sexta-feira, 13 de abril de 2007

Fim de tarde na Praça Stanislas


© Ville de Nancy

Depois de um dia difícil e cansativo, nada como um passeio relaxante na lindíssima Praça Stanislas, em Nancy. Essa praça magnífica, verdadeira obra de arte a céu aberto, é considerada como patrimônio mundial pela UNESCO. Datando do século XVIII, fundada pelo sogro de Luís XV, o ex-rei da Polônia Stanislas, ela abriga a prefeitura, o teatro da Ópera, o museu de Belas Artes de Nancy, tudo formando um conjunto arquitetônico harmonioso com seus fantásticos portões e fontes dourados.

É muito bom se sentar no terraço do Café Foy em um fim de tarde ensolarado e pedir um kir* de amora. Pode-se tomar um kir em qualquer lugar na França, mas até hoje não provei nenhum igual ao do Café Foy da Praça Stanislas. Ele é servido em um copo ovalado, não muito gelado, não muito açucarado, tudo no ponto certo, delícia pura! Depois é só saboreá-lo apreciando o movimento da praça, esta semana tivemos direito a um desfile de carruagem, por conta de um filme que estavam rodando no local.

Se um dia você vier ao leste da França, não deixe de visitar esta praça, vale a pena.

Saiba mais :
Office Tourisme Nancy
Webcam Place Stanislas

*O verdadeiro kir, criado pelo padre Adrien Kir em Dijon, é feito com vinho branco bourgogne aligoté e creme de cassis. Aí vai a receita (1 pessoa) :

9 cl de vinho branco (de preferência o bourgogne aligoté)
2 cl de creme de cassis

Preparar diretamente no copo a servir.

Nenhum comentário: