sexta-feira, 29 de junho de 2007

Teu carro movido a algas?



No Dia Mundial da Terra assumi um compromisso com o Movimento "Faça a Sua Parte" em relação à uma ação individual colaborando no combate ao problema climático que enfrenta nosso planeta. Nesta ocasião, prometi divulgar projetos encontrados na imprensa científica internacional relativos a este assunto. Este post é uma colaboração neste sentido.

O biocombustível está na pauta de todas as discussões sobre a matriz energética atualmente e é considerado como o sucessor do petróleo para o transporte. Em todos os países as plantações de cana de açúcar, e das oleaginosas em geral, como o girassol, a colza, a soja se estendem para fornecer a matéria prima do "combustível do futuro".

No entanto, os defensores do meio ambiente já apontam vários problemas que poderiam ser acarretados por sua produção em massa (veja também o post "Etanol" do Faça a Sua Parte") :

- problemas de biodiversidade, pois trata-se de uma monocultura,
- degradação do meio ambiente, pela utilização de adubos e pesticidas
- utilização de grandes extensões de terra, que poderiam ser usadas para a plantação de alimentos, sem falar nos riscos de deflorestação
- alto consumo de energia para a sua produção

Diante destas restrições, uma nova fonte potencial de biocombustíveis vem sendo estudada com o objetivo de fornecer o biodiesel para os transportes : as microalgas. Estas, sob condições de estresse, produzem de 20% a 80% de seu peso seco em ácidos graxos (dependendo da espécie), que é a matéria prima do óleo combustível. Para sua multiplicação (por divisão...) elas necessitam somente de luz do sol, água (que pode ser a água do mar), sais inorgânicos (de fósforo, de nitrogênio) e pasmem, de CO2. Sim, para se reproduzir elas precisam consumir CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Além de ser um recurso renovável e biodegradável, seu rendimento em óleo combustível por hectare é 30 vezes superior ao das culturas das plantas oleaginosas.

Fonte : Relatório NREL/TP-580-24190


Sua produção pode ser feita em grandes “piscinas” a céu aberto (esquema acima), nas quais são injetados o CO2, os sais necessários, agitação e naturalmente, sob a luz do sol, da qual sua reprodução é altamente dependente.

Elas também podem ser obtidas em bioreatores, os quais são formados de tubos transparentes enrolados em espiral (foto acima)de forma a deixar a maior superfície possível exposta à luz. O elemento nutritivo principal, que é o CO2, pode ser fornecido pelas fumaças das chaminés das centrais elétricas, próximos das quais os bioreatores serão localizados. Desta forma, além de se constituir na matéria prima para a produção do biodiesel, elas contribuem também à reciclagem do CO2, que é um dos responsáveis pelo efeito estufa. Em seguida, as algas produzidas são "colhidas" e concentradas, o oleo é extraído e transformado em biodiesel.

Painéis solares produtores de algas já vendidos na Espanha e na África do Sul


Um problema ainda é o preço, dados de 1998 calculavam que o barril de biodiesel produzido a partir das microalgas saía por 100 dólares, logo melhoras são necessárias para torná-lo competitivo. E não faltam esforços neste sentido. Países como a Suíça, a Alemanha, Israel, a África do Sul, a Argentina, Portugal, já estudam esta alternativa energética, sendo que os Estados Unidos realizam estudos sobre elas desde os anos 50, estudos estes que se aceleraram com a crise do petróleo da década de 70. A França, criou o consórcio Shamash, em dezembro de 2006, reunindo vários laboratórios de pesquisa visando melhorar cada fase do processo, de modo a reduzir os custos respeitando os critérios do desenvolvimento sustentável.


