domingo, 22 de abril de 2007

A Casa Ecológica de José Bové


Hoje, 22 de abril, é o Dia Mundial da Terra e também dia de eleições aqui na França, logo este post vai tentar unir os 2 temas, falando de uma ação ecológica realizada por um dos candidatos à presidência da república francesa, José Bové.


O polêmico líder altermondialiste, que já foi preso por depredar um McDo e está respondendo a um processo por ter atacado uma plantação que continha OGM, mais uma vez juntou o gesto à palavra, mas agora para construir uma casa completamente ecológica para sua família.


Situada na sua região natal o Larzac e projetada pelo arquiteto Patrick Ballester, a casa de 110 m2 é toda de madeira e vidro, com isolamento térmico de cortiça, teto vegetal, nenhum produto petroquímico na pintura. A arquitetura bioclimática capta ao máximo a luz do sol para transformá-la em energia térmica e a eletricidade é obtida por meio de painéis solares. A descarga do banheiro é do tipo "seca" para economizar água, e o rejeito é usado no jardim como adubo.


A casa foi entregue em kits e montada pelos amigos de José Bové, e seu preço de 120000 euros é 3 ou 4% superior ao preço de uma casa tradicional na região.


E como hoje é também o aniversário da nossa Pátria Amada e estamos falando de construções, vou citar o exemplo da exposição "Reciclasa", no Flamengo, onde uma casa inteira foi construída e decorada utilizando materiais recicláveis, mostrando que no Brasil temos criatividade des sobra para enfrentar os problemas do meio ambiente (G1):


"O material de construção convencional foi substituído por material reciclado. Tubulações são feitas com garrafas plásticas. As paredes são revestidas com tubo de pasta de dente, caixas de leite ou fibra de coco. O chão é feito com pneus. O sofá é forrado com calças jeans."


"A Reciclasa fica na Rua do Pinheiro, nº 10, no Flamengo, na Zona Sul do Rio e a exposição acontece de 20 de abril a 9 de maio."

COMPROMISSO BLOGAGEM COLETIVA Faça a sua parte:

Apresentar mensalmente a tradução ou comentário de um artigo científico da imprensa francesa sobre os problemas do meio ambiente.



Alto da Página


6 comentários:

Anônimo disse...

Maria Augusta, primeiro obrigado pela sua visita. Respondo lá e cá: Não só pode como DEVE voltar sempre que for possível.
Gostei muito do seu blog e estou linkando-o no Varal. Desejo o pronto restabelecimento Á pessoa da sua família.Abçs.

Anônimo disse...

Faltou dizer que gostei da casa ecológica e vou saber mais dela e do Arquiteto. De resto esperar para ver quem irá para o segundo turno. Abçs

Anônimo disse...

Adorei a casa ecológica! E também daqui, é claro. Voltarei sempre.
Também fiz minha listinha de metas.
beijo, menina

Anônimo disse...

Maria Augusta! Eu esqueci que hoje é aniversário da "pátria amada". rs Tô achando que vc votou no Bové...

Anônimo disse...

Eduardo e Denise, obrigada pela visita, também passei pelo cantinho de vocês e adorei as propostas. Teresa, não voto aqui na França, mas se tivesse que fazê-lo estaria numa dúvida daquelas, pois gosto de alguns pontos dos programas dois candidatos que passaram ao segundo turno.

Laura_Diz disse...

Gosteimto do seu post. Vou lá ver a recicasa, deve ser um barato, adoro estas coisas.
um bj laura