
Foi no final de agosto e começo de setembro..este ano, o tempo já estava com ares de outono, ainda havia flores nos canteiros e nas janelas, mas já estava fazendo um friozinho e a luz do sol começava a mudar, ficar mais avermelhada.E como no verão inteiro o sol foi raríssimo, nos últimos dias deste aproveitamos quando ele se manifestou para dar um pulinho nas montanhas mais próximas, que fazem parte do Maciço dos Vosges.
Para isto, partimos na direção da Alsácia, região limite entre a França, a Alemanha e também a Suíça. Após atravessarmos a montanha pelo "Col de Bussang" (col = estrada de montanha), pegamos o caminho do "Balão da Alsácia", um parque natural que se encontra no extremo sul dos Vosges, no limite entre as regiões Alsácia, Lorena e o Território de Belfort. Seu ponto culminante é de 1247m e ele oferece um panorama sobre o resto do Vosges, das montanhas do Jura, da Floresta Negra na Alemanha e quando o tempo está limpo, avista-se também os Alpes Suíços.

A vantagem desta parte da montanha é que ela é bastante selvagem, pois as estradas que a cruzam são propositalmente rudimentares ,eles querem preservá-la do turismo de massa com os riscos que ele comporta. Então percorre-se longas distâncias sem cruzar ninguém e apreciando paisagens suntuosas. Assim alcançando o Ballon d'Alsace, nos lançamos nas estradas sinuosas do vale do rio Doller, e fizemos uma primeira parada no Lago de Alfeld.

Na verdade este lago não é natural, ele é formado por uma barragem, que tem como função fornecer água ao rio durante o verão para evitar que ele fique seco e no fim do inverno armazenar a água proveniente do degelo para limitar as inundações no vale. É muito bonito, cercado pela montanha coberta de pinheiros e devido à sua altitude, tem-se uma visão magnífica da região nos arredores.

Em seguida, paramos na cidade de Masevaux, uma das mais importantes da região, com seus 10000 habitantes (!). Como em toda a região da Alsácia as casas tem aqueles telhados altíssimos, onde antigamente se armazenava os grãos para o inverno, e muitas flores nas janelas, nos canteiros e em toda parte.
Resolvemos então ir almoçar em Thann, uma cidadezinha muito charmosa com uma igreja com a torre colorida, e cheia de ruelas com construções antigas. Comi uma Fleischschnacka (escargot de carne, i.e., carne moída, alho e cheiro verde enrolados numa massa de macarrão e cozidos num caldo). Aproveitamos também para comprar os ingredientes para fazer um chucrute, pois a Alsácia é a região francesa da qual este prato é uma especialidade.
Depois do almoço visitamos os arredores de Thann e pegamos a estrada de volta, já imaginando como seria aquela paisagem de montanha dentro de um mês com as cores do outono, e dentro de 3 meses, toda branquinha de neve, pululando de esquiadores.
VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO
UPDATE

Même : "O que seria da blogosfera sem o "By Oscar Luiz"?
Em comemoração ao primeiro ano do "By Oscar Luiz", Tânia propôs o même curtinho "O que seria da blogosfera sem o By Oscar Luiz?", que me foi passado pela Sam.
Eu diria que sem o "By Oscar Luiz" faltaria à blogosfera bom humor e descontração, marcas registradas deste blog, que nos faz passar bons momentos virtuais. E se o Oscar não blogasse, faltaria a exuberância, que explode em palavras de entusiasmo, incentivo e carinho em cada um de seus comentários, e também a energia que permite que ele concilie sua vida familiar com a Tânia e o Theo, sua vida profissional, que ele mantenha 2 blogs ativos alimentados diariamente e ainda possua a disponibilidade de tempo para visitar e deixar mensagens personalizadas para cada um de seus leitores! Oscar, parabéns, você precisa nos contar teu segredo, e um grande abraço.
Não passo o même nominalmente, mas os que desejarem adotá-lo me avisem, que colocarei o link aqui com todo prazer.
▲Alto da Página ▲