O Brasil aposta no etanol como biocombustível. No entanto, diante dos problemas colaterais de sua produção em grande escala citados acima, seria interessante para o país diversificar suas possibilidades de produção de combustíveis para o transporte. Tive conhecimento que a COPPE/UFRJ do Rio, viabilizou um processo para a obtenção de biodiesel a partir do tratamento do lixo e dos esgotos. No entanto, sua produção a partir de microalgas embora conhecida, ainda não dispõe de iniciativas concretas. Paulo Suarez, da Universidade de Brasília, declarou recentemente (20/05/07) "está ficando claro para mim que as algas são uma alternativa concreta de fonte de matéria-prima para aprodução de biodiesel. Acredito que está na hora de colocarmos essa alternativa na nossa pauta e iniciar a desenvolver tecnologia adaptada ao nosso país, sob o risco de haver no futuro próximo uma perda completa de competitividade do biodiesel produzido pelas culturas tradicionais".

Para saber mais :

A Look Back at the U.S. Department of Energy’s Aquatic Species Program: Biodiesel from Algae
Modeling and Simulation of the Algae to Biodiesel Fuel Cycle
Biodiesel et microalgues
Microalga como matéria-prima para a produção de biodiesel

Alto da Página

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Muitas Flores...




Realmente "Le Jardin Éphémère" está todo florido, com o carinho e a amizade dos amigos que nos visitam. Recebemos com muita emoção a indicação dada pelo amigo Oscar, do blog By Oscar Luiz, para o prêmio "As Sete Maravilhas da Blogosfera". Mas a verdadeira maravilha não é receber uma indicação como esta? Muito muito obrigada Oscar, os teus blogs sim é que merecem receber esta honra.


Este prêmio, criado pelo blog O Sentido das Coisas, será entregue ao blog mais votado, que será conhecido dia 7 de julho próximo. Segundo o regulamento, cada indicado deve votar escolhendo 7 maravilhas da blogosfera. E agora? Se conhecemos mais de 7, o que fazer? Sinto-me como se estivesse naqueles "reality shows" onde sempre é preciso eliminar alguém. Mas já que fazemos parte da blogosfera, vamos respeitar suas tradições e indicar :

Caminhar
Flainando na Web
La Vie est Belle
Lenta Composição
Luz de Luma
Rumorejo
Varal de Idéias

Estes, assim como todos os outros que visito, são as minhas maravilhas. Parabéns a todos!






Recebi também da querida amiga Sam, o award "Blog com Grelos", prêmio "especial para mulheres que, na sua escrita, mostram uma preocupação pelo mundo à sua volta e ainda conseguem dar um pouco de si e dos seus sentimentos e com isso tornar mais leve a vida dos outros. Mulheres, mães, profissionais que espalham a palavra de uma forma emotiva e cativante. Que nos falam da guerra mas também do amor". Sam, te agradeço muito por esta honra, e entre as sensibilidades femininas que conheço na blogosfera, gostaria de oferecer este award aos blogs :

Conexão Rio Paris
Debaixo da Terra
Flavia Sereia
Movimento Natura
Pensieri e Parole

Cada uma no seu estilo, elas dão um toque feminino com muita classe e inteligência aos seus cantinhos.





domingo, 24 de junho de 2007

Tomates Recheados


Não, não me enganei de blog e estou postando aqui uma receita com tomates, que seria mais adequada no nosso "Conversas (virtuais) de Cozinha". Esses tomates dos quais estou falando, que me foram oferecidos pelo amigo e grande artista Eduardo, do blog "Varal de Idéias" e que muito me honram, representam o award atribuído aos blogs que defendem uma causa importante para a humanidade.

A proposta deste blog como indica o seu nome "O Jardim Efêmero", é de descrever as coisas boas e bonitas da vida, mas sempre tendo em mente que elas são efêmeras. E que como nem tudo são flores, às vezes temos que sair do jardim e passar ao quintal para plantar as sementes que darão como frutos um mundo melhor, dentro de nossas possibilidades, levando nossa pequena contribuição que unida a tantas outras talvez faça a diferença.

Entre tantas causas importantes que merecem nossa atenção, neste blog falamos do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Tento pesquisar e apresentar aqui idéias que acho interessantes, reconheço que poderia fazer mais. Neste sentido, este award foi um toque, para que eu me concentre um pouco mais neste combate, que a "saúde" de nosso planeta é essencial para a nossa própria sobrevivência e a das gerações futuras.


