sexta-feira, 25 de maio de 2007

E o mundo cantou em Nancy...


Na semana passado aconteceu aqui em Nancy o Festival "Voix du Monde" (Vozes do Mundo), na sua 14° edição. Para quem gosta de corais como é o meu caso é um prato cheio : são corais que vem do mundo inteiro e se apresentam nas igrejas, nas salas de espetáculos, nas ruas, nas praças. Tinha para todos os gostos : corais femininos, masculinos, mistos, alguns compostos só de crianças, outros misturando todas as idades.

Alguns combinaram canto e dança como os espanhóis e os peruanos, outros apresentaram músicas folclóricas como as finlandesas, alguns sérios cantando música sacra como as polonesas e as romenas, outros com números engraçados como os filipinos da Arábia Saudita (exatamente, o coral da Arábia Saudita era composto por filipinos radicados neste país). Desta vez, os que fizeram o maior sucesso foram os asiáticos, como os filipinos e os mongóis. Estes últimos com trajes suntuosos, proezas vocais inéditas (pelo menos para mim) como o canto "na garganta" e outros sons pouco conhecidos pelas nossas orelhas ocidentais.

O momento culminante foi mágico : todos os corais juntos, reunindo 1100 cantores num palco na linda Praça Stanislas toda iluminada com seus lampadários barrocos se refletindo nas fontes douradas, repleta de expectadores, num começo de noite magnífico com lua e tudo, cantando juntos a música "Chanter", num karaokê imenso, no qual o público foi convidado a participar. De arrepiar...

Os vídeos deste ano ainda não estão disponíveis mas pode-se ver um extrato da apresentação final de um dos grupos na Praça Stanislas em 2005 (o festival ocorre a cada dois anos) abaixo.
Se tiver problemas para acessá-lo tente o link direto aqui.




Alto da Página



6 comentários:

Luma Rosa disse...

Ao vivo deve ser emocionante! Imagina para quem canta, um evento como esse? eu fiquei curiosa mas não consegui acessar o video. Faz tempo que ele está carregando e nada! Será que é aqui ou aí??
Bom fim de semana! Beijus

Anônimo disse...

Luma, obrigada pela visita, foi realmente emocionante. Para ver o vídeo tente o link direto(http://www.youtube.com/watch?v=0GgYpqYC1To), talvez você tenha tido problemas porque o server que hospeda meu blog estava muito carregado.

Anônimo disse...

Maria Augusta, esse Festival deve ser o máximo, mesmo.Abçs

Anônimo disse...

Sem dúvida, Eduardo, para quem gosta de corais é uma maravilha, eu tento não perder nada. Um abraço.

Lunna Guedes disse...

Nada como um momento de rara beleza para preencher nossos ouvidos com uma boa dose de sensações...
Abraços e desejos de uma ótima semana.

Anônimo disse...

Realmente, Lunna, estes momentos belos e efêmeros enriquecem nossa existência. Uma ótima semana para você também. Um grande abraço.