terça-feira, 17 de março de 2009

Viajando com Galileu...


Photobucket

Este é o ano da Astronomia e dos 400 anos do nascimento de Galileu e para comemorar estes dois eventos a editora suiça FIAMI publicou uma história em quadrinhos que visita as grandes descobertas da humanidade tendo Galileu como guia. Achei super-interessante o conceito, pois numa linguagem leve e divertida, Galileu vai dialogando com os sábios de cada época e as explicações sobre as descobertas que marcaram a história do homem e da astronomia vão fluindo de modo simples e lúdico.

Photobucket

Ele começa seu passeio pelos séculos na Babilônia, onde ele fala sobre a invenção da escrita, e das eclipses, pois os povos da Mesopotâmia já eram capazes de prever as eclipses lunares. Depois, ele parte em direção da Biblioteca de Alexandria, no Egito, e mostra que na época (~200 aC) eles já avaliaram a circunferência da Terra com bastante precisão (eles a estimaram em 39375 Km e hoje se sabe que é de 40074 Km).

Photobucket

Na Índia, ele conhece um intocável que tinha idéias avançadas para sua época, pois foi o primeiro a afirmar que a Terra girava sobre ela mesma. Depois ele faz um encontro consigo mesmo em dua, para falar de sua invenção, a luneta astronômica, que aumentava 30 vezes e que permitiu que ele observasse a Lua, os satélites de Júpiter, a via Láctea, as manchas solares (veja no quadrinho abaixo que engraçadinha a observação de sua mulher sobre a luneta)...Não falta também a referência ao episódio no qual ele quase foi enviado à fogueira por dizer que a Terra girava em torno do Sol, o que contrariava as afirmações da Igreja que afirmava que a Terra era o centro do Universo.

Photobucket

Ele segue sua viagem pela história da astronomia indo a Londres, onde conversa com Halley, que descobriu a periodicidade do cometa que recebeu seu nome. Ele conta que Halley repertoriou 341 estrelas do hemisfério norte e que deu uma grande contribuição para a elaboração da teoria da gravitação, proposta por seu amigo Newton.

Photobucket

Finalmente ele chega a uma sala de aula de nossos dias para acompanhar a explicação da astronomia tal qual ela é vista atualmente, com o Big Bang, a teoria da expansão do universo, etc. E a conclusão é sobre a importância da astronomia e as implicações filosóficas de sua compreensão, que envolvem as origens da própria humanidade.

Photobucket

Os "gibis" existem em inglês e francês, vejam mais no site da editora (aqui), onde há também sugestões de como associar estes conceitos de astronomia com a geografia, a história, a matemática, a filosofia...é muito interessante principalmente para quem tem crianças ou é professor.


16 comentários:

Eduardo P.L disse...

Muito legal esses "gibis" e muito importante o papel instrutivo deles! Da mesma forma seu post!

Abçs

Meire disse...

Bom dia Maria Augusta...
Muito interessante. A criança aprende brincando.
Bjs

disse...

...quinta feira meus sobrinhos dormem aqui...já tenho diversão certa ...Adorei... beijos

Georgia disse...

Maria Augusta, super interessante, informativo. Eu acredito que tenha em alemao também pelo que observei no link que você colocou.

Um abraco

João Menéres disse...

Uma vez mais, a MARIA AUGUSTA dá uma aula interessantíssima e não cobra propina!!!

Belíssimo trabalho e muito obrigado por nos presentear assim.

Beijo.

Dora disse...

Muito gostoso aprender assim...principalmente tendo esse grande estudioso,Galileu Galilei, como guia.
Sou fã dessas novidades que facilitam a aprendizagem e desarmam os obstáculos que muitos possuem ante a leitura e o estudo.
E sou fã mesmo é de Galileu! E da sua lendária rebeldia, diante do Santo Ofício...rs
Adoro suas postagens!( já disse, né?...rs).
Beijos, menina linda!
Dora

Georgia disse...

Boa tarde querida!!!

Tem um solzinho gostoso hoje por aqui e ai?

Beijos

myra disse...

gostaria de agradecer a Kovacs pelo seu comentario, mas nao sei aonde!!!_:)
myra

Celia disse...

Realmente é muito interessante, pois a crianca aprende rápido e brincando. As fotos ajudam tambem a mais facil assimilacao. Bjoka.

expressodalinha disse...

NÃO SEI PORQUE CARGA DE ÁGUA NUNCA GOSTEI MUITO DE GALILEU. TALVEZ POR NÃO TER ASSUMIDO A ESFERICIDADE DA TERRA... O POST ESTÁ ÓPTIMO E A IDEIA DA EDITORA TB.

LIno disse...

Foram os gibis que despertaram meu gosto pela leitura. Acredito que podem ser usado, com ótimos resultados, como meio de aprendizado.

luzdeluma disse...

Estimulando o lúdico, o aprendizado é mais fácil e assimilado. As crianças agradecem! (rs*) Beijus

Georgia disse...

Bom dia querida!!!

Beijos

jugioli disse...

Maria Augusta, sempre muito boa uas postagens. adorei as sugestões.

JU

marialynce disse...

Muito engraçada esta história. Realmente este ano comemora-se o Ano Internacional de Astronomia e os 400 anos da descoberta do telescópio de Galileu, e são muitas as actividades propostas às escolas. Por isso esta sua sugestão é mesmo a propósito!

Silvia disse...

Nossa, seria perfeito para a minha filha mais velha se fosse em português! Adorei.