E como faz parte do jogo, devo indicar 5 blogs que se dedicam às causas humanitárias. Sei que eles já receberam vários, mas não faz mal, o reconhecimento nunca é demais. Ai vão:

Apoio Fraterno - por destacar os problemas graves de nosso país
Atualidades sob os os olhos da mãe, jornalista e cidadã" - por sua ampla ação humanitária principalmente junto às crianças
Faça a Sua Parte - por defender o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável
Luz de Luma- vários combates em todas as frentes
Síndrome de Estocolmo - pela campanha pelo aleitamento materno entre outras

E já que estamos falando de award, coloco aqui a lista que fiquei devendo quando recebi o award "Thinking blogger" :

Eduardo - me faz pensar que a arte não tem fronteiras
Teresa - me faz pensar que a sinceridade e a generosidade podem passar pela Internet
Oscar - me faz pensar que com leveza e bom humor pode-se passar mensagens sérias
Lina - me faz pensar que mesmo do outro lado do mundo pode-se continuar a ser brasileira
Laura - me faz pensar que a poesia e a sensibilidade são valores eternos


quinta-feira, 21 de junho de 2007

A Festa da Música



Vinte e um de junho, dia do solestício de verão, a noite mais curta do ano no hemisfério norte e também o dia da "Festa da Música".

Quem criou esta festa aqui na França foi o antigo ministro da cultura Jack Lang. Vendo que a metade dos franceses toca algum instrumento musical, resolveu instituir um dia para que eles possam sair nas ruas e exprimir sua arte, tanto os músicos amadores quanto os profissionais. A idéia, lançada há 16 anos, fez tanto sucesso que se espalhou pelo mundo.

Então, na noite da "Festa da Música", quando se passeia pelas cidades pode-se ouvir todo tipo de música e em todo lugar. Música clássica, ópera, rock, música das Antilhas, da Reunião, brasileira, cantos árabes, nas esquinas das ruas, nas praças, nos parques, nos restaurantes, nos jardins dos imóveis e também nas salas de concertos, e até nos museus. Mas se vê e ouve de tudo, grupos mesmo amadores que são muito bons, alguns francamente horríveis e em alguns lugares os sons de grupos diferentes se misturam e o resultado é a cacofonia.

Para os músicos amadores é um dia importante : eles ensaiam durante o ano todo para se apresentarem na "Festa da Música". Vejam um exemplo no vídeo abaixo, que mostra um grupo francês fazendo uma batucada brasileira aqui em Nancy. Vocês vão ver que falta a espontaneidade e o gingado, mas sobra esforço e entusiasmo, eles tem até uniforme!


E como hoje falamos de música, coloque abaixo três canções que gosto de escutar. Acredito que vocês já devem conhecer a voz deliciosa de Norah Jones e o tango eletrônico do Gotan Project. Quanto ao Florent Pagny, é um cantor francês meio polêmico, mas tem uma voz belíssima e suas canções são muito bem escolhidas.


Norah Jones - Sunrise
Florent Pagny - Là où je t'emmenerai

Gotan Project - Epoca

Mudando de assunto gostaria de contar uma novidade. Vocês sabem que existem blogueiras brasileiras espalhadas pelo mundo todo...e também que o lugar mais gostoso para se reunir e bater um papo preparando um gostoso quitute é a cozinha. Pois algumas blogueiras de continentes diferentes (por enquanto a Sam no Brasil, a Lina no Japão e eu, aqui na França) se reuniram e criaram o blog "Conversas (virtuais) de Cozinha", onde todos são benvindos.



Alto da Página

terça-feira, 19 de junho de 2007

As Jóias de René Lalique


© Musée des Beaux-Arts de Quimper/Adagp, Paris 2006
Fotos © ADAGP, Paris, 2007

Na semana passada, aproveitando a promoção do TGV (a passagem de 50 saíu por 15 euros), enforcamos um dia de trabalho e fomos passear na Capital. "Sem lenço, sem documentos", sem malas, que maravilha viajar assim, tendo como programa entre outras coisas passar na "Coisas do Brasil" para nos reabastecer de goiabada e paçoca (pena que guaraná era muito pesado) e visitar a exposição de René Lalique no Museu do Palácio de Luxemburgo.


