quinta-feira, 22 de março de 2007

Dia Mundial da Água 2007



Hoje, como todo dia 22 de março, é o "Dia Mundial da Água", patrocinado pela UNESCO. Muito teria a dizer sobre este bem tão precioso e tão ameaçado, mas por enquanto, comemoro a data com alguns trechos do poema:

BRINCANDO NAS ÁGUAS DA POESIA
(Por Domingos Oliveira Medeiros) - Usina das Letras

No começo, a água nascente. Água do útero. Água do bebê. Água ainda em pingo. Pouco mais de alguns respingos. Água da fonte primeira. Água da vida. Fez-se luz, um filete de água, aponta das entranhas da mãe Terra. A água nasceu. A água se move. A água que anda. A água que escorre. A água que cresce. Pro mundo cá fora. Água jovem. Água sem medo. Água destemida. Água ousada. Água atrevida. Água cheia de vida. Água que supera barreiras. Pulando pedras e arrastando barrancos. Água que explora todos os recantos. Água que anda pelos rios e seus afluentes. Água jovem. Que encontra o mar. Água do mar. Água adulta. Água experiente. Água que reúne todas as águas. No mesmo lugar. Para falar das coisas da vida. Para falar das águas da poesia.

Água potável, de se beber. De matar a sede de prazer. Água natural, de bica e mineral. Água doce, água salgada. Água com gosto de nada. Água quente, água gelada. Água fervida, vaporizada. Água em pedra, água congelada. Água que se reclama: ou muito quente ou esfriada. Água de família. Água comportada. Água em cima da mesa. Água resfriada. Água de casa e água de rua. Água limpa e água suja. Água de esgoto. Água infectada. Água que se bebia e que lavou a calçada. Água sem valia. Água desperdiçada. Água mal utilizada.

Águas passadas, não movem moinhos. Águas de tantos amores e tanta emoção. Águas de março, de fim de verão. Águas imortalizadas, por Jobim, na canção. Água de coco, água de férias, águas que apagam segredos. Escritos na areia. E logo arrastados.

Para ler o poema completo clique aqui.

Para conhecer um movimento brasileiro que se preocupa com o meio ambiente clique aqui :

Faça a sua parte

 

2 comentários:

Cris disse...

Oi!!! Adorei seu recado lah no blog! Obrigada!

Vc mora aonde??? Aqui em Paris.

Jah que vc falou dos cabelos. Posso te fazer umas perguntinhas. Eh muuuuito importante para mim.

Jah que vc notou uma melhora no seu cabelo me diz o que melhorou? E que tipo de produto vc usa, shampoo, condicionador, tratamentos, massagens?? De que marca???? Que tipo de cabelo vc tem, liso, ondulado, crespo, duro, ... (pode definir como quiser)?

Pode me responder por email se quiser: cristinamoraesrj@gmail.com

Obrigada pela ajuda! =)

Vou adicionar vc para vir visita-la sempre!

Grande beijo

Cris

Lu Soldi disse...

gostei muito da proposta do seu blog.
vou linkar! obrigada pelo comentário.
A propósito, já visitou a loja da Natura aí em Paris?
www.movimentonatura.wordpress.com