quinta-feira, 3 de maio de 2007

Um Outro Planeta Azul


Quando criança vi "Perdidos no Espaço", embarquei na Enterprise com Mister Spock da "Jornada nas Estrelas" e assisti fascinada o primeiro passo do homem na Lua.

Porisso, li com interesse a notícia de que um novo exoplaneta, quer dizer um planeta com condições favoráveis à vida humana, foi descoberto pelos cientistas europeus.

Batisado como 581c, ele está situado a 193 bilhões de quilômetros da Terra, o que em termos astronômicos quer dizer uma distância relativamente próxima, na órbita de uma estrela anã vermelha chamada Gliese581, da constelação de Libra, 50 vezes menos brilhante que o nosso Sol.

O novo planeta apresenta temperaturas de 1 a 40 °C, possibilidade da presença de água e uma gravidade 1,6 vezes superior à da Terra, com uma órbita de 13 dias em torno de Gliese581.

E agora, como e quando chegaremos lá? Isto é uma outra história, só sabemos que viajando à velocidade da luz levaríamos 20,5 anos para chegar. "Tudo à frente, direção Libra, senhor Sulu", diria o Capitão Kirk.

Para saber mais :

Astrônomos descobrem planeta habitável fora do Sistema Solar
Viagens Interestelares : ciência e ficção
Trek Brasilis



Alto da Página



7 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre fico desconfiada a cada nova descoberta astronômica. :)

Anônimo disse...

Já imagino, mum futuro bem longe, que esse será o paraíso dos ricos :)
Obrigada pela mensagem lá no meu fotolog.

Cris disse...

Genial!!!

Agora, eu seria bem mais pesada nesse novo planeta... fico por aqui mesmo, obrigada! ;)

beijao

Luma Rosa disse...

Mais de 20 anos de viagem, é?? Mas esse não é o único entrave. Parece que por causa do campo gravitacional ser muito maior se comparado ao da terra, para habitarmos lá, teríamos que ter músculos extremamente fortes e desenvolvidos. Quem sabe essa nova geração que está crescendo mais quase beirando os 2 metros, num futuro seja desenvolvido métodos que o ser humano dobre a sua musculatura também.
Esse planeta povoou a minha imaginação também. (rs*)
Bom fim de semana! Boas eleições! Beijus

Anônimo disse...

Será que vão inventar um transporte que viaje à velocidade superior à da luz? 20 anos pra chegar em casa é muito tempo...

Lunna Guedes disse...

Estou de passagem para avisar que estou arrumando a casa lá no Lenta Composição, por isso estou avisando os amigos que os estou linkando por lá. Os mais novos, os mais velhos... Bem, caso não concorde com isso, basta enviar uma circular em 3 vias, selada, carimbada, registrada e mais algum outro ada que eu tenha esquecido e dentre uns 45 anos aproximadamente, responderemos. Caso canse de esperar a resposta... Faça um desabafo nos coments.
Beijos a sua alma e o desejo de uma semana maravilhosa.
Lunna

Anônimo disse...

O mundo das descobertas me fascina! Acho muita graças dos incrédulos!