Coincidência ou não, atualmente se fala muito em Lalique aqui no leste da França. Houve uma conferência no início da semana passada sobre sua vida, uma exposição com ele e outros grandes nomes dos cristais foi inaugurada aqui pertinho de Nancy, um museu com seu nome vai ser aberto na Alsácia. Mas a exposição de Paris não é voltada para a sua obra usando cristais, mas é dedicada principalmente às jóias que foram seus primeiros objetos de criação e que foi o que o tornou famoso.


Nascido em 1860, sua carreira ocorreu em plena época do movimento "art nouveau". Para criar suas jóias ele buscou inspiração principalmente nas fontes deste movimento : a fauna, a flora, a mulher, as estampas japonesas, misturando amplamente estes temas. Por exemplo, obsecado pelas mulheres, ele reproduziu o perfil de sua mulher (a quem dizem que traíu várias vezes) em broches e pingentes. Transformou-as também em sereias, (com os longos cabelos se misturando às ondas do mar), elfos, ninfas ou as metamorfoseou em libélulas, pavões, orquídeas. Mesclando aos materiais tradicionais os inovantes como o chifre, o marfim, o vidro, e adotando as pedras semipreciosas como a opala, a ágata, a ametista, o ônix, o jade, os corais, ele revolucionou as técnicas da época, sendo considerado o "criador da joalheria moderna" por Emile Gallé.


Suas criações, consideradas como audaciosas, eram expostas como obras de arte ou usadas por mulheres "fora do comum", sendo que entre suas clientes estava a renomada atriz Sarah Bernardt, para a qual ele criou adereços para algumas de suas peças de teatro.


Ele abandonou a criação de jóias em 1912, aborrecido com todas as cópias que faziam de seu trabalho, para se dedicar à criação de objetos de vidro e de cristal. Mas isto é assunto para outro post.


Pessoalmente, adorei tudo que vi nesta exposição. Se tiver que traduzir a impressão mais forte que me ficou foi a delicadeza das peças expostas. Apesar da sofisticação e da riqueza de detalhes, elas são de uma extraordinária leveza.


Clique na imagem para ver em DIAPORAMA



Alto da Página

sábado, 16 de junho de 2007

O Marco "1000"


© Ville De LORMONT
Ontem o contador de visitas me deu a cifra "1000 visitantes únicos". Tenho consciência que muitos estão de passagem, e ignoro se é uma boa média ou não em relação aos outros blogs, mas esta cifra "1000" me impressionou. Não que a quantidade seja importante, pois cada um que pára aqui para ler o que escrevo é muito especial. Mas este número é como um marco que foi atingido.

Comecei este blog há quase três meses, tendo como principal motivação treinar meu português escrito, que estava se deteriorando dia-a-dia por falta de uso. Claro que esperava receber visitas e comentários, pois nos blogs que visitava via como é gostoso esta interação. Mas o inesperado foi o prazer que ele me proporcionou quando mergulhei no mundo destes visitantes.

Descobrir o universo de pessoas tão ricas intelectualmente, dialogar com elas, é muito estimulante, acho que todos os blogueiros concordam comigo: visitar o lindo blog artístico do Eduardo diretamente duma praia de Santa Catarina , conhecer as reflexões inteligentes e bem-humoradas do Oscar no Mato Grosso...sem falar no subterrâneo iluminado da d. Minhoca, das batalhas pelas causas nobres da Luma em Cabo Frio, das ações humanitárias da Sam e da literatura impecável do Mário em São Paulo, dos contos intimistas da Laura em Natal. E tem também a Flavia Sereia, a fotógrafa que revela a grande beleza das flores pequeninas, e a Denise que "faz sua parte" tão bem, e o Lino, uma referência como líder da blogosfera. Do lado de cá, a profundidade poética da Teresa e as batalhas vitoriosas da Cris em Paris, a poesia da Lunna em Gênova, o alto astral da Meire em Terracina, a experiência de vida da Lina no Japão e da Poliane na Índia, e da Fernanda em Portugal, tudo isto é muito bom.

E nesta nova fase pós- marco 1000 vou incorporar ao template 2 selinhos : o do primeiro award com o qual fui honrada, pois fui citada pela Lina entre "Os Blogs que fazem pensar" (minha lista de indicados virá em breve), e o selinho da amizade oferecido pelo blog do Oscar.

Agradeço a todos por este "marco 1000" e só pediria a vocês uma coisa : "Continuem blogando".



Alto da Página

terça-feira, 12 de junho de 2007

O TGV chegou!


Desde que cheguei na França, moro em Nancy, uma cidade muito bonitinha, muito organizada, boa infra-estrutura, mas para muitas coisas (um papel do consulado, certas reuniões de trabalho, grandes espetáculos, grandes exposições) preciso ir à cidade grande mais próxima, que no caso é Paris, a 300 Km...logo a mais de quatro horas de carro e quase 3 de trem, sem falar na passagem obrigatória pela estação “Gare de L’Est”, suja e desorganizada.

Mas agora tudo mudou! O tão esperado TGV chegou! O que é o TGV? É o trem-bala francês. Foram anos a fio de discussões para definir o traçado da linha (os franceses discutem, debatem, reclamam, xingam, e quando a gente pensa que vão desistir do projeto, eles o realizam), 5 anos de obras faraônicas cavando túneis, levantando viadutos, reformando estações, fazendo testes. Estes últimos culminaram com uma quebra de recorde nesta nova linha, 577 km/h, a qual não será atingida nos circuitos comerciais, nestes ele vai se limitar a 320 km/h. O que é suficiente para deixar Nancy a 1h30 de Paris, com tudo o que isto implica :

- não precisar mais partir na véspera para assistir a uma reunião ou pegar um avião às 9 h da manhã,
- ir e voltar no mesmo dia sem chegar em casa morta de cansaço,
- transitar por estações de trem decentes, principalmente a “famosa” Gare de L’Est, que foi completamente remodelada.

Além disto, o TGV tem tudo para proporcionar uma viagem agradável : o “look” dos vagões foi desenhado pelo costureiro Christian Lacroix, ele tem um espaço bar, um espaço para as crianças brincarem, na primeira classe tem tomadas para quem quiser trabalhar durante a viagem. Aliás, você pode também se conectar à Internet pois ao longo da linha foram instaladas “antenas” que permitem as conexões sem fio.

Dizem que em todas as regiões onde ele foi implantado, o TGV foi um vetor de desenvolvimento econômico, como é o caso da cidade de Reims, que ficou a 30 minutos de Paris com a nova linha. Várias empresas parisienses estão mudando para lá, devido aos custos mais baixos de instalação. Em todo caso, aqui em Nancy, o preço dos imóveis que ficam no bairro da estação já disparou.

O reverso da medalha é que o preço da passagem subiu ~20%. Eles fazem promoções, mas como a lei de Murphy é universal, estes descontos nunca coincidem com os horários que a gente precisa viajar...mas não faz mal, acho que somando os prós e os contras, o TGV é uma grande conquista da região leste da França.

E no Brasil, não seria ótimo um TGV (ou um outro trem-bala) entre Rio e São Paulo, para começar?



Para saber mais :

Vídeo : percorrendo a linha de grande velocidade


Alto da Página

 

sábado, 9 de junho de 2007

O Leilão Virtual



Já fiz muitas compras pela Internet. Já comprei material informático, CDs, livros, viagens, mesmo pequenos móveis. Mas sempre comprei em sites clássicos, normais, em transações comerciais sem alguma novidade.

Mas nem sei bem como tudo começou, um dia me interessei pelas compras em um site de leilões em linha. Me lancei sem muita convicção. Sou apaixonada pelos cristais e vendo uma conferência sobre os frascos de perfumes desenhados pelos grandes nomes da cristaleria, resolvi colecionar miniaturas destes frascos ( ja possuía algumas), comerciais ou não.

