quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A Tradição do Advento


La place Stanislas (Nancy) sous la neige © Philippe GEGOUX/L'Internaute Magazine

Continuando a falar sobre as tradições natalinas aqui do leste da França, uma das mais importantes é a celebração do Advento. Desde o Papa Gregório I, é a época na qual o nascimento de Jesus é preparado. Ele começa no quarto domingo que antecede o Natal e seus símbolos são a coroa do Advento e o calendário do Advento.


A coroa do Advento é feita de galhos de pinheiro, de pinho de houx(azevinho) e às vezes de gui. A forma redonda evoca o sol e a volta cíclica de cada estação do ano. As quatro velas significam as 4 semanas do Advento (ou as quatro estações do ano ou os quatro pontos cardeais) e são acesas uma após outra a cada domingo. Quando a última se acenderá o Natal chegará. A cor verde significa a vegetação, símbolo de esperança durante o inverno. Para os cristãos, esta coroa simboliza também a coroa de espinhos de Cristo.


O calendário do Advento é uma tradição germânica, feita para permitir que as crianças esperem o Natal. Trata-se de uma prancha de papelão, com 24 janelinhas, que são abertas uma a cada dia do mês de dezembro. Inicialmente, colocava-se um santinho em cada janela, depois eles foram substituídos por bombons e atualmente são pequenos brinquedos que são colocados nas "gavetinhas". Ele pode assumir várias outras formas, o que não muda é que há sempre com uma surpresa para cada dia.





Outra tradição natalina é a "bûche" de Natal. Trata-se de um bolo sob a forma de uma tora de árvore (como as que alimentam as lareiras), que em geral é feito de chocolate e decorado de forma a lembrar a madeira com suas nervuras e "olhos". Existem várias variações e pode-se encontrá-la em diferentes sabores nas confeitarias. A minha preferida é a "tropical", com sabor de laranja e maracujá, na foto acima mostro a que fiz no Natal do ano passado. Quer a história e a receita? Elas estão no "Conversas (virtuais) de cozinha".



Mudando de assunto

Gostaria de agradecer ao Eduardo pelo selo "Blog de Elite", que ele gentilmente nos ofereceu. Conhecendo seu excelente "Varal de Idéias", uma indicação dele é uma honra.



Perceberam que introduzi uma "caixinha" natalina ali no template? Como é a época, coloquei nela os presentes que ganhei durante o ano, sendo que os selos estão todos organizadinhos na "Galeria de Awards".




22 comentários:

Anônimo disse...

Esse seu blog, painel das coisas boas da vida ! Efêmeras,claro...
(Há horas preciso te dizer que também estive presente no ÚLTIMO DIA DA EXPOSIÇÃO DO ALEIJADINHO, NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL,AQUI EM SÃO PAULO). Abs. Liniane

Lunna Guedes disse...

Olha, vc consegue uma proeza, me fazer ler coisas sobre o natal, justo eu que nem lembro da existência da data. Mas estou aqui a imaginar tal festa através de suas palavras. Mas vou deixar uma sugestão, poderia falar do Yule, que é de onde surgiu a festa cristã. Seria interessante mostrar a origem da árvore de natal e outras tradições.
Beijos meus.

Luma Rosa disse...

Adorei a idéia da galeria de awards. Maria Augusta é bastante organizada e o bloguinhú tá ficando cada dia mais lindo!!
Aqui no Brasil são poucas as tradições, por isso que o povo não se anima muito. As pessoas, em sua maioria, pensam na noite do natal, nos presentes e comilança e esquecem do verdadeiro sentido do natal.
Beijus,

Ví Leardi disse...

Querida, mais uma vez uma delícia de leitura...e sobre coisas novas e menos conhecidas...Que "Honra" ser o seu primeiro mimo pela ordem...e que danada vc é para organizar e enfeitar o teu "template", acho tão difícil...ótimas as suas janelas e a sua organização..tenho muito que aprender...Parabéns e beijos todos...

Meiroca disse...

Guta, adoro saber das tradiçoes de natal. Eu ja' havia lido sobre o calendario do advento mas confesso que nao tinha entendido. Hoje com teu post finalmente entendi e gostei.
Quem sabe para o proximo ano nao preparou um para meu maridex.

Bjs

www.meiroca.com

Só- Poesias e outros itens disse...

Adoro vir aqui e ler coisa boas sobre o natal.

bjs.


Ju gioli

Anônimo disse...

Maria Augusta,

parabéns pela SOLUÇÃO que encontrou e deu aos SELINHOS!
A melhor que já vi até hoje!
Só por ele, já deveria ganhar outros! (;-))

Abçs

Maria Augusta disse...

Liniane, é porisso que ele se chama O Jardim Efêmero. Fui ao CCBB no dia 12 de outubro (lembro-me que era feriado e muita coisa estava fechada no Centro), a exposição acabou dia 14, logo quase nos cruzamos lá. Contente de receber tua visita. Um grande beijo.

