sábado, 22 de dezembro de 2007

Luzes da Cidade



Falando em "Luzes da Cidade" pensamos logo na Cidade Luz, Paris. Sabemos que Paris não é chamada assim devido à iluminação externa, mas sim pela luz das idéias, pela abertura do espírito que sempre atraíu para ela grandes artistas e fîlósofos. Mas isto não impede que nesta época de Festas, a iluminação de suas ruas e vitrinas seja linda, maravilhosa, feérica, principalmente este ano com o operação "Paris illumine Paris", no qual 100 quarteirões da cidade participaram, cada um com um tema diferente ("Palheta de Cores" para Montmartre, "Natal no Canadá" na rua Caumartin, "Estados Faiscantes" na rue du Commerce, por exemplo). Não fui até lá para conferir pessoalmente, mas recolhi estas lindas fotos que juntamente com as iluminações de outras cidades e vitrinas francesas animam o diaporama acima.



Cena do filme "Luzes da Cidade" de Charlie Chaplin

Mas toda essa exuberância de brilho e luz que se espalha por toda parte no Natal é só (ou deveria ser) a exteriorização da alegria que habita o coração de cada um nesta época do ano...no qual as pessoas estão mais atentas em relação ao seu próximo, e os sentimentos de amor e generosidade estão mais aguçados. E é isto e o tema deste post que nos conduzem ao filme chamado justamente "Luzes da Cidade" do genial Charlie Chaplin, uma obra prima do final do cinema mudo. Nele um mendigo que se faz passar por um milionário se apaixona por uma bela florista cega e faz loucuras para conseguir os meios que permitirão a ela de recuperar a vista, sem esperar retorno. Uma terna história de amor, amizade e generosidade desinteressada, completamente sintonizada com o verdadeiro espírito de Natal.

Photobucket


Amigos, depois das luzes da Cidade Luz e das luzes de Charlie Chaplin, é tempo de desejar a todos vocês que trouxeram durante este ano as luzes de seus pensamentos e do sol brasileiro até mim, que tiveram a paciência de ler o que escrevo, que me abriram a porta de vossos universos...pois desejo a vocês um Natal com tanta luz e tanto amor, que possa aquecer seus corações e recarregar as baterias de energia positiva para o ano todo.


Feliz Natal!



Filme Luzes da Cidade
Sequência 1/8
Sequência 2/8
Sequência 3/8
Sequência 4/8
Sequência 5/8
Sequência 6/8
Sequência 7/8
Sequência 8/8



11 comentários:

Ví Leardi disse...

Minha querida...ter te conhecido este ano foi das boas coisas que "Papai Noel" me trouxe ,como já te disse mesmo de longe tenho por ti grande empatia e carinho...(coisas de outras vidas ? Tomara !!) Todas as alegrias, Maria Augusta, é o que te desejo do fundo do coração...
Que lindas as luzes ...sempre para ti também só LUZES....Beijos todos...

Betho disse...

Entendo perfeitamente do que vc está falando, divido os mesmos sentimentos! Talvez por ter morado na França e/ou por ter assistido por diversas vezes o filme do Chaplin, mas quero dizer que foi bom te conhecer e que este Natal seja repleto de alegrias e muita paz amiga. Um abração.
Betho

Só- Poesias e outros itens disse...

Maria Augusta,
que belo presente para nós.
Adorei !!!!
Um bom Natal para você e para os seus.

Bjs.

JU gioli

Lunna Guedes disse...

Carissima, que saudades bateu agora de Gênova, mas meu Yule será tropical - aqui em Sampa (como vocês chamam). Embora parte de mim se considere paulistana...
A lua está linda e cheia no bela céu de dezembro e isso trouxe a mim um sentido especial...
Chego aqui e vejo suas palavras sobre Paris (que maravilhoso). Estou pesquisando sobre a velha Paris e sua modernidade a cerca de 1910 até os áureos anos 30 quando ocorrem as revoluções culturais. O modernismo que tanto falam aqui deve muito a cidade luz (de clareza de pensamento e ideal - de expansão e amplitude - abertura para as possibilidades. Esta sendo um deleite.
Obrigada pelo seu carinho, amizade e palavras sempre tão bem recebidas por mim.
A você meus sinceros desejos que seu Natal seja de muitas alegrias e felicidades junto aos seus...

