fazer um post só com as fotos deste livrinho, elas são geniais. Um beijo.

Maria Augusta disse...

Jugioli, que bom que você gostou. Tua criação, o selo "Alto astral" também é belíssima. Beijo.

Lino, é verdade que a amizade é muito importante na vida. Você merece este selo. Abraços.

Meiroca, não sabia que você também fazia coleções de vidrinhos de perfume. Quanto ao selinho, é muito natural que você o receba. Um beijo.

Anônimo disse...

Os frascos sao mto fofos!!! Eh um livro so com fotos?!?!
Mas o q eu amei mesmo foi o caderno com o bordado do Butao... q historia linda!!!
Beijos, Dani

Aninha Pontes disse...

Os vidrinhos de perfume são de uma delicadeza só.
O presente que ganhou foi merecido e lindo.
Muita história bonita existe por aí, que a gente não conhece.
Parabéns pelo prêmio, pelo presente e pelo post.
Um beijo querida.

Anônimo disse...

Maria Augusta,

seu blog TODO é uma GRANDE delicadeza.
Seus post são muito interessantes e de um ALTO ASTRAL mesrecedor de todos os premios.

Parabéns e boa semana,

Maria Augusta disse...

Dani, é um livrinho com 400 fotos de frascos de perfumes de todos os tempos para guiar os colecionadores. É muito bonito!
Obrigada pela visita e um beijo.

Aninha, é gostoso quando através de um objeto, pode vislumbrar um país distante ou uma cultura diferente, né? Obrigada pelas gentis palavras e um grande beijo.

Eduardo, muito obrigada pelo mimo e pela gentileza. Um abração.

Anônimo disse...

Maria Augusta, já reparou que os frascos de perfume são verdadeiras obras de arte? Desde criança que eu admiro os vidrinhos. são encantadores.
Parabéns pelo selinho. Merecido! Também recebi um , e está lá no side bar.
Sangrilá, que festa de cores e coisas exóticas. Misterioso e fascinante.
beijo, menina

Luiz Ferreira disse...

que curioso a livrinho dos frascos.
que olhar atento para perceber este tipo de informaçao.
Sinceramente nao me ligo nisso, mas aprecio o apreço pela delicadeza. Eu sou meio rude mas tento ser melho, um pouco mais sensivel. Depois de um tempo, percebi que notar estas coisas desenvolve tb nossa cabeça, nossa atenção.
parabens !!!

Lunna Guedes disse...

A chuva cai lá fora e o meu sorriso se espalha aqui dentro. Sinto o vento e as folhas (não é inverno) mas o verão deu uma folga agradável. Espero que a folga dele dure dias...
Chove! Choveu o dia todo - eu adoro dias assim, é certo que a cidade enlouquece, ainda mais com a volta as aulas.
Mas não sou eu quem decidi que deve ou não chover (rs) para sorte dos paulistanos.
Adorei o seu post e o seu carinho trás sorrisos vários a minha face.
Ah! Volto para a Itália em maio, ainda fico um pouco mais por aqui - tenho alguns projetos, um deles em fase de contagem regressiva.
Beijos meus a você...

Ps. Quando é seu aniversário?

Maria Augusta disse...

Denise, são mesmo. Aliás, muitos são desenhados pelos grandes nomes dos cristais como Daum, Baccarat e Lalique. Um grande beijo, amiga.

Luiz, você tem razão, ficar atento à beleza dos objetos desenvolve nossa atenção e capacidade de análise. Obrigada pela visita e um abraço.

Lunna, ainda bem que para a poeta que você é a chuva é uma fonte de inspiração. Espero que teus projetos tenham bastante sucesso. Meu aniversário foi dia 25 ultimo, junto com São Paulo. Um beijão.

... disse...

Olá, Maria Augusta a Ju tem me dito de alguns blogs interessantes o seu é um deles.
Sobre os fracos de perfume é muito bacana, há museus só deles.
Gosto muito de "perfumes" as "eau de cologne" são as preferidas.
Tenho uma pequena coleção de pefumes cujo critério é ter mais de 100 anos ( a mesma fragância), são poucos. O Ultimo, Farina ganhei da minha filha.
Gostei do seu blog.

Karina disse...

Difícil ler esse post e não sair com uma sensação de leveza. Quanta beleza! Um deleite para os olhos.
Amei o carnê com os caderninhos e mais ainda as informações sobre o país e seus costumes.

Ah, quero agradecê-la pelo carinhoso comentário e por participar desse momento de felicidade. :D
Bjks

Maria Augusta disse...

Fernando, que legal, fragrâncias com mais de 100 anos! Realmente existem museus de perfumes, principalmente na região de Grasse, no sul da França. Obrigada pela visita e pelas gentis palavras, volte sempre.
Um abraço.

Karina, os caderninhos são muito fofos, e quando penso que a fita da capa vem do Butão, gosto ainda mais. Um grande beijo e tudo de bom para você e para o pequenininho.