segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Dangerous Beauty


Pássaros Brasileiros Ameaçados
Oiseaux Brésiliens en Danger
Brazilian Birds Endangered







Fonte das fotos



Olhe toda esta beleza! Você acha que o homem pode fazer melhor que a
natureza?

Então ajude-a a preservar seu meio natural e combata o comércio
clandestino das espécies protegidas.

As gerações futuras agradecerão.




Regardez cette beauté! Pensez-vous que l'homme peut la faire mieux que
la nature?

Alors aidez-la, en préservant leur environnement et en combattant le
commerce des espèces protégées.

Les futures générations vous remercieront.



Look at the beauty of the nature. Do you think men can make it better?

So help it to keep natural environment and
fight against illegal commerce of preserved species.

Future generations will say you "Thank you".


Links :

Espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção
Vídeo sobre os pássaros brasileiros da TV Cultura

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Labirinto Vegetal



Segundo a mitologia grega, o labirinto do minotauro projetado por Dédalo estaria situado em Creta, a ilha do rei Minos. Ele teria sido construído para encerrar o minotauro, fruto do amor da rainha Parsifae com um touro. Para evitar que desgraças acontecessem a seu povo o rei deveria sacrifiar jovens anualmente para oferecer à criatura. Até que um dia, Teseu, filho do rei de Atenas se ofereceu para o sacrifício, com a intenção de matar o minotauro. Chegando a Creta, ele se apaixonou por Ariadne, filha do rei Minos, que lhe deu de presente um novelo de lã que permitiria a ele de se orientar no interior do labirinto. Ele matou o minotauro, saíu do labirinto com seus companheiros e partiu pelo mar levando Ariadne, que depois deixou numa ilha, temendo as represálias de seu pai. E voltou a Atenas, onde foi recebido como herói.

Os jardineiros daqui da cidade tiveram a incumbência de traduzir este mito em linguagem floral e mineral. Sim, mineral também, porque como este ano o vidro está em destaque na região, este material deveria fazer parte da composição. Inspirando-se no labirinto da catedral de Reims com sua forma octogonal, eles o realizaram num espaço de 1400 m2 no meio da Praça Stanislas usando grama, plantas diversas, palmeiras, gaiolas, vidro, vasos com jatos d’água, corações rosa e topiarias com bases rotativas. A seguinte organização foi adotada para declinar o tema do labirinto :


A Senda das Topiarias – na entrada, onde ciprestes “montam guarda”

A Alameda das Folhagens – milhares de flores coloridas nas cores do outono

O Passeio dos Vidreiros – canteiros de vidro verde se alternando com canteiros de pequenas folhagens

O Caminho dos Sinos, cujo som deveria desorientar os viajantes – compostos com “pensées” (flores amarelas da família do amor perfeito)

O Beco das Fontes – grandes vasos azuis com jatos d’água

O resultado geral foi muito bonito e se constituíu no “Jardin Ephémère 2007” aqui de Nancy.

E com este jardim efêmero, eu os deixo por algum tempo, pois este blog homônimo estará fechado durante algumas semanas. Pois é, amigos, conseguimos equacionar os problemas que nos retinham em Nancy (tínhamos que fazer ida e volta no mesmo dia) e estamos saindo de férias. "Deixo a chave" para a blogagem coletiva do dia 15, mas não poderei responder aos comentários nem visitar os blogs amigos neste período. Obrigada pela compreensão e espero que não percam o caminho deste jardim devido à esta ausência. Abraços para todos e até a volta!!!


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E VEJA AS FOTOS DO LABIRINTO




sábado, 6 de outubro de 2007

A Linha Azul dos Vosges



Foi no final de agosto e começo de setembro..este ano, o tempo já estava com ares de outono, ainda havia flores nos canteiros e nas janelas, mas já estava fazendo um friozinho e a luz do sol começava a mudar, ficar mais avermelhada.E como no verão inteiro o sol foi raríssimo, nos últimos dias deste aproveitamos quando ele se manifestou para dar um pulinho nas montanhas mais próximas, que fazem parte do Maciço dos Vosges.

Para isto, partimos na direção da Alsácia, região limite entre a França, a Alemanha e também a Suíça. Após atravessarmos a montanha pelo "Col de Bussang" (col = estrada de montanha), pegamos o caminho do "Balão da Alsácia", um parque natural que se encontra no extremo sul dos Vosges, no limite entre as regiões Alsácia, Lorena e o Território de Belfort. Seu ponto culminante é de 1247m e ele oferece um panorama sobre o resto do Vosges, das montanhas do Jura, da Floresta Negra na Alemanha e quando o tempo está limpo, avista-se também os Alpes Suíços.


A vantagem desta parte da montanha é que ela é bastante selvagem, pois as estradas que a cruzam são propositalmente rudimentares ,eles querem preservá-la do turismo de massa com os riscos que ele comporta. Então percorre-se longas distâncias sem cruzar ninguém e apreciando paisagens suntuosas. Assim alcançando o Ballon d'Alsace, nos lançamos nas estradas sinuosas do vale do rio Doller, e fizemos uma primeira parada no Lago de Alfeld.