Lunna, obrigada pelas tuas sugestões, estão anotadas. Que bom que estes post te fazem descobrir um pouco desta festa. Beijos.

Luma, achei melhor colocar em destaque na galeria os selinhos com os nomes de quem ofereceu, senão eles ficam meio perdidos no template.
Aqui as tradições natalinas são antigas, mas este lado comercial do Natal predomina atualmente.
Beijos.

Vi, realmente conto nos posts principalmente as tradições natalinas que encontrei aqui e que não existem ou são diferentes no Brasil. Não se preocupe com teu template, pois apesar de recente teu blog ja é um dos mais bonitos da blogosfera.
Beijão.

Maria Augusta disse...

Meiroca, também descobri o calendário do Advento aqui, mais precisamente na Alsácia, pois é uma tradição de origem germânica. Beijo.

Jugioli, o espírito de Natal está deturpado pelo comércio, mas sua essência é muito bonita, né?
Um beijo.

Eduardo, agora eles ficaram arrumadinhos. Se vierem mais, a galeria é como coração de mãe, sempre cabe mais um (rs).
Abração.

Anônimo disse...

Essa coroa de advento é a tal guirlanda né?
Interessante saber essas coisas, a gente nem sabe a origem dos enfeites de natal, mas é como já foi dito ai nos comentarios, no brasil o costume de natal é outro, é comer, beber e ganhar presente, por isso ninguém se atém as tradições.
bjs

http://flaviasereia.org

david santos disse...

Passei para desejar-lhe um bom final de 2007 e um bom ano de 2008.

Celia disse...

M.Augusta, as tradicoes dai sao bem parecidas com as daqui na Suecia. Adoro essa época.
Querida quero lhe desejar um Bom Natal com muita paz...amor...saude e felicidades. Bj

Só- Poesias e outros itens disse...

Vim, como criança ver as estrelinhas na tela.

bjs.

JUgioli

Maria Augusta disse...

Flávia, também acho que é a origem das guirlandas que colocamos nas portas no Brasil, sem as velas.
Bjs.

David, também te desejo Boas Festas e um Feliz 2008. E sucesso para a blogagem da Flávia segunda dia 17. Abraço.

Célia, parece mesmo que as tradições daqui são muito próximas das do norte da Europa. Também gosto muito desta época. Beijo.

Jugioli, o Natal desperta mesmo em nós este deslumbramento das crianças, né?
Um beijo.

Anônimo disse...

Maria Augusta, parabéns pelo selo. Você merece.

Adorei conhecer um pouco mais da cultura sobre o Natal no exterior.

Um bom domingo, minha amiga.

Aninha Pontes disse...

Querida, amiga, já conhecia o advento, mas é bom saber sobre a cultura de outros países.
Já fui lá ver a receita da tora de laranja e maracujá.
Poucas pessoas conhecem o verdadeiro natal, no geral é só para o consumo e guloseimas.
Pena, porque o verdadeiro natal é bonito, e só traz alegrias.
Beijos.
Parabéns pelo template, ficou mesmo muito bonito.

Ví Leardi disse...

Querida ,como já respondi no Pedras...um prazer enorme vc colocar a Flor de Flávia..faça ela sua...e obrigada não precisava nem pedir...um grande beijo amiga e bom fim de Domingo.
Até Já....

Anônimo disse...

Como bem disse a Luma voce e de uma BELA organizacao. O texto e pratico e as fotos decoram perfeitamente e agora da licenca que vou pegar a receita do buche de natal...rs

http://blairponjinha.blog.uol.com.br/

Anônimo disse...

maria,

depois do natal e do advento, aí virá o dia de reis e a gallete (u-lá-lá, la galette du roi chez hulot - au 20, place henri megin!!!). prepare-se! não foi à tôa que eu ganhei treze quilinhos em ano e meio nas terras de vercingetorix!...

Maria Augusta disse...

Mario, obrigada pela visita, teu post sobre o Natal esta emocionante. Um abraço.

Aninha, realmente o verdadeiro espirito do Natal esta longe simplesmente dos presentes e guloseimas. Um beijo.

Vi, muito obrigada, esta montagem ficou emocionante. Um beijo.

Maria Augusta disse...

Chuvinha, obrigada pela visita e pelo comentario, espero que tenha gostado da bûche. Abração.

Gilrang, da galette o que eu prefiro é a feve, compro sempre no mesmo lugar e faço coleção. Abraço.

Karina disse...

Ai, ai... essa imagem da tora me deixou literalmente com água na boca. Numa tarde chuvosa como a de hj um docinho tropical cairia muito bem.
Eu até gosto das festas de final de ano, mas esse ano confesso q estou meio desanimada. Chegou tão rápido...
Nos últimos anos nossa tradição tem sido ir pra chácara p/ nos reunirmos com a família (paterna). Monte de mineiros e monte de comida. rsrsrs
Bjks carinhosas.