terça-feira, 17 de abril de 2007

Domingo no Parque



Fim de semana difícil! A sogra no hospital, todos com os nervos à flor da pele diante do pouco caso da enfermeira de plantão. Aliás, o tratamento humano dispensado aos pacientes nos hospitais daqui é um caso sério...

O CHR (Centro Hospitalar Regional) onde fomos fazer a visita fica no bairro de Bonsecours, aqui em Nancy, mais precisamente na avenida de Strasbourg. Nesta mesma avenida, não muito longe, há o Parque Olry. Durante uma pausa na visita do hospital, resolvemos dar uma volta por lá para descontrair um pouco, aproveitando o domingo ensolarado.

Este parque não é muito grande, mas é bem simpático e agradável. Soube que ele foi doado à cidade em 1913, por um grande fã das plantas chamado Olry, que morreu sem deixar herdeiros, e que na Idade Média naquele local funcionava um leprosário. O belo portão da entrada data do século XVIII (inicialmente era o portão de um hotel e foi reciclado pois estava destinado à destruição) e é uma obra do célebre arquiteto Boffrand. No interior, as alas sinuosas são ladeadas de grandes árvores frondosas, logo não falta sombra quando faz calor. O parque possui também gramados bem cuidados, canteiros floridos, ponte, quiosque, um romântico chalé de madeira e no pequeno lago pode-se apreciar cisnes nadando.

O interessante é que neste parque pode-se pisar na grama. Então vemos muitas crianças brincando, casais namorando, garotas de biquíni (ou seria sutiã e calcinha?) bronzeando, um público bastante jovem e descontraído, em contraste com os outros parques de Nancy, preferidos pelas pessoas mais idosas. Nos sentamos em um banco e ficamos lá, observando o movimento e sentindo o calorzinho gostoso do sol da primavera, que chegou este ano com temperaturas de verão.

Foi um passeio agradável, apesar das circunstâncias. Pretendo voltar nele quando houver a brocante (feirinha de antigüidades), pois a temporada destas já está começando...Mas como “o jardim é efêmero”, como diz o nome deste blog, saindo de lá voltamos à realidade e ao hospital para continuar a visita.


Alto da Página


3 comentários:

Anônimo disse...

Os hospitais ai também são assim? Quem diria, no Primeiro Mundo!

Anônimo disse...

Ah, eu tb fui me espichar num parque este fim de semana! Tudo de bom.

Anônimo disse...

Vcs têm parque, eu tenho a praia, felizmente :)
melhoras para a sogra, bj Laura