Notei um frasco antigo, originário de Baccarat, do fim do século XIX, com um preço inicial de 1 euro...e apenas um lance. Achei o preço surrealista, incrível, fiquei observando a evolução do leilão dia após dia. Percebi que o momento crucial seria a última hora antes do encerramento, principalmente o último minuto, onde os interessados fazem os lances esperando que os concorrentes não tenham tempo de reagir. E foi o que aconteceu...quinze minutos antes do final alguém fez um lance e o objeto passou a 4,51 euros. Fiquei de olho...quando faltava um minuto, me lancei. Propus dez euros como valor máximo. Os outros apostadores certamente haviam proposto um teto inferior pois o valor do objeto passou a 5,01 euros (o incremento é de 0,50 centavos até 10 euros, depois passa a 1 euro) e no meu espaço havia a mensagem “Você ainda é o melhor apostador”. E o relógio avançando, avançando...quatro, três, dois, um e pronto: a mensagem “Você é o melhor apostador e o comprador deste objeto” apareceu na minha tela. Yesssssss!!!

Depois comprei um pequeno “serviço de chá” antigo de porcelana da Bavária, que é um sonho...por uma bagatela de 26 euros (vendido por uma parisiense professora de alemão super-simpática), um frasco de perfume de uma designer famosa por 10 euros (vendido por uma pintora do sul da França que me mandou uma foto de seus quadros junto com o objeto), algumas miniaturas de perfume para minha coleção e um tailleur “vintage” por 5 euros. E parei! Sim, pois consegui fazer bons negócios, mas é preciso tomar cuidado para não se entusiasmar demais com estas compras. A tentação é grande, há objetos maravilhos à venda, os preços iniciais são super-atraentes, e na reta final a compra do objeto se torna um desafio...e é muito fácil ir subindo no preço para dar o lance vencedor até fazer loucuras. Não recomendaria aos jogadores inveterados de se lançar neste site. Comprar no leilão virtual é super-excitante, mas “deve ser usado com moderação”.

Miniaturas de perfume compradas no leilão virtual
Série "Les Mascottes" de Lalique



Alto da Página


terça-feira, 5 de junho de 2007

Casa de Palha : de Palhoça a "Palácio"

As fotos abaixo são do site "La Maison en Paille"
A casa de palha sempre simbolizou precariedade...como na história dos 3 Porquinhos onde o Lobo Mau “soprou, soprou e a derrubou”. Mas nos tempos atuais de preocupação com o meio ambiente, ela se tornou uma alternativa e está ganhando sua nobreza.


A construção de casas utilizando a palha, sob a forma de fardos, começou a ser empregada no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, no fim do século XIX, com a mecanização da colheita de cereais, e foi abandonada em torno de 1940. Um artigo intitulado "A ressurreição", que apareceu em 1973 permitiu aos americanos de redescobrir este tipo de habitação. Testes foram realizados em laboratórios, estágios organizados, livros foram escritos divulgando esta técnica nos EUA e em outros países do mundo. Na França, a casa mais antiga construída com fardos de palha data de 1921 (foto acima) e está em perfeito estado até hoje. Somente no ano de 2005 uma centena de novas casas deste material foram construídas e atualmente os artesãos que dominam esta técnica possuem encomendas para anos inteiros de trabalho.

A vantagem para o meio ambiente é evidente. Renovável e biodegradável, a palha estoca o CO2. Além disto ela provem da reciclagem do rejeito da agricultura de grãos de cereais, como o milho, o trigo, o arroz, a aveia. Nesta, a palha que deveria ser queimada é compactada sob a forma de fardos, que servem na construção das casas, não necessitando assim grandes transformações. Além disto, a palha apresenta excelentes qualidades isolantes tanto acústica quanto térmica, o que acarreta uma economia de energia e um conforto, principalmente nas regiões muito frias ou muito quentes.