Na verdade este lago não é natural, ele é formado por uma barragem, que tem como função fornecer água ao rio durante o verão para evitar que ele fique seco e no fim do inverno armazenar a água proveniente do degelo para limitar as inundações no vale. É muito bonito, cercado pela montanha coberta de pinheiros e devido à sua altitude, tem-se uma visão magnífica da região nos arredores.

Em seguida, paramos na cidade de Masevaux, uma das mais importantes da região, com seus 10000 habitantes (!). Como em toda a região da Alsácia as casas tem aqueles telhados altíssimos, onde antigamente se armazenava os grãos para o inverno, e muitas flores nas janelas, nos canteiros e em toda parte.

Resolvemos então ir almoçar em Thann, uma cidadezinha muito charmosa com uma igreja com a torre colorida, e cheia de ruelas com construções antigas. Comi uma Fleischschnacka (escargot de carne, i.e., carne moída, alho e cheiro verde enrolados numa massa de macarrão e cozidos num caldo). Aproveitamos também para comprar os ingredientes para fazer um chucrute, pois a Alsácia é a região francesa da qual este prato é uma especialidade.

Depois do almoço visitamos os arredores de Thann e pegamos a estrada de volta, já imaginando como seria aquela paisagem de montanha dentro de um mês com as cores do outono, e dentro de 3 meses, toda branquinha de neve, pululando de esquiadores.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO



UPDATE



Même : "O que seria da blogosfera sem o "By Oscar Luiz"?

Em comemoração ao primeiro ano do "By Oscar Luiz", Tânia propôs o même curtinho "O que seria da blogosfera sem o By Oscar Luiz?", que me foi passado pela Sam.

Eu diria que sem o "By Oscar Luiz" faltaria à blogosfera bom humor e descontração, marcas registradas deste blog, que nos faz passar bons momentos virtuais. E se o Oscar não blogasse, faltaria a exuberância, que explode em palavras de entusiasmo, incentivo e carinho em cada um de seus comentários, e também a energia que permite que ele concilie sua vida familiar com a Tânia e o Theo, sua vida profissional, que ele mantenha 2 blogs ativos alimentados diariamente e ainda possua a disponibilidade de tempo para visitar e deixar mensagens personalizadas para cada um de seus leitores! Oscar, parabéns, você precisa nos contar teu segredo, e um grande abraço.

Não passo o même nominalmente, mas os que desejarem adotá-lo me avisem, que colocarei o link aqui com todo prazer.



Alto da Página



quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Chuva de Prêmios


fonte da imagem

Queridos amigos blogueiros, antes de seguir para o próximo post gostaria de agradecer mais uma vez o carinho e a atenção de vocês, pois estes últimos dias tem sido pródigos em presentes nas mais variadas formas.

Primeiro foi a Luma, que me ofereceu o desenho do post abaixo (Presente de Luz). Depois, um outro grande presente foi a reprodução por parte da Jugioli e do Oscar, do post "Plantas que Limpam o Planeta" nos respectivos blogs Jugioli e By Oscar Luiz, que muito me honraram pois ele ganhou o toque de arte e poesia no blog da artista Jugioli e em crédito cientifico no blog do biólogo Oscar.



E a chuva de presentes continuou com os awards : a Aninha, a Meire e a Marília me presentearam com o award "Vale a pena conferir". Como elas são pessoas cuja sensibilidade e bom gosto são enormes, é uma grande alegria receber esta indicação, e acho que vale a pena conferir :

Drops Azul Anis
Esperança e Amor
Jugioli
Li Veardi
Once Upon a Time



Da parte da Sam e da Meire, o "Jardin" recebeu o mimo "Blog Solidário". Imaginem que beleza, vindo delas duas, grandes batalhadoras e praticantes da solidariedade em várias causas, é realmente bom demais. E a solidariedade é uma constante na blogosfera e está presente nos blogs :


Alvarenga Sempre
Apoio Fraterno
Chapa
Flavia Sereia
Luz de Luma


O Eduardo e a Luma, amigos de sempre, nos brindaram com o mimo "Certificado Bons Momentos Virtuais". Nem preciso dizer que eles entendem disto, pois seus blogs nos propiciam deliciosos momentos virtuais bem reais, que também podem ser encontrados nos blogs :

By Oscar Luiz
Coletânea Artesanal
Flainando na Web
Pensieri e Parole
Varal de Idéias

Muito obrigada de coração a todos que me ofereceram estes prêmios.

E com tudo isto, minha gente, não dá para cantar e dançar sob esta chuva de carinho? Pois aí vai para vocês a lindíssima e antológica cena do filme "Singing in the Rain" com o Gene Kelly.




Alto da Página