quinta-feira, 12 de março de 2009

Tea for Ten III

Photobucket

Palácio dos Bandeirantes : um estilo eclético e em sua fachada pode-se observar painéis murais descrevendo cenas da história de São Paulo

Na nossa recente visita a São Paulo e ao bairro do Morumbi (que quer dizer Monte Verde), além da Capela do Morumbi e da Casa da fazenda, tivemos a oportunidade de fazer uma visita monitorada ao Palácio dos Bandeirantes, com direito a conhecer algumas salas do Palácio e a exposição "Pessoas Modernas", que como o nome indica fazia uma retrospectiva do movimento modernista.

Photobucket

A visita começou pelo salão nobre do Palácio. Neste, encontram-se obras importantes do acervo do governo do Estado de São Paulo. Dominando o centro, encontra-se o magnîfico painel do artista Antonio Henrique Abreu do Amaral, alusivo às riquezas agrîcolas do estado. Nas outras paredes também vimos obras de importantes artistas brasileiros como Manabu Mabe, Tohmie Ohtake, Danilo di Prete, Alfredo Volpi, Clovis Graciano, Djanira, Mario Zanini, Aldemir Martins e outros. Havia também môveis da época barroca e esculturas de artistas contemporâneos e do barroco mineiro.

Photobucket

Do jardim que ocupa uma área de 125000 m2, além de uma vista panorâmica da cidade, pudemos admirar a variedade de árvores, algumas remanescentes da Mata Atlântica, outras "exóticas" e ficamos sabendo que nele vivem 40 espécies de pássaros. Nele foram colocadas belas esculturas de Bruno Giorgi e Felicia Lerner, entre outros.

Photobucket

Subimos então a escadaria contemplando a "Galeria dos Governadores", com os retratos dos governadores paulistas e nos dirigimos ao primeiro andar para ver a exposição. Mas esta contarei depois, por enquanto deixo estas fotos das obras do acervo que podem ser vistas no Palácio dos Bandeirantes, um passeio que vale a pena para quem mora ou está de passagem na Paulicéia.


16 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Primeeeeeeeira!!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Maria Augusta que beleza, que sonho.

E isso no nosso Brasil.

Quem foi que disse que nao temos memória?
Se nao a temos, temos despertado para ela nesses últimos tempos, nao acha?

Belíssimo tudo.

Um beijao

João Menéres disse...

Excelente a apresentação do Palácio dos Bandeirantes.
Magnífica também a maneira como nos é descrita esta visita.
MARIA AUGUSTA (como sempre) brinda-nos com realidades interessantíssimas relatadas de uma forma simples mas que nos deixa acreditando que já ficámos a saber tudo!
E o slide-show é isso mesmo: um show !

Um beijo.

Anônimo disse...

Maria Augusta,

precisava vc da França, vir nos mostrar por dentro o Palácio e seus jardins! Nunca entrei. Esta foi a primeira vez! Parabéns e obrigado!

Anônimo disse...

Nunca havia entrado no Palácio dos Bandeirantes. Muito legal. Como estou aqui na Paulicéia, como você diz, vou aproveitar e marcar aminha vista !
Belo post.
Liniane

Anônimo disse...

Maria Augusta, você despertou o meu interesse pela visita, que nunca fiz, embora tenha estado várias vezes em São Paulo. Vou me programar para fazê-la em uma próxima ida.

Anônimo disse...

Mais uma ótima reportagem, Maria Augusta. Valeu.
Abraços.

Unknown disse...

E são lindos os jardins né?
É o único que conheço, mas da rua, visto de fora, mas encanta.
Um beijo

Anônimo disse...

e depois dizem que em Sao Pauloa nao tem nada pra se ver...estou adorando estas dicas.
Bjs

Ví Leardi disse...

m
Maria Augusta...como rendem em cultura estas tuas vindas para cá...Ganhamos todos..preciso ir lá Liodo... beijos

jugioli disse...

Maria Augusta, foi bom rever essas belezas, que esquecemos de visitar.



Lindo o video!!!!




bjs.

JU

Anônimo disse...

Maria Augusta, as pessoas não visitam o palácio porque acham que lá é apenas a residência do governador, não imaginam que estão apresentados tantos trabalhos e pelo que sei, cada mês terá uma exposição com um tema relacionado com a cidade de São Paulo. Este mês a exposição é relacionada à personalidades - Brasil Paulista - algo assim, mas também não sei te dizer porque estará exposta a máscara mortuária de Napoleão Bonaparte. Gostei das fotos!! Fotografa bem, danada!! Bom fim de semana! Beijus

Maria Augusta disse...

Georgia, felizmente no Brasil estão começando a valorizar a cultura. Verdade que existem outros problemas urgentes, mas acho que valorizar nossa identidade pode ajudar a resolvê-los.
Um beijão.

João, na verdade não dá para contar muito, o post ficaria muito longo, tive que cortar uma boa parte...o slideshow mostra os vários artistas brasileiros expostos no Palácio, o acervo dele é muito rico.
Um abração.

Eduardo, é assim mesmo, "casa de ferreiro espeto de pau" como dizem, quando morava aí só o visitei uma vez com a minha classe da escola, nem lembrava mais...
Abraços.

Liniane, vale a pena, são visitas monitoradas e tudo é bem explicado.
Um beijão.

Lino, estas visitas precisam ser agendadas com o guia, mas acredito que não haja problemas para marcá-las.
Abraços.

Maria Augusta disse...

Adelino, muito obrigada, um grande abraço para você.

Ana, os jardins são magníficos, pena que a visita foi curta e não tivemos tempo de percorrê-lo durante mais tempo.
Um beijo.

Meire, São Paulo tem bastante coisa para ver, fizemos vários passeios e não vimos tudo, com certeza.
Beijos.

Vi, é verdade, à medida que vou escrevendo vou percebendo que aprendi muito sobre a minha cidade nestas férias.
Um beijão.

Ju, estas telas dos artistas brasileiros são verdadeiras jóias.
Um grande beijo.

Luma, é verdade que alguns pensam que não se pode visitar porque é a residência do governador, não temos acesso à area residencial, mas ele é muito grande e visitamos o salão nobre e as outras alas. Quanto às fotos algumas são minhas, outras do meu marido, que bom que você gostou.
Um beijão.

byTONHO disse...

Que POSTAGEM Maria Augusta!
Fantastic!

Em tempo Maria Augusta:
Aqui em casa tem duas Marias (15 e 10 anos) Maria Clara e Maria Eduarda. RSRSRS

Abraços

sonia a. mascaro disse...

Olá Maria Augusta, eu também não conhecia as instalações do Palácio e nem os seus jardins, mesmo sendo paulistana e tendo vivido sempre em SP ( tirando esses 10 anos que estou morando no interior). Obrigada por esta excelente reportagem.

Que bom que está gostando do Quarteto de Alexandria.
Obrigada também pela visita ao meu jardim. A Flora agradece com um alegre abanar de cauda o seu elogio. (risos)
Bjs.