A técnica mais comum consiste na construção de uma estrutura de madeira, que é preenchida pelos fardos de palha. Outros a utilizam diretamente como muro de arrimo, que suporta o peso do teto. Em seguida as paredes são revestidas com um reboco à base de cal. No entanto, cuidados especiais devem ser tomados pois como a palha é um material orgânico, ele pode sofrer reações químicas, sendo que os riscos principais são o apodrecimento e os incêndios. Para evitar o apodrecimento, deve-se proteger os alicerces em relação à umidade e garantir um bom escoamento da água da chuva. Para prevenir os incêndios, recomenda-se misturar o reboco a um material natural resistente ao fogo, como a terra ou a areia, por exemplo. Este tipo de construção é realizada geralmente em “mutirão”, grupos de amigos e vizinhos que se reúnem sob a orientação de um artesão qualificado. Quanto ao teto, ele pode ser de telhas, ardósia, zinco e até sapé (VÍDEO).

Sabemos que teremos de reconsiderar nossos critérios de conforto para alcançar o desenvolvimento sustentável. Uma casa de palha, pelo menos em zona rural, não seria uma solução que permitiria manter o conforto respeitando o meio ambiente?


Para saber mais :




sábado, 2 de junho de 2007

O Mistério da Pirâmide Desvendado?



Muito já se escreveu sobre a Grande Pirâmide de Quéops: que ela é a única das sete maravilhas do mundo antigo que sobreviveu, que foi o monumento mais alto do mundo até a construção da Torre Eiffel, sobre as conexões "mágicas" contidas em suas dimensões, a respeito dos tesouros nela encontrados, sobre o destino reservado aos que ousaram desvendar os seus mistérios.

No entanto, um enigma permanecia intacto até agora : como, há 45 séculos atrás, um povo que não possuía ferramentas de ferro e não dominava os sistemas de roldanas pôde erigir este monumento de 146 m de altura? Como eles puderam elevar as pedras até o seu topo? Quanto tempo eles levaram para erguê-la? Alguns, como Heródoto, diziam que "máquinas" que funcionavam como alavancas foram fixadas às paredes externas para elevar as pedras. Outros, que uma grande rampa ou uma rampa externa em espiral foram usadas para este fim. Houve mesmo os que afirmaram que ela foi construída por extraterrestres. No entanto, nenhuma destas hipóteses resistia diante de uma análise mais aprofundada.

Recentemente, o arquiteto francês Jean Pierre Houdin afirma ter encontrado a resposta a este enigma. Sua teoria se baseia em 3 princípios : primeiro, uma rampa externa teria sido usada para transportar as pedras até o nível de 43 m, onde se encontra a Câmara do Rei. Em seguida, haveria um sistema de contrapesos na Grande Galeria para elevar as vigas de até 63 toneladas de granito presentes no teto desta câmara . E finalmente, uma rampa em espiral com uma leve inclinação construída no interior da pirâmide teria sido utilizada para elevar as pedras até os níveis mais altos. Quer dizer, a pirâmide teria sido erguida a partir de seu interior. Segundo este esquema, 4000 homens teriam sido suficientes para erguê-la, e não 100000 como nas teorias precedentes.

Esta tese foi verificada com a ajuda dos especialistas de 3D (3 dimensões) da empresa Dassault, que realiza a simulação de automóveis e aviões. Esta colocou à disposição do arquiteto uma equipe, que após 2 anos de trabalho comprovou sua viabilidade. O resultado da simulação pode ser visto no Géode de Paris e também na Internet.

Agora está faltando a verificação "in situ". Negociações estão em curso com egiptólogos renomados e com o governo do Egito para que análises sejam feitas na própria pirâmide, para verificar a existência deste túnel no qual estaria situada a rampa interna. Se ele for encontrado, isto seria uma prova irrefutável de que esta teoria já comprovada virtualmente é verdadeira.


Para saber mais :
Extrato do filme 3D em tempo real (em francês, mas as imagens são eloqüentes)
A Integra do Trabalho (filme, biografias, textos) (em inglês e francês)



Alto da Página