domingo, 20 de maio de 2007

A Noite dos Museus


© Photo : Hugues Reip avec le soutien de Neuflize Vie

Ontem foi a "Noite dos Museus" na Europa inteira. Este evento consiste na abertura noturna e gratuita dos museus, possibilitando assim o acesso às obras de arte a um público que normalmente não visita os museus por falta de meios ou de tempo. Para os que já conhecem também é interessante, para rever as obras sob uma outra luz e um outro ambiente.


Aqui em Nancy, por exemplo, o Museu de Belas Artes colocou à disposição do público vários guias que explicavam ao visitante as obras com um fundo musical, O Museu Lorrain escolheu como tema os quadros relacionados com o claro-escuro e a noite e o Museu de L'Ecole de Nancy colocou um joguinho relacionado à descoberta de seu acervo à disposição dos visitantes.


Mas o que me encantou foi o pôster (foto acima) deste ano da Noite dos Museus. Encomendado especialmente para a ocasião, ele foi realizado por um artista francês chamado Hughes Reip e trata-se de uma montagem fotográfica de várias obras conhecidas :


A Negra Loira, de Brancusi
Roda de Bicicleta, de Marcel Duchamp
Bailarina olhando a sola do pé direito, de Edgard Degas
A Deusa Bastet, coleção do Museu do Louvre
Máscara de Ombro Nimba, coleção do Museu do Quai Branly

Com esta luz difusa atrás, não é realmente muito bonito?




Alto da Página



8 comentários:

Anônimo disse...

Maria Augusta, de tão boa esta sua postagem, vou leva-la imediatamente para o VARAL para que não perca a atualidade, e mostre aos brasileiros, que temos , ainda, muito à aprender com a Europa!. Parabéns e obrigado.

Anônimo disse...

Verdade, Eduardo, isso pode dar idéias para iniciativas semelhantes no Brasil. Obrigada e um abraço.

Anônimo disse...

Muito, muito bacana!

Anônimo disse...

Obrigada pela visita, dona Minhoca.

Anônimo disse...

Que legal!
tão chic morar e Nice... um amigo meu frânces viveu ai, o Jean, já falei dele mtas vezes, era mais velho, já morreu, era pintor.
Bj Laura
Obrigada pelo comentário lá :)

Anônimo disse...

È Nancy hihihi confundi com Nice, sorry :)

Luma Rosa disse...

Vi hoje reportagem na tv. As crianças com lápis e caderno anotando, professores e famílias inteiras, um verdadeiro comboio. É tão digno ver esses espaços cheios! Sinal que o povo se interessa, só não vai porque fica caro a família ir inteira. Uma brasileira foi entrevistada e ela propôs o acontecimento pelo menos em São Paulo.

Boa semana! Beijus

Anônimo disse...

Laura, li o post onde você fala do teu amigo francês pintor. Todo mundo confunde Nancy e Nice, mas Nancy é na Lorena e Nice na Côte d'Azur, e Nancy não tem praia, que pena!
Luma, realmente em alguns museus tem muita gente nestes eventos, é bom sinal. Aqui em Nancy o museu mais importante é gratuito também todas as manhãs do primeiro domingo de cada mês.
Beijos para as duas o obrigada pela visita.