quinta-feira, 21 de junho de 2007

A Festa da Música



Vinte e um de junho, dia do solestício de verão, a noite mais curta do ano no hemisfério norte e também o dia da "Festa da Música".

Quem criou esta festa aqui na França foi o antigo ministro da cultura Jack Lang. Vendo que a metade dos franceses toca algum instrumento musical, resolveu instituir um dia para que eles possam sair nas ruas e exprimir sua arte, tanto os músicos amadores quanto os profissionais. A idéia, lançada há 16 anos, fez tanto sucesso que se espalhou pelo mundo.

Então, na noite da "Festa da Música", quando se passeia pelas cidades pode-se ouvir todo tipo de música e em todo lugar. Música clássica, ópera, rock, música das Antilhas, da Reunião, brasileira, cantos árabes, nas esquinas das ruas, nas praças, nos parques, nos restaurantes, nos jardins dos imóveis e também nas salas de concertos, e até nos museus. Mas se vê e ouve de tudo, grupos mesmo amadores que são muito bons, alguns francamente horríveis e em alguns lugares os sons de grupos diferentes se misturam e o resultado é a cacofonia.

Para os músicos amadores é um dia importante : eles ensaiam durante o ano todo para se apresentarem na "Festa da Música". Vejam um exemplo no vídeo abaixo, que mostra um grupo francês fazendo uma batucada brasileira aqui em Nancy. Vocês vão ver que falta a espontaneidade e o gingado, mas sobra esforço e entusiasmo, eles tem até uniforme!


E como hoje falamos de música, coloque abaixo três canções que gosto de escutar. Acredito que vocês já devem conhecer a voz deliciosa de Norah Jones e o tango eletrônico do Gotan Project. Quanto ao Florent Pagny, é um cantor francês meio polêmico, mas tem uma voz belíssima e suas canções são muito bem escolhidas.


Norah Jones - Sunrise
Florent Pagny - Là où je t'emmenerai

Gotan Project - Epoca

Mudando de assunto gostaria de contar uma novidade. Vocês sabem que existem blogueiras brasileiras espalhadas pelo mundo todo...e também que o lugar mais gostoso para se reunir e bater um papo preparando um gostoso quitute é a cozinha. Pois algumas blogueiras de continentes diferentes (por enquanto a Sam no Brasil, a Lina no Japão e eu, aqui na França) se reuniram e criaram o blog "Conversas (virtuais) de Cozinha", onde todos são benvindos.



Alto da Página

12 comentários:

Lina disse...

Nossa, sou suspeitíssima para comentar esse seu post em especial.
Sou movida a música, amo música, respiro música o dia todo.
Queria que aqui no Japão tivesse um dia assim!
Vou te dizer uma coisa...
Pelo que vi no video, os franceses não são piores que os japoneses!hehehehe

Amei as dicas músicais, estou aqui agora mesmo escutando.

Vamos mesmo levar as pessoas para nossa conversa na cozinha, que anda pouco movimentada.

Beijos e uma excelente sexta-feira.

Anônimo disse...

Infelizmente com minha net discada não pude ver os videos, mas me diga se vc aproveita esse dia da musica para mostrar aos franceses que vc é uma brasileira que tem sampa no pé? hehehe
O grupo lá tocando um sampa e vc sambando hehehe
bjs

Anônimo disse...

Nao sabia desta data, vou tentar ve ro video, o youtube anda deixando a desejar.
Tb to indo bater um papo la na tua cozinha.
Meire

Anônimo disse...

Você é muito má! Fui lá no novo blog e agora estou aqui morrento de fome. Má! Má! Má! ;)





E os eventos franceses estão me fazendo muita falta nessa minha temporada na Bahia. Foi legal vir conhecer o nordeste mas admito que já estou ficando cansada... :)

Anônimo disse...

Maria Augusta, que legal essa data. desconhecia, também! Seus músicos e interpretes são muito bons! Gostei.
Parabéns pela iniciativa do blog da cozinha! A blogosfera atacando de panelas!

Anônimo disse...

Lina, dá para perceber que você gosta de música já no nome do teu blog "Ginger musicalmente musical". Obrigada pela visita, um bom fim de semana (aí no Japão já deve ser sábado) e até breve para as "Conversas na Cozinha". Um beijo.

Flavia Sereia, eu tenho sampa no coração, mas samba no pé...sou completamente nula no samba, uma vergonha nacional. Mas gosto de ver o pessoal sambando. Um beijo grande.

Meire, pensei que aí na Itália também tivesse a "Festa da Música". Obrigada pelas visitas, aqui e no "Conversas de Cozinha". Um beijo.

Você é gulosa, d. Minhoca, só de ver as receitas já ficou com fome?! Pois é, você está com saudade dos eventos franceses, eu estou com saudade da paçoca e da goiabada, a gente nunca está contente, né? Um beijo!

Pois é, Eduardo, agora as blogueiras além do computador atacam de caçarolas, ou melhor colocam o conteúdo das mesmas na telinha. Obrigada pela visita e pelos tomates (explico, estes tomates não tem nada a ver com as caçarolas, é coisa séria, falarei deles no próximo post). Um abração.

Anônimo disse...

Vou dar uma passado por lá depois. Um bom final de semana para você.

Lunna Guedes disse...

Oi moça...
Favoritei seu blog e agora ficou fácil vir até aqui. É que o meu blog não abra os links em uma nova página e isso dificulta para visitar os blogs... Resolvi o problema. Favoretei todo mundo (risos).
Ah! Que delícia esse festival. Pena que eu não fui. Estou bem "pertinho" agora.
Bem, agora vou eu pra cozinha.
Beijos e um final de semana cheio de boas energias.

Anônimo disse...

Mário, estou achando que são só as mulheres que estão indo lá na cozinha. Os homens também podem ir, viu? Bom fim de semana para você também e obrigada pela visita.

Lunna, obrigado por colocar este blog entre teus favoritos, é uma honra para mim e também pela passada no "Conversas na cozinha". Você perdeu a Festa da Música, mas aí na Itália também deve ter muita festa no verão, não? Beijos e um ótimo fim de semana para você.

Anônimo disse...

Buongiorno!

Anônimo disse...

Bonjour, Meire!

Osc@r Luiz disse...

Querida, a França deveria exportar esse "produto" pro Brasil.
Muito interessante!
Adorei!
Aliás, Norah Jones nem se fala...
Bom, claro que eu estou indo conhecer o seu novo blog já!!! Imediatamente!
Beijo!