segunda-feira, 9 de abril de 2007

O Mundo Mágico do Perfume


Há algum tempo fui à uma conferência do “Cercle Garen” cujo tema era os perfumes. Sou membro desta associação dedicada à “art nouveau” (Nancy foi um dos principais polos deste estilo na Europa) e esta apresentação fugia um pouco do centro de interesse do grupo. Mas que boa surpresa! Aprendi coisas magníficas a respeito do mundo do perfume.

Vocês sabiam? Criar um perfume é como compor uma música : ele tem notas, ele tem gamas, acordes, ele tem teclados. E, na terminologia do mundo do perfume, o “Nariz” não é apenas o orgão olfativo, mas é também o nome como é chamada a pessoa que tem o olfato super-treinado e é capaz de identificar as fragrâncias e combiná-las para formar um perfume. Um “Nariz” famoso é o personagem do filme “O Perfume”, baseado no livro do mesmo nome de Patrick Süskind.

Pois é, aprendi que as notas dos perfumes podem ser de três tipos : de cabeça, de coração (ou de corpo) e de fundo (ou de fixação). As notas de cabeça são as mais voláteis, partem logo, são principalmente as notas cítricas. As notas do coração são principalmente as especiarias, as florais, e são elas que definem a personalidade do perfume. As notas de fundo, que permanecem na pele por mais tempo são as fragrâncias como o âmbar, o musgo, as fragrâncias animais. Imagine um perfume como Chanel n° 5. Entre as notas da cabeça temos : bergamota, limão... as do coração tem jasmim, campânula, rosa, íris... e nas notas de fundo temos entre outras sândalo, baunilha, âmbar. O célebre Shalimar tem como nota de cabeça a essência da bergamota, nas do coração a rosa e o jasmim e em notas de fundo o opopanax, a baunilha, a íris e o tonka (fava-cumaru, da Amazônia).

Também achei fascinante a história dos frasquinhos de perfume. Artistas do cristal como Lalique ou a cristaleria de Baccarat, se associaram aos perfumistas criando frascos que são verdadeiras jóias, tão célebres quanto as fragrâncias neles contidas. Este da ilustração a direita foi considerado o mais belo frasco de perfume da sua época. Existem colecionadores que pagam fortunas para obter os frascos mais antigos e mais raros dos perfumes famosos.

Parece que está na moda fazer cursos de descoberta dos perfumes. Aqui na França (principalmente em Paris e em Grasse, capital da perfumaria) existem oficinas de um dia ou mesmo de algumas horas que propõem esta descoberta...se aparecesse um curso assim aqui nas redondezas eu o faria. Porque não? Tenho uma "memória olfativa" muito boa, alguns odores me fazem lembrar pessoas ou situações de forma bastante nítida. Afinal, enchemos nossos olhos com as belas paisagens, deleitamos nosso ouvido com a boa música, procuramos sempre agradar nosso paladar com coisas apetitosas, porque não cultivar também nosso olfato?


Gostaria de saber mais sobre este assunto?

A magia do perfume (em português)
Iniciação ao mundo do perfume (em francês)
Um novo olhar sobre o perfume (em francês, inglês, italiano, espanhol e alemão)
Resposta técnica para a criação de perfumes no Brasil (em português)
 
 
 

3 comentários:

siusi disse...

então, so a gente, como seres humanos, tem q se ligar e veja o pau rosa, ameaçado d e extinção, por bem vc sabe, ninguem replanta so cata na amazonia , depois bebem em pinga, uma tristeza so, veja reportagens sobre.

A Francesa disse...

O Grupo A Francesa atua há mais de 10 anos no mercado de perfumaria e cosméticos.

A Loja Virtual A Francesa visa levar nossos produtos a todas as partes do Brasil, com a máxima transparência e agilidade.

Acesse www.afrancesa.com.br

Martin disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.