Anônimo disse...

Deve ser lindo essas iluminações, como sempre morei em cidade pequena, nunca vi coisas assim.

Um feliz natal e boas festas

bjs

Osc@r Luiz disse...

Não me importa o seu idioma, ou onde você está. O meu desejo é o mesmo:

Alemanha: Fröhliche Weihnachten

Bélgica: Zalige Kertfeest

Brasil: Feliz Natal

Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda

Catalão: Bon Nadal

China: Sheng Tan Kuai Loh (mandarín) Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun (cantonés)

Coréia: Sung Tan Chuk Ha

Croácia: Sretan Bozic

Dinamarca: Glaedelig Jul

Eslovênia: Srecen Bozic

Hispanoamérica: Felices Pascuas, Feliz Navidad

Estados Unidos da América: Merry Christmas

Hebraico: Mo'adim Lesimkha

Inglaterra: Happy Christmas

Finlândia: Hauskaa Joulua

França: Joyeux Noel

País de Gales: Nadolig Llawen

Galego (na Galicia): Bo Nada

Grécia: Eftihismena Christougenna

Irlanda: Nodlig mhaith chugnat

Itália: Buon Natale

Nova Zelândia em Maorí: Meri Kirihimete

México: Feliz Navidad

Holanda: Hartelijke Kerstroeten

Noruega: Gledelig Jul

Polônia: Boze Narodzenie

Portugal: Boas Festas

Romênia: Sarbatori vesele

Rússia: Hristos Razdajetsja

Sérvia: Hristos se rodi

Suécia: God Jul

Tailândia: Sawadee Pee mai

Turquia: Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun

Ucrânia: Srozhdestvom Kristovym

Vietnã: Chung Mung Giang Sinh

E que 2008 seja o ano das suas realizações!

São os votos do "By Oscar Luiz", do "Flainando na Web" e do "Gente Sem Saúde".

Obrigado pelo seu carinho e gentileza imensa.
Um grande beijo deste amigo que agradece a Deus por ter tido neste ano o privilégio de te conhecer!

Anônimo disse...

Um novo ano se inicia e é o momento de reavaliar o tempo vivido. Desfrutar o momento presente e presentear nossa alma com sonhos e planos para o futuro, que a luz divina conduza e ilumine seus passos. Que esta celebração tenha a presença daqueles a quem você quer bem. E quero convidar a ler um texto que postei hoje, pois só foi possível com sua ajuda, pois com nossos comentários, funcionamos como molas propulsoras. Como vou ficar fora esses dias aproveito para desejar Feliz Natal, e faça com que, a cada dia, a gota do orvalho natalino pouse no seio do rio da sua vida criando as divinas ondas da esperança, do amor e de alegria. Tenha um Natal repleto de muita paz, saúde e luz, e que em 2008 possamos realizar todos nossos sonhos. Abraços fraternos do amigo.

Anônimo disse...

Olá, vim novamente sentir as estrelas e ouvir a música.

bjs.

Ju gioli

Anônimo disse...

Bela postagem Maria Augusta.
EU QUERO APROVEITAR PARA DESEJAR A VOCÊ e seus familiares um Feliz Natal repleto de paz, amor e muita alegria para essa celebração. E que 2008 seja generoso e farto!
Abs

Unknown disse...

Que post lindo! Com ele em mente desejo à você muita paz, saúde e amor no ano que se inicia.

Beijos

Maria Augusta disse...

Queridos amigos, obrigada pela visita e pelos votos de Feliz Natal. Espero que todos vocês também tenham passado um Natal maravilhoso e que estejam prontos para entrar no ano de 2008 com o pé direito.
Um grande abraço para todos.